You are on page 1of 54

26 a 30 de julho de 2010

PROJETO RIO CLARO

Autores: MATEUS VIDOTTI FERREIRA THAS MINATEL TINS LUIZ HERINQUE PEREIRA

Universidade Estadual Paulista Rio Claro SP, Julho de 2010

Projeto Rio Claro


ndice
1 - GEOREFERENCIAMENTO DE UMA CARTA TOPOGRFICA .............................................................. 3 2 DIGITALIZAO............................................................................................................................... 7 3 - CONVERTENDO ARQUIVOS CAD ..................................................................................................... 8 4 - GEORREFERENCIANDO DADOS VETORIAIS ................................................................................... 12 5 - CONVERTENDO O DATUM CRREGO ALEGRE PARA SAD/1969 .................................................. 15 6 - CRIANDO UM FILE GEODATABASE ................................................................................................ 18 7 - RECORTANDO VETORES ................................................................................................................ 19 8 CRIANDO REGRAS TOPOLGICAS ................................................................................................ 22 9 ADICIONANDO UMA IMAGEM DE SATLITE AO PROJETO........................................................... 24 10 MAPA DE USO DA TERRA ........................................................................................................... 25 11 - CRIANDO MODELO NUMRICO DO TERRENO (MNT) PELA FERRAMENTA 3D ANALYST ........... 29 12 - CONVERTENDO TIN PARA RASTER .............................................................................................. 33 13 - CRIANDO MODELO NUMRICO DO TERRENO (MNT) PELA FERRAMENTA TOPO TO RASTER ... 36 14 - UTILIZANDO UM MDE OBTIDO POR SENSOR REMOTO (RADAR) ............................................... 38 15 - ANLISE ZONAL ........................................................................................................................... 40 16 MOSAICO DE IMAGENS .............................................................................................................. 43 17 - VISUALIZAO 3D ....................................................................................................................... 45 18 ANLISE MULTICRITERIAL .......................................................................................................... 48

1 - GEOREFERENCIAMENTO DE UMA CARTA TOPOGRFICA


Objetivo Neste exerccio iremos georreferenciar uma carta topogrfica de Rio Claro obtida atravs de scanner, para compor a base cartogrfica e vetorizar algumas informaes espaciais da carta. Arquivos necessrios Rio Claro.tif (localizado no diretrio C:\DadosCurso\RioClaro).

Ferramentas Toolbar Georeferencing do ArcMap.

Procedimento Primeiramente iremos examinar a carta de Rio Claro, utilizando o ArcCatalog, para verificarmos qual a projeo e o datum, definindo caso necessrio. 1 Passo: Abra o ArcCatalog, navegue at a pasta C:\DadosCurso\RioClaro e examine a carta para definir a projeo e o datum, de acordo com a figura abaixo.

2 Passo: Defina a projeo e datum utilizando a ferramenta Define Projection, localizada no ArcToobox, como mostra a figura a seguir.

Agora a carta est pronta para ser ajustada espacialmente no ArcMap. Lembre-se que utilizaremos as grades para fazer o ajuste. 3 Passo: Inicie o ArcMap e adicione o arquivo Rio Claro.tif. 4 Passo: Adicione a Toolbar Georeferencing e a configure de acordo com a figura abaixo.
Selecione a imagem para ser ajustada

Certifique-se que a opo Auto adjust esteja desmarcada. Esta feio destacada corresponde a Rodovia Washginton e ser digitalizada em outro momento.

5 Passo: Passaremos agora a adquirir pontos de controle para realizar o Georeferenciamento. Utilizaremos a grade de coordenada. Utilize a ferramenta Add Control Points para capturar os pontos,

e a ferramenta zoom in pra aproximar o suficiente do cruzamento das linhas da grade como mostra a figura abaixo. Clique a primeira vez no cruzamento das linhas com o boto esquerdo do mouse e a segunda vez utilize o boto direito para acessar o menu contexto. Utilize a opo Input X and Y .

6 Passo: Repita os passos 5 para obter pelo menos mais trs pontos. Os pontos devem ser bem distribudos na imagem como mostra a figura abaixo.

7 Passo: Aps adquirir os 4 pontos e ajustar o erro RMS, clique no Update Display, localizado no Menu da Toolbar Georeferencing para realizar o ajuste espacial de acordo com os 4 pontos adquiridos. 8 Passo: A ferramenta View Link Table (localizada na toolbar Georeferencing) pode ser

utilizada para visualizar, alterar e conferir os erros dos pontos obtidos.

9 Passo: Utilize a opo Rectify... localizado no Menu da Toolbar Georeferencing. Para gerar uma nova imagem georreferenciada da carta de Rio Claro. Salve na pasta C:\DadosCurso\RioClaro com o nome de RioClaro_Geo.tif.

2 DIGITALIZAO
Objetivo Digitalizar informaes espaciais presente na carta topogrfica

Arquivos necessrios RioClaro_Geo.tif

Ferramentas Toolbar Editor do ArcMap.

Material auxiliar Capitulo 7 da primeira parte do material da GEMPI para duvidas sobre digitalizao Capitulo 8 da primeira parte do material da GEMPI para duvidas sobre sistema de referncia espacial.

