You are on page 1of 37

Alo

Domadores

de

som.

Vai ai um atalho "bueno uma barbaridade" para quem quer dar uma olhada no material para tratamento. http://www.sweetwater.com/store/category/c672

Vrios

tipos

modelos,

tamahos

etc.

Pena

que

to

longe...

Luciano Allgayer

De: 14/06/02 Muito bonitos,

Edu

Silva

<bahi0387terra.com.br> 12:15

mas

grana

demais

por

uns

pedaos

de

espuma.

Absorvedores como esses podem ser feitos "em casa", com espuma de poliuretano comum de alta densidade. A mesma que se usa em estofamentos e colches. O segredo est no local onde so postos - no canto. Pois a que so eficientes. O formato aletado (todas aquelas salincias e reentrncias) no tem funco acstica, apenas efeitam (com gosto duvidoso...). Mas o desempenho no to bom quanto aqueles feitos em l mineral (vidro ou rocha), a vantagem da espuma o preo baixo e maior facilidade de aquisio.

Num artigo meu sobre tratamento acstico para estdios (no antigo site da Audio List) h um projeto de trap de canto muito bom, que transcrevo abaixo:

Barato, feito apenas em compensado, MDF ou qualquer outro tipo de madeira com 6 ou 10 mm e l mineral (vidro ou rocha) com densidade entre 40 (vidro) e 60 kg/m3 (rocha) e 50 mm de espessura.

Construo: As dimenses so aproximadas, vo depender da forma como as peas sero montadas e principalmente da marca da l. O padro 60 x 120 cm, mas pode variar um pouco, de acordo com o fabricante. melhor comprar a l primeiro, depois medir e cortar a maderia.

Dentro da caixa vai uma pea de l mineral (manta flexvel) com 60 x 120 ou 80 x 120 (essa largura de 80 cm mais frequente em l de rocha) dobrada em "L" e colada com vedante de silicone. Pode usar duas peas de placa resinada, se preferir.

Como painel frontal, fechando o conjunto, uma placa rgida (resinada) do mesmo material, tambem com 50 mm de espessura. Existem j revestidas com tecido ou filme de PVC numa das faces, para melhor acabamento.

Notem que essa placa entra apertada, e provavelmente ser preciso aparar as bordas para um perfeito encaixe. assim que deve ser, e ainda precisa ser colada caixa com silicone, evitando vazamentos de ar que podem afetar a eficincia do absorvedor.

Instalao: Devem ser postos nos cantos das salas, dois mdulos em cada, superpostos (altura total de 2,44 m). Um total de oito deles, ento, bastariam para uma sala de tamanho pequeno ou mdio, mesmo com grandes problemas nas baixas frequncias. Para salas maiores, pode ser necessrio dispor mais alguns no teto (no ngulo com a parede do fundo, pelo menos). Os cantos so os pontos onde se concentram a maior parte das ondas sonoras de baixa frequencia, e a que devemos agir para control-las. Os traps podem ser parafusados diretamente na parede ou simplesmente encostados, de preferncia apoiados no cho. Apesar da semelhana, no se equivalem a certos bass traps de espuma fabricados no exterior. Esses mdulos em l e madeira so bem mais eficientes e baratos.

Efeito: O efeito de um bom bass trap fantstico, a sala parece crescer. O som fica muito mais limpo e claro. Serve perfeitamente para salas de gravao, ensaio, auditrios, home theater, etc. Para salas de mixagem e masterizao (tcnica), devido a algumas particularidades destas, seria necessrio um trap mais largo e profundo. Na impossibilidade (seria pouco prtico), devemos usar um maior nmero deles.

Dois traps empilhados (ou um grande, fechando do cho ao teto) absorvem excepcionalmente bem entre 80 e 100 Hz. Abaixo dessa frequencia, a eficincia tambem alta (at cerca de uma oitava abaixo), mas muito dificil de avaliar.

Em traps grandes como esse (do cho ao teto), o efeito da l no fundo da estrutura (pea em "L") menor e pode ser at retirada, sem grandes prejuzos. Melhor ainda, em traps grandes na tcnica, seria ento usar esse l colada na outra (e no no fundo), de forma a aumentar a espessura total do material, que ficaria em 10 cm.

Material: Para o painel frontal, use uma placa rgida (resinada) com revestimento em tecido ou vu de vidro, da linha de construo civil (mais barata). Os produtos da linha arquitetnica (decorativos), so mais caros e geralmente mais finos (entre 15 e 25 mm de espessura). Para us-los (no recomendo), preciso acrescentar outra camada de l (pode ser manta flexvel) por dentro, colada a ela, completando os 50 mm. Mas leve em conta uma coisa: o filme de PVC que costuma revistir esse material (decorativo) reflete os agudos, e parte da eficincia do absorvedor perdida. Placas revestidas em papel Kraft ou aluminizado no servem. A l do fundo pode ser do mesmo tipo (placa rgida) ou manta flexvel de mesma densidade ou menor. Essa l extra mais necessria quando voc tem poucos cantos livres em seu estdio e no pode usar muitos traps. Tendo espao de sobra, pode-se dispensar a l no fundo, permanecendo apenas a da frente.

No encontrando esses produtos, ou desejando maior absoro tambm nas altas frequncias, pode usar placas simples sem revestimento (espessura e densidades iguais), tipo Wallfelt WF44, PSI-40, PSI-60 (Isover), PSE-64 (Rockfibras) ou PRR40 (Devidro). Outros produtos semelhantes serviro.

