You are on page 1of 12

Hipertenso

A hipertenso, tambm conhecida como presso alta, no tem cura, mas pode ser controlada e tratada, evitando-se, assim, complicaes, como o acidente vascular cerebral..

O que presso arterial normal? Antes de entender o que hipertenso, vamos entender o que presso arterial normal. Essa classificao segue diretrizes pr-estabelecidas, as quais mencionamos a seguir:

Classificao Presso Sistlica Presso Diastlica PA Normal < 120mmHg < 80mmHg Pr-hipertenso Hipertenso estgio 1 Hipertenso estgio 2 < 120-139mmHg 80 < 89mmHg

140-159mmHg 85-89mmHg > ou = 160mmHg > ou = 100mmHg

O que so presses Sistlica e Diastlica? Quando o corao contrai, o sangue bombeado para fora e empurrado contra as paredes das artrias, fazendo com que elas se expandam. A fora com que o sangue impulsionado contra a parede das artrias chamada de presso arterial sistlica. Aps contrair, o corao relaxa e os vasos sanguneos se retraem. A medio efetuada nesse ponto determina a presso arterial diastlica.

O que hipertenso arterial? Hipertenso arterial ou presso alta uma doena que no provoca sintomas e, por esse motivo, pode facilmente passar despercebida. No entanto, mesmo assintomtica, a presso alta pode ser muito perigosa para a sade. A hipertenso no diagnosticada traz complicaes como transtornos da viso, doenas do corao, acidentes vasculares cerebrais e problemas renais, entre outros.

Qual a causa da hipertenso? Em 90% dos casos no possvel apontar a causa da hipertenso. Nos outros 10%, a doena decorre de problemas fsicos que podem ser corrigidos com tratamento ou cirurgia.

Quais mecanismos controlam a presso arterial? Um sistema complexo controla o fluxo de sangue e regula a presso arterial. Alm disso, existem outros fatores que interferem no controle da presso arterial: - a fora e a capacidade do msculo cardaco de bombear sangue - a quantidade total de sangue que circula no corpo o estado geral das artrias

A hipertenso arterial tem cura? Na maior parte dos casos ainda no tem cura, mas tem tratamento. E quando seguido corretamente, proporciona uma vida normal.

A Presso alta (hipertenso arterial) a elevao persistente da presso sangunea e no a elevao ocasional, a que, por sinal, todos estamos sujeitos sem que isto represente qualquer anormalidade. A hipertenso arterial tambm conhecida como o assassino silencioso, pois no produz sintomas. A presso arterial cronicamente elevada pode lesar as artrias do globo ocular (da retina), os rins e o crebro, alm de sobrecarregar o corao e provocar o espessamento (hipertrofia) de suas paredes. Em mais de 95% dos pacientes no h uma causa especfica para o problema. A hipertenso arterial tratada com restrio de sal, exerccios aerbicos regulares, perda de peso e, quando necessrio, medicamentos. Hipertensos diabticos representam um grupo de risco especialmente elevado e nestes, a presso arterial a ser atingida com o tratamento deve ser ainda menor que nos hipertensos no diabticos.
O que

hipertenso arterial?

Em primeiro lugar, bom ficar claro que hipertenso arterial no significa estresse emocional. A hipertenso caracteriza-se pelo bombeamento de sangue atravs de nossas artrias a uma presso superior quela encontrada na maioria das pessoas. Ela geralmente diagnosticada quado um tensimetro colocado no brao registra nveis iguais ou superiores a 140/90 mmHg em mltiplas aferies sob diferentes condies (mmHg significa milmetros de mercrio e a unidade para mensurao da presso). Acima deste nvel, maior o risco de agresses a rgos nobres como corao, crebro e rins, alm de acelerar-se o processo de endurecimento das artrias (arteriosclerose) e facilitar-se o depsito de gordura nos vasos (aterosclerose). A presso sistlica, ou mxima, como habitualmente dizemos, representa a presso nas nossas artrias quado o corao se contrai e ejeta sangue dentro delas. A presso diastlica ou mnima, ocorre quando o corao se relaxa e representa a presso mnima a

que as artrias esto expostas antes da contrao cardaca subsequente.