Procedimento Antes de iniciar qualquer vetorizao no ArcMap necessrio criar os arquivos que iro armazenar as feies a serem digitalizadas. Estes arquivos devem ser criados necessariamente no ArcCatalog. A tabela abaixo apresenta trs sugestes de feies a serem digitalizadas. Feio Rodovia WL Ponto cotado reas urbanas Curva de nvel Drenagem Nome do arquivo WL.shp PontoCotado.shp AreasUrbanas.shp CurvaNivel.shp Drenagem.shp Representao Atributos Sistema de referncia

1 Passo: Abra o ArcCatalog, navegue at a pasta C:\DadosCurso\RioClaro e crie uma subpasta Digital para armazenar os arquivos a serem digitalizados. Em seguida crie os arquivos de acordo com a tabela acima. 2 Passo: Aps criados os arquivos, adicione-os no ArcMap, juntamente com a carta topogrfica (RioClaro_Geo.tif). 3 Passo: Inicie a sesso de edio e comece a digitalizao.

3 - CONVERTENDO ARQUIVOS CAD


Neste exerccio aprenderemos como converter arquivos CAD para edio e manipulao espacial no ArcGis. Arquivos necessrios Base_Corumbatai.dwg (localizado no diretrio C:\DadosCurso\RioClaro.

Ferramentas Export To Shapefile.

Procedimento Antes de iniciar a exportao de qualquer arquivo CAD necessrio saber quais informaes espaciais e atributos necessrio exportar. Para o projeto Rio Claro ser preciso exportar as seguintes informaes: Nome do Layer no CAD CURVAS_INTERMEDIRIAS CURVAS-PRINCIPAIS RIOS COTAS Localizao no CAD Polyline Polyline Polyline Point Nome do arquivo de sada Curvas_Intermediarias.shp Curvas_Principais.shp Rios.shp Pontos_cotados.shp Atributos CAD preservado Elevation Elevation Elevation

Esses dados sero necessrios para a criao de modelos digitais de elevao em outros exerccios do projeto. 1: Passo: Abra o ArcCatalog e navegue at a pasta C:\DadosCurso\RioClaro. 2: Passo: Escolha o arquivo Base_Corumbatai.dwg e clique com o boto direito sobre Polylinetal como na imagem abaixo.

3 Passo: Escolha a pasta de destino (Rio Claro), e o nome do novo arquivo a ser criado.

4 Passo: Clique sobre o boto SQL.

5 Passo: D um duplo clique sobre a opo Layer, na aba FIELDS, e clique no boto Get Unique Values. A expresso SQL deve ser escrita tal como na imagem abaixo.

6 Passo: Em FieldInfo(optional)delete todas as colunas, com exceo do campo Elevation (Devido conter neste campo os atributos de elevao das curvas). 7 Passo: Para Output Feature Class Name digite CURVAS_INTERMEDIARIAS. Ao final a janela dever estar da seguinte forma.

8 Passo: Repita os mesmo processos para exportao dos layers: CURVAS-PRINCIPAIS, COTAS, RIOS. Entre com os respectivos nomes Pontos_cotados, Rios. Ao final das converses dever haver quatro novos arquivos shapes na pasta RioClaro. 9 Passo: Defina a projeo UTM SAD/69 Zona 23S para todos os quatro novos arquivos. de sada: Curvas_Intermediarias, Curvas_Principais.,

4 - GEORREFERENCIANDO DADOS VETORIAIS


Objetivo Georreferenciar os quatro novos shapefiles criados no exerccio anterior. Utilizaremos o arquivo Base_Corumbatai.dwg como apoio para o georreferenciamento. Arquivos necessrios Curvas_Intermediarias.shp Curvas_Principais.shp Pontos_cotados.shp Rios.shp Base_Corumbatai.dwg

Ferramentas Toolbar Spatial Adjustment do ArcMap Toolbar Editor do ArcMap

Procedimento 1 Passo: Inicie o ArcMap e adicione todos os arquivos necessrios para o exerccio que esto localizados na pasta C:\DadosCurso\RioClaro. 2 Passo: Inicie a sesso de edio na Toolbar Editor. necessrio iniciar a sesso de edio pois trata-se de um ajuste especial de dados vetoriais. 3 Passo: Adicione a Toolbars Spatial Adjustment em View > Toolbars >Spatial Adjustment. 4 Passo: Na barra Spatial Adjustment acesse Set Adjust Data como na figura abaixo.

5 Passo: Na janela Choose Input For Adjustment preencha de acordo com a figura abaixo e clique em OK para selecionar todas as feies para realizar o ajuste.

6 Passo: Passaremos agora a adquirir pontos de controle para realizar o registro. Utilizaremos a Base_Corumbatai.dwg como referncia. Para evitar sobreposio apague os quatro shapefile que sero ajustados 7 Passo: Utilize a ferramenta New Displacement Link para capturar os pontos, e a

ferramenta zoom in pra aproximar o suficiente do cruzamento das linhas da grade como mostra a figura abaixo. Clique a primeira vez no cruzamento das linhas, e o segundo clique em qualquer lugar, pois iremos mover o segundo ponto de acordo com os valores X e Y do cruzamento.

7 Passo: Iremos utilizar View Link Table

para visualizar e alterar os pontos obtidos. Os

campos que precisam ser corrigidos so os campos x destination e y destination.

8 Passo: Consiga pelo menos mais trs pontos bem distribudos pela imagem.

9 Passo: Utilize o Adjust para ajustar os layer`s.

10 Passo: Encerre a sesso e salve as alteraes. Agora todos os layers esto georeferrenciados e prontos para manipulao espacial.

