You are on page 1of 30

Programa de Excelncia

Projetos, Execuo e Manuteno


Engenharia, Arquitetura, Agronomia e Geocincias Fascculo 1 | Edificao
CREA-PR e Entidades de Classe 2 Edio

Programa de Excelncia Projetos, Execuo e Manuteno Engenharia, Arquitetura, Agronomia e Geocincias

CREA-PR E ENTIDADES DE CLASSE

Planejamento, Organizao e Textos: Claudemir Marcos Prattes Arquiteto Jaime Pusch ...

Curitiba 2009

Comisso Organizadora do Programa:


Presidncia: Engenheiro agrnomo lvaro Jos Cabrini Jr. Coordenao: Claudemir Marcos Prattes

Equipe de Apoio: Engenheiro agrnomo Celso Roberto Ritter Engenheiro civil Israel Ferreira de Mello Engenheiro de telecomunicaes Jefferson Oliveira da Cruz Engenheiro eletricista Edgar Matsu Tsuzuki Engenheiro eletricista Mario Guelbert Filho Engenheiro agrnomo Gilmar Pernoncini Ritter Engenheiro agrnomo Vander Della Coletta Moreno Engenheiro civil Helio Xavier da Silva Filho Gegrafa Cacilda Redivo Jornalista Anna Caroline Preussler Pereira Tcnicos colaboradores: Arquiteto Andr Sell Arquitetura Engenheiro civil Aurlio Franceschi Estruturas Engenheiro civil Carlos Alberto Sima Estruturas Engenheiro eletricista Paulo Srgio Walnia Eltrica e Telecomunicaes Engenheiro eletricista Rolf Gustavo Meyer Engenheiro civil Calil Abumansur Hidrulica Engenheiro civil Emerson Luiz Baranoski Preveno contra Incndios

Engenheiro mecnico Gerson do Lago Pretti Instalaes Mecnicas Engenheiro civil Joel Kruger Acessibilidade Coronel Roberson Bondaruk Segurana contra o Crime Engenheiro de operao modalidade eletrotcnica Flvio de Freitas Dino Preveno acidentes no trabalho e sinistros em obras Engenheiro agrcola Agnaldo Mantovani Gerenciamento de canteiros e de resduos da construo civil Arquiteto e Administrador Adriano Scarabelot Compatibilizao de Projetos Arquiteto Jaime Pusch tica Engenheiro civil Francisco Jos Teixeira Ladaga Coelho Engenheiro Civil Jlio Cotrim Equipe de Fiscais do CREA-PR Equipe de Assessores Tcnicos das Cmaras Especializadas do CREA-PR Entidades de Classe Diagramao: Cesar Stati Karoline Schueda Edio: Assessoria de Comunicao Social 0800 - 410067 | www.crea-pr.org.br

Expediente:
Publicao produzida pela Assessoria de Apoio as Entidades de Classe do CREA-PR. aaec@creapr.org.br | Gesto 2009/2011

Programa de Excelncia em Projetos CREA-PR | 7

APRESENTAO
Propugnar pela excelncia no exerccio das profisses das reas de Engenharia, Arquitetura e Agronomia. Este o objetivo do Programa de Excelncia, que passa a ser desenvolvido pelo CREA-PR a partir de 2009, com vistas a proporcionar melhorias na elaborao de projetos, execuo e manuteno de obras nas reas de atuao do Conselho. O programa ser desenvolvido em parceria com as Entidades de Classe e atuao em cinco segmentos Poder Pblico, comunidade profissional, comunidade acadmica, agentes prestadores de servios e a sociedade. Est previsto o desenvolvimento de aes de conscientizao, fiscalizao, reconhecimento e aperfeioamento profissional. A diviso por etapas de execuo foi a forma encontrada de atender a todas as reas. So elas: planejamento para edificaes; empreendimentos rurais; empreendimentos industriais; e planejamento para o espao urbano. O planejamento para edificaes o foco inicial do programa. E sobre este tema que esta publicao versa. O Programa de Excelncia mais uma ferramenta para a valorizao do nosso profissional. Com seu desenvolvimento busca-se o reconhecimento pelos clientes e usurios dos servios de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do devido valor do profissional e da importncia das profisses. Muito mais que um simples programa, o que apresentamos nesta edio o incio de um novo ciclo para o CREA-PR. A busca pela excelncia ser uma constante em todas as aes do Conselho. Eng. Agr. lvaro Jos Cabrini Jr. Presidente do CREA-PR Gesto 2009/2011

Programa de Excelncia em Projetos CREA-PR | 9

Programa de Excelncia em Projetos CREA-PR

10

Programa de Excelncia em Projetos CREA-PR | 11

Origem do Programa de Excelncia em Projetos


Em mais de cem edies das reunies que caracterizam o Sistema de Governana Cooperativa do CREA-PR, que congregam profissionais das mais diversas modalidades, bem como das mais diversas formas de atividades profissionais, encontramos um ponto pacfico, aceito sem discusso ou oposio, definido por muitos como situao de extrema relevncia, importncia, urgncia e necessrio de ser fortemente trabalhado pela organizao profissional. Trata-se da necessidade de contribuir com os profissionais que, constantemente ou eventualmente se apresentam no mercado como projetistas, preocupam-se em elaborar todos os projetos necessrios de uma obra de Engenharia, Arquitetura, Agronomia ou Geocincias. Contribuir para a criao de legislao necessria para tornar obrigatrio a todos os profissionais a elaborao de projetos complementares em todas as suas atividades profissionais, tem sido uma frequente solicitao direcionada ao CREA-PR.

Criao do Programa de Excelncia


A parceria que sempre tem possibilitado o alcance de bons resultados, CREA-PR com seus Inspetores e Conselheiros, juntamente com as Entidades de Classe, deram o caminho a seguir para atender a importante demanda gerada no cerne, na essncia do exerccio das profisses, na representao da base profissional, que podemos definir claramente como sendo onde acontece o exerccio das profisses. As leis no melhoram os homens. Partindo deste princpio, lanamos o Programa de Excelncia, que no objetiva diretamente a criao de legislao, mas pretende trazer melhorias ao amplo campo de trabalho da Engenharia, Arquitetura, Agronomia e Geocincias, visando a excelncia na elaborao de projetos, na execuo e na manuteno de obras nestes campos. Comeamos a trabalhar o conceito de Legalidade x Recomendaes Cautelares, baseando-nos sempre na legislao vigente, mas com a diferenciao necessria, que tambm podemos definir como as atividades recomendveis que auxiliaro na busca pela excelncia, e que, certamente, agregaro valor atividade profissional, principalmente ao empreendimento em foco.

12

Programa de Excelncia em Projetos CREA-PR | 13

Objetivo do Programa de Excelncia


Fazer com que as obras de Engenharia, Arquitetura, Agronomia e Geocincias executadas no Estado do Paran possuam todos os projetos necessrios ao atendimento da legislao vigente e aos conceitos estabelecidos pelo Programa. Nota-se que a legislao deve, sim, ser amplamente estudada e totalmente compreendida pelos profissionais. Podemos entend-la como um pr-requisito para o bom exerccio das profisses, porm, o objetivo do programa transcende ao legal e entra na discusso do recomendvel, do desejvel, ou seja, daquilo que se espera do bom exerccio das profisses, fundamentado no exerccio tico, sobretudo no correto tratamento ao ser humano.