Faa um quadro em madeira com tecido ortofnico leve na cor preferida e ponha sobre o painel, como numa caixa de som. A manta interna (colada no fundo, ou mesmo solta), deve ser do tipo sem revestimento, ou com papel kraft (voltado para o fundo).

Apesar de ser chamado "bass trap" (armadilha de graves), ele absorve uma relativamente ampla gama de frequncias.

Edu

Silva

Nova srie de mensagens

De: 25/06/02 Assunto: Vou

"Gustavo [Audio montar uns

Pedrazza" List] traps Basstrap como

<z2wnetrj.com.br> 18:12 triangular. no artigo:

Eu vou usar 2 basstraps, um acima do outro. S que 1 deles, eu vou ter que fazer um pouco menor. (Problemas com o p direito)

1) melhor eu usar altura da sala como referencia e tentar fazer 2 iguais? Ou fao conforme o projeto e modifico somente o segundo?

2) SE for melhor modificar somente o segundo, existe diferena em colocar o menor por cima ou por baixo do maior? (partindo de acustica, tudo possvel hehe)

3) como quebrei meu rodap, penso que devo deixar o basstrap com alguns milimetros de afastamento do cho, para evitar que o basstrap conduza as vibraoes mecanicamente para as paredes. Gustavo to ficando neurtico ou isso mesmo?

De: 26/06/02 13:51

Edu

Silva

<bahi0387terra.com.br>

Gustavo Pedrazza escreveu:

1) melhor eu usar altura da sala como referencia e tentar fazer 2 iguais?

O tamanho no critico, escolhi esse devido ao tamanho das placas de l. Pode fazer iguais ou um de cada tamanho, tanto faz. Talvez at fique melhor de tamanhos diferentes, pois pode existir uma leve tendencia a criao de ondas estacionrias entre o topo e base de cada um (internamente), e sendo de tamanhos diferentes, ressoaro em frequencias diferentes, amenizando o problema. O disposio deles no influi, mas para melhor esttica, o maior deve ficar embaixo. Mas lembre que voce deve colocar nos quatro cantos, ao menos um trap em cada (ou na pior das hipoteses, nos cantos atras dos monitores).
Citao:

penso que devo deixar o basstrap com alguns milimetros de afastamento do cho, para evitar que o basstrap conduza as vibraoes...

bass

trap

pode

ficar

encostado

na

parede,

sem

problemas.

Edu Silva

De: 26/06/02 Na gravao,

"Gustavo

Pedrazza"

<z2wnetrj.com.br> 14:45

eu

posso

colocar

em

dois

cantos.

Olhando pro aquario, os dois cantos que me sobram so o canto esquerdo da frente e o canto direito traseiro. Ou seja, eles ficariam "um de frente pro outro", na diagonal. Os outros dois cantos, so as portas.

Inclusive, eu tava pensando em colocar somente no canto direito traseiro, por 2 motivos: O canto esquerdo da frente tem a saida de um duto do ar. Ou seja, o basstrap teria que acabar antes de comear a "boca" do duto. A sala no grande. Ficou menor ainda depois das adptaoes feitas na planilha do schultz, neumann e chucrute: 2.75 largura, 3.15 comprimento e 2.20 altura

Na tecnica, ta calmo. Da pra por 2 basstraps nos cantos em frente aos monitores, ladeando o painel difusor que eu vou fazer pra cobrir um janelo. Vai sobrar espao (pouco) pra colocar absorvedor por trs dos monitores. Qual seria o ideal? De faixa ampla? Qual seria a relao dos absorvedores que iriam por trs dos monitores e os que vo no espelho dos monitores (pontos Gustavo Pedrazza de reflexo)

De: 27/06/02 TRAPalhado Gustavo,


Citao:

Edu

Silva

<bahi0387terra.com.br> 11:57

Na gravao, eu s posso colocar em dois cantos

OK, l no h necessidade em manter a simetria, apenas na tcnica. Mas talvez apenas dois cantos "basstrapeados" no seja suficiente. Se precisar, pode usar no teto tambm, de preferncis proximos bateria.
Citao:

o basstrap teria que acabar antes de comear a "boca" do duto.

No tem problema, pode at fazer um trap s, bem comprido, at chegar perto do duto. Funciona um pouco melhor que dois menores empilhados. Um trap nessa posio ajuda inclusive a amortecer as ondas de baixa frequencia sempre existente um dutos de ar, devido ao efeito de tubo ressonante.

Edu Silva

De: 17/07/02 Assunto: Fala

"Gustavo [Audio

Pedrazza" List] Basstraps

<z2wnetrj.com.br> 15:17 prontos lista.

Os basstraps esto prontos. Falta fazer mais alguns. Da uma trabalheira danada fazer essas crianas hehe

Comprei a la de vidro da isover revestida com veu de vidro por fora. Por fora, de acabamento, coloquei um tecido ortofonico bem esticado, para evitar que curiosos apertem, empurrem, chutem a placa de l que est "tampando" a caixa. Alem disso, o vu de vidro preto... um ortofonico com uma corzinha mais moderna fica mais bacana.

Por fora da caixa, fiz uma moldura com aquela ripas finas de acabamento abauladas

Aviso aos amigos que existe a mesma la de vidro da linha "isomaking parede" s que para o ramo de ar condiconado. BEM mais em conta que a isomaking parede. Mesma manta, mesmo tamanho, mesma densidade (usei densidade 60kg/m3 com 50 mm), mesmo revestimento... mesmo tudo, menos o preo. Inclusive ela mais barata que a propria la sem o revestimento de vu.

