You are on page 1of 11

ONDAS ESTACIONRIAS E MODOS NORMAIS No caso particular em que as duas extremidades do tubo so abertas, se uma corrente de ar for dirigida

perpendicularmente a uma destas extremidades, ondas lo ngitudinais estacionrias podero ser criadas no interior da cavidade. A presso do ar nas extremidades do tubo sempre igual presso atmosfrica, se comportando como pontos de ns de presso na produo das ondas estacionrias. Sob condies apropriadas, a onda que se propaga no interior da cavidade interfere construtivamente com a onda que refletida em um n de presso na borda do tubo, formando ondas estacionrias. A formao das ondas estacionrias caracterizada pela presena de nodos (ns) e antinodos (ventres) no interior do tubo. Na posio dos nodos, a amplitude de presso na cavidade idntica presso atmosfrica, enquanto nos antinodos a amplitude mxima. Atendidas as condies de interferncia construtiva, a cavidade pode produzir um grande nmero de freqncias naturais f,chamadas harmnicos. As ondas estacionrias num tubo aberto de comprimento L podem ter os seguintes comprimentos de onda: l1 = 2L (modo fundamental ou primeiro harmnico), l2 = l1 / 2 = L (segundo harmnico), l3 = l1 / 3 = 2L / 3 (terceiro harmnico), e assim por diante. O n-simo harmnico possui n ventres e n+1 ns, sendo cada harmnico um modo normal de vibrao do sistema. Entre os nodos das extremidades de fixao pode haver qualquer nmero de ns intermedirios, sendo possvel o comprimento da onda estacionria assumir muitos valores diferentes. Como a distncia entre ns adjacentes /2, em um tubo de comprimento l haver exatamente um nmero inteiro n de meios comprimentos de onda /2 (ou ventres). Na Figura 1 so apresentadas as curvas que descrevem a variao de presso no interior de um tubo aberto, para os 3 primeiros harmnicos

No caso em que uma das extremidades do tubo aberta e a outra fechada, se uma corrente de ar for dirigida perpendicularmente extremidades aberta,ondas longitudinais

estacionrias podero ser criadas no interior da cavidade. A presso do ar na extremidade aberta do tubo sempre igual presso atmosfrica, e a presso na extremidade fechada mxima. Na Figura 2 so apresentadas as curvas que descrevem a variao de presso no interior de um tubo com uma extremidade aberta e outra fechada, para os 3 primeiros harmnicos.

INTERFERNCIA DE ONDAS Interferncia um fenmeno descrito pelo cientista ingls Thomas Young ,sendo que este fenmeno representa a superposio de duas ou mais ondas num mesmo ponto. Esta superposio pode ter um carter de aniquilao, quando as fases no so as mesmas (interferncia destrutiva) ou pode ter um carter de reforo quando as fases combinam (interferncia construtiva). Exemplo: Quando escutamos msica em nosso lar, percebemos que certos locais no recinto so melhores para se ouvir a msica do que outros. Isto se deve pelo fato de nestes pontos as ondas que saem dos dois alto-falantes sofrem interferncia construtiva. Ao contrrio, os locais onde o som est ruim de ouvir causado pela interferncia destrutiva das ondas.

RESSONNCIA De uma forma geral podemos dizer que um sistema entra em ressonncia se lhe fornecida do exterior uma excitao a uma das suas freqncias prprias. Dito assim, parece muito complicado, mas o que j aprendemos sobre ondas estacionrias vai ajudar-nos a compreender este conceito.

Como se v, apenas num dos casos se origina uma onda estacionria. Neste caso a onda transmitida com bastante eficincia. Nos outros casos a onda menos transmitida. Isto tem a ver com o fato de que nas freqncias ressonantes do sistema a amplitude de vibrao das ondas estacionrias grande. Esta vibrao comunicada tambm prpria coluna. Por sua vez a vibrao da coluna comunica ao ar exterior uma vibrao forte. Nas freqncias no ressonantes a amplitude de vibrao menor porque as ondas incidentes e re_ectida tendem a cancelarse mutuamente. Como conseqncia, a vibrao transmitida ao ar exterior tambm mais fraca. Conclumos, portanto que as freqncias ressonantes so as freqncias correspondentes s ondas estacionrias e que uma coluna de ar vibra e transmite mais eficientemente o som s freqncias ressonantes.

Batimentos
Batimentos so variaes de intensidades produzidas pela variao da amplitude, e a freqncia dessa variao de intensidade denomina-se freqncia de batimentos. Quando a freqncia dos batimentos for de poucos hertz, conseguimos ouvi-la como uma ondulao ou pulsao no tom.