O que se pretende com o Programa de Excelncia surpreender os clientes com servios de qualidade, e que o projeto contratado realmente seja a anteviso do futuro, o retrato daquilo que o cliente receber pelo qual contratou.

Mudana: afinal o que muda com o Programa?


Inicialmente, vamos abolir o termo Projetos Complementares, afinal, quando se fala de projetos de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, eles no se complementam, mas sim fazem parte de um todo, que quando criados e concebidos, estavam de acordo com certas recomendaes cautelares, ou poderamos definir como a diferenciao necessria que agrega valor atividade profissional, e principalmente obra edificada. Passamos a utilizar o conceito de Projetos Integrados, um conceito mais amplo e que realmente reflete o que necessrio para iniciarmos a busca pela excelncia na elaborao de projetos. O programa prev em sua concepo, a atuao de nossa organizao profissional em cinco vertentes ou segmentos de atuao, em que estaremos constantemente desenvolvendo aes que podero ser desde aes de sensibilizao, fiscalizao, a reconhecimento e aperfeioamento profissional. A seguir, apresentaremos resumidamente as cinco vertentes ou segmentos de atuao do programa:

A viso: onde se espera chegar com o Programa


Que o Programa de Excelncia seja um fator decisivo para despertar na sociedade o reconhecimento do valor das profisses e dos profissionais. Para que a sociedade, que poderamos denomin-la como clientes ou como potenciais usurios dos servios de Engenharia, Arquitetura, Agronomia e Geocincias prestados pelos profissionais habilitados pelo Sistema CONFEA/CREA, entenda e reconhea o valor das profisses, bem como dos seus responsveis, devemos buscar constantemente a eficcia nas atividades profissionais, ou seja, buscar incessantemente e sermos obstinados pela excelncia no exerccio das profisses. Destacamos o art. 1 da Lei 5.194/66 que regulamenta o exerccio das profisses de engenheiro, arquiteto e engenheiro agrnomo: As profisses de engenheiro, arquiteto e engenheiro agrnomo so caracterizadas pelas realizaes de interesse social e humano..., espera-se que o profissional no decorrer do exerccio da profisso tenha o ser humano como fator primordial em suas concepes e criaes. Portanto, cabe aos profissionais da Engenharia, Arquitetura e Agronomia, atender de forma justa, honesta e eficaz ao ser humano que est contratando seus servios, auxiliando, assessorando e, principalmente, superando as suas expectativas com relao ao servio contratado.

1 Junto ao Poder Pblico (Estado e Municpios, Legislativo e Executivo)


A criao e o desenvolvimento de uma Agenda Parlamentar que ir representar os profissionais junto ao Poder Pblico constitudos o caminho inicial para a interrelao com os poderes Executivo e Legislativo dos Municpios e do Estado.

2 Junto comunidade profissional


Elaborao de cursos de aperfeioamento profissional que iro transferir, aprimorar os conhecimentos tcnicos dos profissionais, a criao de certificao de qualidade, excelncia aos profissionais, reconhecimento pblico do CREA-PR com as Entidades de Classe aos profissionais que estiverem se adequando aos conceitos de excelncia.

14

Programa de Excelncia em Projetos CREA-PR | 15

3 Junto comunidade acadmica


Criao de cursos de aperfeioamento profissional baseados em compatibilizao e gesto de projetos, legislao e tica profissional direcionada aos acadmicos de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, uma forte atuao em parceria com o CREA-PR tambm ser desenvolvida e incorporada ao programa.

As etapas do Programa de Excelncia


Aps a realizao de sucessivas reunies de discusso e planejamento do programa, definimos quatro etapas distintas, as quais abrangem a grande maioria das atividades exercidas pelos profissionais de Engenharia, Arquitetura, Agronomia e Geocincias, abaixo relacionadas:

4 Junto aos agentes prestadores de servios profissionais


Elaborao e desenvolvimento de material didtico para a realizao de cursos de formao e aprimoramento dos prestadores de servio, em parceria com as Entidades de Classe, oportunizando melhoria dos servios prestados pelos agentes e operadores dos servios de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.

Planejamento para Edificaes; Planejamento para Empreendimentos Rurais; Planejamento para Empreendimentos Industriais; Planejamento para o Espao Urbano.
Vale destacar que cada etapa ser constituda de trs fases:

5 Junto sociedade
Ampla divulgao e promoo de aes que busquem a valorizao dos profissionais e das profisses perante a sociedade.

Projeto; Execuo; Manuteno.

16

Programa de Excelncia em Projetos CREA-PR | 17

Planejamento para Edificaes


Iniciamos o Programa optando por trabalhar com a etapa de Edificaes devido demanda criada inicialmente pelas modalidades afetas matria. Para tanto, iniciamos o processo, convidamos para a realizao de um Seminrio Estadual sobre Excelncia em Projetos diversos especialistas, representantes de Entidades de Classe e de Instituies de Ensino, representantes das Cmaras Especializadas, assessores de Cmaras Especializadas, inspetores, fiscais e gerentes regionais do CREA-PR, para que juntos construssemos O SISTEMA DE EXCELNCIA em projetos de edificaes e elaborssemos um plano de trabalho para o desenvolvimento desta etapa.

Nesta obra, abordaremos a primeira etapa do programa, Edificaes em sua primeira fase Projetos, na etapa edificaes.

18

Programa de Excelncia em Projetos CREA-PR | 19

O Sistema de Excelncia

20

Programa de Excelncia em Projetos CREA-PR | 21

O Sistema e o Ambiente
Representamos o conceito de excelncia em projetos para edificaes atravs da figura abaixo, caracterizado como sistema dinmico interativo, o qual descreveremos a seguir.

As Demandas do Cliente
As demandas do cliente so as condies originais que determinam a soluo do projeto. Sistemicamente representam a entrada do processo. O cliente o motivador da ao do projetista. o cliente que deflagra o processo do projeto e da construo do edifcio. Suas demandas especficas pautam o modelado do projeto. Quer pblico ou privado, o cliente quem traz a demanda, cabendo ao projetista apresentar a soluo. Compete ainda ao profissional de projeto, alert-lo sobre a melhor forma de solucionar sua expectativa, as alternativas possveis, os custos e as restries s suas pretenses. imperativo para um bom projeto o dilogo fluente e franco entre o cliente e o profissional. Numa viso de mercado, o cliente merece toda a considerao, pois ele quem paga a obra e os honorrios profissionais. Um cliente bem atendido a melhor propaganda para o profissional. Numa viso tica, ele a razo de ser de nossas profisses.

As Disposies Exigveis
Conjunto de fatores e disposies de observncia obrigatria, tanto no ato de elaborao de cada elemento projetivo quanto de todo o conjunto projetivo. Sistemicamente, so os insumos restringentes do processo. Nenhum projetista, por mais criativo que seja, est totalmente livre para conceber suas ideias. Todo sistema sofre a incidncia, sobre seu processo, de uma srie de fatores restritivos. Aqui tratamos estes fatores como disposies exigveis. Poderamos estabelecer que estas disposies exigveis so de trs ordens. As determinadas pela natureza e pela fsica, as determinadas pela boa tcnica convencional que se supe de domnio do projetista e as ditadas pelas normas.

22

Programa de Excelncia em Projetos CREA-PR | 23

Ao projetista obrigatrio o conhecimento de todas as imposies restritivas que incidam sobre o processo de elaborao do projeto e de sua consequente obra. Cabe-lhe mais, informar seu cliente e compatibilizar as exigncias circunstanciais sua pretenso edilcia. O cliente, via de regra, est desinformado sobre estas determinaes. O profissional tem a obrigao de conhec-las.