Valor gasto por cada basstrap: uns 40 reais. BEM mais em conta do que os 250 dolares pedidos Quanto por uma dessas aos representaoes que vendem basstraps prontos. resultados:

EXCELENTES

Coloquei apenas 2 basstraps na sala de ensaio. A sala ja deu uma desempastelada boa. Inclusive, diminui bem o vazamento de graves que eu tinha pra rua. Vazava muito pouco... agora t vazando menos. Acho que com mais 2 no outro canto que me resta, zero o vazamento de grave.

Faltam ainda 2 basstraps. Sobraram 2 placas rigidas de densidade 60 kg/m3 com 50 mm do revestimento externo. Tem problema usar essas 2 placas que sobraram, pra revestir por dentro? abos G.Pedrazza (uma navalha faria o corte em L) !

De: 31/07/02

Edu

Silva

<bahi0387terra.com.br> 17:48

Sem problema. Recomendei a manta flexivel por dentro por ser mais barata e malevel, mas pode usar qualquer uma, inclusive de densidade menor. Mesmo sem ela o trap funciona, embora Edu no to bem. Silva

Nova srie de mensagens

De: Data: Assunto: [Audio 21/07/03 List]

dparedes.IPLANpcrj.rj.gov.br 12:19 Bass Trap

Tirei algumas fotos da construo de meus traps. Tive que mexer na altura para acomodar a l sem 00 Bass folgas. Trap_Compensado

Para as medidas acima, foram consideradas, 43cm, 6cm, 60cm, como medidas externas. Com isso, foi reduzida a medida de 1,22m para 1,20m. Assim a l pode entrar justa no conjunto.

01

Bass

Trap_Peas

Importante aqui o corte da pea maior que deve ser em ngulo de 45 para o encaixe. A dica fazer na prpria madeireira. No to fcil sem ferramentas adequadas.

02

Bass

Trap_Montagem

01

As placas foram coladas e pregadas. O cuidado na escolha dos pregos. Como a placa muito fina (10mm), o dimetro e o comprimento dos pregos podem danificar o compensado.

03

Bass

Trap_Montagem

02

Estrutura inicial pronta e sem l. O interior foi vedado com silicone em todas as juntas.

04

Bass

Trap_Montagem

03

Colocao da l interna. Optei em usar duas camadas de 25mm (total de 50mm) para facilitar na hora de dobr-las.

05

Bass

Trap_Montagem

04

Fechamento. No encontrei a l revestida. Foi usado silicone em toda a volta para cologem e vedao.

06

Bass

Trap_Final

01

Como acabamento, foram aplicadas 3 demos de verniz no tom nogueira diretamente no compensado.

07

Bass

Trap_Final

02

Coloquei borracha eva marrom nas parte de cima e de baixo, tecido ortofnico na frente e ripas 10x10 na moldura. Detalhe, para esconder bem a l, usei o tecido dobrado.

David

Paredes

(RJ)

Nova srie de mensagens

De: 05/11/02 Assunto: Re: [Audio

"Skreemer" ter List] Bass Trap -

<skreemergmx.net> 13:08 Material Alternativo

O que aconteceria se dentro do bass trap eu colocasse mantas com mais de 50 mm de espessura? Falando com o representante da rockfibras aqui no sul ele disse que a absoro de graves maior nas mantas com maior espessura.

Na minha sala terei que colocar 6 bass traps ao invs de 8, pois obstruiria a entrada se no fosse Nei assim.

De: 07:39 Algumas

Edu regrinhas bsicas

Silva para o

<bahi0387terra.com.br> clculo dos traps:

* Em ambientes mais reverberantes (estudios com acustica viva), a profundidade (l + ar) deve estar em torno de 5% do comprimento de onda da frequencia mais baixa que voce quer absorver (a eficincia estar em torno de 80%). A espessura da l deve ser cerca de 1% do comp da onda. * Em salas mais mortas (tecnica), o som direto dos monitores preponderante (ou seja, voce ouve muito mais a eles que s reflexoes e ressonncias da sala), o que torna os traps menos eficientes. Para compensar, dobre os valores acima para 10 e 2%. Mais que isso no dar grandes resultados. Seria preciso um grande aumento nas dimenses do trap para que se obtenha uma pequena melhora na absoro. Veja que as medidas indicadas no artigo so bastante satisfatrias em salas de gravao, ensaio, auditrios e residncias. Na tcnica, entretanto, precisariam ser maiores. O problema que isso traria problemas de ordem pratica, inclusive tomando muito espao (e sabemos que home estudios no o tem de sobra). Uma soluo alternativa seria aumentar a quantidade, e usar onde for possvel (aumentando a quantidade), inclusive no alto, na unio entre parede e teto. Dois traps empilhados (ou um fechando do cho ao teto) absorvem excepcionalmente bem entre 80 e 100 Hz. Abaixo dessa frequencia, a eficincia tambem alta (at cerca de uma oitava abaixo), mas muito dificil de avaliar. Em traps grandes como esse, o efeito da l no fundo da estrutura (pea em "V") menor pode ser at retirada, sem grandes prejuzos. Uma boa idia (para traps na tcnica) seria ento usar esse l colada na outra (e no no fundo), de forma a aumentar a espessura total do material, que ficaria em 10cm. _____________________ | XXXX | XXXX | XXXX <--- espessura: 100mm | XXXX | XXXX |XXX |X | | | Para isso, no use o tipo com papel numa face, ou se no encontrar outra, pode tirar o papel com cuidado. A densidade, ento, dever estar entre 45 e 60 kg/m3, como o painel frontal.

