You are on page 1of 3

5. Concluses, recomendaes e limitaes.

Concluses A partir de uma anlise minuciosa dos grficos, as concluses apresentadas so: Famlia Para os jovens, o modelo patriarcal de famlia no mais a nica referncia. Relaes mais leves, horizontais, pautadas pelo dilogo e por laos que no so apenas de sangue so referncias bastante recorrentes. Os jovens se sentem mais a vontade em constituir ou no uma famlia e, de que modo ser formada essa famlia. Religio Os jovens buscam, acima de tudo, o desejo de se aproximar de suas crenas mais essenciais e do encontro de sua prpria espiritualidade, seja apoiada em religies formais ou no. Dogmas muito rgidos ou outros interesses que possam estar atrelados f so contestados, como por exemplo, o sexo s depois do casamento. A maioria dos jovens, sendo praticantes ou no, ainda possui uma religio formal. Poltica Os jovens se sentem cada vez menos representados pelo sistema poltico do Pas, sendo assim, sentem-se cada vez menos engajados na poltica brasileira. Para a maioria dos jovens, a poltica um assunto chato e complicado demais, porm ainda sim, h uma grande esperana que um dia a poltica brasileira ser melhor. Profisso Cada vez mais, homens e mulheres esto se igualando quanto a direitos e benefcios no mercado de trabalho. Estabilidade, carreira e dinheiro so importantes, mas dividem espao com outras motivaes. Os jovens esto cada vez mais propensos a ir alm da graduao. Eles buscam um conhecimento ainda mais aprofundado, com isso, as universidades tem um papel extremamente importante no Pas. A maioria dos jovens j tem em mente como ser o seu futuro profissional.

Drogas Mesmo com um contato cada vez mais prximo das drogas, a maioria dos jovens ainda veem as drogas como algo ilegal. A gerao Baby Boomers tem um bloqueio muito forte a tudo relacionado a drogas. Acreditam que coisa de malandro, que ilegal e que deveria ser mais fortemente combatida pela polcia. Os jovens que tem alguma religio, praticantes ou no, acreditam que deveria haver um maior combate s drogas. Sexo A maioria dos jovens ainda so contrrios ao sexo no primeiro encontro. Os Baby Boomers so taxativos a esse respeito, cerca 90% discordam dessa prtica. Sexo depois do casamento est cada vez mais em desuso, somente uma pequena parcela de jovens que possuem uma religio e so praticantes esto na contramo desse processo. Os jovens se sentem cada vez mais livres em relao a sua orientao sexual. O sexo est cada vez mais relacionado ao prazer e para a maioria dos jovens, principalmente as mulheres, o sexo deve ser algo que merece uma maior reflexo quanto a quando comear a ter relaes sexuais. Individualismo X Coletivismo A maioria dos jovens tem um pensamento coletivo pensamento individual. Os jovens esto muito mais preocupados com um bem estar social. Recomendaes Apresentamos, a seguir, as recomendaes para decises, baseadas nica e exclusivamente nos resultados apresentados por esta pesquisa, sem que outros fatores tenham sido levados em considerao. As recomendaes so: Fazer uma pesquisa mais especfica a respeito do individualismo, coletivismo e profissional dos jovens. Fazer uma pesquisa especfica mais especfica quanto s prticas de consumo dos jovens. O fator liberdade de orientao sexual e crescimento profissional, em relao a uma capacitao mais aprofundada ainda nas universidades acima de um

(ps-graduao) so pontos importantes para a realizao de uma campanha ou aes promocionais. Limitaes Apresentamos, a seguir, as limitaes da pesquisa. Sendo essas: Amostragem no probabilstica. Amostragem restrita geograficamente. Amostragem por convenincia. Os resultados podem ser generalizados por um perodo de dois anos, como espao s pode ser considerado a Universidade Federal do Cear, uma vez que a pesquisa realizada com universitrios da mesma.

You might also like