5 - CONVERTENDO O DATUM CRREGO ALEGRE PARA SAD/1969


Objetivo Converter o datum do polgono do municpio de Rio Claro de Crrego Alegre para SAD.

Arquivos necessrios Rioclaro_CA.shp

Ferramentas Project do ArcToolbox

Material auxiliar Capitulo 8 da primeira parte do material da GEMPI para duvidas sobre como o programa trabalha com os sistemas de referncia

Procedimento Para transformar a projeo e datum de um dado vetorial no ArcGis utilize a Ferramenta Project localizada no ArcToolBox. Como mostra a figura abaixo.

- Em Input Dataset or Feature Class insira o dado a ser transformado; - Em Output Dataset or Feature Class Selecione a pasta a ser salva e escolha tambm o nome para o arquivo de sada;

- Em Output Coordinate System selecione a projeo e o datum para o arquivo de sada; - Em Geographic Transformation selecione as transformaes necessrias; 1 Passo: Inicie o ArcCatalog e abra o ArcToolbox. Busque pela ferramenta Project. 2 Passo: Inicie a ferramenta Project para converter o datum do Rioclaro_CA como mostra a figura abaixo:

Observe que necessrio realizar duas transformaes, a de Crrego Alegre para WGS_1984 e de WGS_1984 para SAD_1969. Isso acontece pelo fato do software no ter essa ligao direta entre os datuns. Essa ligao pode ser feita diretamente se tivermos os parmetros de transformao entre os dois datuns. 3 Passo: Aps realizar a transformao, inicialize o ArcMap e adicione os Rioclaro_CA.shp e o Rioclaro_pol.shp. Observe que existe um deslocamento entre os dois layers (utilize a ferramenta measure para medir a diferena).

O ArcMap visualiza, dentro de um dataframe, diversos layers, que podem ter diferentes projees e datuns, em uma nica projeo e em um nico datum. Isso no ocorreu, pois o software no entende como transformar de SAD para Crrego. Tome muito cuidado sempre que trabalhar com informaes armazenadas em diferentes datuns. Recomenda-se sempre utilizar a ferramenta Project para realizar a converso correta entre sistemas de referncia.

6 - CRIANDO UM FILE GEODATABASE


Iremos criar um File Geodatabase para armazenar os dados que agora esto em formato shapefile. File Geodatabase um formato de banco de dados que permite a realizao de algumas tarefas que no so possveis com o formato shapefile, como por exemplo, regras topolgicas e anlise de rede. O nosso objetivo em utilizar esse formato usar as regras topolgicas para verificar a integridade da informao espacial e corrigir possveis erros. Objetivo Criar um File Geodatabase e um Fature Dataset para, em seguida, adicionar as informaes espaciais do projeto.

Procedimento 1 Passo: Inicie o ArcCatalog e selecione a pasta Rio Claro no Catalog Tree. 2 Passo: Utilize menu File>New>File Geodatabase. 3 Passo: Defina o nome do banco como Projeto Rio Claro.gdb. Criaremos um Feature dataset para armazenar as Feature Class. Apenas possvel utilizar regras topolgicas entre Feature Class que esto dentro do mesmo Feature Dataset. 4 Passo: Selecione o banco de dados no Catalog Tree e clique com o boto direito. No menu contexto o caminho New> feature dataset. 5 Passo: Crie um Feature dataset denominado MDE, para armazenar as informaes necessrias para produo dos modelos. 6 Passo: Crie quantas Feature Dataset considerar necessrias para armazenar as informaes do municpio de Rio Claro. Utilize UTM/SAD69 como sistema de referncia espacial Concludo o 6 passo, o File Geodatabase est pronto para receber os dados do municpio de Rio Claro.

7 - RECORTANDO VETORES
Muitas vezes seus dados podem extrapolar sua rea de estudo. Neste passo iremos estudar a ferramenta Clip para recortar os shapefiles criados anteriormente, utilizando a rea do municpio de Rio Claro. Objetivo Recortar os dados obtidos da Base_Corumbatai.dwg na rea do municpio de Rio Claro

Arquivos necessrios Os arquivos necessrios so: Curvas_Intermediarias.shp, Curvas_Principais.shp,

Pontos_cotados.shp, Rios.shp e Rioclaro_pol.shp, todos localizados no diretrio C:/DadosCurso/RioClaro.

Ferramentas Clip Buffer

Procedimentos 1 Passo: Inicie o ArcMap e adicione os arquivos listados acima, localizados em C:\DadosCurso\RioClaro. Observe que os dados exportados do CAD extrapolam a rea do polgono do municpio de Rio Claro, como mostra a figura abaixo. Para recortar a rea de interesse, no poderemos utilizar apenas a rea do municpio, pois necessitamos de uma rea maior que a do municpio para garantir que os modelos numricos sejam criados corretamente, evitando erros de interpolao nas bordas. Criaremos ento um buffer de 300m para a rea Rio Claro.

2 Passo: Abra o ArcToolbox e navegue ate a ferramenta Buffer como mostra a figura abaixo.

3 Passo: Em Input Features entre com o RioClaro_pol.shp. Em Output Feature Class escolha o File Geodatabase e o nome como RioClaro_Buffer. Pressione o boto OK para criar o Buffer. 4 Passo: Abra o ArcToolbox e navegue at a ferramenta Clip como mostra a figura abaixo.

