You are on page 1of 39

2 PROVA V Questo 1

Observe as charges.

http://historiaemprojetos.blogspot.com e http://dalciomachado.blogspot.com. Acessados em julho/2011.

As charges, respectivamente, dos cartunistas Henfil (1982) e Dalcio (2011) esto separadas por quase trinta anos de histria, mas unidas na crtica a) ao preo, no mercado internacional, da madeira extrada das florestas brasileiras. b) presena de capital estrangeiro na explorao de madeiras de florestas no pas. c) exportao ilegal, via pases vizinhos, de madeira extrada das florestas brasileiras. d) ao desmatamento extensivo e indiscriminado das florestas brasileiras. e) ao uso recorrente de queimadas na eliminao de florestas no pas.

alternativa D
As charges referem-se ao desmatamento indiscriminado em todos os biomas dominantemente florestais, alm do cerrado e da caatinga, o que torna o Brasil o pas que mais desmata no mundo atual.

Questo 2
Considere os mapas.

3
Com base no mapa e em seus conhecimentos, correto afirmar que, tendo em vista as dinmicas espaciais na cidade de So Paulo, os hotis a) acompanharam o desenvolvimento, na cidade, de novas reas de centralidade. b) expandiram-se para o sudeste da cidade, devido ao desenvolvimento do setor primrio. c) deslocaram-se em direo s avenidas marginais, acompanhando o processo de conurbao. d) migraram em direo regio sudoeste, em funo do despovoamento do centro histrico. e) foram atrados para a periferia, devido descentralizao das indstrias paulistanas.

alternativa D
Atualmente, grupos de imigrantes, com o predomnio de bolivianos, so clandestinamente e informalmente recrutados como mo de obra barata; trabalham em condies precrias em oficinas do ramo txtil de vesturio, principalmente na cidade de So Paulo.

Questo 4
Observe os seguintes mapas do Brasil.

alternativa A
As grandes metrpoles da atualidade caracterizam-se por serem policntricas e no mais monocntricas como as cidades tradicionais.

Questo 3
Ainda no comeo do sculo 20, Euclides da Cunha, em pequeno estudo, discorria sobre os meios de sujeio dos trabalhadores nos seringais da Amaznia, no chamado regime de peonagem, a escravido por dvida. Algo prximo do que foi constatado em So Paulo nestes dias [agosto de 2011] envolvendo duas oficinas terceirizadas de produo de vesturio.
Jos de Souza Martins, 2011. Adaptado.

No texto acima, o autor faz meno presena de regime de trabalho anlogo escravido, na indstria de bens a) de consumo no durveis, com a contratao de imigrantes asiticos, destacando-se coreanos e chineses. b) de consumo durveis, com a superexplorao, por meio de empresas de pequeno porte, de imigrantes chilenos e bolivianos. c) intermedirios, com a contratao prioritria de imigrantes asiticos, destacando-se coreanos e chineses. d) de consumo no durveis, com a superexplorao, principalmente, de imigrantes bolivianos e peruanos. e) de produo, com a contratao majoritria, por meio de empresas de mdio porte, de imigrantes peruanos e colombianos.

4 Questo 5
Observe os mapas do Brasil.

Os mapas representam, respectivamente, os temas I a) Natalidade Mortalidade infantil II Mortalidade infantil Alfabetizao Trabalho infantil IDH Mortalidade infantil III IDH Trabalho infantil IDH Trabalho infantil Natalidade

b)

c) Alfabetizao

d) Natalidade

e) Alfabetizao

alternativa C

O mapa I indica o nvel de alfabetizao, onde os estados de SP, RJ, AP e o DF possuem os melhores ndices. O mapa II apresenta a concentrao de trabalho infantil nas regies Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O mapa III mostra o IDH, com estados do Centro-Sul como os que apresentam os melhores ndices.

Considere as afirmativas relacionadas aos mapas. I. Alta concentrao fundiria e pouca diversificao da atividade econmica so caractersticas de um bolso de pobreza existente no extremo sul do Brasil.

