You are on page 1of 3

21 Perguntas Para um Possvel Pretendente da Sua Filha

Um pai em minha congregao me perguntou que tipo de perguntas um pai deve fazer a um jovem que deseje cortejar sua filha. Uma coisa afirmar que os pais devem ser ativos na proteo de suas filhas, mas outra bem diferente descobrir que tipo de questes especficas adequado se fazer. Na posio de pai de duas jovens, agora casadas com segurana, e como um pastor que frequentemente d conselhos aos jovens antes mesmo que anunciem seus interesses e intenes, compilei esta lista que, embora no seja definitiva, deve servir como uma lista de ideias para se comear:

1. Fale-me sobre sua formao espiritual. Como voc foi educado na igreja? Em que ponto sua experincia espiritual se tornou real para voc? Alguma vez voc teve um perodo de rebelio espiritual?

2. Qual foi a ltima vez em que voc leu a Bblia inteira ou pelo menos o Novo Testamento? 3. Voc frequenta as reunies da igreja todas as semanas?

4. Descreva o casamento dos seus pais para mim. Quais as lies de valor que voc aprendeu dos seus pais? [Em caso de divrcio ou outros problemas conjugais graves] O que voc aprendeu desses problemas? O que voc aprendeu a no fazer? [Em casos em que o pai injustiava a me] O que voc fazia para ajudar e encorajar sua me?

5. Como o seu relacionamento com o seu pai? E com a sua me?

6. Se eu tivesse como ouvir uma conversa do dia-a-dia entre voc e a sua me, voc concordaria que esse seria exatamente o modo como voc ir tratar minha filha daqui a dez anos? Se sim, por qu? Se no, por qu?

7. Quantos irmos e irms voc tem? Como voc se relaciona com eles?

8. Que tipo de trabalhador voc ?

9. Quantos trabalhos voc j teve em sua vida inteira, e o que os seus chefes pensavam sobre voc? Eles lamentaram voc ter de sair ou agradeceram por voc ter ido embora?

10. O que voc cr que Deus est lhe chamando a fazer como vocao? Daqui a dez anos, o que voc acredita que estar fazendo? 11. Que passos voc est seguindo para alcanar esse objetivo?

12. Qual foi a sua mdia na faculdade? Como assim?

13. Quanto dinheiro voc conseguiu no ano passado? Voc paga suas contas em dia? Voc tem alguma dvida acumulada?

14. Por favor, descreva a natureza de suas dvidas (emprstimos para pagar os estudos, carro, casa, cartes de crdito, ou gastos com sites porns).

15. Falando em sites porns, voc tem algum problema com pornografia?

16. Se tiver, por favor, descreva a natureza e a extenso do problema. [ importante aqui que os pais distingam entre as lutas constantes que um jovem normal provavelmente enfrenta, e o tipo de comportamento obsessivo que indica problemas muito mais profundos, como o desprezo pelas mulheres, ou uma viciosa falta de autocontrole. O casamento dever corrigir o primeiro tipo de problema normal, mas ir apenas exacerbar o segundo tipo de problema patolgico].

17. H algo em sua histria sexual que eu precise saber? Ter mantido relao sexual fora de um casamento antes ou mesmo depois de se tornar cristo? Um casamento arruinado? Ter vivido com uma garota dois anos antes de se tornar cristo? Viver com uma garota seis meses antes de se tornar cristo? Ter engravidado trs garotas no colgio?

18. Voc j participou, mesmo que apenas para experimentar ou por qualquer outro motivo, em qualquer perverso sexual? Homossexualismo? Molestar uma criana? Fazer sexo com animais? 19. Voc j teve algum tipo de problema com a justia? 20. Descreva minha filha para mim. Como voc acha que ela ? 21. O que voc acha mais atrativo nela? Voc realmente acha que ela seria uma beno para voc? Por que voc acha que seria uma beno para ela? Traduo: Mrcio Santana Sobrinho

You might also like