5 Passo: - No campo Input Features adicione o layer Pontos_cotados; - No campo Clip Features adicione o layer RioClaro_buffer; - No Campo Output Feature Class selecione uma feature dataset dentro do File Geodatabase e utilize o mesmo nome de entrada para a feature class de sada. 6 Passo: Repita os passos 4 e 5 para os layers Curvas_Intermediarias, Curvas_Principais e Rios.

Concludo o 6 passo o as informaes topogrficas do municpio de Rio Claro devem estar dentro de uma mesma Feature dataset MDE e agora prontas para aplicao das regras topolgicas.

8 CRIANDO REGRAS TOPOLGICAS


Objetivo Criar regras topolgicas para inspecionar e corrigir erros da informao espacial de forma sistemtica. Para o caso de dados topogrficos so exemplos de erros: interseco e sobreposio de curvas de nvel e rio, curvas de nvel e rios sem conectividade, etc.

Arquivos necessrios Os arquivos necessrios so: Curvas_Intermediarias, Curvas_Principais, Rios, Pontos_Cotados, todos localizados dentro do File Geodatabase Projeto Rio Claro.gdb

Ferramentas New Topology do ArcCatalog Toolbar Topology do ArcMap Toolbar Editor do ArcMap

Material auxiliar Capitulo 8 da segunda parte do curso da GEMPI para detalhes sobre regras topolgicas

Procedimentos 1 Passo: Utilizando o ArcCatalog acesse o Feature Dataset Topografia localizado dentro do File Geodatabase Projeto Rio Claro.gdb. 2 Passo: Clique com o boto direito do mouse no Feature Dataset e acesse New>Topology.... 3 Passo: Na interface New Topology preciso colocar o nome da topologia, escolher as Feature Class do Feature Dataset que iro fazer parte da topologia e estabelecer as regras topolgicas. Ao final desses passos ir gerar uma Feature Topology que guardar os erros encontrados segundo as regras estabelecidas. Os erros devem ser corrigidos utilizando uma sesso de edio no ArcMap. 4 Passo: Inicie o ArcMap, adicione o Feature Dataset Topografia, inicie uma sesso de edio e habilite a toolbar Topology. 5 Passo: Utilize as ferramentas das Toolbars Editor e Topology para realizar as correes necessrias. Concludo o 5 passo sua informao espacial estar mais confivel e livre de erros grosseiros de digitalizao.

DESAFIO Crie um feature dataset dentro do banco Projeto Rio Claro.gdb com o nome Area_Urbana e importe o arquivos Bairros_rc.shp. Crie regras topolgicas para procurar e corrigir erros. No ser necessrio corrigir todos os erros, pois existiro muitos.

9 ADICIONANDO UMA IMAGEM DE SATLITE AO PROJETO


Objetivo Neste exerccio iremos registrar uma imagem de satlite carta topogrfica de Rio Claro (RioClaro_Geo.tif) georreferenciada em exerccio anterior. A imagem que ser adicionada advinda do sensor CBERS e foi obtida gratuitamente do catlogo de imagens CBERS disponvel no site do INPE (http://www.inpe.br/). A imagem CBERS_2007.tif original foi previamente processada para equalizao, mosaico e composio colorida. Veremos como realizar esses procedimentos em exerccios posteriores.

Arquivos necessrios Os arquivos necessrios so: CBERS_2007.tif (C:\DadosCurso\RioClaro) e Rios

(C:\DadosCurso\RioClaro\Projeto Rio Claro.gdb\MDE) Ferramentas Toolbar Georeferencing do ArcMap.

Procedimento O trabalho consistir em ajustar a imagem com a Feature Class de Rios 1 Passo: Abra o ArcMap e adicione a Feature Rios e a imagem CBERS_2007.tif. Verifique que a imagem encontra-se deslocada em relao drenagem, conforme pode ser observado na figura abaixo.

2 Passo: Adquira pelo menos quatro pontos de controle para registrar a imagem com a drenagem. No se esquea de verificar o Erro relacionado aos pontos 3 Passo: Aps ajustada, gere uma imagem de sada com o nome CBERS_2007geo.tif.

10 MAPA DE USO DA TERRA


Como mencionado anteriormente, o File GeoDatabase permite algumas funcionalidades que no podem ser aplicadas um arquivo Shapefile convencional. Uma dessas vantagens pode ser observada na elaborao de um mapa muito convencional na rea ambiental, que o mapa de uso da terra e cobertura vegetal, o qual representa um inventrio dos recursos existentes em uma rea. Para a elaborao desse mapa, um dos critrios bsicos a definio prvia das classes temticas que iro compor a legenda. Deve-se lembrar que as classes variaro em funo da escala de anlise do trabalho (podendo ser mais detalhada ou generelizada), e do conhecimento prvio do pesquisador sobre a rea de estudo.

Objetivo Neste exerccio iremos estabelecer e adicionar um conjunto de tipologias de uso da terra e cobertura vegetal (domnio) que ir compor a legenda do mapa, a um nico campo (Field) de uma feature Class. Arquivos necessrios Os Claro.gdb\MDE) arquivos necessrios so: CBERS_2007.tif (C:\DadosCurso\RioClaro\Projeto Rio

Procedimento 1 Passo: Abra o ArcCatalog e insira, dentro do File Geodatabase Projeto Rio Claro.gdb, uma nova Feature Datase (importe as referncias espaciais da imagem CBERS_2007.tif endereo) e defina uma nova Feature Class com as seguintes especificaes:

avanar...

avanar...