O Projeto de Arquitetura
O projeto de Arquitetura a concepo global do edifcio. Apresenta-se no processo como a matriz para o desenvolvimento dos projetos especficos e a sede de compatibilizao das solues determinadas por cada um deles. Sistemicamente o produto mater do processo. , por tradio, a matriz do processo. Por muitos sculos, foi o projeto necessrio e suficiente para a orientao da obra do edifcio. Hoje, no se dispensa a convergncia de outros projetos para a complementao da ideia arquitetnica. Qualquer edificao que traga em si o imperativo de instalaes e estruturao com sistemas construtivos portantes, necessariamente dever ter os elementos projetivos especficos adidos coerentemente arquitetura e nela previstos. O incio do processo do edifcio se d na concepo arquitetnica. O cliente traz, de praxe, suas demandas ao projetista de arquitetura. No desenvolvimento do projeto se estabelecem as relaes de troca de informao tcnica com outros projetistas, a considerao das condicionantes exigidas e recomendadas e a busca da satisfao dos imperativos do cliente. (No grfico ser identificado como o elemento projetivo A)

As Disposies Recomendveis
So fatores de no obrigatria considerao, mas de recomendvel utilizao para a otimizao do complexo projetivo e seu produto. Sua ateno agrega valor ao produto final. Sistemicamente apresentam-se como insumos positivos. Nem tudo que compete ao profissional obrigatrio. Muitas atitudes e procedimentos so apenas convenientes para um bom resultado e de livre adoo pelo projetista. Constituem-se naquele plus que faz a diferena. Algumas medidas preventivas de segurana quanto a danos eventuais s pessoas e seu patrimnio podero ser adotadas ainda no nvel do projeto. Uma boa construo de inteira responsabilidade do executor, mas o projetista pode antever e recomendar procedimentos para um canteiro de obras mais racionalizado e uma eficiente disposio dos rejeitos de obra. Dispositivos de acessibilidade so exigveis apenas aonde a lei determina, mas podem ser pauta para todo e qualquer projeto. Princpios de economia de materiais e dos insumos de manuteno do futuro prdio so fatores a considerar. Da mesma forma, nem sempre os impactos ambientais e de vizinhana so posturas de fiel cumprimento. Apenas a conscincia do projetista que se pretende excelente, buscar a sustentabilidade da edificao e sua harmnica insero no seu entorno. uma questo, antes de tudo, tica, de lealdade ao cliente, de preocupao com bem-estar da comunidade da qual ele faz parte e a si mesmo, quanto qualidade de seu projeto.

Os Projetos Integrados Arquitetura


Os projetos integrados so as solues especializadas que convergem para a formatao global do edifcio. Constituem-se em elementos projetivos individualizados em sua concepo e expresso, e, devidamente integrados entre si e ao projeto arquitetnico, formam o conjunto coerente do projeto da edificao. Sistemicamente so os produtos adidos ao produto mater do processo. Assim pretendemos denominar os antes chamados projetos complementares. Cada projeto elaborado individualmente, segundo suas tcnicas e expresses peculiares. Contudo, nenhum deles tem vida prpria sem sua referncia ntima ao projeto de Arquitetura. A sua confeco no se d apenas por eventual exigncia legal, sendo uma imposio dos nveis tecnolgicos

24

Programa de Excelncia em Projetos CREA-PR | 25

que praticamos modernamente. Mais que isto, integram a ideia matriz expressa na arquitetura, viabilizando-a tcnica, funcional e tambm esteticamente. Hoje, no se pode pensar um edifcio sem que estes elementos projetivos estejam perfeitamente integrados. Os projetos especficos mais usuais em edificaes esto identificados no grfico por grupamentos elementares projetivos afins.

s vezes por aproximaes sucessivas, e busca atender encomenda, s recomendaes e s restries incidentes. Em alguns casos, um nico profissional pode incorporar todo o ambiente projetivo. H grandes escritrios que tm em seus quadros a multiplicidade de profissionais especializados para realizar cada um dos projetos especficos e que procedem sua integrao interna corporis. Tambm h cooperativas profissionais, onde este processo pode ser reproduzido como em um grande escritrio, preservando a autonomia de cada projetista. Porm, o que vemos ocorrer na maioria dos projetos o concurso de profissionais autnomos ou inclusos em escritrios especializados a se complementar tecnicamente de maneira avulsa. O ambiente de integrao das mltiplas e complexas aes projetivas transcorre durante o processo de projetar. Qualquer que seja a forma de relao entre os profissionais, neste momento que o colquio tcnico deve fluir com franqueza e objetividade. O ambiente de integrao se mostra no como uma linha de montagem onde cada projeto se cola sobre outro. O melhor ambiente de integrao se configura como uma rede amigvel de interaes tcnicas e informativas, com permanentes retroalimentaes e aperfeioamentos mtuos das prticas e dos produtos. basicamente neste ambiente que se pretende incrementar os princpios do Programa de Excelncia em Projetos.

E Estruturas madeira, concreto, ao, pr-moldados. IE Instalaes Eltricas fora, luz, telefonia, dados, antenas. IH Instalaes Hidrulicas sanitrias, pluviais, drenagem de solo, gua fria, gua quente, gs combustvel, piscinas, reaproveitamento hdrico.

IM Instalaes Mecnicas elevadores, escadas rolantes, ar condicionado, cmaras frias,


mecanismos domsticos, comerciais e de estabelecimentos de servios, fluidos especiais.

S Segurana preveno de incndios, dispositivos de segurana para o usurio e seu


patrimnio, dispositivos de evacuao de pblico, para-raios.

H Ambientao Humana interiores, paisagismo, luminotcnica, comunicao visual,


necessidades especiais.

O Ambiente de Integrao
O ambiente de integrao o espao de troca e agregao de informaes, visando o objetivo final que o projeto edilcio. Do ponto de vista sistmico, constitui-se em um subsistema propriamente dito, onde os diversos elementos interagem entre si e com o meio, visando um objetivo. o momento de dilogo entre os projetistas e destes com o cliente. Constitui-se na prpria dinmica da elaborao dos elementos projetivos e de sua integrao. Funciona dinamicamente,

A Compatibilizao
Processo contnuo pelo qual se harmonizam os diversos elementos projetivos entre si e destes com a obra. No linguajar sistmico, a interface entre os diversos projetos e dos projetos com a obra. Na prtica, so muitas as formas como acontece este momento de harmonizao dos projetos integrados. Em geral, como o projeto de arquitetura tratado como o projeto matriz da edificao, a compatibilizao uma extenso natural e dinmica deste elemento projetivo. Dentro

26

Programa de Excelncia em Projetos CREA-PR | 27

desta prtica, cabe ao profissional que elabora o projeto de arquitetura a tarefa de compatibiliz-lo com os demais projetos e com a dinmica construtiva de obra. Tambm ocorre muito comumente que esta tarefa recaia ao responsvel pela execuo. Em verdade, o executor est posicionado na ponta final do sistema, mas muitas vezes, ele se posiciona como deflagrador do processo, como o prprio demandante dos projetos. Normalmente, quando o cliente recorre ao construtor em primeiro contato ou ele o prprio cliente, este se dispe a contratar os projetos, d incio ao processo e faz o papel de coordenador dos projetos at sua resoluo em obra. Hoje, no entanto, j surgem escritrios especializados em fazer exatamente este trabalho. Aparece tambm, sobretudo nas grandes organizaes, uma nova especializao, com o papel de facilitadora do encontro das solues individualizadas e sua viabilizao para o canteiro de obras. o Gestor de Projetos, profisso nova em franco desenvolvimento no mercado de trabalho. Mesmo que um nico profissional faa todos os projetos, tendo ou no uma unidade produtiva exclusiva para a tarefa, este o momento chave do processo projetivo. Aqui se avalia o atendimento das demandas do cliente, das consideraes exigveis, bem como das recomendveis e se oferece um produto acabado e coerente para a obra.