A hipertenso afeta cerca de 20% da populao brasileira e, neste grupo, para um mesmo nvel de presso arterial, os rgos dos pacientes de raa negra so mais afetados que os de outras raas. Em oitenta por cento dos casos, a presso est levemente elevada (presso diastlica entre 90 e 104 mmHg e/ou presso sistlica entre 140 e 159 mmHg). A chamada hipertenso sistlica isolada onde apenas a presso sistlica se encontra elevada afeta cerca de 30% a 40% da populao acima de 65 anos e associa-se com o mesmo risco de derrame cerebral e infarto do miocrdio.

Quais

as

complicaes

decorrentes da hipe rtenso?

A mais grave a doena das artrias. Estes vasos sangneos tm paredes lisas e levam o sangue do corao para todos os rgos do corpo. Com a hipertenso arterial ocorre infiltrao de acar, gorduras, clcio e outras substncias nas paredes das artrias, o que provoca o aparecimento das leses arteriais. As leses arteriais aumentando progressivamente vo agredindo os rgos, devido falta de adequada oxigenao dos tecidos (isquemia). O prejuzo maior quando ocorre o fechamento da artria (infarto), provocando a morte do tecido que era nutrido por esta artria. Desta forma teremos os comprometimentos dos rgos de acordo com as artrias afetadas, conforme figura abaixo. Ou seja: no crebro teremos o infarto cerebral, ou acidente vascular cerebral (AVC), ou tambm chamado pelos leigos de derrame cerebral.

Nos rins ocorre o infarto renal.

Nos intestinos o infarto intestinal.

Nos membros leva gangrena

No corao angina do peito e ao infarto do miocrdio.

A Hipertenso Arterial tambm provoca a hipertrofia do msculo do corao. Em outras palavras o msculo fica mais espesso e, portanto, h uma maior dificuldade de nutrio do mesmo pelas artrias coronarianas.

CORAO HIPERTROFIADO E DILATADO Estgio Descompensado

O sente

que um paciente

com presso alta?

NADA. Este o grande problema desta doena, e no toa que a chamam de assassina silenciosa. Esta condio vai exercendo seus estragos silenciosamente sem que o paciente se aperceba. Sintomas geralmente atribudos presso alta como dor de cabea, vertigens, viso borrada, so raros. A nica maneira de diagnosticar hipertenso arterial tirando a presso e tratando-a a tempo, antes que as consequncias sobre os vasos e rgos nobres se manifestem. Por isso importante uma conscientizao sobre a necessidade de avaliar periodicamente a presso, e mais ainda, se houver histria familiar de hipertenso arterial.
Como se

diagnostica

hipe rtenso arterial?