Figura 1: Os batimentos so flutuaes na amplitude produzidas pela superposio de duas ondas sonoras que possuem freqncias prximas. Podemos demonstrar que a freqncia dos batimentos sempre dada pela diferena das duas freqncias fa e fb .Suponha que fa seja maior que fb ;os perodos correspondentes so Ta e Tb, sendo que Ta < Tb .Se as ondas comeassem em fase para t=0,elas voltariam a ficar em fase quando a primeira onda percorresse um ciclo a mais do que a segunda.Isso ocorreria quando o valor de t fosse igual a Tbat, o perodo dos batimentos.Seja n o nmero de ciclos da primeira onda no tempo Tbat;ento o nmero de ciclos da segunda onda no mesmo tempo (n 1) e,portanto,obtemos as relaes Tbat=n Ta e Tbat = (n 1) Tb Eliminando n entre essas duas equaes, achamos O inverso do perodo dos batimentos a freqncia dos batimentos,

Logo:

e finalmente, fbat= fa - fb (freqncia dos batimentos) (1) Conforme afirmamos, a freqncia dos batimentos a diferena entre as duas freqncias.Ao usar a Equao (1),deve-se lembrar que fa a freqncia mais elevada. Aplicaes possvel ouvir claramente a variao de amplitude no som produzido. Se variarmos uma das freqncias para aproxim-la da outra, podemos verificar que a diversidade de amplitude cada vez mais lenta. Trata-se justamente do procedimento adotado pelos msicos para afinar seus instrumentos: tocando a nota levemente desafinada junto com um padro, haver produo de batimentos. Ajustando a afinao do instrumento, os batimentos vo se tornando cada vez mais lentos, at cessarem por completo, quando a nota estiver perfeitamente afinada segundo o padro de acuidade

humana. Desta forma, torna-se possvel analisar matematicamente para que valor numrico converge o erro relativo entre as freqncias de batimento quando o ouvido humano j no mais percebe variaes de amplitude. Os motores de avies que possuem diversas hlices propulsoras devem ser sincronizados de modo a no produzir batimentos desagradveis,que so ouvidos como intensos sons pulsantes.Em alguns avies,a sincronizao feita eletronicamente; em outros,o piloto faz isso de ouvido,tal como se procede para afinar um piano.

Figura 2:Se as duas hlices deste avio no estiverem perfeitamente sincronizadas,os pilotos,os passageiros e os ouvintes que esto no solo devem escutar batimentos.

Efeito Doppler
O Efeito Doppler uma caracterstica observada nas ondas quando emitidas ou refletidas por um objeto que est em movimento com relao ao observador. Foi-lhe

atribudo este nome cientista austraco sculo XIX. Figura 3

em homenagem ao Christian Doppler no Figura 4

Figura 5 Onde fo a freqncia do observador e ff a freqncia da fonte. Para ondas sonoras, o efeito Doppler constitui o fenmeno pelo qual um observador percebe freqncias diferentes das emitidas por uma fonte e acontece devido velocidade relativa entre o a onda sonora e o movimento relativo entre o observador e/ou a fonte. Pode-se determinar uma frmula geral para calcular a freqncia percebida pelo observador, ou seja, a freqncia aparente. Considerando: fo = freqncia aparente percebida pelo observador ff = freqncia real emitida vo = velocidade do observador vf = velocidade da fonte v =velocidade da onda sonora Supondo que o observador esteja em repouso e a fonte se movimente: Para o caso onde a fonte se aproxima do observador, h um encurtamento do comprimento da onda, relacionado velocidade relativa, e a freqncia real ser menor que a observada, ou seja:

Mas, como a fonte se movimenta, sua velocidade tambm deve ser considerada, de modo que: Substituindo no clculo da freqncia observada:

ou seja:

Para o caso onde a fonte se afasta do observador, h um alongamento aparente do comprimento de onda, nesta situao a deduo do clculo da freqncia observada ser anloga ao caso anterior. no entanto:

logo:

Supondo que a fonte esteja em repouso e o observador se movimente: No caso em que o observador se aproxima da fonte, em um mesmo intervalo de tempo ele encontrar mais frentes de onda do que se estivesse parado. Assim a frequncia observada dever ser maior que a frequncia emitida pela fonte. Neste caso, o comprimento de onda no alterado, mas a velocidade de propagao ligeiramente aumentada.

mas: e

Quando estes dois valores so substitudos no clculo da freqncia observada temos:

ento:

No caso em que o observador se afasta da fonte, em um mesmo intervalo de tempo ele encontrar menor nmero de frentes de onda do que se estivesse parado. Assim a freqncia observada dever ser menor que a freqncia emitida pela fonte. A deduo do clculo da freqncia observada ser anloga ao caso anterior, no entanto a velocidade de propagao ligeiramente reduzida.

mas:

Quando estes dois valores so substitudos no clculo da freqncia observada temos: ento:

Conhecendo estas quatro possibilidades de alterao na freqncia de onda observada podemos escrever uma frmula geral para o efeito Doppler se combinarmos todos os resultados, sendo ela:

Os sinais + no numerador e no denominador correspondem a um aumento de freqncia (aproximao entre a fonte e o receptor). Por outro lado, os sinais no numerador e + no denominador correspondem a uma diminuio da freqncia (afastamento entre a fonte e o receptor). A expresso do efeito Doppler do desvio da freqncia da luz dada por:

fr = ff

cv c+v

Em que a velocidade da luz, geralmente designada pela letra c, a mesma tanto para o receptor quanto para a fonte. No sistema de referncia na qual o receptor est em repouso, a fonte se afasta dele com velocidade v.(Quando a fonte se aproxima do receptor a velocidade v negativa).A freqncia da fonte foi designada por ff.A freqncia fr medida pelo receptor r.