Trocando em miudos: as medidas por mim estabelecidas so as melhores possveis do ponto de vista prtico, levando-se em conta a eficincia x praticidade (custo, tamanho, etc). Edu Silva

Nova srie de mensagens

De: Data: Assunto: Ol, [Audio este List] meu 11/11/03 Pergunta sobre Bass contato

imilazzoterra.com.br 18:09 Trap com Triangular vocs.

primeiro

Estou acompanhando as discusses sobre tratamento acstico para estdios e estou interessado em fazer um Bass Trap Triangular para meu Home-Theater. Gostaria de saber se possvel "sintonizar" o este Bass Trap para a onda estacionria na minha sala:

Minha sala mede 3,67 (L) x 5,05 (C) x 2,67 (A), fiz os clculos e tenho uma estacionria em 34, 47 e 65hz (se eu entendi o clculo para ondas estacionrias) !!

D pra fazer o Bass Trap para trabalhar pelo menos com uma dessas medidas? Obrigado, Ivan Milazzotti

Edu 13/11/03 15:02


Citao:

Silva

bahi0387terra.com.br

Gostaria de saber se possvel "sintonizar" o este Bass Trap

Nesse caso no, e nem desejvel. O trap triangular funciona muito bem em torno de 80 a 100 Hz, cobre uma boa rea acima disso e at alguma coisa abaixo. Com a frente descoberta (l aparente) ou revestida de tecido leve, espuma fina ou outro material absorvente, o trap tambem absorve um pouco de mdias e altas. Isso faz dele um absorvedor bastante verstil, bem mais que uma simples "armadilha de graves".
Citao:

Minha sala mede 3,67(L) x 5,05(C) x 2,67(A), fiz os clculos e tenho uma estacionria em 34, 47 e 65hz (se eu entendi o clculo para ondas estacionrias)

Certo. Para uma sala retangular, o comprimento de onda da frequencia de ressonncia mais baixa equivale ao dobro da distncia entre paredes opostas. Ou seja, voce tem um modo de ressonncia em 34 Hz no comprimento (5,05 m), 47 Hz na largura e 65 Hz na altura.
Citao:

D pra fazer o Bass Trap para trabalhar pelo menos com uma dessas medidas ?!

O tratamento "cirrgico" de frequncias, geralmente feito com ressoadores de Helmoltz nem sempre d bons resultados. Se no for feito com a devida preciso, pode criar mais problemas. Prefira a absoro numa faixa mais extensa, como a que o trap triangular lhe oferece: lembre que voce no ter modos de ressonncia (estacionrias) naquelas frequncias, mas em seus harmnicos Edu tambem (2f, 3f, etc). Silva

Nova srie de mensagens

De: 20/11/02 Assunto: Estou

Cristiano [Audio alguns Bass

Cordeiro qua List] Traps e ganhei

<cristianocordeirobryahoo.com.br> 01:17 Bass algumas placas do PSL 32 Traps 2".

construindo

Poderiam ser usadas tanto na parte interna (substituindo a manta flexivel) quanto na parte externa (placa rigida), colocando tecido ortofonico como revestimento? As frequencias a serem absorvidas mudariam pelas placas terem densidade menor do que a recomendada?

De: 08:07
Citao:

Edu

Silva

<bahi0387terra.com.br>

Poderiam ser usadas tanto na parte interna (substituindo a manta

flexivel) quanto na parte externa (placa rigida),

So placas de menor densidade que a recomendada (32 kg/m3 contra 45 kg/m3).


Citao:

As frequencias a serem absorvidas mudariam pelas placas terem densidade menor do que a recomendada?

O que mudaria no a faixa util, mas a eficincia. Com material de menor densidade, o trap perde em capacidade de absoro. Voce precisaria de mais unidades para o mesmo efeito. Mas pode usar essas placas por dentro, e comprar outras mais densas para o painel frontal. Edu Silva

De: 12/01/03 Assunto: estou com

"Paulo [Audio uma dvida

Tobo" dom List] a respeito Bass dos

<ptoboterra.com.br> 23:23 Traps-duvida Bass Traps.

1) De que forma esses absorvedores iro modificar o som dentro de um quartinho de ensaio? Me refiro a sensao de quem est dentro tocando, ou ouvindo o som de ensaio ou gravao. Se absorver o grave do baixo por exemplo, fico com medo de que o baixista de minha banda resolva tocar com volume mais alto ainda...

2) Eles ajudam tambm para um isolamento acstico? Os sons graves (bateria e baixo) so ondas que mais pode se ouvir do lado de fora do quarto.

De: ter 22:33


Citao:

Edu

Silva

<bahi0387terra.com.br>

1) De que forma esses absorvedores iro modificar o som...

O som melhora muito, pois aquelas frequencias que mais "embolam" so atenuadas. A inteligibilidade aumenta, ou seja, voce entende mais o que ouve. Os graves parecem mais secos e articulados.
Citao:

Se absorver o grave do baixo por exemplo, fico com medo...