5
II. A despeito de seus excelentes indicadores econmicos bem como de seu elevado grau de industrializao, a Regio Sudeste abriga bolses de pobreza. III. A biodiversidade da floresta assegura alta renda per capita aos habitantes da Amaznia, enquanto moradores da caatinga nordestina padecem em bolses de pobreza. IV. Embora Braslia detenha alguns dos melhores indicadores socioeconmicos do pas, o prprio Distrito Federal e arredores abrigam um bolso de pobreza. Est correto o que se afirma em a) I, II e III, apenas. b) I, II e IV, apenas. c) II e III, apenas. d) III e IV, apenas. e) I, II, III e IV. d) Tratado de Roma, que criou a Comunidade Econmica Europeia (CEE) e suprimiu os controles alfandegrios nas fronteiras internas. e) Acordo de Schengen, pelo qual se assegura a livre circulao de pessoas pelos pases signatrios desse acordo.

alternativa E
A reforma do acordo de Schengen visa dificultar a entrada de imigrantes originrios de regies pouco desenvolvidas do planeta.

Questo 7
Considere as afirmativas, o mapa, o grfico e a imagem das casas semissoterradas, na China, para responder questo. Tempestades de areia que tm atingido Pequim nos ltimos anos relacionam-se I. a ventos que sopram do deserto de Gobi em direo a essa cidade. A baixa presso atmosfrica predominante sobre o deserto de Gobi responII. svel pela formao de ventos fortes nessa regio. A diminuio de ndices de precipitao atmosfrica na regio de Pequim e o III. avano de terras cobertas por areia so indcios de um processo de desertificao. A grande regio desrtica asitica, da qual faz parte o deserto de Gobi, IV. liga-se macrorregio formada pelos desertos do Saara e da Arbia.

alternativa B
A biodiversidade da Amaznia no garante um padro de vida elevado para os povos da floresta.

Questo 6
Logo aps a entrada de milhares de imigrantes norte-africanos na Itlia, em abril deste ano, o presidente da Frana, Nicolas Sarkozy, e o primeiro ministro da Itlia, Silvio Berlusconi, fizeram as seguintes declaraes a respeito de um consenso entre pases da Unio Europeia (UE) e associados. Queremos mant-lo vivo, mas para isso preciso reform-lo.
Nicolas Sarkozy.

No queremos coloc-lo em causa, mas em situaes excepcionais acreditamos que preciso fazer alteraes, sobre as quais decidimos trabalhar em conjunto.
Silvio Berlusconi. http://pt.euronews.net. Acesso em julho/2011. Adaptado.

Sarkozy e Berlusconi encaminharam pedido UE, solicitando a reviso do a) Tratado de Maastricht, o qual concede anistia aos imigrantes ilegais radicados em pases europeus h mais de 5 anos. b) Acordo de Schengen, segundo o qual Itlia e Frana devem formular polticas sociais de natureza bilateral. c) Tratado de Maastricht, que implementou a Unio Econmica Monetria e a moeda nica em todos os pases da UE.

6
Est correto o que se afirma em a) I e II, apenas. b) II e III, apenas. c) I, III e IV, apenas. d) II, III e IV, apenas. e) I, II, III e IV.

Questo 9
A economia da ndia tem crescido em torno de 8% ao ano, taxa que, se mantida, poder dobrar a riqueza do pas em uma dcada. Empresas indianas esto superando suas rivais ocidentais. Profissionais indianos esto voltando do estrangeiro para seu pas, vendo uma grande chance de sucesso empresarial.
Beckett et al., 2007. Em http://www.wsj-asia.com/pdf. Acessado em junho/2011. Adaptado.

alternativa C
As afirmativas I, III e IV descrevem corretamente os processos climticos do deserto de Gobi e seus impactos sobre a China e sua regio. Entretanto, a afirmativa II diz que a baixa presso responsvel pela formao de ventos fortes, quando, na verdade, so as altas presses.

Questo 8
Observe o mapa, no qual esto assinaladas reas de plantio de um importante produto agrcola.

