You are on page 1of 2

O

crescimento da gravidez na adolescncia e a tendncia de aumento da infeco pelo HIV em mulheres jovens apontam que preciso intensificar aes de atendimento e preveno que se traduzam em vivncia da sexualidade com proteo.

omo colaborar para que homens e mulheres, sem qualquer discriminao, tenham uma vida sexual com responsabilidade e prazer? Um caminho nessa direo incorporar nas prticas sociais e cotidianas as noes de direitos sexuais e reprodutivos.

JOVENS
ANO 1 - NMERO 0 - JANEIRO DE 2003

Direitos sexuais e reprodutivos


Sociedades do mundo todo possuem normas que regulam a vida em grupo, dizendo o que permitido, proibido e o que moralmente aceito ou no. Mesmo aquelas que no possuem uma legislao escrita tm normas que determinam os direitos e deveres de cada um, pois, para haver uma convivncia e uma coeso entre os indivduos, preciso que estes se identifiquem como membros de uma mesma sociedade, onde todos devem respeito a todos. Dentre essas normas, h aquelas que afetam a sade, a vivncia da reproduo e da sexualidade e os cuidados com o corpo. Os Direitos Sexuais e Reprodutivos so uma questo de cidadania e dizem respeito tanto s condies fsicas dos indivduos, quanto s questes sociais. Tm importncia para a garantia e ampliao dos direitos humanos porque proporcionam a vivncia plena e consciente da sexualidade, gerando uma vida mais digna tanto para os indivduos como para as coletividades. Quando reconhecemos a legitimidade dos direitos sexuais e reprodutivos, implicitamente estamos pressionando uma reformulao no campo dos Direitos, para que sejam consideradas tambm as diferenas de gnero, etnia, idade e livre orientao sexual. Ao assumir as diferenas que existem na vida real, o Direito estaria se adequando aos princpios que contemplam efetivamente os direitos sexuais e reprodutivos como Direitos Humanos de todos. A concepo de direitos sexuais exige uma articulao maior entre o s direitos sociais - como sade, educao e trabalho e os direitos individuais - como o direito vida, liberdade e inviolabilidade da intimida- de. Esta interao favorece o exerccio pleno da sexualidade, que tambm implica uma perspectiva de igualdade e eqidade nas relaes sociais e pessoais - essencial para possibilitar aos indivduos escolhas conscientes.

Jovens e direitos reprodutivos


A Constituio brasileira, de 1988, resultado de um processo democrtico que resgatou os direitos individuais e sociais. O artigo 3 dos Princpios Fundamentais estabelece como objetivos fundamentais promover o bem-estar de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao. No Captulo que trata da Famlia, da Criana, do Adolescente e do Idoso, o art. 226 em seu 7. garante um conjunto de direitos ligados reproduo como fundamentais da pessoa humana. A Constituio reconhece a igualdade entre homem e mulher, incluindo os aspectos que envolvem a proteo especial criana e ao adolescente.

Esta interao favorece o exerccio pleno da sexualidade, que tambm implica uma perspectiva de igualdade e eqidade nas relaes sociais e pessoais

Quanto a estes ltimos, os responsveis pelas polticas pblicas os vem como uma categoria social, com necessidades especficas demonstradas no ECA (Estatuto da Criana e do Adolescente). Mas, em termos prticos, as polticas pblicas para adolescentes ainda so muito tmidas. Uma das conseqncias a carncia de programas de preveno e atendimento sade sexual e reprodutiva para essa populao. Outra a ausncia de regras claras de como os profissionais da sade e da educao devem proceder com os/as jovens, no nvel institucional, mesmo sendo necessria uma maior ateno para os direitos relativos sade reprodutiva. Essa falta de normatizao d margem a posturas conflituosas destes profissionais, e que acabam por criar obstculos para que as/os jovens usufruam tranqilamente dos servios disponveis. E isso uma questo de direitos: adolescentes e jovens precisam de informaes objetivas e esclarecedoras, sem qualquer julgamento de valor, pois s assim possvel um dilogo franco onde as dvidas sejam colocadas sem medo ou constrangimento.

O Brasil nunca teve tantos jovens como atualmente e a preocupao com os seus caminhos passa a ocupar espao crescente na agenda governamental, principalmente porque boa parte destes jovens vivem em regies empobrecidas, com altos ndices de violncia e grande poder de ao da mdia que nem sempre est interessada em veicular um contedo srio, mas atingir novos consumidores. O ECA prev que todas as crianas e adolescentes so sujeitos de direitos, nas mais diferentes condies sociais e individuais, e que a condio de pessoa em desenvolvimento no as privam de gozar estes direitos. Entretanto, no especifica os direitos em relao ao exerccio

Autonomia juvenil e responsabilidade social

da sexualidade, quando o que est implcito a possibilidade de os jovens decidirem sobre sua vida sexual e reprodutiva. Os servios de sade reforam, de certa forma, essa posio, quando deixam de advogar por uma poltica de atendimento dirigida especificamente /ao jovem. Este um problema srio porque, ao mesmo tempo que no colabora para aprofundar um debate mais especfico sobre essa questo, contribui para inibir uma atitude de maior autonomia das/dos adolescentes em relao sua sade sexual e reprodutiva. preciso ento ter conscincia de dois aspectos que permeiam a relao entre a cultura, a sociedade e o direito. O primeiro perceber que o Direito um reflexo direto da cultura, e a elaborao das leis influenciada pela histria da sociedade, incluindo a os valores nela dominantes. Contudo, lutar para melhorar a sociedade um dever de todas as pessoas que no esto satisfeitas com a situao em que vivem. Cabe s/aos adolescentes e jovens conhecer seus direitos e seus deveres inclusive sobre sexualidade e sade reprodutiva - para lutar pelo respeito que merecem, conquistando a sua autonomia como cidads e cidados. Cabe s/aos jovens dizer como desejam ser tratados e, para isso, fundamental que se organizem e se tornem sujeitos da transformao social. E isso fazer histria.

ECOS uma organizao no-governamental, apoiada pela Fundao MacArthur, que realiza estudos, desenvolve recursos humanos e produz material educativo nos assuntos relacionados a Sexualidade, Sade Reprodutiva, Relaes de Gnero e Masculinidades. Equipe Responsvel Jos Roberto Simonetti Osmar Leite Sylvia Cavasin Vera Simonetti Boletim Ecos Jovens Coordenao Vera Simonetti

objetivo dos direitos sexuais e reprodutivos reduzir as violaes autonomia pessoal, integridade fsica e psicolgica de que so alvos indivduos e coletividades, e garantir os meios necessrios para o ser humano alcanar seu bem-estar sexual e reprodutivo. Alguns destes direitos so:
direito de decidir sobre a reproduo o

sem sofrer discriminao, coero,

violncia ou restrio ao nmero de filhos e intervalo entre seus nascimentos; direito de ter acesso informao e o aos meios para o exerccio saudvel e seguro da reproduo e sexualidade; direito a ter controle sobre o prprio o corpo; direito de exercer a orientao o sexual sem sofrer discriminaes ou violncia.

Redao Laura Santonieri Colaborao Sandra Unbehaum Sylvia Cavasin Editorao Grfica Racy Impresso Grfica e Editora Peres

Rua Arajo 124/2 01220 020 - So Paulo - SP Telefax:11 3255 1238 E-mail: ecos@uol. com.br Site: www.ecos.org.br

FONTE: VENTURA, Mriam. Direitos Reprodutivos no Brasil So Paulo: M. Ventura, 2002.

You might also like