No se preocupe, nao vai perder graves no baixo. Pelo contrrio, como o som na sala ser mais seco, o baixista poder se ouvir melhor, mesmo com volume reduzido. O trap no absorve o som direto (emitido pelo instrumento ou caixas), mas apenas o refletido nas peredes, teto e cho e que podem gerar ondas estacionrias.
Citao:

2) Eles ajudam tambm para um isolamento acstico?

No diretamente. Isolamento uma coisa, absoro outra. Mas de certa forma ajuda, pois com um som mais definido graas aos traps, a banda pode tocar mais leve, incomodando menos Edu Silva os vizinhos.

De: ter

"Gustavo

Pedrazza"

<z2wnt.com.br> 22:52

Eu tenho 2 basstraps instalados. Quanto questo de acabar ou no com os graves do baixista, isso ai que o Edu disse: O grave fica limpo, claro, sem aquela embolao. Como abos G.Pedrazza consequencia, melhor definio. O bumbo vem limpinho.

De: 13:34

"Ricardo/Hi-Tec"

<hitecaudiohitecaudio.com.br>

Ol Edu, como disse em outra mensagem j utilizei os Traps retangulares com face de madeira (o primeiro dos tres do site), foi utilizado dois em um estudio de ensaio atras da beteria no canto, pelo fato do bass trap refletir as medias altas tivemos que alternar com absoro nelas alm de outras coisas, dai ficou melhor. A sala ficou legal, no ficou sem grave mas sim com menos a ressonancia (ou sustain), um grave seco (suficiente).

No momento estou trabalhando em um projeto para tentar "salvar" um estudio, a tcnica foi totalmente desprezada e agora esto com serios problemas acusticos... Paralelismo, cantos, propores e acabamento tudo de qualquer jeito!

Comecei a fazer uns testes com bass traps de canto com algumas alteraes, no fiz o fundo de madeira, fiz um quadro pra ser colocado direto no canto (nas paredes, bem reforado) e a manta sera colocada direto neste quadro alm disso vou colocar manta de 64 Kg por 100 mm de espessura (PSE64). No teste, ainda meio improvisado, notei tima eficiencia (a sala tem picos em 40 Hz, 90 Hz e ai vai...) com apenas um canto (atras do monitor), mas ainda cedo para prever o resultado final. Mas, estou otimista. No teste no usei manta no fundo (parede) apenas um feltro (algodo) de 10 mm, e pela espessura da manta do painel penso em deixar assim, sem manta. Penso em colocar tecido para acabamento na face. Vo ser necessarios difusores tambm.

No momento est tudo parado, pois os propriOtrios esto tentando outras "receitas". Ricardo Hi-Tec audio Pires service

Nova srie de mensagens

De: 04/01/03 Assunto:

"Marcos [Audio

Pascoli List]

Moreira" Dvida sobre

<mpascoliterra.com.br> 15:26 bass traps...

Tenho uma sala de 3,80 por 3,30. Se eu utilizar bass traps com um painel de 63 cm, como indicado no artigo, terei muita perda de espao. Posso utilizar bass traps com medidas inferiores? Existe algum clculo para identificar esses tamanhos? Estava pensando em usar painis de 30 cm. Essa medida surtiria resultado na minha sala?

De: 06/01/03 Ol Marcos,

"Ricardo/Hi-Tec"

<hitecaudiohitecaudio.com.br> 12:05

parece

que

seu

problema

grave...

Ja utilizei Bass Traps do tipo indicado pelo artigo do Edu e tive bons resultados, um ex-cliente meu muito esperto viu gostou do resultado e fiquei sabendo, que ele fez outros menores achando que era a mesma coisa me parece que no deu muito certo (no ouvi a sala, mas me contaram). Tem tambm o trap cilindrico enrolado (+- 50 cm de diametro) que pode ser alterado de lugar de acordo com a necessidade, sendo o canto sempre o melhor lugar para ele.

Mas lembre-se, a grosso modo, reduzindo um Bass Trap cai sua eficiencia e sobe a frequencia que atua e a partir de certo ponto j no atuam mais nos graves podendo atuar nas medias altas, porm dependendo principalmente de sua superficie (face) ou somente como difusor. E o teto? J pensou em colocar os traps no teto? Ou melhor, nos cantos parede/teto? Ricardo Hi-Tec audio service Pires

De: 05/01/03 10:40

Edu

Silva

<bahi0387terra.com.br>

Marcos Pascoli Moreira escreveu:

Tenho uma sala de 3,80 por 3,30. Se eu utilizar bass traps com um painel de 63 cm, como indicado no artigo, terei muita perda de espao.

No precisa montar nas paredes, pode usar nos cantos entre parede e teto. Funciona to bem quanto.
Citao:

Posso utilizar bass traps com medidas inferiores?

Traps menores teriam desempenho inferior, seria desperdcio. No necessrio calcular (como voce saberia o que levar em conta nos clculos?) mas algumas informaes a respeito j foram dadas por mim antes.

Para salas pequenas, recomendo o uso de traps nos cantos superiores (encontro das paredes com Edu o teto), o resultado bom, desde que siga as dimenses recomendadas. Silva

Nova srie de mensagens

De: Data: Assunto: Ol, Ter Densidade 31

Eugenio Out da l 06 de

Arsen 12:58 vidro pessoal!

Sobre os tipos de traps, o Edu indica painis de l de vidro de 50 mm e densidade 40 kg/m. Gostaria de saber se ele pode ser substitudo por um de 25mm e densidade de 80 kg/m. Foi o painel mais barato que encontrei, mas no sei se ele manteria as propriedades do projeto. Caso no seja adequado, usarei o de 50 mm mesmo.