O significativo crescimento econmico da ndia, nos ltimos anos, apoiou-se em vantagens competitivas, como a existncia de a) diversas zonas de livre-comrcio distribudas pelo territrio nacional. b) expressiva mo de obra qualificada e no qualificada. c) extenso e moderno parque industrial de bens de capital, no noroeste do pas. d) importantes cintures agrcolas, com intenso uso de tecnologia, produtores de commodities. e) plena autonomia energtica propiciada por hidreltricas de grande porte.

Atlas Rand M Nally, 1992 e De Agostini, 2010. Adaptado.

alternativa B
A ndia apresenta mo de obra numerosa, qualificada e tambm no qualificada.

Esse produto e caractersticas de suas reas de ocorrncia esto corretamente indicados em: Produto Declividade do terreno a) arroz muito baixa (<3%) varivel varivel baixa (at 12%) baixa (at 12%) Clima temperado e subtropical equatorial subtropical e tropical tropical mido temperado e subtropical

Questo 10
Do ponto de vista tectnico, ncleos rochosos mais antigos, em reas continentais mais interiorizadas, tendem a ser os mais estveis, ou seja, menos sujeitos a abalos ssmicos e deformaes. Em termos geomorfolgicos, a maior estabilidade tectnica dessas reas faz com que elas apresentem uma forte tendncia ocorrncia, ao longo do tempo geolgico, de um processo de a) aplainamento das formas de relevo, decorrente do intemperismo e da eroso. b) formao de depresses absolutas, gerada por acomodao de blocos rochosos. c) formao de canyons, decorrente de intensa eroso elica.

b) soja c) d) e) cana-de-acar milho trigo

alternativa E
O mapa destaca as principais reas produtoras de trigo do planeta.

7
d) produo de desnveis topogrficos acentuados, resultante da contnua sedimentao dos rios. e) gerao de relevo serrano, associada a fatores climticos ligados glaciao. c) recebe polissacardeos sintetizados no retculo endoplasmtico. d) envia polissacardeos nele sintetizados para o retculo endoplasmtico. e) recebe monossacardeos sintetizados no retculo endoplasmtico e para ele envia polissacardeos.

alternativa A
As estruturas cristalinas antigas, com o passar do tempo, devido aos processos de eroso e de intemperismo, resultam em formas mais desgastadas.

alternativa A
O complexo golgiense, entre outras funes, recebe protenas sintetizadas pelos ribossomos presentes no retculo endoplasmtico rugoso.

Questo 11
H anos, a Amaznia brasileira tem sofrido danos ambientais, provocados por atividades como queimadas e implantao de reas de pecuria para o gado bovino. Considere os possveis danos ambientais resultantes dessas atividades: I. Aumento da concentrao de dixido de carbono (CO2 ) atmosfrico, como consequncia da queima da vegetao. II. Aumento do processo de laterizao, devido perda de ferro (Fe) e alumnio (Al) no horizonte A do solo. III. Aumento da concentrao de metano (CH4 ) atmosfrico, liberado pela digesto animal. IV. Diminuio da fertilidade dos solos pela liberao de ctions Na + , K + , Ca2 + e Mg2 + , anteriormente absorvidos pelas razes das plantas. Est correto o que se afirma em a) I e III, apenas. b) I, II e III, apenas. c) II e IV, apenas. d) III e IV, apenas. e) I, II, III e IV.

Questo 13
Um camundongo recebeu uma injeo de protena A e, quatro semanas depois, outra injeo de igual dose da protena A, juntamente com uma dose da protena B. No grfico abaixo, as curvas X, Y e Z mostram as concentraes de anticorpos contra essas protenas, medidas no plasma sanguneo, durante oito semanas.

alternativa A
Esto corretos os itens I e III. No item II, no processo de laterizao, h o aumento dos nveis de Fe e Al no horizonte A do solo. No item IV, h o aumento da fertilidade dos solos pela liberao de ctions Na+ , K + , Ca+2 e Mg +2 .

Questo 12
O retculo endoplasmtico e o complexo de Golgi so organelas celulares cujas funes esto relacionadas. O complexo de Golgi a) recebe protenas sintetizadas no retculo endoplasmtico. b) envia protenas nele sintetizadas para o retculo endoplasmtico.