Este ser o nome do layer (ArcMap)

Em fild name, crie um campo com o nome de uso_da_terra, do tipo text. Este campo ser uma das colunas do Atributte table, que conter a s informaes do domnio.

2 Passo: clique com o boto direito sobre a feature Class criada, v em properties, e depois, selecione a aba Subtypes, e clique na opo Domains.... Na janela Workspace Domains preencha os campos selecionados em vermelho com as informaes que seguem a baixo e clique em OK.

OBS: na janela workspace domains, os campos da direita denominados como Description sero aqueles que apareceram durante a edio do mapa no ArcMap, e na legenda do mapa final. 3 Passo: V at aba Filds, clique sobre o campo Classes_de_uso, e posterioemente, associe a este campo o domnio criado, como segue na figura a baixo, e clique em OK.

Informe o campo de interesse, e associe a ele um domnio (que contem todas as Classes

estabelecidas)

4 Passo: Abra o ArcMap, e insira a imagem CBERS_2007.tif e a feature Class que acabou de ser criada. 5 Passo: Inicie a edio vetorial, e gere os polgonos para cada classe de uso da terra e Cobertura vegetal que conseguir identificar. A cada polgono gerado, o insira na classe temtica correta. Para realizar este procedimento, selecione a ferramenta Edit Tool, localizada na barra editor, clique com o boto direito sobre o polgono, e selecione Atributes. Aps abrir a janela de atributos do polgono, selecione a Classe temtica que ele pertence.

11 - CRIANDO MODELO NUMRICO DO TERRENO (MNT) PELA FERRAMENTA 3D ANALYST


Objetivo Criar um modelo de elevao do terreno utilizando a ferramenta TIN

Arquivos necessrios Curvas_Intermediarias (localizado dentro do File Geodatabase Projeto Rio Claro.gdb) Curvas_Principais (localizado dentro do File Geodatabase Projeto Rio Claro.gdb) Rios (localizado dentro do File Geodatabase Projeto Rio Claro.gdb) Pontos_Cotados (localizado dentro do File Geodatabase Projeto Rio Claro.gdb)

Ferramentas Toolbar 3D Analyst do ArcMap

1 Passo: Inicie o ArcMap e habilite a ToolBar 3D Analyst.

2 Passo: Criando arquivo TIN. - Na ToolBar 3D Analyst escolha a opo Create/Modify Tin >> Create Tin From Features; - Na janela Create TIN From Features selecione os layers modele-os tal como na seqncia de imagens abaixo.

Escolha os layers que iro participar da triangulao.

Escolha o campo da tabela do layer que contenha a informao relativa elevao.

Escolha a forma de triangulao do dado.

Em Output TIN entre com C:\DadosCurso\RioClaro\RioClaro_tin.

3 Passo: Utilize o TIN para Visualizar a declividade do terreno - Acesse as propriedades de RioClaro_tin (duplo clique), clique na aba Simbology como mostra a figura abaixo;

- Clique no boto Add... e selecione a opo referente a declividade (Face slope), indicada na figura abaixo e clique no em Add;

- Em show desmarque as caixas correspondentes a Edge type e Elevation, como na figura abaixo;

- Clique em OK.

12 - CONVERTENDO TIN PARA RASTER


Objetivo Converter o arquivo TIN para um formato de armazenamento Raster e em seguida recortar na rea do Projeto Rio Claro

Arquivos necessrios RioClaro_tin RioClaro_pol.shp

Ferramentas Convert TIN to Raster Extract by Mask do ArcToolbox Procedimento 1 Passo: Converta o arquivo TIN para um arquivo raster com a declividade do terreno. - Na Toolbar 3D Analyst, navegue para 3D Analyst > Convert > TIN to Raster. - Na janela Convert tin to raster, preencha como na figura abaixo, e clique em OK.

Selecione o atributo do Tin para criao da. Image Defina o exagero m vertical. Defina o local e nome de sada.

Selecione o Tin. Defina a resoluo da imagem de sada.

2 Passo: Recorte Dec_Tin utilizando a ferramenta Extract by Mask. - Abra o ArcToolbox e navegue ate a ferramenta Extract by Mask como mostra a figura abaixo; - Na janela Extract by mask, preencha os campos, como na figura abaixo, e clique em environments. Ser necessrio utilizar essa opo para contornar uma falha dessa ferramenta, que consiste em deslocar incorretamente o arquivo de sada em relao a imagem original;

Insira a imagem a ser recortada

Ferramenta utilizada para recortar Raster utilizando um polgono ou imagem como mscara Para contornar a falha da ferramenta

Utilize um polgono ou uma imagem como mascara para o recorte Selecionea o local e o nome para sada da imagem

Insira o mesmo arquivo raster do campo Input raster


Rioclaro_dec

- Clique ok na janela Environments; - Na janela Extract by mask, para o nome de sada entre DecTin_RC;

- Clique em ok, para executar a ferramenta. 3 Passo: Classifique DecTin_RC como mostra a figura abaixo.

Selecione a aba symbology

Selecione o nmero de classes

Duplo clique. Defina os intervalos de classes Selecione a paleta de cores

DESAFIO Apartir do TIN (Rioclaro_tin) gere um arquivo raster com a informao de elevao do terreno. O nome do arquivo de sada deve ser ElevTin_RC.