Eugenio Arsen

De: Data: Qua 01

Edu Nov 06

Silva 14:01

Uma placa de l com metade da espessura e o dobro da densidade da outra, so duas coisas diferentes!

Se quiser a de 25 mm, ter de usar duas camadas sobrepostas, somando 50 mm. Mas no use de to alta densidade (80 kg/m3), ou o desempenho cair. L com densidade entre 30 e 40 kg/m3 d os melhores resultados. Dica: se puder usar as duas densidades (uma camada de 30 Edu e uma de 40 kg/m3), o desempenho ser um pouco melhor. Silva

Nova srie de mensagens

De: Data: Assunto: Ol Qua

Roberto 22 Tecido Nov

luiz 06 Bass

junior 07:34 Trap Edu,

Acabei de fazer o meu bass trap e ontem fui comprar o tecido que eu tinha escolhido por ser prximo a cor da parede de fundo da minha sala. Porm, por ser um tecido de "voil", ele muito fino com a trama bem aberta, deixa passar toda a viso da placa de l. Gostaria de saber se posso usar um tecido mais grosso com a trama mais fechada, ou isso prejudica a absorco por parte do Trap?

Usando um tecido de trama mais fechada eu estaria provocando reflexo ao invs de absorco? Corro esse risco?

Estou doido para terminar e poder usar os traps, mas dependo finalizaco dos mesmos e s falta Um Roberto grande e o forte abraco e tecido. Obrigado!

De: Qua Oi 22

Edu Nov 06

Silva 12:39

Se a trama for fechada, os graves sero pouco afetados, mas lembre que esses traps atuam em toda a faixa de udio. Tecidos comuns refletem as frequncias mdias e altas, e o desempenho do trap ser desequilibrado.

Pode usar duas camadas de voil para cortinas, deve ocultar bem a l. Mas evite mais de duas camadas, pode refletir muito. Outra soluo um tecido chamado juta, feito de fibras vegetais. Pode ser encontrado com trama mais fina ou mais grossa, e utilizado em artesanato, sacaria, etc. Este tecido tem trama aberta, o som passa fcil atravs dele:

Um pequeno problema seu cheiro forte, quando nova. Convm, aps comprar, deixar ao ar livre (numa varanda, por exemplo) por uns dias, at desaparecer. Cuidado com a chuva! Existem outros tecidos que tambm podem ser utilizados, inclusive o tecido ortofnico utlizado em caixas acsticas, embora seja caro. Procure em lojas de artesanato, vai encontrar todo tipo de tela, como essas:

http://www.telanipo.com.br/tecidos.htm

Edu

Silva

Nova srie de mensagens

De: 09/03/03 Assunto: Estou com

Villard [Audio uma List] dvida

Produes Polidifusor sobre o

Artsticas e Absorvedor de

<sergiovillardig.com.br> 16:50 de Faixa do Ampla artigo

"absorvedor

faixa

ampla"

Gostaria de uma opinio na opo de mudana do projeto. Veja se possvel ser feito como no desenho abaixo, pois acho que daria melhor acabamento.

Ass: Sergio Villard

De:

Edu

Silva

<bahi0387terra.com.br>

11/03/03

12:54

Tanto faz! O importante que o conjunto seja bem vedado com silicone, que tambem serve para colar as placas de l entre si. Para cortar as placas, voce pode usar uma faca afiada (grande, com cabo anatmico).

Para o acabamento (se no encontrar l revestida), voce pode usar um tecido ortofnico ou outro leve, de trama aberta (voil, juta, etc). Tecido sinttico e brilhante tendera a refletir parte das altas frequencias. Faa um quadro como aquelas telas de caixas residenciais e cubra o absorvedor. Na verdade, montado assim, o desempenho semelhante ao trap triangular tradicional, com madeira. Mas lembre que dessa forma como pretende fazer, existe a vantagem da simplicidade e custo menor, mas ser difcil retirar do local caso precise se mudar. E como home studios no custumam ser definitivos...

Ah, e para quem no conhece, este o tal absorvedor de faixa ampla:

feito de duas camadas de diferentes materiais - uma de 25 mm de l de rocha, outra de 150 mm de l de vidro (3 placas de 50 mm superpostas), resinadas e de mdia-alta densidade (em torno de 45 kg/m3 para a l de vidro e 60 kg/m3 para a l de rocha). Cada mdulo tem 60 x 120 cm de lado, dimenses padro das placas (alguns fabricantes tm formatos ligeiramente maiores). Existem placas de l revestidas de tecido ou filme plstico que podem ser usadas na face aparente Edu (voltada para o estdio), para melhor aspecto visual. Silva

Nova srie de mensagens

De: Data: Assunto: Qua 28 Densidade Jan da 09

Hirocaster 13:46 l

Consegui a l de vidro, s que imaginei que fosse mais rigido. Achei flexivel demais pra manusear, assim mesmo? Ou comprei errado? Pedi Painel PSI 40/50 mm 1200x600 mm... Enviei um email para o vendedor e ele disse que mais rigido, so se for mais denso. PSI 60. isso Obrigado! mesmo?