A presso alta diagnosticada quando a medida revela uma presso sistlica acima de 140 mmHg e/ou uma presso diastlica acima de 90 mmHg. Uma vez diagnosticada a existncia de hipertenso arterial, preciso proceder a uma avaliao do grau de acometimento dos rgos-alvo, ou seja, aqueles preferencialmente agredidos pela presso alta: vasos sanguneos, corao, rins e crebro. Obviamente, o exame clnico j fornece algumas informaes importantes. O exame do fundo de olho d uma idia do estado das pequenas artrias, precocemente atingidas pela hipertenso. O corao avaliado por eletrocardiograma e ecocardiograma (ultrassom do corao) e estes exames podem demonstrar o espessamento (hipertrofia) das paredes do corao: a presso alta sem controle pode acabar levando dilatao do corao e insuficincia cardaca. O raio-X do trax til para avaliao do tamanho do corao e do acmulo de lquido nos pulmes quando ocorre insuficincia cardaca. Exames de sangue e urina ajudam a identificar o acometiment dos rins. O ultrassom das artrias do pescoo (duplexscan de cartidas e vertebrais) por vezes indicado para avaliar o risco de derrame cerebral, pois a partir de acmulo de gordura (aterosclerose) nestes vasos originam-se boa parte destes trgicos acidentes. A identificao de pacientes em risco pode orientar a instituio de medidas preventivas. Como a presso arterial oscila muito ao longo do dia e pode elevar-se em resposta a situaes de estresse, no incomum encontrarmos pacientes com presso normal, porm sistematicamente alta quando vo ao consultrio mdico. Como resultado, o paciente pode acabar recebendo um rtulo pelo resto da vida e ser tratado com remdios sem ser hipertenso na realidade. Esta condio benigna e denomina-se hipertenso do jaleco branco ou mais simplesmente hipertenso de consultrio. Para diferenci-la da verdadeira hipertenso, solicitamos ao paciente que tire sua prpria presso com aparelhos (confiveis) automatizados e nos apresente um pequeno dirio com os valores de medidas repetidas fora do consultrio. Um mtodo preciso para diferenciar a verdadeira hipertenso da hipertenso de consultrio a monitorao ambulatorial da presso arterial, ou mais simplesmente M.A.P.A. ou M.R.P.A, nos quais um pequeno registrador acoplado a um manguito adaptado ao brao do paciente. A presso automaticamente registrada a intervalos regulares num perodo de 24 horas ou durante 5 dias,pela manh e noite, e os resultados analisados num programa especial de computador.

Qual causa da presso

alta?

No existe uma causa especfica em 95% dos casos e por isso a hipertenso chamada de primria ou essencial. A grande maioria dos casos de hipertenso primria resulta do aumento da rigidez das artrias perifricas (aumento da resistncia perifrica) que por sua vez associa-se a herana gentica, sobrepeso, consumo excessivo de sal, vida sedentria e ao prprio envelhecimento. Dentre os 5% de causas identificveis, a mais freqente a hipertenso associada a uso de plulas anticoncepcionais em mulheres acima de 35 anos, especialmente fumantes. Para estas mulheres, o tratamento basicamente consiste na interrupo do uso das plulas e na cessao do tabagismo. O estreitamento de uma ou mais artrias que irrigam os rins uma condio relativamente rara, que causa hipertenso grave, geralmente de incio sbito. A maioria destes casos (66%) ocorre em pacientes idosos e resulta do crescimento de uma placa de aterosclerose na artria que irriga um dos rins. Os 33% restantes resultam de espessamento (fibroplasia) da parede muscular da artria e acometem preferencialmente mulheres jovens. Esta condio pode ser diagnosticada por arteriografia renal (injeo de contraste com raios-X) mas antes disso, alguns exames no invasivos permitem reforar a suspeita clnica (ultrassom duplex de artrias renais, cintilografia renal). O tratamento atravs de angioplastia, ou seja, dilatao da artria com balo ou de cirurgia. Outras causas menos comuns so tumores das glndulas suprarrenais (sindrome de Cushing, feocromocitomas) cujo dagnstico pode ser suspeitado atravs de exames de sangue e confirmado por tomografia computadorizada ou ressonncia magntica.

Como trata a

se

hipertenso arterial?