W. K. Purres, D. Sadava, G. H. Orians, H. C. Heller. Life. The Science of Biology. Sinauer Associates, Inc. W.H. Freeman & Comp., 6 ed., 2001. Adaptado.

As curvas a) X e Z representam as concentraes de anticorpos contra a protena A, produzidos pelos linfcitos, respectivamente, nas respostas imunolgicas primria e secundria. b) X e Y representam as concentraes de anticorpos contra a protena A, produzidos pelos linfcitos, respectivamente, nas respostas imunolgicas primria e secundria.

8
c) X e Z representam as concentraes de anticorpos contra a protena A, produzidos pelos macrfagos, respectivamente, nas respostas imunolgicas primria e secundria. d) Y e Z representam as concentraes de anticorpos contra a protena B, produzidos pelos linfcitos, respectivamente, nas respostas imunolgicas primria e secundria. e) Y e Z representam as concentraes de anticorpos contra a protena B, produzidos pelos macrfagos, respectivamente, nas respostas imunolgicas primria e secundria.

alternativa B
Para focalizar um objeto prximo, em ambiente de baixa luminosidade (penumbra), o orifcio pupilar aumenta, diminuindo a ris. Alm disso, os msculos ciliares se contraem, aumentando o poder refrativo do cristalino (lente).

Questo 15
As afirmaes abaixo referem-se a caractersticas do ciclo de vida de grupos de plantas terrestres: musgos, samambaias, pinheiros e plantas com flores. I. O grupo evolutivamente mais antigo possui fase haploide mais duradoura do que fase diploide. II. Todos os grupos com fase diploide mais duradoura do que fase haploide apresentam raiz, caule e folha verdadeiros. III. Os grupos que possuem fase haploide e diploide de igual durao apresentam, tambm, rizoides, filoides e cauloides (ou seja, raiz, folha e caule no verdadeiros). Est correto apenas o que se afirma em a) I. c) III. e) II e III. b) II. d) I e II.

alternativa A
O camundongo, ao receber a injeo da protena A, produziu uma certa quantidade de anticorpos e clulas de memria. Essa resposta imunitria denominada de primria (curva x do grfico). Depois de algumas semanas, ao receber outra injeo de igual dose da protena A, o camundongo, j sensibilizado por esse antgeno, produz uma maior concentrao de anticorpos contra a referida protena. Essa resposta imunitria denominada de secundria (curva z do grfico). Quando o camundongo recebe a injeo com a protena B, produz anticorpos contra ela (curva y do grfico). Os anticorpos so protenas de defesa sintetizadas pelos plasmcitos (linfcitos B diferenciados). A curva y corresponde resposta imunitria primria contra a protena B.

alternativa D
I. Nas brifitas o gametfito (n) mais duradouro que o esporfito (2n). II. Plantas com esporfito (2n) mais duradouro (samambaias, pinheiros, plantas com flores) apresentam raiz, caule e folha verdadeiros. III. Rizoides, filoides e cauloides so caractersticas de musgos (brifitas), que no possuem fase haploide e diploide com igual durao. Portanto, so corretas apenas as afirmativas I e II.

Questo 14
Num ambiente iluminado, ao focalizar um objeto distante, o olho humano se ajusta a essa situao. Se a pessoa passa, em seguida, para um ambiente de penumbra, ao focalizar um objeto prximo, a ris a) aumenta, diminuindo a abertura da pupila, e os msculos ciliares se contraem, aumentando o poder refrativo do cristalino. b) diminui, aumentando a abertura da pupila, e os msculos ciliares se contraem, aumentando o poder refrativo do cristalino. c) diminui, aumentando a abertura da pupila, e os msculos ciliares se relaxam, aumentando o poder refrativo do cristalino. d) aumenta, diminuindo a abertura da pupila, e os msculos ciliares se relaxam, diminuindo o poder refrativo do cristalino. e) diminui, aumentando a abertura da pupila, e os msculos ciliares se relaxam, diminuindo o poder refrativo do cristalino.

