You are on page 1of 3

A estratificao social indica a existncia de diferenas, de desigualdades entre pessoas de uma determinada sociedade.

Ela indica a existncia de grupos de pessoas que ocupam posies diferentes. So trs os principais tipo de estratificao social:

Estratificao econmica: baseada na posse de bens materiais, fazendo com que haja pessoas ricas, pobres e em situao intermediria; Estratificao poltica: baseada na situao de mando na sociedade (grupos que tm e grupos que no tm poder); Estratificao profissional: baseada nos diferentes graus de importncia atribudos a cada profissional pela sociedade. Por exemplo, em nossa sociedade valorizamos muito mais a profisso de mdico do que a profisso de pedreiro.

importante ressaltar que todos os aspectos de uma sociedade economia, poltica, social, cultural, etc. esto interligados. Assim, os vrios tipos de estratificao no podem ser entendidos separadamente. Por exemplo, as pessoas que ocupam altas posies econmicas em geral tambm tm poder e desempenham posies profissionais valorizadas socialmente. Tambm importante lembrar que a constituio de sociedades estratificadas socialmente um fenmeno histrico; ou seja, as diferenciaes sociais e a formao de suas caractersticas ocorrem em funo de processos histricos explicveis dentro de suas prprias lgicas. Portanto, no so fenmenos "naturais", derivados de alguma lgica exterior ao prprio ser humano. So processos construdos por agentes humanos que se opem, sob a forma de grupos, no campo do conflito. A estratificao social a diviso da sociedade em estratos ou camadas sociais. Dependendo do tipo de sociedade, esses estratos ou camadas podem ser: castas (ndia), estamentos (Europa Ocidental durante o feudalismo) e classes sociais (sociedades capitalistas).

Castas
Existem sociedades em que os indivduos nascem numa camada social mais baixa e podem alcanar, com o decorrer do tempo, uma posio social mais elevada. No entanto, existem sociedades em que, mesmo usando de toda a sua capacidade e todo os seus esforos, o indivduo no consegue alcanar uma posio social mais elevada. Nesses casos, a posio social lhe atribuda por ocasio do nascimento, independentemente de sua vontade e sem perspectiva de mudana. Ele carrega consigo, por toda a vida, a posio social herdada. A sociedade indiana estratificada dessa maneira; um sistema de estratificao social muito rgido e fechado que no oferece a menor

possibilidade de mobilidade social. o sistema de castas que, por exemplo, permite casamentos apenas entre pessoas de uma mesma casta. Tal sistema de castas foi abolido oficialmente em 1947, mas a fora da tradio faz com que persista, na prtica, at os dias de hoje.

Estamentos
A sociedade feudal da Europa na Idade Mdia foi um exemplo tpico de uma sociedade estratificada em estamentos. Estamento ou estado uma camada social semelhante casta, porm mais aberta. Na sociedade estamental a mobilidade social ascendente difcil, porm no impossvel, como na sociedade de castas. Na sociedade feudal, os indivduos s muito raramente conseguiam ascender socialmente. Essa ascenso s era possvel em alguns casos: quando a Igreja recrutava, em certas ocasies, seus membros entre os mais pobres, caso o rei conferisse um ttulo de nobreza a um homem do povo, ou ainda se a filha de um rico comerciante casasse com um nobre, tornando-se, assim, membro da aristocracia. Essas situaes eram difceis de acontecer e normalmente as pessoas permaneciam no estamento em que haviam nascido.

Classes sociais
Podemos dividir a sociedade capitalista em dois grupos, segundo suas situao em relao aos elementos da produo: proprietrios e no proprietrios dos meios de produo. As relaes de produo do origem a duas camadas sociais diferentes. A essas camadas damos o nome de classes sociais. Classicamente, designamos essas classes sociais como burguesia e proletariado. Apesar de ser correntemente usada para designar as camadas sociais em vrios momentos da histria da humanidade, esta designao aplicada com maior preciso para a sociedade capitalista. Assim, o prestgio social, o poder poltico e a capacidade de consumo de luxo, de modo geral, so privilgios dos proprietrios dos meios de produo. As transformaes por que passaram as sociedades capitalistas no sculo XX tambm nos mostram que houve mudanas significativas na sociedade capitalista tornando-a muito mais complexa do que em sua fase inicial de desenvolvimento. A mudana mais notvel foi o crescimento de uma forte e volumosa classe mdia nos pases centrais do capitalismo, ocupando funes nos diversos setores dos ramos de prestao de servios e da pequena e mdia propriedade. Assim, a anlise das sociedades capitalistas do final do sculo XX deve, necessariamente, levar em considerao esta camada social intermediria entre os proprietrios e os no proprietrios dos meios de produo.

Interpretao sociolgica da realidade 1 Passo tirar uma fotografia em que possam ser observadas um grande nmero de diferente status, estratos, papeis e outros conceitos sociolgicos 2 Elencar em todos os conceitos que podem ser percebidos na fotografia, de acordo com a tabela. Quantos Status Papeis Stratos 3analisar individualmente cada pessoa presente na paisagem de acordo com os conceitos sociolgicos e tipos de relao que estabelece com o ambiente social registrado. Quais Quais Critrios justificam

You might also like