De: Data: Qua 28

Edu Jan 09

Silva 14:24

Exitem placas rgidas e semi-rgidas, de acordo com a densidade. Mas mesmo as rgidas no so duras como uma tbua, como talvez esteja pensando. So suficientemene firmes para ficar em p sem apoio, mas "moles" o bastante para poderem ser deformadas com as mos, se necessrio:

No necessrio que o painel seja mais denso que isso (PSI 40), s ter o cuidado de no o deformar por ocasio da montagem do trap. Os painis ficam em p sozinhos:

Ao instalar, pimeiro cole as placas na parede (duas de 1,20 m) com silicone ou algum adesivo para construo civil, e jogue os flocos no vo pela abertura superior (as placas s chegam at 2,40 m de altura). Depois complete com um pedao de placa at chegar em cima. importante lembrar que no pode haver "vazamentos" de ar de dentro para fora do trap, a cola deve vedar todas as unies, sem deixar frestas.

A moldura com tecido vai por ltimo, como acabamento. Os detalhes vo depender de cada um, faa como preferir. O importante a teoria de funcionamento do bass trap, que deve ser respeitada. Edu Silva

Nova srie de mensagens

De: Data: Assunto: Qual Qui a influncia 31

Balthazar Mai l colocada em 07 "L" no da

Zenker 09:35 Bass Tr

Gostaria de saber at que ponto essa l colada em "L" no Bass trap tem influncia sobre a eficincia do mesmo.

Outra coisa: tenho muitas sobras de flocos de l, eu poderia colocar essas sobras ao invs da l P.S: Abraos Balthazar Zenker inteira em os "L", preenchendo traps a cavidade do formada cho pela l ao da frente? teto!

so

De:

Edu

Silva

Data: Oi

Sex

01

Jun

07

09:30

A l (ou qualquer material absorvente) dentro do trap melhora sua eficincia, mas no absolutamente necessria. Em salas com muitos traps no faz grande diferena, mas quando se usa poucos, ajuda mais.

Como j disse, o material l dentro no precisa o mesmo do painel frontal. Voc pode usar l em flocos ou qualquer tipo de fibra mineral, vegetal ou sinttica com propriedades "acsticas" (absorvente). Um exemplo de bass trap com material "alternativo" o trap de espuma de poliuretano de clulas abertas (flexvel) de alta densidade (ortopdica), que no tem espao vazio:

Como o material e menos eficiente em termos de absoro acstica, precisa ser "macio" como mostrado. Mas uma alternativa mais acessvel, pois nem todos podem comprar l de vidro em sua cidade, enquanto essa espuma facilmente encontrada em lojas de colches e estofamentos. Nesse exemplo (vista em corte), so seis camadas de espuma ortopdica com 50 mm de espessura cada, coladas uma na outra. A maior tem 60 cm de largura, e comprimento suficiente para ir do teto ao cho. A segunda tem cerca de 45 cm, e da em diante, acompanhando as paredes. Se preferir, pode cortar os lados da primeira placa (a maior) em ngulo de 45, para melhor acabamento. Neste caso, ter de eliminar a segunda placa, mantendo as quatro menores, ou o conjunto no se encaixar direito no canto.

Passe cola (das boas, para construo civil ou mesmo de silicone) nos pontos de contato entre a primeira camada e as paredes, teto e cho, para fizar o conjunto. Pode fazer com espuma mais fina tambm, mas ter de usar mais camadas - o importante que a espuma preencha totalmente o espao no canto.

Ou pode cortar diversos quadrados e dividir ao meio em tringulos-retngulos. V encaixando os tringulos no canto, um sobre o outro, at chegar ao teto.

Numa sala com p direito de 2.4 m e usando espuma de 5 cm, precisar de 48 tringulos (24 quadrados cortado ao meio) para chegar l. Em geral, esses colchonetes medem 90 cm de largura, assim os quadrados podero ter 45 cm de lado para aproveitar bem o material. A hipotenusa de cada tringulo cortado medir entre 63 e 64 cm. Se a espuma tiver 80 cm de largura, tudo bem, faa quadrados de 40 x 40 cm.

Como acabamento, uma tela de tecido leve (de preferncia ortofnico) montada num quadro como numa caixa de som, o bastante. O tringulo de madeira que mostrado na foto, tem como funo suportar essa tela. Devem ser usados pelo mrnos quatro.

Edu

Silva

Nova srie de mensagens

De: 08/11/02 Assunto: alo

"AmanaJAZZ [audio lista...

Amanajas" list] uma

<amanajazzhotmail.com> 22:09 bass traps pergunta:

eu posso; ao invs de usar 4 bass traps triangulares desses do edu, um em cada canto, fazer um bass trap grande que vai de uma parede 'a outra com distncia de 30 cm da parede? (dimenses da sala 4,0 x 3,4) sendo que esse bass trap iria na menor dimenso. mais ou menos assim: ------------| | | | | | | | | | | | |_____________| | bass trap | ------------seria trocar 6 por meia dzia? seria melhor? pior?

inclusive poderia faz-lo com uns 38 cm (de distncia da parede) no lado esquerdo e uns 30 no lado esquerdo, usando como difusor tambm. a eu usaria na frente madeira (talvez compensado de 1,5 cm, mais ou menos) e colado 'a madeira, manta de l mineral de 5 mm (alta densidade)

De: 09/11/02

Edu

Silva

<bahi0387terra.com.br> 19:02

Ol, caro Amanajazz e lista


AmanaJAZZ Amanajas escreveu:

...fazer um bass trap grande que vai de uma parede 'a outra...

Como j foi dito, os cantos da sala so os locais onde se concentram as baixas frequencias. E neles em que os traps devem estar localizados, para maior eficincia.