Questo 16
Considere os eventos abaixo, que podem ocorrer na mitose ou na meiose: I. Emparelhamento dos cromossomos homlogos duplicados. II. Alinhamento dos cromossomos no plano equatorial da clula. III. Permutao de segmentos entre cromossomos homlogos. IV. Diviso dos centrmeros resultando na separao das cromtides irms.

9
No processo de multiplicao celular para reparao de tecidos, os eventos relacionados distribuio equitativa do material gentico entre as clulas resultantes esto indicados em b) II e IV, apenas. a) I e III, apenas. d) I e IV, apenas. c) II e III, apenas. e) I, II, III e IV. d) deixavam ambientes de florestas densas, adentrando reas de campos e matas mais esparsas. No percurso, enfrentavam perodos de seca, alternados com outros de chuva intensa. e) deixavam reas de matas mais esparsas, adentrando ambientes de florestas densas. No percurso, enfrentavam perodos muito longos de chuva, com seca apenas ocasional.

alternativa B
No processo de multiplicao celular para reparao de tecidos, acontece a mitose. Apenas os eventos citados em II e IV so caractersticos da mitose.

alternativa D
A rota dos bandeirantes tem incio em So Paulo, rea de Mata Atlntica (ambiente de floresta densa), e parte em direo aos estados de Minas Gerais (Tringulo Mineiro) e do Centro-Oeste, caracterizados pela presena de cerrados (campos e matas esparsas), regio que apresenta clima tropical continental, alternando uma estao chuvosa intensa e outra de estiagem (seca).

Questo 17
No mapa atual do Brasil, reproduzido abaixo, foram indicadas as rotas percorridas por algumas bandeiras paulistas no sculo XVII.

Questo 18
Uma mutao, responsvel por uma doena sangunea, foi identificada numa famlia. Abaixo esto representadas sequncias de bases nitrogenadas, normal e mutante; nelas esto destacados o stio de incio da traduo e a base alterada.

Jos Jobson de A. Arruda. Atlas Histrico. Editora tica, 1989. Adaptado.

Nas rotas indicadas no mapa, os bandeirantes a) mantinham-se, desde a partida e durante o trajeto, em reas no florestais. No percurso, enfrentavam perodos de seca, alternados com outros de chuva intensa. b) mantinham-se, desde a partida e durante o trajeto, em ambientes de florestas densas. No percurso, enfrentavam chuva frequente e muito abundante o ano todo. c) deixavam ambientes florestais, adentrando reas de campos. No percurso, enfrentavam perodos muito longos de seca, com chuvas apenas ocasionais.

O cido nucleico representado acima e o nmero de aminocidos codificados pela sequncia de bases, entre o stio de incio da traduo e a mutao, esto corretamente indicados em: b) DNA; 24. a) DNA; 8. d) RNA; 8. c) DNA; 12. e) RNA; 24.

alternativa D
O cido nucleico representado o RNAm. O nmero de aminocidos codificados pela sequncia de bases nitrogenadas, entre o stio de incio da traduo e a mutao, oito.

10 Questo 19
Em tomates, a caracterstica planta alta dominante em relao caracterstica planta an e a cor vermelha do fruto dominante em relao cor amarela. Um agricultor cruzou duas linhagens puras: planta alta/fruto vermelho planta an/fruto amarelo. Interessado em obter uma linhagem de plantas ans com frutos vermelhos, deixou que os descendentes dessas plantas cruzassem entre si, obtendo 320 novas plantas. O nmero esperado de plantas com o fentipo desejado pelo agricultor e as plantas que ele deve utilizar nos prximos cruzamentos, para que os descendentes apresentem sempre as caractersticas desejadas (plantas ans com frutos vermelhos), esto corretamente indicados em: a) 16; plantas homozigticas em relao s duas caractersticas. b) 48; plantas homozigticas em relao s duas caractersticas. c) 48; plantas heterozigticas em relao s duas caractersticas. d) 60; plantas heterozigticas em relao s duas caractersticas. e) 60; plantas homozigticas em relao s duas caractersticas.