13 - CRIANDO MODELO NUMRICO DO TERRENO (MNT) PELA FERRAMENTA TOPO TO RASTER


Objetivo Gerar um modelo de elevao do terreno utilizando a ferramenta Topo to Raster. Esse modelo indicado para estudos hidrolgicos. Em sua anlise, considera fatores como a direo da drenagem e micro-bacias, o que no modelado na gerao do modelo utilizando a ferramenta TIN.

Arquivos necessrios Curvas_Intermediarias Curvas_Principais Pontos_cotados Rios Rioclaro_pol

Ferramentas Topo to Raster

Procedimento 1 Passo: Acesse a ferramenta Topo to Raster localizada no Arctoolbox, como na figura abaixo.

2 Passo: Para input Feature data entre com os 4 arquivos seguintes: Curvas_Intermediarias, Curvas_Principais, Pontos_cotados e Rios. 3 Passo: Preencha os campos Field e Type como mostra a figura a seguir.

4 Passo: Para Output Surface Raster escolha a pasta C:\DadosCurso\RioClaro e o nome ElevTopo_RC. Para resoluo de sada escolha 50 (mesma resoluo da imagem gerada pela converso do TIN to Raster). Aceite as outras opes padres do software e pressione OK para gerar o modelo. DESAFIO A partir do arquivo ElevTopo_RC, produza um layer com a declividade do terreno com a ferramenta Slope, localizada no ArcToolbox, como mostra a figura abaixo. Entre com DecTopo_RC como arquivo de sada.

14 - UTILIZANDO UM MDE OBTIDO POR SENSOR REMOTO (RADAR)


Objetivo Adicionar ao projeto informaes derivadas de um modelo digital de elevao MDE obtido por sensoriamento remoto.

Arquivos necessrios SRTM_RC Rioclaro_pol

Ferramentas Extract by mask do ArcToolbox Slope do ArcToolbox

Procedimento 1 Passo: Inicie o ArcMap e adicione os arquivos SRTM_RC e Rioclaro_pol.shp, localizados no diretrio c:\DadosCurso\RioClaro. Observe que a imagem SRTM maior que a rea de Rio Claro.

2 Passo: Utilize a ferramenta Extract by Mask para recortar o modelo na rea de Rio Claro. Esse procedimento foi feito com mais detalhe no 2 Passo do exerccio Convertendo TIN para Raster. Para o nome do arquivo de sada utilize ElevSRTM_RC. 3 Passo: Utilize a ferramenta Slope para gerar uma imagem de declividade a partir do arquivo ElevSRTM_RC. Esse procedimento foi feito com mais detalhe no DESAFIO do exerccio Criando Modelo Numrico do Terreno (MNT) pela Ferramenta TOPO TO RASTER.

15 - ANLISE ZONAL
Esta uma poderosa ferramenta de anlise espacial que tem diversas aplicaes. O processo consiste em adicionar tabela de atributos de uma feio vetorial os valores contidos em uma Imagem (raster), como por exemplo, analisar a variao da declividade em determinados locais do seu projeto, ou analisar a variao de altitude do mesmo local.

Objetivo Verificar as diferentes mdias de altitudes e declividade para os bairros de Rio Claro. Utilizaremos os trs modelos numricos, trabalhados anteriormente. Para tal anlise iremos verificar que os valores de declividade e altitude iro variar de acordo com o modelo utilizado.

Arquivos Necessrios ElevTopo_RC ElevTIN_RC ElevSRTM_RC DecTopo_RC DecTin_RC DecSRTM_RC Bairros_RC

Ferramentas Zonal Statistics as Table

Procedimento 1 Passo: Inicie o ArcMap e adicione os arquivos ElevTopo_RC, ElevTIN_RC, ElevSRTM_RC e Bairros RC. 2 Passo: Acesse a ferramenta Zonal Statistics as Table localizada no ArcToolbox como mostra a figura a seguir.

3 Passo Para Input raster or feature zone data escolha o layer Bairros_RC. Para Zone Field escolha ID (Esse ser o campo utilizado como identificador para ligar a tabela de sada com o Bairros_RC). No campo Input value raster entre com ElevTopo_RC. Para Output table escolha o File Geodatabase e com o nome ElevTopo_Tab. Como mostra a figura abaixo.

4 Passo: Examine a tabela de sada (Se necessrio clique na aba Source localizado na Table of Contents). Observe que a tabela trs o campo identificador e mais oito campos com estatsticas bsicas. Iremos utilizar apenas a mdia (MEAN). 5 Passo: Delete todos os campos da tabela com exceo dos campos VALUE e MEAN de acordo com a figura abaixo.

6 Passo: Repita os passos 4 e 5 para os arquivos ElevTin_RC e ElevSRTM_RC, criando duas tabelas de sada com os respectivos nomes: ElevTIN_Tab e ElevSRTM_Tab. possvel ento criar mapas temticos a partir dos resultados da anlise zonal. Para gerar os mapas deveremos criar um JOIN entre as tabelas da analise zonal e o Bairros_RC.

DESAFIO Crie join entre as tabelas com informao de mdia de elevao dos bairros de Rio Claro e a tabela Bairros_RC. Em seguida gere mapas temticos e compare os resultados.

