You are on page 1of 5

A IMPORTNCIA DA GUA NO CORPO HUMANO A gua o principal constituinte das clulas humanas e est presente em todos os processos fisiolgicos

s e bioqumicos que ocorrem no nosso corpo. A gua permite a regulao da temperatura corporal, responsvel pela eliminao de toxinas (atravs da urina e do suor) e representa cerca de 95 % do plasma sanguneo que transporta oxignio e nutrientes at s clulas. Somos feitos de gua Nutrientes e oxignio a caminho das clulas A gua ajuda a desintoxicar o organismo A gua ajuda a prevenir doenas e contribui para o nosso bem- nosso bem-estar -estar Somos feitos de gua Ao nascer, um beb constitudo por mais de 70 % de gua. medida que crescemos, esta percentagem desce gradualmente, medida que vamos acumulando gordura. Ainda assim, o organismo de um adulto constitudo por cerca de 60 % de gua, que se encontra dentro e fora das clulas. Cada clula constituda por 70 a 85 % de gua, sobrevivendo num meio tambm aquoso. E, sendo os diferentes tecidos e rgos conjuntos de clulas, estes tambm so compostos por gua. Alm de ser o principal constituinte do corpo, a gua desempenha ainda uma srie de funes: permite-nos movimentarmo-nos, lubrificando as articulaes e tonificando os msculos; regula a temperatura corporal interna atravs da transpirao; e, durante a gravidez, o principal constituinte do lquido amnitico que protege e nutre o beb. Mas as funes da gua no ficam por aqui. Nutrientes e oxignio a caminho das clulas Sem gua no seria possvel transportar o oxignio e os nutrientes at s clulas. O plasma do sangue o meio atravs do qual circulam os nutrientes e o oxignio constitudo por 95 % de gua. Por isso, quando no h gua ou quando esta escassa, o transporte vital de energia e de outros elementos indispensveis ao funcionamento das clulas fica imediatamente comprometido. Sem energia nem nutrientes, as clulas, os rgos e todos os sistemas do corpo deixariam de funcionar A gua ajuda a desintoxicar o organismo Os alimentos que ingerimos diariamente contribuem para a produo de toxinas que circulam no sangue. Quando no so eliminadas, estas substncias vo intoxicando o organismo, contribuindo para o envelhecimento e causando doenas, nomeadamente as de origem cancergena. Os rins so os responsveis pela eliminao destas substncias nocivas. Filtram o sangue e neles formada a urina, que vai para a bexiga at ser

excretada para o exterior. Os rins filtram cerca de 57 litros de sangue por hora, separando as substncias que devem ser reabsorvidas das que devem ser eliminadas pelo organismo e gerindo a quantidade de gua disponvel, de modo a manter o equilbrio hdrico e o bom funcionamento de todas as clulas. Se bebermos a quantidade de gua recomendada, no sobrecarregamos este rgo. Facilitaremos, assim, o trabalho dos rins, uma vez que a gua contribui para a dissoluo das toxinas, o que permite uma eliminao mais fcil. A gua ajuda a prevenir doenas e contribui para o nosso bem- nosso bem-estar -estar A gua desempenha ainda um importante papel, no que respeita preveno de doenas e ao bem-estar geral: - hidrata o corpo a partir do interior, contribuindo para que a pele se mantenha saudvel, lisa e suave; - evita perturbaes do trnsito intestinal, como a priso de ventre; - ajuda a fortalecer as defesas naturais; - ajuda a prevenir a formao de pedras nos rins e contribui para a reduo do risco de infeces urinrias; - ajuda a melhorar a capacidade de concentrao, de raciocnio e at favorece o bom humor!

A gua fundamental e indispensvel para o nosso organismo, ela representa mais ou menos sessenta por cento do peso de uma pessoa. O elemento mais importante do corpo humano a gua, alm de ser o componente principal e ainda um solvente biolgico, por causa disso todas as nossas reaes internas dependem da gua. A gua esta presente em praticamente todas as secrees como lgrimas e suor, alm de ser fundamental no transporte dos alimentos, sais minerais e oxignio. A gua esta presente nas articulaes, plasma do sangue, sistema nervosa, digestivo, urinrio, respiratrio e na pele. responsvel por vinte por cento dos ossos e encontrada em lugares inimaginveis. Por isso ela no pode faltar no organismo. Qualquer pessoa consegue ficar sem comer alimentos por algumas semanas, porem no consegue ficar sem tomar gua, por a falta desse lquido pode levar a morte. recomendado beber cerca de dois litros e meio de gua no mnimo por dia. Quando sentimos sede significa que passou do tempo de beber gua, o quer dizer que o organismo esta necessitando de lquidos para a hidratao do corpo. Quem pratica exerccios com muita intensidade necessita ingerir pelo menos de cinco a seis litros de gua, porque quando suamos h desperdcio de muito lquido para tentar manter o nvel adequado da temperatura do corpo. Se hidratar corretamente