Questo 20
Dez copos de vidro transparente, tendo no fundo algodo molhado em gua, foram mantidos em local iluminado e arejado. Em cada um deles, foi colocada uma semente de feijo. Alguns dias depois, todas as sementes germinaram e produziram razes, caules e folhas. Cinco plantas foram, ento, transferidas para cinco vasos com terra e as outras cinco foram mantidas nos copos com algodo. Todas permaneceram no mesmo local iluminado, arejado e foram regadas regularmente com gua destilada. Mantendo-se as plantas por vrias semanas nessas condies, o resultado esperado e a explicao correta para ele so: a) Todas as plantas crescero at produzir frutos, pois so capazes de obter, por meio da fotossntese, os micronutrientes necessrios para sua manuteno at a reproduo. b) Somente as plantas em vaso crescero at produzir frutos, pois, alm das substncias obtidas por meio da fotossntese, podem absorver, do solo, os micronutrientes necessrios para sua manuteno at a reproduo. c) Todas as plantas crescero at produzir frutos, pois, alm das substncias obtidas por meio da fotossntese, podem absorver, da gua, os micronutrientes necessrios para sua manuteno at a reproduo. d) Somente as plantas em vaso crescero at produzir frutos, pois apenas elas so capazes de obter, por meio da fotossntese, os micronutrientes necessrios para sua manuteno at a reproduo. e) Somente as plantas em vaso crescero at produzir frutos, pois o solo fornece todas as substncias de que a planta necessita para seu crescimento e manuteno at a reproduo.

alternativa E
alta A_ Dados: planta an aa vermelho B_ fruto amarelo bb

P AABB aabb F1 AaBb AaBb 9 A_B_ 16 3 A_bb 16 3 aaB_ 16 1 aabb 16

plantas ans com frutos vermelhos 3 aaB_ = 320 = 60 16

alternativa B
Somente as plantas em vasos crescero at produzir frutos, pois, alm das substncias obtidas por meio da fotossntese (matria orgnica), podem absorver os micronutrientes do solo (sais minerais) necessrios para sua manuteno at a reproduo.

Para obter plantas ans com frutos vermelhos, o agricultor dever cruzar sempre plantas homozigticas para as duas caractersticas.

11 Questo 21
Ao longo da evoluo dos vertebrados, a a) digesto tornou-se cada vez mais complexa. A tomada do alimento pela boca e sua passagem pelo estmago e intestino so caractersticas apenas do grupo mais recente. b) circulao apresentou poucas mudanas. O nmero de cmaras cardacas aumentou, o que no influenciou a circulao pulmonar e a sistmica, que so completamente separadas em todos os grupos. c) respirao, no nvel celular, manteve-se semelhante em todos os grupos. Houve mudana, porm, nos rgos responsveis pelas trocas gasosas, que diferem entre grupos. d) excreo sofreu muitas alteraes, devido a mudanas no sistema excretor. Porm, independentemente do ambiente em que vivem, os animais excretam ureia, amnia e cido rico. e) reproduo sofreu algumas mudanas relacionadas com a conquista do ambiente terrestre. Assim, todos os vertebrados, com exceo dos peixes, independem da gua para se reproduzir. d) maior dissoluo de CO2 nas guas ocenicas, o que leva ao consumo de maior quantidade desse gs pelo fitoplncton, contribuindo, assim, para a reduo do efeito estufa global. e) maior dissoluo de O2 nas guas ocenicas, o que leva liberao de maior quantidade de CO2 pelo fitoplncton, contribuindo, assim, para o aumento do efeito estufa global.

alternativa A
O aumento na temperatura da gua dos oceanos diminui a solubilidade dos gases, entre eles o CO2 , que se difunde para a atmosfera, reduzindo, assim, seu consumo pelo fitoplncton e contribuindo para o aumento do efeito estufa global.