16 MOSAICO DE IMAGENS
Iremos utilizar imagens de satlites LANDSAT ETM+ adquiridas gratuitamente do site http://glcf.umiacs.umd.edu/index.shtml para a regio de Rio Claro. No entanto, a rea do municpio esta dividida em duas rbitas do satlite, por isso existe a necessidade de mosaicar as duas rbitas para depois recortar a rea do municpio. Sero utilizadas as bandas 3, 4 e 5 do LANDSAT para elaborao de uma imagem RGB. Objetivo Moisacar imagens LANDSAT do municpio de Rio Claro

Arquivos Necessrios Os arquivos necessrios so: b3_075r, b3_076r, b4_075r, b4_076r, b5_075r, b5_076r. Todos localizados na pasta C:\DadosCurso\Imagem LandSat\Corrigidas.

Ferramentas Reclassify Mosaic to New Raster Composite Bands Project Raster

Procedimento 1 Passo: Descompactar os arquivos que contem as imagens localizadas na pasta C:\DadosCurso\Imagem LandSat. 2 Passo: Inicie o Catalog e utilize o Calculate Statistics para ignorar o valor de borda (zero). Para utilizar essa ferramenta, basta clicar com o boto direito sobre cada imagem, a opo esta localizada diretamente neste menu. Esta ferramenta bastante interessante para melhorar a visualizao da imagem, sem alterar os valores originais dos Pixels. Muitas vezes as imagens contem pixels com valores zero no meio da cena. Nesse caso seria necessrio digitalizar manualmente um polgono que represente a rea til da imagem, para utiliz-lo como mascara, eliminando assim a borda. 3 Passo: Equalizar as imagens se necessrio. Utilize as opes da aba Simbology no ArcMap para cada imagem. Para salvar a equalizao aplicada necessrio exportar cada imagem para um novo arquivo. 4 Passo: Mosaicar as bandas 3, 4 e 5 separadamente utilizando a ferramenta Mosaic to new raster. 5 Passo: Recortar as trs bandas na rea do municpio de Rio Claro.

6 Passo: Fazer uma composio RGB utilizando a ferramenta Composite Bands. 7 Passo: Caso necessrio, reprojete a composio para a projeo/datum UTM/SAD69 e salve dentro do File Geodatabase. 8 Passo: Certifique-se que a imagem foi salva dentro da pasta RioClaro com o nome RioClaro_ETM. 9 Passo: Verifique o ajuste espacial da imagem de satlite com os dados do banco.

17 - VISUALIZAO 3D
Objetivo Utilizar o ArcScene para visualizar os MDEs em conjunto com as imagens em perspectiva.

Arquivos Necessrios ElevTin_RC ElevTopo_RC ElevSRTM_RC

Ferramentas Interface ArcScene

Procedimento 1 Passo: Abra o ArcScene e adicione o arquivo ElevSRTM_RC. 2 Passo: Acesse as propriedades do arquivo adicionado, e clique na aba Symbology. 3 Passo: Em Symbology escolha a opo Classified do lado esquerdo da tela e configure-a de acordo com a imagem abaixo: - Em Classes, escolha 32 classes; - Em Color Ramp, escolha a escala de cores desejada; - Confirme a operao clicando em Aplicar;

4 Passo: Ainda na janela de Propriedades navegue at a aba Base Heights e escolha a opo Obtain heights from a layer surface e selecione o arquivo Elev_SRTM. Em Z Unit Convertion digite 10 (o valor digitado ser o valor do exagero vertical).

Confirme a operao e clique em OK.

DESAFIO Adicione no ArcScene os arquivos de elevao do Tin e do TopoGrid e gere o modelo 3D (mesmo procedimento para gerar o modelo 3D do SRTM), e visualize as diferenas de cada arquivo. Em seguida adicione uma imagem de satlite ao ArcScene e visualize em perspectiva.

18 ANLISE MULTICRITERIAL
Introduo A anlise multicriterial ponderada em SIG eficiente para os casos em que se tm diferentes variveis ou condicionantes que contribuem para a ocorrncia de um determinado processo, onde se deve, portanto, determinar a importncia relativa de cada uma delas. Neste procedimento, diferentes fatores que influenciam o processo so sintetizados atravs do cruzamento ordenado por pesos previamente definidos por uma equipe, geralmente multidisciplinar. O funcionamento geral, no ArcGis, pode ser exemplificado atravs da Figura 1

Mapa 1 (Influncia 75%)

Mapa resultado

Mapa 2 (Influncia 25%) Figura 1 Resumo do funcionamento da Anlise Multicriterial do ArcGis 9.1. Adaptado de ESRI, 2005

De acordo com o exemplo, pode-se observar que as duas imagens (Mapa 1 e Mapa 2) de entrada foram anteriormente reclassificadas em uma escala de valores de 1 a 3. So atribudas a essas imagens uma porcentagem de influncia no processo. Os valores dos pixels so multiplicados por esta porcentagem de influncia e depois somados na criao do raster de sada

(Mapa de resultado). Por exemplo, considerando-se a clula do canto superior esquerdo, os valores para o pixel de sada so calculados da seguinte forma (2 * .75) = 1.5 e (3 * .25) = .75. A soma de 1,5 e 0,75 2,25. Como os valores dos pixels de sada, na anlise multicriterial, deve ser necessariamente inteiros, neste caso, ento, o valor final arredondado para 2.

Objetivo: Considerando os elementos do meio fsico que condicionam a eroso laminar do solo (grau de agregao dos constituintes do solo; fora da gua das chuvas; distncia entre o divisor de guas e o fundo de vale e a declividade da vertente), a presente atividade tem por objetivo elaborar um mapa temtico (de sntese), que indique a distribuio da susceptibilidade eroso na rea do municpio de Rio Claro SP, alm de avaliar a influncia dos diferentes tipos de uso da terra e cobertura vegetal como proteo a ao erosiva.