E se a l ficar exposta (ou revestida em tecido, como sugerido no meu projeto), voc teria absoro em ampla faixa, e no apenas nas baixas frequencias. O nome "bass trap" significa "armadilha de graves". Entende-se, ento que deve absorver os graves, em especial, justamente a faixa mais problemtica na maioria dos ambientes.
Citao:

inclusive poderia faz-lo com uns 38cm (de distncia da parede) no lado esquerdo e uns 30 no lado esquerdo, usando como difusor tambm.

No seria um difusor. Uma parede num ngulo diferente de 90 em relao s outras, age apenas deslocando a distribuio modal (concentrao das ressonncias) da sala, no difunde nada. Um difusor age espalhando as ondas sonoras que incidem nele, como na figura ao lado. A tal parede apenas as refletiria numa unica direo, se feita de material rigido. Se feita apenas com placas de l, nem refletiria nada, as ondas incidentes simplesmente a atravessariam...

Citao:

a eu usaria na frente madeira (talvez compensado de 1,5cm, mais ou menos) e colado 'a madeira, manta de l mineral de 5mm(alta densidade)

O efeito de absoro ento seria praticamente inexistente. O peso do compensado deslocaria a atuao para frequencias muito baixas, e a eficincia cairia bastante. Voce perderia seu tempo e dinheiro.

Faa como recomendado e o resultado ser garantido, afinal esses absorvedores foram feitos com base em muito estudo e seu funcionamento, comprovado. "Chutes" no daro resultados aceitveis, salvo por um golpe de sorte. (o acabamento e parte esttica ficam a critrio de cada um, claro)

por isso que nem costumo dar as frmulas para clculo de absorvedores, pois alem de no serem precisas (os resultados variam muito de acordo com as diferenas na qualidade do material e tecnicas de construo), podem incentivar novos "projetos" que nem sempre daro certo...

abraos, Edu Silva

Nova srie de mensagens

De: Data: Assunto: [Audio

"vanuttistudio" 05/02/03 List] armadilha

<vanuttistudiohotmail.com> qua de 00:55 graves

Fiquei muito feliz quando encontrei esta pagina ensinando como fazer armadilhas para graves pois tenho uns probleminhas no meu studio e estou fazendo o bass trap cilindro .

gostaria de saber um coisa que fiquei em duvida quando eu enrrolar a la de vidro devo tiar o plastico ou pode ficar? fico no aguardo e desde j parabens pela pagina j enviei para todos os meus um www.vanutti.cjb.net amigos de abraco studio aqui : em recife-Pe Vanutti

De: qua

Edu

Silva

<bahi0387terra.com.br> 12:12

Deixe o plstico. A grande vantagem est a: alm de facilitar seu trabalho, evitando coceiras, o trap assim serve como difusor de altas frequencias. Sua superfcie cilndrica dispersa por toda a sala, parte do som que a atinge, sem perder eficincia na absoro de graves, sua principal Edu funo. Silva

Nova srie de mensagens

De: Data: Assunto: Oi, Sb Bass 13 traps

Edu Mai de canto 06 -

Silva 16:10 variaes povo

Muita gente tem feito esses traps mostrados aqui na Audio List, com sucesso. Funcionam mesmo, mas existem outras formas de montagem (sempre com material absorvente no cantos da sala), e vou mostrar umas aqui. Por exemplo, essa:

Em vez montar as placas rgidas de l em ngulo de 45, como de costume, elas aqui esto em ngulo de 90. Funciona da mesma forma.

Uma estrutura em madeira leve deve ser construda para acomodar o material absorvedor, como nesta foto:

Na parte inferior (em cinza), deve-se usar placas rgidas, para sustentar o restante do material. As dimenses no so crticas, e para maior aproveitamento do material, podemos cortar uma placa de 60 cm de largura no meio (no sentido do comprimento) para montar o trap sugerido na primeira foto, que ento teria 30 cm de lado. Na segunda foto, as placas de 60 cm foram cortadas em duas peas de 45 e 15 cm. As de 45 cm foram instaladas diretamente na estrutura, e as de 15 cm, coladas em grupos de trs, formando novas peas de 45 cm, e instaladas da mesma forma. Essas placas de l devem ser rgidas (resinadas), com 50 mm de espessura e densidade em torno de 40 kg/m3 para peas em l de vidro ou 60 kg/m3 para l de rocha. O espao no interior da estrutura totalmente preenchido com material absorvente (mostrado na cor rosa), que pode ser menos denso. So muitas as alternativas, como flocos de l de baixa densidade, fibra de celulose, de polister ou PET, espuma de poliuretano em flocos, etc etc. A depender do caso, pode ser necessrio fechar totalmente a estrutura com placas rgidas, evitando que o material de preenchimento caia. Seria interessante, quando necessrio, usar o trap como duto de ar condicionado, como pode ser visto na mesma foto. Foram utilizadas placas de l revestidas com folha de alumnio bem fina, prprias para a funo. Como acabamento, a estrutura pode ser revestida em tecido leve (voil, por exemplo) da mesma cor das paredes, que se integra muito bem decorao. Tambm pode-se usar espuma fina, manta aclica ou de polister, etc. Nas fotos aparecem apenas os traps de teto. A mesma idia pode ser aplicada aos traps verticais (entre paredes e descendo at o cho), mas a montagem tradicional (45) ocupa menos espao e prefervel nesse caso. Edu Silva

You might also like