Questo 23
Na obra O poo do Visconde, de Monteiro Lobato, h o seguinte dilogo entre o Visconde de Sabugosa e a boneca Emlia: Senhora Emlia, explique-me o que hidrocarboneto. A atrapalhadeira no se atrapalhou e respondeu: So misturinhas de uma coisa chamada hidrognio com outra coisa chamada carbono. Os carocinhos de um se ligam aos carocinhos de outro. Nesse trecho, a personagem Emlia usa o vocabulrio informal que a caracteriza. Buscando-se uma terminologia mais adequada ao vocabulrio utilizado em Qumica, devem-se substituir as expresses misturinhas, coisa e carocinhos, respectivamente, por: a) compostos, elemento, tomos. b) misturas, substncia, molculas. c) substncias compostas, molcula, ons. d) misturas, substncia, tomos. e) compostos, on, molculas.

alternativa C
No nvel celular, a respirao (processo responsvel pela produo de energia) dos vertebrados se manteve semelhante. No entanto, os rgos responsveis pelas trocas gasosas se diferenciaram ao longo da evoluo dos vertebrados (brnquias, pele e pulmes).

Questo 22
Uma das consequncias do efeito estufa o aquecimento dos oceanos. Esse aumento de temperatura provoca a) menor dissoluo de CO 2 nas guas ocenicas, o que leva ao consumo de menor quantidade desse gs pelo fitoplncton, contribuindo, assim, para o aumento do efeito estufa global. b) menor dissoluo de O2 nas guas ocenicas, o que leva ao consumo de maior quantidade de CO2 pelo fitoplncton, contribuindo, assim, para a reduo do efeito estufa global. c) menor dissoluo de CO2 e O2 nas guas ocenicas, o que leva ao consumo de maior quantidade de O2 pelo fitoplncton, contribuindo, assim, para a reduo do efeito estufa global.

alternativa A
A partir do trecho So misturinhas de uma coisa chamada hidrognio com outra coisa chamada carbono, pode-se dizer que as misturinhas referem-se a compostos, enquanto que as coisas referem-se aos elementos. A afirmao de que carocinhos referem-se a tomos pode ser observada no seguinte trecho: Os carocinhos de um se ligam aos carocinhos de outro.

12 Questo 24
As frmulas estruturais de alguns componentes de leos essenciais, responsveis pelo aroma de certas ervas e flores, so: b) a uma mesma temperatura, a viscosidade do ter dietlico lquido maior do que a do butanol lquido. c) a uma mesma presso, o butanol lquido entra em ebulio a uma temperatura mais alta do que o ter dietlico lquido. d) a uma mesma presso, massas iguais de butanol e ter dietlico liberam, na combusto, a mesma quantidade de calor. e) nas mesmas condies, o processo de evaporao do butanol lquido mais rpido do que o do ter dietlico lquido.

alternativa C
A uma mesma presso, o butanol apresenta maior temperatura de ebulio que o ter devido s ligaes de hidrognio existentes entre as suas molculas. Tais interaes decorrem da existncia de ligaes O H , que so muito polares.

Questo 26
gua e etanol misturam-se completamente, em quaisquer propores. Observa-se que o volume final da mistura menor do que a soma dos volumes de etanol e de gua empregados para prepar-la. O grfico a seguir mostra como a densidade varia em funo da porcentagem de etanol (em volume) empregado para preparar a mistura (densidades medidas a 20o C).

Dentre esses compostos, so ismeros: a) anetol e linalol. b) eugenol e linalol. c) citronelal e eugenol. d) linalol e citronelal. e) eugenol e anetol.

alternativa D
Os compostos linalol e citronelal so ismeros, pois ambos apresentam a mesma frmula molecular (C10 H18O).

Questo 25
Considere os seguintes compostos isomricos: CH 3CH2CH2CH2OH e CH 3CH2OCH2CH 3
butanol ter dietlico

Certas propriedades de cada uma dessas substncias dependem das interaes entre as molculas que a compem (como, por exemplo, as ligaes de hidrognio). Assim, pode-se concluir que, a) a uma mesma presso, o ter dietlico slido funde a uma temperatura mais alta do que o butanol slido.

Se 50 mL de etanol forem misturados a 50 mL de gua, a 20 o C, o volume da mistura resultante, a essa mesma temperatura, ser de, aproximadamente, a) 76 mL b) 79 mL c) 86 mL d) 89 mL e) 96 mL

13
alternativa E
gua (d = 1,00 g/mL) 50 mL 50 g Etanol (d = 0,79 g/mL) 50 mL 39,5 g Massa total = 50 g gua + 39,5 g etanol = 89,5 g Pelo grfico, a densidade da mistura contendo 50% de etanol de 0,93 g/mL. Assim: m 89,5 d = 0,93 = V 96 mL V V

so os principais constituintes do ar atmosfrico, por meio da reao representada por N2 (g) + O2 (g) 2NO(g) H = + 180 kJ.