Ferramentas necessrias para o exerccio: Feature to raster e wighted overlay.

Procedimentos e arquivos necessrios: - Inicie o ArcMap, e adicione os seguintes arquivos (vetoriais) contidos em: C:\DadosCurso\RioClaro\Multicriterial\Temticos_vetorial

fator_c.lyr fator_r.lyr fator_k.lyr fator_l.lyr fator_s.lyr

- Para realizar esta anlise, necessrio que todos os mapas temticos estejam em formato raster. Precisa-se ento transformar os arquivos vetoriais para raster utilizando a ferramenta Feature to raster localizada no ArcToolbox. ;

- Para acessar essa ferramenta inicie o ArcToolbox > Conversion tools > To Raster > Feature to Raster, como mostra a Figura 2;

Figura 2 ArcToobox

- Na janela Feature to raster, iremos gerar arquivos raster a partir de dados vetorias. Criaremos os cinco arquivos raster com resoluo de 30m cada um. Para o campo Fild deve-se escolher o campo da tabela do arquivo de entrada que contenha as classes de interesse para cada mapa. Sugere-se que as imagens sejam armazenadas na pasta

C:\DadosCurso\RioClaro\Multicriterial\Temtico_raster;

Arquivo de Entrada (Vetorial)

Escolha a pasta de sada e Escolha o campo da Tabela que contenha as classes dos mapas o nome do arquivo Escolha a resoluo do arquivo de sada

Figura 3: Feature to raster; para converter arquivos vetoriais em raster.

OBS: Quando os arquivos raster forem inseridos no ArcMap, lembre-se de indicar o campo correto, na aba Symbology, para visualizao das informaes.

- Aps criarmos os cinco arquivos raster, podemos realizar o cruzamento dos dados. O cruzamento feito atravs da ferramenta Weighted overlay localizado no ArcToolbox como mostra a figura 4.

Figura 4

-Na Janela do Weighted Overlay iremos definir quais os mapas que participaro do cruzamento e qual ser o peso de suas classes e seu peso em relao aos outros mapas. A figura 5 traz os detalhes dessa janela;

Adicione os dados (raster)

Define a Influncia, em porcentagem, de cada mapa na composio do mapa final

Define os pesos da classes (de 1 a 9)

Carregue pesos salvos

Salve os pesos definidos

Define a escala de valores que ir variar seus pesos Escolha a pasta e nome de sada do arquivo

Figura 5: Weighted overlay atribuiao de pesos e influncia de diferentes variveis para estabelecer uma regra de cruzamento de dados.

Para as diversas classes de cada mapa temtico, iremos adotar os seguintes pesos (de 1 a 9) e Influncia (em %):

Adicione ( add raster row) o arquivo fator_k add raster row

- O fator K, referente aos valores de erodibilidade do solo. Solos de textura mais arenosos (em horizontes superficiais), como os Argissolos, so mais susceptveis eroso. J os solos com maior teor de argila, como os latossolos, so mais resistentes em funo da maior agregao dos constituintes minerais.

Adicione ( add raster row) o arquivo fator_l

- O fator L, referente distncia entre o topo e o fundo de vale, representa a energia cintica que a fora da gua pode assumir. Quanto maior o comprimento de rampa, maior a fora acumulada.

Adicione ( add raster row) o arquivo fator_r

- O fator r, refere-se a mdia mensal de chuva para uma determinada rea. Quanto maior o volume de gua originria da chuva, maior a probabilidade de desagregao e arrasto de material superficial das vertentes.

Adicione ( add raster row) o arquivo fator_s

- O fator S, refere-se ao ngulo de inclinao da vertente. Esta varivel est intimamente relacionada varivel solo, uma vez que para cada grau de movimentao do relevo, h diferente processo pedogentico, resultando nas diferentes unidades pedolgicas. Contudo, sua influncia se destaca na questo de que declives mais acentuados promovem maior escoamento superficial das guas, condicionado maior potencial de eroso, j reas mais planas, promovem maior infiltrao da gua no solo.

Aps inseridos todos os arquivos e atribudo os pesos e a influncia que cada varivel assumir no resultado final, d o nome PNE para o arquivo de sada. Escolha a pasta c:/dadoscurso/multicriterial/Temtico_raster, e clique em ok pra realizar o cruzamento entre os mapas.

Observando a imagem de sada, ela se assemelha alguma imagem de entrada? Por que?; - Agora realize um cruzamento definindo os pesos de acordo com seus critrios e veja o quanto o seu mapa ir se diferenciar desse primeiro cruzamento e o porqu dessa diferena. Lembre-se que o seu objetivo gerar um mapa de estabilidade de talude. DESAFIO: Insira novamente os 4 mapas temticos utilizados anteriormente. Defina a influncia e peso de cada classe temtica. No entanto, desta vez acrescente o mapa denominado Fator_C, o qual se refere ao mapa de uso da terra e cobertura vegetal do municpio de rio Claro, obtido no ano de 2008.

Observe as coberturas que compe a rea, Quais so as coberturas que oferecem maior proteo ao solo? Quais so as coberturas que expe o solo aos processos erosivos? Classifique-as e gere o seu mapa de Predisposio a Eroso!

You might also like