Onde est o Projetista Excelente?


No nosso programa, visamos a busca da excelncia em projetos pela melhor conduta prtica individual, pela integrao harmnica em ambiente tcnico amigvel e pela melhoria do produto. E o profissional, na busca da excelncia, dever atender aos ingredientes que o processo requer:

Perfil vocacional para a arte de projetar; Realstica satisfao das demandas do cliente; Rigoroso cumprimento das disposies exigveis; Atendimento de disposies recomendveis; Incorporao de solues proativas e inovadoras; Desempenho interativo amigvel com os demais autores; Gesto eficaz de seu trabalho; Insero harmnica de seu produto no processo da edificao; Atitude tica de compreenso corporativa; Compromisso com a qualidade.

28

Programa de Excelncia em Projetos CREA-PR | 29

A Excelncia em Projetos de Edificao como Instrumento de Mercado

30

Programa de Excelncia em Projetos CREA-PR | 31

Sistema de Relao Profissional-Cliente


Podemos entender uma relao ou um sistema de trabalho composto pelas seguintes variveis:

32

Programa de Excelncia em Projetos CREA-PR | 33

Cliente quem necessita dos projetos ou servios; Profissional que detm conhecimento tcnico e habilitao necessria para a elaborao
ou execuo do projeto ou servio;

Diferenciao x Remunerao
Neste tpico abordaremos a questo que podemos denominar como a REMUNERAO POR COMPETNCIAS, ou seja, a recompensa pela efetiva e real contribuio do trabalho realizado pelo profissional, este novo conceito aborda a gesto da remunerao em relao ao conhecimento, ao aperfeioamento e s atitudes corretas e eficazes realizadas pelos profissionais. Embora todas as formas de remunerao tenham como objetivo reconhecer a contribuio, o valor que foi agregado pelas pessoas contratadas, a dificuldade se encontra justamente em estabelecer uma medida capaz de capturar esse valor agregado. Neste novo cenrio de mercado, no se espera das pessoas apenas a reproduo de atividades prescritas em sua funo. Pelo contrrio, deseja-se que os profissionais extrapolem esses limites, assumindo proativamente atribuies e dando respostas a problemas previamente identificados ou no. O desafio, ento, passa ser desenvolvermos o nosso sistema de gesto da remunerao considerando a crescente transformao do mundo e essa nova dinmica de atuao dos profissionais. A DIFERENCIAO o fator determinante para a melhoria e a qualificao da remunerao, o ato de agregar valor, surpreender e encantar o cliente. O Programa de Excelncia em Projetos um instrumento importantssimo de criao da diferenciao, e pode contribuir significativamente para que os profissionais, de forma simples, objetiva e direta, possam agregar valor aos projetos e servios de Engenharia, Arquitetura e Agronomia desenvolvidos, consequentemente, melhorando seus sistemas de remunerao. Elaborar um projeto em atendimento s necessidades de um cliente no simplesmente o objetivo, deve-se, antes de tudo, ser proativo, percebendo e identificando os desejos dos clientes. Devemos esclarecer a grande confuso que muitas pessoas fazem entre necessidades no atendidas e desejos no realizados.

Projeto ou Servio o objeto do sistema de trabalho; Exigibilidade e Recomendaes que so os aspectos que devem ser observados tanto
pelo cliente como pelo profissional contratado, compreendem os aspectos legais da relao, como direitos e deveres das partes at os mnimos detalhes que cercam a relao;

Remunerao o pagamento que o cliente faz ao profissional pelo projeto ou servio


contratado. E sobre este ponto que iremos detalhar abaixo. Os profissionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia se apresentam de trs formas no mercado de trabalho: como empresrio, como empregado ou como autnomo.

O EMPRESRIO disputa o mercado pela concorrncia mercantil que tem suas regras
mercadolgicas e concorrenciais prprias. Quando se depara com tabelas reguladoras de ganhos, estas, via de regra, so impostas pelo adquirente de seus servios, quer seja ele pblico ou privado. No exerccio da sua profisso nesta forma, visa lucro. O lucro ajustado pelas prprias nuanas do mercado concorrencial.

O EMPREGADO visa sua remunerao atravs de salrios e direitos monetrios trabalhistas conexos. O regulador de seus ganhos o salrio mnimo profissional e demais disposies trabalhistas e previdencirias conexas.

E o AUTNOMO, remunera-se na forma de honorrios. Estes honorrios no so regulados por padres concorrenciais empresariais, nem pelas leis salariais. Compete-lhe, para uma concorrncia leal, ajustar com seus concorrentes uma tabela de honorrios a ser cumprida por todos, de uma forma equilibrada e que permita a formulao de seus prprios honorrios, segundo suas caractersticas laborais individuais, sem, no entanto, ferir interesses e direitos de colegas.

34

Programa de Excelncia em Projetos CREA-PR | 35

Necessidades so os aspectos bsicos da condio humana, como por exemplo, alimentar-se, vestir-se, ter um lugar para morar etc. Vale observar que, quando determinadas necessidades no so atendidas, o ser humano passa a viver uma condio subumana, o que o leva a lutar com todas as suas foras para que essas necessidades sejam atendidas. Uma obra ou servio que no satisfaa s necessidades de um cliente pode lhe causar transformaes comportamentais e reaes indesejadas, podendo o resultado do trabalho do profissional provocar um transtorno tanto moral como financeiro. Desejos so manifestaes de vontade, o desejo de um carro novo, de um televisor maior, de um celular que nos permite fotografar, de um local para morar, que alm de no apresentar vcios construtivos, lhe proporcione conforto, comodidade e, por consequncia, qualidade de vida. Conhecer o cliente, ter a sabedoria necessria para identificar suas necessidades e prever seus desejos, o grande segredo do sucesso de uma boa remunerao. Correlacionando necessidades e desejos com os conceitos do Programa de Excelncia em Projetos, podemos compreender as necessidades como o entendimento do que legal, bsico, fundamental para que o cliente obtenha da relao, um produto ou servio que suprir suas necessidades. Por outro lado, encontramos nas recomendaes cautelares um avano no conceito de planejamento de edificaes, onde podemos de forma simples antever o futuro e trabalhar de forma proativa na construo de um conceito de valor agregado e de diferenciao, atendendo os desejos dos clientes e, consequentemente, superando suas expectativas, o que certamente trar a recompensa necessria melhorando seu sistema de remunerao e ainda colaborando para a satisfao do cliente, que alm de gratuitamente trabalhar na divulgao do bom trabalho desempenhado, torna-se um potencial futuro cliente dos seus servios.