essencial para o corpo, pois sem a hidratao o organismo comea gastar mais gua do absorve. O nosso organismo necessita e depende de gua para diversas funes. O sistema urinrio necessita de gua pra os rins formar a urina que liquida e constituda com 95% de gua na composio e ainda serve para fazer a eliminao de toxinas que so inteis para o corpo humano. No sistema digestivo a gua o componente principal do suco gstrico que produzido no estmago. O suco gstrico essencial na digesto dos alimentos. A velocidade no transporte dos nutrientes no sangue depende da gua e responsvel por 95% do plasma. Os lquidos corporais tambm circulam nos pulmes, no apenas o ar que inspiramos. Os rgos se encarregam de manter o controle da circulao dos fluidos para direcionar parte dos lquidos para a excreo atravs da urina e do suor. A gua um lquido preciso tanto para o meio ambiente quanto para os humanos, pois ela um lubrificante natural, pois age nas articulaes e evita o atrito entre diversos ossos do corpo humano, como por exemplo, o cotovelo. Preservar a gua fundamental para a continuao da espcie humana!

AS PRINCIPAIS FUNES DA GUA NOS VEGETAIS:


NA ESTRUTURA: 1. a substncia mais abundante em plantas em crescimento activo, podendo constituir cerca de 90 % do peso fresco de muitos orgos. Embora em sementes e em tecidos muito lenhificados possam ter valores muito inferiores: 15 % ou mesmo menos. 2. o constituinte principal do protoplasma. 3. Forma um meio contnuo atravs da planta. Devido s suas propriedades (viscosidade, tenso superficial, grandes foras de adeso e coeso) a gua penetra na maioria dos espaos capilares, estabelecendo um meio contnuo atravs das paredes celulsicas e permeando totalmente o corpo da planta. Este volume de gua actua como absorvente de calor e permite, em parte, a tamponizao da temperatura interna.

4. Permite o desenvolvimento de presso de turgescncia que d um elevado grau de rigidez ao contedo celular e parede celular envolvente. Nas plantas herbceas esta presso que representa, em parte, o esqueleto que fornece suporte aos caules. 5. A entrada e sada de gua de certos tecidos ou clulas responsvel por uma srie de micromovimentos nas plantas, como por exemplo nas clulas guarda dos estomas, e no movimento dos fololos de Mimosa pudica. 1.3.2. NO CRESCIMENTO: 1. A taxa de crescimento das plantas superiores mais sensvel e a sua resposta mais rpida ao estabelecer duma situao de carncia hdrica que a qualquer outro factor ambiental capaz de estabelecer uma situao de stress. 2. A fase de elongamento celular depende da absoro de gua. 1.3.3. NO TRANSPORTE: 1. Para alm de ser o meio onde se processa o transporte de substncias vrias nas plantas, tambm o veculo de transporte. 2. o meio atravs do qual os gmetas mveis efectuam a fertilizao. 3. um dos meios mais importantes na dissiminao de esporos, frutos, sementes, etc. 1.3.4. METABOLISMO: 1. Funes relacionadas com a capacidade de dissolver substncias vrias. Por exemplo, os nutrientes minerais entram na planta dissolvidos na gua (soluo do solo). As substncias que no formam verdadeiras solues, como acontece com muitas protenas, formam sistemas coloidais com gua e ao mudarem do estado sol ao gel, contribuem para os movimentos citoplsmicos. O oxignio e o dixido de carbono necessrios respirao e fotossntese encontram-se dissolvidos na gua, dependendo ambos os processos da solubilidade daqueles gases na gua. 2. A gua o meio onde se processam vrias reaces bioqumicas, muitas das quais dependem, para ocorrer, que os reagentes estejam na forma inica. Por outro lado, tanto os produtos como os reagentes de muitas reaces difundem-se na gua e graas sua movimentao de e para os stios onde ocorrem as reaces que existe uma certa regulao da taxa a que aquelas reaces ocorrem. 3. Fornece os ies H+ e OH- . 4. um reagente importante, principalmente nas reaces de condensao e hidrlise. 1.3.5. OUTRAS FUNES:

1. um dos factores ambientais mais importantes na distribuio dos vegetais na biosfera. 2. A existncia de uma carncia hdrica pode predispr as plantas hospedeiras a ataques de agentes patognicos. 3. Contribui de forma decisiva para a tamponizao da temperatura das plantas atravs da transpirao.

You might also like