You are on page 1of 20

Arquitetura Contempornea Eslovnia

Postado em arquitetura, Habitao social com as tags arquitetura contemporanea, arquitetura eslovnia, contemporary architecture, ofis, rok oman, spela videcnik em 24/09/2008 por Cecilia Lucchese

ggg

Conjunto Habitacional Social Tetris em Lubliana Eslovnia Escritrio: OFIS Arquitetos

Construo: 60 apartamentos, 5.000m de rea construda, 4 pavimentos e 2 pavimentos abaixo do nvel da rua para garagens Tipos de apartamentos: 1 dormitrio 35 m / 2 dormitrios 69 m / 2 1/2 dormitrios 89 m / 3 dormitrios 103 m Custo de construo: 650 euros/m Preo de venda: 1.200 euros/m Perodo de construo Fevereiro 2006 a Setembro 2007 Arquitetos-chefe do projeto: Rok Oman e Spela Videcnik Equipe de projeto: Martina Lipicer, Nejc Batistic, Andrej Gregoric e Ana Kosi

ggg

andares mpares

ggg

andares pares Uma vez que a orientao do edifcio paralelo a uma movimentada rua, os apartamentos se abrem para balces inclinados em 30 para o mais quieto e bem iluminado lado do terreno (sul). Esto planejados mais dois blocos que sero construdos no futuro, em ambos os lados do predio atual, portanto no foram abertas janelas para leste ou oeste. A fachada tem um desenvolvimento simples, simplesmente expressa a organizao da planta.

ggg

ggg

A fachada interna estrutural argamassada, a parede externa que abraa os terraos vitrificada ou feita em painis de concreto pr-moldado. Esse painis so cobertos com madeira de trs cores e formam um padro vertical em zigzag. Os guarda-corpos dos balces so tambm feitos de painis pr-fabricados ou de metal.

ggg

ggg

Arquitetura Contempornea Brasil/Contemporary Architecture Brazil Andrade e Morettin Arquitetos


Postado em arquitetura, Habitao social com as tags Andrade e Morettin Arquitetos, arquitetura contemporanea, contemporary architecture, Living Steel, Marcelo Morettin, Vinicius Andrade em 07/11/2008 por Cecilia Lucchese
(information about the design in English please see the links at the bottom of the post) A 2 Competio Internacional de Arquitetura Living Steel em 2006 foi ganha (projeto brasileiro) pelo escritrio paulistano Andrade Morettin Arquitetos Associados, com um projeto de conjunto habitacional social para o Recife, Pernambuco. Veja os participantes do concurso no video abaixo.

Os edifcios foram concebidos sobre pilotis, adequando-os sub-regio costeira que est sujeita a inundaes peridicas. Os blocos isolados foram dispostos de forma a permitir o permanente fluxo de ar entre os prdios e propem uma densidade mais elevada em relao aos assentamentos do entorno, o que propicia um melhor aproveitamento do terreno.

ggg

O projeto das edificaes buscou um bom desempenho bio-climtico, com uma soluo que propicia a circulao do ar, atravs do no fechamento total das moradias.

ggg

A cobertura com um grande beiral e as varandas ajudam a garantir conforto trmico numa regio de clima sempre quente, e tambm protegem o interior das moradias contra as chuvas. Para fechamento dos vos das janelas foram projetadas venezianas cujas palhetas podem ser movidas, garantindo uma ventilao maior ou menor, de acordo com as necessidades.

ggg

Os edifcios so modulados e projetados com elementos pr-fabricados, que s precisam ser montados no local.

O projeto procurou garantir solues ambientalmente adequadas. Foi previsto diminuir o gasto energtico, atravs da utilizao de painis solares para o aquecimento da gua. Tambm foi proposto o reuso das guas de chuva.

ggg

Os materiais propostos tem certificao ambiental e seu uso econmico, buscando-se evitar o desperdcio na construo dos edifcios.

ggg

Ficha tcnica: Arquitetura: Arqs. Vinicius Andrade e Marcelo Morettin Colaboradores: Marcelo Maia Rosa, Marcio Tanaka, Marina Mermelstein, Merten Nefs, Renata Andnitis, Thiago Natal Estrutura: Stec do Brasil Conforto Ambiental: Ambiental Consultoria Tecnologias Ambientais Ecocasa-Tecnologias Ambientais Oramento Triade-Servios Tcnicos para ler mais sobre o projeto: Habitao Sustentvel em Ao Habitao Sustentvel em Ao Living Steel links in English: Recife Demonstration Living Steel Living Steel Competition 2007

ggg

Brazil Architecture Competition

HABITAO SOCIAL EM MADRID, ESPANHA POR COCO ARQUITETOS


Este edifcio foi concebido como Habitao Social em Madrid, na Espanha por Coco Arquitetos. O plano de construo uma tira fina, com apartamentos estreitos e abertos para dois cenrios diferentes: um lado da cidade, e o outro o jardim privado. Cada unidade tem uma sala que atravessa de um lado para outro, abrindo simultaneamente para os dois lados, em fronteiras entre os espaos, onde a forma do espao interno pode ser mudada e ainda ter a presena de uma sala extra. Os arquitetos se aproximaram de um conceito de habitao social da sociedade atual, onde a personalizao de sua casa prpria uma maneira de buscar a individualidade Mais

ggg

ggg

ggg

Boldarini Arquitetura e Urbanismo

Residencial Alexandre Mackenzie, So Paulo

Os edifcios que formam o conjunto tm quatro pavimentos mais trreo

ggg

rea de lazer coberta

No trreo, algumas unidades foram adaptadas para adequar-se a moradores com dificuldades de mobilidade

Os edifcios ocupam um terreno plano, desapropriado pelo municpio. direita, a avenida Alexandre Mackenzie

ggg

ggg

Nas reas internas, houve a preocupao de evitar espaos confinados e ociosos

ggg

You might also like