O Programa de Excelncia em Projetos como Instrumento de Marketing Pessoal


Marketing pessoal a ferramenta mais eficiente de fazer com que seus pensamentos e atitudes, sua apresentao e comunicao, trabalhem a seu favor no ambiente profissional. a estratgia individual para atrair e desenvolver contatos e relacionamentos interessantes do ponto de vista pessoal e profissional, dar visibilidade a caractersticas, habilidades e competncias relevantes na perspectiva da aceitao e do reconhecimento por parte dos outros. Para avanar em meio verdadeira selva do mercado de trabalho, o marketing pessoal tornou-se uma ferramenta fundamental, desde o mais simples at o mais sofisticado. Porm, deve-se observar os preceitos ticos, a habilidade de se automotivar e de motivar as pessoas a sua volta. Dentre os princpios fundamentais do marketing pessoal, podemos destacar:

Comportamento emocional; Comunicao; Rede de relacionamentos; Construo da imagem; Aes de apoio e incentivo.

36

Programa de Excelncia em Projetos CREA-PR | 37

Comportamento emocional como as pessoas se lembraro de voc. Destacamos a


maneira corts, positiva e educada, a simpatia, a assertividade, a ponderao, a sinceridade e o zelo com que tiveram no contato, enfim, pelas emoes positivas. Basicamente, a demonstrao de interesse pelo prximo, de uma forma autntica e transparente, que, a quem quer que seja, sempre um investimento com retorno garantido.

aparentes so facilmente detectadas e minam a essncia do marketing pessoal verdadeiro. O segredo, portanto, sempre se perguntar: De que maneira posso ajudar? De que forma posso apoiar? Como posso incentivar o crescimento, o progresso e o bem-estar do prximo?. Algumas dicas importantes para desenvolver o seu marketing pessoal:

Comunicao o elo que destaca um indivduo em meio massa. A fala, quando expressa por escrito ou oralmente, quando cria vnculos de comunicao continuada, pela qual o indivduo externaliza o que tem de melhor em seu interior. Assim, usar um portugus correto e adequado em cada contexto, escrever bem, vencer a timidez, usar dilogos motivadores e edificantes e manter um fluxo de comunicao regular com as pessoas, bsico para um bom desenvolvimento do marketing pessoal. Temos sempre a tendncia de ver as pessoas que se comunicam bem como lderes no campo em que atuam.

Objetividade e honestidade para o trato com os clientes; Observe com cuidado a roupa que vai usar, adequando-a cuidadosamente situao e
ambiente; ela pode abrir ou fechar portas;

Preocupe-se com o seu vocabulrio e linguajar, seu gestual e com o tom da sua voz. Evite
grias, controle suas mos e braos, fale baixo e ponderadamente;

Controle suas emoes, mas no as anule, elas so muito importantes para mostrar o seu
envolvimento ou comprometimento com o cliente e com o que ele necessita;

Rede de relacionamentos uma teia de contatos, nos mais variados nveis, fundamentais para o indivduo se situar socialmente, tanto de forma vertical, nas relaes em plano mais elevado que o seu, quanto horizontalmente, com seus pares, em plano semelhante. Desenvolver a capacidade de se relacionar em qualquer nvel, tornando-se lembrado por todos de forma positiva, e manter a rede de contatos, enviando mensagens periodicamente, fazendo-se presente em eventos sociais e tratando aos outros com ateno e cordialidade.

Tenha cuidado com o uso do celular e outros equipamentos durante as abordagens; Tenha sempre atitude, mostre-se interessado e faa acontecer; Foco no cliente; observe, saiba ouvir e analisar as colocaes dele; Pesquise, estude, faa levantamentos e apresente solues; Mantenha-se motivado sempre, demonstre motivao e envolvimento com o tema; Seja gentil e atencioso no trato s pessoas, tenha isto como seu diferencial; Pontualidade e respeito aos compromissos assumidos; Saiba equilibrar suas falas, no fale demais nem de menos; Seja criativo, procure misturar fantasia com realidade; Lembre-se, sua apresentao o que causa maior sensao; Aprimoramento profissional; a reciclagem e atualizao constantes so fundamentais; Leia muito, apresente conhecimento no apenas do trabalho que executa;

Construo da imagem a adequao visual ao contexto social, sem exageros. O princpio do cuidado visual precisa ser analisado de forma realista, o traje correto e adequado ao momento, a combinao esttica de peas, cores e estilo, bem como os cuidados fsicos fundamentais, o corte do cabelo, a higiene, a sade dentria etc, so importantes para uma composio harmnica e atrativa da imagem.

destaque social, as melhores formas de galgar um lugar nas mentes e coraes dos que nos cercam.

Aes de apoio e incentivo so os grandes elementos do marketing pessoal e, como

No preciso dizer que apoiar, ajudar e incentivar as pessoas deve ser um conjunto de atitudes sinceras, transparentes e baseadas no que se tem de melhor. At porque aes meramente

38

Programa de Excelncia em Projetos CREA-PR | 39

Capa tudo na hora de vender contedo; melhore a qualidade e apresentao dos seus
produtos e servios;

Como Desenvolver uma Boa Negociao


Em uma negociao, importante que o profissional tenha sempre em mente o alto valor agregado de um componente fundamental do seu trabalho, que a capacidade intelectual empregada em um projeto ou servio de Engenharia, Arquitetura ou Agronomia. O cliente raramente saber conhecer de forma distinta o valor do seu trabalho. A verdadeira valorizao profissional comea dentro do profissional, identificando a importncia do seu trabalho e sabendo o momento certo de apresentar solues ao seu cliente que, a princpio, no sabe dar valor ao seu trabalho porque no o conhece. O que muito claro e simples para voc, pode no ser para seu cliente, e esse um cuidado bsico que deve-se ter nas negociaes. Aprenda a identificar todas as formas em que o seu trabalho direta ou indiretamente aplicado, e valorize-o. Termos como isso fcil de resolver, esse projetinho simples, s voc fazer isso ou aquilo, podem ser simples para o conhecimento que voc detm, e no para o seu cliente. E essa a nica razo de ele ter lhe procurado. fundamental em uma boa negociao terem-se alguns cuidados bsicos:

Destaque quem lhe ajudou no passado; Surpreenda seu cliente, oferea algo alm do que ele espera; Fique atento a novas tecnologias, use-as a seu favor; Demonstre entusiasmo; Defina o que voc tem de melhor a oferecer; este o seu produto; Conhea seus concorrentes e suas caractersticas bsicas; Estabelea um padro de qualidade a ser seguido; Verifique quais as melhores maneiras de entregar o seu produto; Veja como difundir seu produto para que os outros saibam que ele existe; trabalhe
sua imagem; comunique;

Busque o reconhecimento pblico do seu trabalho; Seja tico; Almeje uma certificao de qualidade e excelncia em seus projetos; E seja sempre diferente, pense, planeje, seja nico, seja o melhor e principalmente seja
excelente no que faz.