O tratamento da hipertenso arterial por toda a vida. A doena, na grande maioria das vezes, no tem cura, mas tem tratamento e controle. A reduo da presso arterial por dieta, exerccios fsicos, perda de peso e medicao, tem um efeito dramtico na preveno de complicaes, permitido que o paciente leve vida absolutamente normal. Mais da metade dos pacientes tm sua presso reduzida apenas com a eliminao do saleiro e das comidas com alto contedo de sal, como conservas, enlatados, alimentos processados e industrializados. A perda de peso tem profundo impacto sobre o controle da presso, muitas vezes eliminando a necessidade de medicamentos. Estes, por sua vez, reduzem o risco de infarto, falncia renal e derrame cerebral, podendo e devendo ser usados quando as simples medidas dietticas no controlam a presso ou quando, ao exame do paciente, j se identificam sinais de agresso a rgos nobres (rgos-alvo). Hoje, numerosas so as classes de medicamentos destinados a controlar a presso arterial, cada uma exercendo efeito diferente e, dentro de cada classe, h muitos medicamentos disponveis. Por este motivo, hoje em dia muito raro encontrarmos pacientes resistentes combinao de agentes anti-hipertensivos. Dente os medicamentos mais utilizados, encontramos os diurticos, que neste caso, no se destinam a fazer com que os pacientes urinem mais, como muitos pensam. Na verdade, os diurticos (basicamente os tiazdicos ou combinaes como so administrados em baixas doses e ajudam os vasos sanguneos a se relaxarem, conseqentemente baixando a presso. Os diurticos tambm so comumente prescritos em associao com outros agentes em baixas doses de modo que um potencializa a ao do outro, com menos efeitos colaterais do que quando cada droga utilizada isoladamente em doses maiores. Os betabloqueadores (PROPRANOLOL, ATENOLOL, METOPROLOL, etc.) reduzem a fora da contrao cardaca, conseqentemente baixando a presso. Na maioria das vezes so bem tolerados, mas podem causar depresso, fadiga e, eventualmente, impotncia sexual. Os bloqueadores dos canais de clcio (ANLODIPINO, VERAPAMIL, DILTIAZEM, NITRENDIPINO, etc.) relaxam a musculatura das artrias e tambm podem diminuir a

fora de contrao do corao. Podem provocar inchao dos ps, dor de cabea, vermelhido, constipao intestinal. Os inibidores da enzima conversora da angiotensina (CAPTOPRIL, ENALAPRIL, LISINOPRIL, QUINAPRIL,RAMIPRIL,FOSINOPRIL, etc.) previnem a produo de um agente natural, a angiotensina II, um potente constritor dos vasos sanguneos com consequente relaxamento dos vasos e queda da presso. Estes medicamentos costumam ser muito bem tolerados, mas alguns pacientes so obrigados a suspend-los devido ao aparecimento de tosse seca. Outros mais raramente podem desenvolver insuficincia renal, podendo, porm, ser facilmente identificados por exames de sangue antes que esta complicao ocorra. Os inibidores dos receptores da angiotensina II (LOSARTAN, VALSARTAN, CANDESARTAN, CANDESARTAN, IRBESARTANA, etc.) so os mais novos armamentos do arsenal de drogas contra a hipertenso arterial. Seu mecanismo de ao por bloqueio da ao da angiotensina II sobre os locais onde ela age, e no por inibio de sua produo. Por isso sua ao parecida com a dos inibidores da enzima conversora da angiotensina, mas so excepcionalmente bem tolerados e no produzem tosse. Infelizmente, ainda so medicamentos muito caros. Existem outras classes de medicamentos, como os vasodilatadores os alfa-bloqueadores (PRAZOSINA) os alfa-agonistas centrais (METILDOPA, CLONIDINA)e os novos inibidores da renina (ALESQUIRENO). preciso salientar que o controle da hipertenso arterial em diabticos deve ser muito mais intenso, pois estes pacientes encontram-se em risco muito maior para o desenvolvimento (rpido) de leses dos vasos sanguneos. Para estes, necessrio garantir a obteno de cifras mais baixas, em torno de 120/75 mmHg. Tcnicas de terapia alternativa como acupuntura e relaxamento podem ser teis e tm ganhado mais aceitao. A melhor abordagem para o problema da hipertenso arterial a conscientizao do pblico sobre seus riscos, e a necessidade de diagnstico precoce e tratamento permanente, antes que o dano irreversvel se instale. Medidas simples, no medicamentosas, mas que implicam uma modificao de hbitos de vida no saudveis podem resolver a grande maioria dos casos.
http://www.endocardio.med.br/hipertensao-arterial/

You might also like