Aplicaes
Uma aplicao conhecida do efeito Doppler em ondas de rdio o equipamento de radar montado na janela lateral de um carro de polcia para medir a velocidade dos outros carros. A onda eletromagntica emitida pelo equipamento refletida por um carro em movimento, que funciona como uma fonte mvel, e a onda refletida que volta para o equipamento de polcia sofre um desvio de freqncia devido ao efeito Doppler.O sinal transmitido e o sinal refletido se combinam e formam batimentos,e a velocidade pode ser calculada pela freqncia dos batimentos.Tcnicas semelhantes so usadas (Doppler) para medir a velocidade do vento na atmosfera.

Figura 6:A polcia determina a velocidade de um automvel por meio do efeito Doppler. Outra aplicao do efeito Doppler a medida da velocidade do sangue nas artrias que possui valor mximo de apenas 0,4 m/s. Esta medida feita dirigindo-se um feixe de ultra-som, de freqncia conhecida, para uma artria e medindo-se a freqncia deste feixe aps ser refletido pelas clulas sangneas em movimento. Observando que estas clulas, por estarem em movimento, recebem o feixe de ultra-som com uma freqncia alterada. Por sua vez, ao refletir o ultra-som, o sangue comporta-se como uma fonte em movimento, introduzindo uma nova alterao na freqncia do feixe. Comparando-

se o valor da freqncia emitida com a do feixe refletido, obtm-se a velocidade do sangue na artrias O efeito Doppler para ondas eletromagnticas, inclusive a luz visvel, importante na astronomia. Os astrnomos comparam o comprimento de onda da luz proveniente de uma estrela longnqua com aquele emitido pelo mesmo elemento na Terra. Em uma estrela dupla, na qual duas estrelas giram em torno do centro de massa comum, a luz sofre um efeito Doppler e sua freqncia se desloca para valores mais elevados quando a estrela se aproxima de um observador na Terra e se desloca para freqncias mais baixas quando a estrela se afasta. Medidas dos desvios das freqncias revelam informaes sobre as rbitas e sobre as massas das estrelas que compe a estrela dupla. TUBOS SONOROS Quando um elemento vibrador, como um diapaso com frequncia de vibrao f, colocado na extremidade aberta de um tubo parcialmente cheio de gua com a mesma frequncia f, grande parte da energia mecnica do elemento vibrador ser convertida em energia sonora, aumentando a amplitude das vibraes com frequncia f dos elementos do volume do ar e como consequncia a intensidade do som.

Considere um diapaso (fonte sonora) produzindo sons sobre a extremidade aberta de um tubo de vidro de comprimento L, sendo preenchido vagarosamente com gua, o que conseguimos elevando o reservatrio R de gua, mantendo assim os nveis de R e do tubo aberto (figura abaixo)

Quando o reservatrio levantado, o nvel da gua no tubo aberto vai subindo e assim, a intensidade do som emitido pelo diapaso reforado. Isso ocorre porque, no interior do tubo, as ondas sonoras emitidas pelo diapaso sofrem interferncia com as ondas refletidas na superfcie da gua, dando origem a ondas estacionrias que, para determinadas alturas da coluna de ar reforar o som proveniente do diapaso. O som ter intensidade mxima quando cada compresso, refletida pela

gua, volta para a abertura justamente quando a prxima est saindo do diapaso e assim elas se reforam mutuamente. O diapaso e a coluna de ar esto em ressonncia.O primeiro reforo ocorre quando a altura da coluna um quarto do comprimento de onda do som Os sucessivos reforos sonoros ocorrem sempre que na extremidade aberta do tubo surgir um ventre (vibrao mxima das partculas de ar). A extremidade fechada sempre um n. Este processo utilizado na determinao da velocidade de propagao do som no ar, conhecendo a freqncia f do diapaso e medindo-se a altura da coluna de ar (diferena do nvel da gua) entre duas intensidades mximas de som consecutivas, que nos fornece o comprimento de onda l.

A distncia d entre dois ventres (mximos) consecutivos fornece l (d=l/2). Assim, conhecidos V e l, determinamos a velocidade do som no ar atravs da expresso V=lf.

You might also like