Conhecer a necessidade do cliente ouvir o cliente e dar ateno ao nvel de compreenso


que ele possui sobre o teu trabalho;

Ter conhecimento tcnico no negocie sobre assuntos que no sejam do seu domnio,
no assuma compromissos que no poder dar conta;

Desenvolver habilidades comunicao, vendas, noes de administrao e marketing


pessoal;

Expor o seu produto nem sempre o seu produto material. Em geral, muitos dos produtos de engenharia, arquitetura e agronomia no so materiais, so ideias criaes, e estes so os principais produtos a serem negociados. So o seu ouro;

Tempo e recursos uma das mais importantes ferramentas de uma boa negociao na
atualidade, saber descrever com clareza ao cliente que os seus servios traro reduo de gastos (economicidade) e, consequentemente, baixos custos na operao. Esta relao (menor tempo e menos recursos) sempre ajuda em qualquer negociao;

40

Programa de Excelncia em Projetos CREA-PR | 41

Segurana faa com que o cliente sinta-se seguro quando da sua contratao, esta segurana tem de ser garantida, antes e durante o planejamento, durante a operao e na manuteno da obra ou servio realizado;

Por ltimo e de importncia fundamental, mostre com clareza ao seu cliente, que o objeto
de contrato ser muito mais valorizado futuramente graas ao emprego do seu trabalho. Esse fator determinante, pois fixa na mente do cliente a importncia do seu trabalho em valorizar o bem que ele est empreendendo.

Desenvolvimento Institucional do Programa

42

Programa de Excelncia em Projetos CREA-PR | 43

Polticas Institucionais Programadas


CREA E A POLTICA DE VALORIZAO PROFISSIONAL
Uma das vertentes de atuao do CREA junto comunidade profissional a formulao e implementao de polticas de valorizao profissional. Para alm das competncias legais fiscalizatrias, o CREA se compromete, como vem fazendo nos ltimos anos, a desempenhar sua funo maior, qual seja, a de comportar-se como corporao de ofcios das profisses cientficotecnolgicas. Nesta linha filosfica, o alvo maior o prprio profissional jurisdicionado.

Mobilizao institucional todos os programas implementados passam pela necessria


mobilizao dos profissionais. A rede de servios hoje implantada permite que, com uma eficiente agilidade, todos os profissionais, instituies de ensino, entidades classistas e empresas, sejam informadas dos eventos, fatos ocorridos e programas. Os profissionais so mobilizados coletiva e seletivamente. Este programa pretende mobilizar, pela rede de informaes instalada, os engenheiros e arquitetos ligados rea de projeto de edificao. O veculo de mobilizao e coordenao da Assessoria de Apoio s Entidades de Classe, e o apoio operacional das Gerncias Regionais e Inspetorias, do PRO-CREA, Assessoria de Comunicao Social, entre outros.

Sensibilizao profissional este programa a resposta de uma demanda da prpria


comunidade profissional. Inicialmente restrita a uma solicitao de fortalecimento da ao fiscal, ampliou-se para a viso da necessidade do aprofundamento das relaes institucionais do sistema com as Prefeituras e Governo do Estado. No desenvolver do programa, detectou-se a necessidade de envolvimento de cada profissional da rea de projeto de edificao para o seu sucesso. destacado o papel das Entidades de Classe para a sensibilizao de seus associados para o bom desempenho do programa. As Instituies de Ensino sero parceiras fundamentais para a sensibilizao dos acadmicos, futuros profissionais, os quais se deseja que ingressem no exerccio da profisso j com a viso de excelncia em projetos.

Motivao profissional pretende-se motivar cada profissional dedicado ao projeto de


edificao pela oferta de novas e dinmicas maneiras de ver e fazer seu ato de ofcio. Um mo-

44

Programa de Excelncia em Projetos CREA-PR | 45

tivador eficaz para aderir ao programa a conscientizao das vantagens mercantis que um trabalho de qualidade lhe dar como retorno, individual e tambm coletivamente. A melhoria da imagem do prprio profissional e da sua profisso o impulsionador do programa. Isto, certamente, ser consagrado com a certificao pelo Selo de Qualidade e Excelncia que o profissional buscar e a instituio chancelar ao profissional que atingir as metas desejadas.

Isto continua em ao. Porm, a poltica focada na valorizao do prprio profissional fez com que este esforo se ampliasse e buscasse a conscientizao tica e a melhoria do ambiente de exerccio da profisso. O aparato fiscalizador continuar a combater a prtica do acobertamento, com redobrada ateno, o que este programa exigir.

Curso, seminrios e palestras o instrumental de apoio para a busca desta desejada


qualidade ser desenvolvido pelo CREA atravs de seus organismos envolvidos e com o apoio das Entidades de Classe e Instituies de Ensino. Est prevista uma srie de seminrios a serem desenvolvidos em cada regional, junto com o suporte da Governana Cooperativa. Muitas palestras j foram e continuam sendo ofertadas pelo PRO-CREA em todo o Estado do Paran com contedo convergente ideia de excelncia em projetos. Novas palestras itinerantes sero organizadas, patrocinadas e veiculadas para atingir a cada profissional interessado. O curso, visando a consolidao harmnica dos conceitos, mtodos e prticas convergentes ideia da excelncia e a normalizao incidente, ser ofertado. Sua forma ser distncia, com eventos intermitentes presenciais.

Verificao da presena de todos os projetos em obra como demanda inicial dos prprios profissionais, a existncia e presena de todos os projetos exigveis para a edificao sero verificadas pelo sistema fiscal. O Agente Fiscal implementar ao concomitante fiscalizao de rotina para a constatao da exigibilidade da presena de todos os projetos em obra, segundo as diretrizes deste programa e as normas fiscais vigentes. Os profissionais que praticam sua arte com a viso tica de excelncia sero certamente beneficiados. Verificao da integrao projeto-execuo os procedimentos integradores
dos projetos da edificao no so possveis de serem vistos em obra. Sua efetiva integrao dever ter ocorrido em escritrio. No entanto, o executor da obra o profissional qualificado para fazer esta verificao. Ele saber dizer se os projetos que vieram ao canteiro tm coerncia. Em parceria com o Agente Fiscal, o processo integrador poder ser avaliado e avalizado participativamente. Constatada a no integrao, os profissionais faltosos, quando de m-f, estaro suscetveis a processo por infrao tica.

CREA E A FISCALIZAO
A competncia fundamental do CREA como organismo de Estado a fiscalizao do exerccio das profisses a ele jurisdicionadas. O processo fiscal vem sendo progressivamente aperfeioado em seus mtodos e normas operacionais, conquistando resultados melhores ano a ano. A filosofia que fundamenta a ao fiscal a defesa da sociedade usuria dos servios de engenheiros, arquitetos, agrnomos, agrimensores, gelogos, gegrafos e meteorologistas. O aperfeioamento desta determinao volta-se pela melhoria do ambiente de exerccio profissional, com foco na valorizao do trabalho de cada um dos profissionais e das profisses. O Programa de Excelncia em Projetos exigir mais um esforo de incremento da ao fiscal, notadamente porque sua demanda reside na solicitao de um melhor controle da presena dos chamados projetos complementares nas obras de edificao.

ENTIDADES DE CLASSE E A PARCERIA


A demanda do Programa de Excelncia teve sua origem nas Entidades de Classe e foi acolhida pelo Conselho e pelas Cmaras Especializadas, atravs da Governana Cooperativa. As Entidades de Classe so a base do sistema, pois delas so oriundos os Conselheiros que compem o Pleno e as Cmaras Especializadas e tambm delas vm as indicaes para os Inspetores. Contudo, sua importncia basilar ao sistema tem se demonstrado no apoio efetivo para o desenvolvimento dos programas, aes e eventos promovidos pelo CREA. Considerando esta relevncia participativa, o Programa de Excelncia se desenvolver neste cenrio de cooperao com as Entidades de Classe.

Efetiva participao do profissional no projeto vem sendo uma preocupao constante a verificao por parte da fiscalizao do efetivo empenho do profissional naquilo que ele se dispe a executar. Inicialmente, a motivao era o combate s prticas do acobertamento.

46

Programa de Excelncia em Projetos CREA-PR | 47

Mobilizao e conscientizao como em tantos outros programas e aes j desenvolvidos, o ambiente mais eficaz para se atingir o profissional o seu espao de sociabilizao. Caber s Entidades de Classe, como contrapartida, a mobilizao dos profissionais de sua localidade ou regio para a participao no programa. A Assessoria de Apoio s Entidades de Classe j vem se empenhando em propiciar meios para o alcance desta meta, segundo as potencialidades e peculiaridades de cada Entidade de Classe que assiste. O dilogo metodolgico, portanto, ser personalizado.

INSTITUIO DE ENSINO E A FORMAO ACADMICA


No h como falar em excelncia e qualidade na elaborao de projetos sem pensar na formao dos profissionais. Assim, fundamental para o Programa de Excelncia em Projetos o apoio formao acadmica. Para que o sucesso desejado do programa acontea em todos os seguimentos da Organizao Profissional, devero estar focados em objetivos comuns: a boa formao tcnica com a ampliao da viso sistmica e a troca de experincias da academia com o efetivo exerccio profissional. Esta a frmula de sucesso que o programa defende para a boa formao acadmica.

manente e se ampliar para alcanar as atividades referentes s prximas etapas. A experincia acumulada em uma etapa servir de subsdio para a melhoria do prprio programa e para o desenvolvimento das etapas seguintes. O cenrio de implantao do programa, em nvel local, o da Entidade de Classe, estando ela, portanto legitimada ao acompanhamento das prticas profissionais e deteco dos avanos incorporados a elas, no rumo de sua excelncia. O acompanhamento permanente destas prticas retro-alimentar o programa, levando-o tambm sua prpria excelncia.

Acompanhamento pragmtico o Programa de Excelncia pretende ter carter per-

Divulgao e promoo do CREA-PR o desenvolvimento da integrao com os acadmicos, membros dirigentes e corporativos da instituio, auxiliar o programa de excelncia em projetos a proporcionar esta parceria to importante da academia com a experincia prtica dos profissionais. Almeja-se o preparo dos acadmicos para que sua insero no mercado de trabalho seja tranquila e sempre fundamentada nos preceitos ticos da profisso. Tambm almejamos a parceria com o corpo docente das Instituies de Ensino. Esta parceria tem se mostrado extremamente positiva e tem apresentado excelentes resultados em vrias regies do Estado. Material de apoio, Seminrios e Palestras o Programa de Excelncia em Projetos
desenvolver vrios produtos. Publicaes, vdeos, revistas, entre outros, sero multiplicados e distribudos para todos os acadmicos no Estado. Vrios cursos de aperfeioamento, palestras tcnicas e outras mdias de promoo, divulgao e outros trabalhos sero disponibilizados. Os meios tero seus contedos focados no bom exerccio das profisses, na melhoria da formao e na melhor qualificao dos futuros profissionais de projeto, que estaro gradativamente se inserindo no mercado.

Assistncia ao poder pblico a dimenso poltica local das Entidades de Classe


fator potencializador da busca da excelncia. Por natureza, as associaes, os clubes, os institutos esto vinculados dinmica social das comunidades onde se inserem e tm facilidade de dilogo com o poder pblico local. J regra terem assento em conselhos e comisses temticas regionais e locais, onde exercem seu potencial de assistncia tcnica, numa atitude cidad, aos organismos gestores da coisa pblica. Este carter participativo, de legtima cidadania, permite que a Entidade de Classe veicule gesto pblica, mormente municipal, a qualidade tcnica, s vezes deficiente em seus quadros funcionais. Com frequncia, vemos associaes darem uma ajuda s prefeituras, atravs de convnios, no suplemento tcnico. Isto tem ocorrido tanto em programas como o Casa Fcil, Campo Fcil e Eletro Fcil, como na elaborao de projetos de interesse social. Ainda h entidades que assessoram o executivo na anlise tcnica de planos e projetos e at mesmo na anlise de projetos privados com pretenses a alvars. fundamental a continuidade deste fluxo de contribuio com a administrao pblica. Agora, ampliado, com as diretrizes e objetivos do Programa de Excelncia em Projetos incorporados sistematicamente dinmica das Entidades de Classe.

PREFEITURAS E A AGENDA PARLAMENTAR


A Agenda Parlamentar do CREA em parceria com as Entidades de Classe visa criar aproximao dos profissionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia com os poderes pblicos constitudos e ainda buscar apoio para uma srie de projetos de lei de interesse das profisses. Principalmente, visa-se o que se refere busca pela excelncia nas obras e servios de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, e ainda ao exerccio de sua funo social. Inicialmente, a agenda

48

Programa de Excelncia em Projetos CREA-PR | 49

acontecer com a Assembleia Legislativa do Estado do Paran, e a parceria com as Entidades de Classe e o CREA-PR visar atingir aos municpios, buscando mtua cooperao entre os profissionais e o poder pblico.

Legislao para a aprovao de projetos integrados j est em curso o pleito


junto s municipalidades, atravs de muitas Entidades de Classe, para o seu aperfeioamento legislativo, com o objetivo de melhorar o desempenho e aperfeioamento da ao fiscalizadora de obras de edificao. Foca-se, sobretudo a qualidade, a segurana e a excelncia, em cumprimento legislao e atendimento aos conceitos de excelncia estabelecidos pelo programa. A inteno alcanar maior confiabilidade nas obras executadas por profissionais, eficcia nos recolhimentos dos impostos municipais e a qualificao da mo-de-obra local. A parceria com os municpios, em especial na exigibilidade da apresentao dos projetos integrados em todas as obras de edificao, desencadear um processo irreversvel de melhoria da qualidade das obras executadas em seu espao territorial.

Apoio analtico das Entidades de Classe os municpios podero contar e fazer uso
do apoio e suporte das Entidades de Classe que esto devidamente qualificadas pelo seu corpo tcnico. Atravs de leis municipais ou convnios firmados com as Entidades de Classe, os municpios podero ter suporte suplementar quanto anlise tcnica de projetos, desenvolvimento de programas de engenharia e arquitetura pblica, e em todas as polticas pblicas objetivadas pelos municpios e desejadas pela sociedade.

Apoio qualificao dos prestadores de servios os poderes pblicos, os municpios, os orgos pblicos responsveis pela qualificao e preparao de profissionais para o mercado de trabalho, podero desenvolver parcerias especficas com as Entidades de Classe. Estas podero promover cursos de aperfeioamento e de formao de mo-de-obra para a prestao de servios de engenharia, arquitetura e agronomia, valendo-se do conhecimento tcnico destes profissionais e da extrema capilaridade que se pode obter atravs da distribuio regional das Entidades de Classe.

Desenvolvimento do Programa com o Profissional de Projeto

50

Programa de Excelncia em Projetos CREA-PR | 51

O Selo de Qualidade e Excelncia em:


Projetos Execuo Manuteno

O principal produto do Programa de Excelncia est na certificao, no reconhecimento pblico do trabalho do profissional, e para isso o programa traz inicialmente o SELO DE QUALIDADE E EXCELNCIA EM PROJETOS DE EDIFICAES. Este instrumento, bem utilizado, poder ser o grande fator de diferenciao e agregao de valor ao trabalho do profissional. O reconhecimento pblico do CREA-PR juntamente com as Entidades de Classe e as Instituies que compem a Organizao Profissional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia no Estado do Paran. O Selo um instrumento que compreende as seguintes fases: 1 Capacitao; 2 Inscries; 3 Banca Examinadora; 4 Manutenes do direito ao uso do Selo; 5 Renovaes do direito ao uso do Selo.

52

Programa de Excelncia em Projetos CREA-PR | 53

1 Curso de Capacitao Profissional


Vrios profissionais, especialistas em projetos e nas recomendaes cautelares definidas pelo programa desenvolveram um curso semipresencial. Seu objetivo apresentar aos profissionais participantes os conceitos e diferenciais que o Programa de Excelncia traz para o planejamento de edificaes. O curso ser semipresencial e os mdulos presenciais sero realizados atravs da promoo das Entidades de Classe em parceria com o CREA-PR.

O Curso de Excelncia em Projetos


Proposta O Curso de Capacitao Profissional em Excelncia em Projetos de Edificao
ser ministrado como parte didtica do Programa de Excelncia em Projetos Fase I (Edificao). Ser ministrado distncia com etapas presenciais de nivelamento, de preferncia distribudas geograficamente pelas Gerncias Regionais. Para uniformizao de raciocnio e formatao de contedos, adotaram-se os seguintes princpios: Prope-se atingir a comunidade dos profissionais dedicados ao projeto de edificao, tanto de arquitetura quanto dos projetos integrados, bem como de servios e procedimentos concorrentes arte da boa edificao. Limita-se o objeto ao Projeto Edilcio, abrindo-se o seu estudo a todos os componentes materiais e imateriais concorrentes concepo do edifcio. Pretende-se o desenvolvimento da viso integrativa e do entendimento de toda a complexidade dos mltiplos projetos que compem o projeto do edifcio pelos profissionais que se dedicam a projetos especializados. Espera-se um curso prtico em suas proposies, flexvel em seus contedos, atual quanto tecnologia e promovente da valorizao do profissional em seus aspectos tcnicos, sociais, remuneratrios e fiscais.

54

Programa de Excelncia em Projetos CREA-PR | 55

Cada prtica especializada materializvel em projeto ser tratada como elemento projetivo, distinto e convergente para o projeto do edifcio como um todo integrado, e no como um complemento colado Arquitetura (ex.: elemento projetivo estruturas, elemento projetivo instalaes de preveno de incndios etc.). As prticas influentes e condicionantes da arte de projetar, mas no materializveis em projeto especfico, sero tratadas como recomendaes cautelares observveis no processo do projeto especfico, bem como na sua integrao com os demais projetos.

b) Mdulo 2 Ensino distncia


Aula 1 Projeto Arquitetnico; Aula 2 Projeto Estrutural; Aula 3 Preveno contra o Crime; Aula 4 Gerenciamento de Resduos da Construo Civil.

c) Mdulo 3 Ensino distncia


Aula 1 Projeto Eltrico; Aula 2 Projeto Hidrulico; Aula 3 Projeto de Telecomunicaes; Aula 4 Projeto de Instalaes Mecnicas; Aula 5 Projeto de Preveno de Incndios.

Ementa do Curso
O curso ser organizado em cinco mdulos, quatro distncia e um presencial, seguindo uma apresentao preambular. Versar sobre as preocupaes que o projetista dever ter em seu labor, no necessariamente expressas em projetos grficos, mas como atendimentos resolutivos e encaminhamentos para a obra, em todos os elementos projetivos. Em todos os mdulos sero noticiadas as formas convencionais de expresso peculiares ao ato de ofcio, as normas incidentes, as interfaces e suas cautelas com os outros projetos e sugestes prticas de encaminhamento do trabalho do profissional. O contedo est distribudo como segue:

d) Mdulo 4 Ensino distncia


Aula 1 Patologias nas Construes; Aula 2 Segurana no Trabalho; Aula 3 Aspectos Mercadolgicos da Excelncia.

e) Mdulo 5 Presencial:
Aula 1 Compatibilizao de Projetos. O curso pr-requisito para a obteno da certificao, que ser concedida mediante aprovao dos trabalhos do profissional por uma banca examinadora devidamente cadastrada pelo programa, e cujas, regras e disciplinamento consta em regulamento prprio da certificao.

a) Mdulo 1 Ensino distncia


Aula 1 Aula Inaugural Programa de Excelncia em Projetos, Execuo e Manuteno de Obras de Engenharia, Arquitetura, Agronomia e Geocincias; Aula 2 tica Profissional; Aula 3 Responsabilidade Legal.

56

Programa de Excelncia em Projetos CREA-PR | 57

2 Inscries
Ser apresentado o regulamento e todas as disposies necessrias para o profissional que desejar se inscrever no processo de certificao.

Excelncia, uma Ideia Aberta


O Programa de Excelncia em Projetos uma ideia em aberto. Surgiu de uma demanda de profissionais projetistas, atravs de suas Entidades de Classe. a estes profissionais, desejosos de melhorias na qualidade de seus servios, que ele se destina. neste ambiente socivel de relaes tcnicas representado pelas Entidades de Classe que ele se desenvolver. Por isto, continua aberto a receber novas ideias que o aperfeioem e garantam o alcance de seus objetivos. Esta ideia incorpora e quer incrementar outras ideias que vimos perseguindo h j muitos anos. A humanizao das prticas de Engenharia, de Arquitetura e de Agronomia; a valorizao dos profissionais pela melhoria de seu ambiente tico de relaes e da qualidade real de seu produto; o reconhecimento social e poltico de sua importncia no processo civilizatrio; a sua efetiva insero no mundo do trabalho pelo mrito, so algumas delas. O foco o projeto. O programa enfatiza o momento do projeto, a dinmica de projetar e o ambiente onde o talento master do profissional projetista se manifesta e se converte em solues proativas. aquele momento mgico de criao onde as solues de futuro surgem e todo o saber tecnolgico e capacidade artstica convergem para o novo. Para alm do exerccio de uma mera atribuio garantida em lei, ou de uma simples formalidade grfica, quer-se o trato do projeto como um elemento de excelncia nas prticas das profisses. Enfim, projetar, todos podem. Para ser excelente, no entanto, h que se superar. O melhor projeto h sempre de ser o prximo, ainda que o ltimo j esteja timo.

3 Defesa de Trabalho junto Banca Examinadora


O profissional que concluir com xito o curso de capacitao do Programa ter a oportunidade de submeter trabalhos a uma Banca Examinadora. Ela ser composta por profissionais de conhecimento aprofundado e de destaque no cenrio estadual. A aprovao deste trabalho, de acordo com a regulamentao estabelecida pelo programa, conceder ao profissional participante a oportunidade de certificao dos seus trabalhos. Ampla divulgao em nvel estadual, regional e local, ser proporcionada aos participantes.

4 Manutenes do Direito ao Uso do Selo


Sero feitas mediante auditorias, que podero acontecer a qualquer tempo. Estas auditorias submetero novos trabalhos dos profissionais verificao da manuteno, por parte do participante, da aplicao dos conceitos do Programa de Excelncia em Projetos.

5 Renovaes do Direito ao Uso do Selo


Ocorrero de acordo com o regulamento do Programa, porm haver a necessidade de aperfeioamento profissional. Novos cursos de atualizao sero ofertados aos participantes, o que daro a estes a garantia da renovao da certificao.

0800 41 0067 www.crea-pr.org.br

You might also like