O NO pode ser oxidado, formando o dixido de nitrognio (NO2 ), um poluente atmosfrico produzido nos motores a exploso: 2NO(g) + O2 (g) 2NO2 (g) H = 114 kJ. Tal poluente pode ser decomposto nos gases N2 e O2 : 2NO2 (g) N2 (g) + 2O2 (g). Essa ltima transformao a) libera quantidade de energia maior do que 114 kJ. b) libera quantidade de energia menor do que 114 kJ. c) absorve quantidade de energia maior do que 114 kJ. d) absorve quantidade de energia menor do que 114 kJ. e) ocorre sem que haja liberao ou absoro de energia.

Questo 27
Em cadeias carbnicas, dois tomos de carbono podem formar ligao simples (C C), dupla (C C) ou tripla (C C). Considere que, para uma ligao simples, a distncia mdia de ligao entre os dois tomos de carbono de 0,154 nm, e a energia mdia de ligao de 348 kJ/mol. Assim sendo, a distncia mdia de ligao (d) e a energia mdia de ligao (E), associadas ligao dupla (C C), devem ser, respectivamente, a) d < 0,154 nm e E > 348 kJ/mol. b) d < 0,154 nm e E < 348 kJ/mol. c) d = 0,154 nm e E = 348 kJ/mol. d) d > 0,154 nm e E < 348 kJ/mol. e) d > 0,154 nm e E > 348 kJ/mol.

alternativa B
Clculo do H da reao: 2 NO2(g) N 2(g) + 2 O2(g) 2 NO(g)
+ N 2(g) + O2(g) H1 = 180 kJ H 2 = +114 kJ HR = ?

2 NO2(g) 2 NO(g) + O2(g) 2 NO2(g) N 2(g) + 2 O2(g)

alternativa A
Comparando-se as distncias internucleares em ligaes carbono-carbono, pode-se afirmar que elas diminuem com o aumento do nmero de pares eletrnicos envolvidos na ligao. Logo: d (C C) > d (C C) > d (C C) Com o aumento do nmero de ligaes entre os tomos de carbono, h o aumento da energia envolvida na quebra das mesmas (energia de ligao). Assim sendo: E (C C) < E (C C) < E (C C) Desse modo, a distncia d ser menor que 0,154 nm e a energia de ligao E ser maior que 348 kJ/mol.

Pela Lei de Hess: HR = H1 + H 2 HR = 180 + 114 = 66 kJ Logo, a liberao de energia menor do que 114 kJ.

Questo 29
Volumes iguais de uma soluo de I2 (em solvente orgnico apropriado) foram colocados em cinco diferentes frascos. Em seguida, a cada um dos frascos foi adicionada uma massa diferente de estanho (Sn), variando entre 0,2 e 1,0 g. Em cada frasco, formou-se uma certa quantidade de SnI4 , que foi, ento, purificado e pesado. No grfico a seguir, so apresentados os resultados desse experimento.

Questo 28
O monxido de nitrognio (NO) pode ser produzido diretamente a partir de dois gases que

14
b)

c) Com base nesses resultados experimentais, possvel afirmar que o valor da relao massa molar do I2 massa molar do Sn , aproximadamente, a) 1 : 8 b) 1 : 4 c) 1 : 2 d) 2 : 1 e) 4 : 1

alternativa D
A reao qumica : Sn + 2 I2 SnI4 Utilizando o primeiro ponto do grfico, onde 0,2 g de Sn reagem com 0,8 g de I2 resultando em 1,0 g de SnI4 , a relao entre as massas molares ser: MI 2 (1,0 0,2) g I2 1 mol Sn 2 = = 1 MSn 0,22 443 2 mol I2 g Sn 144 1 24 4 3
grfico eq. qumica

d)

Questo 30
Observa-se que uma soluo aquosa saturada de HCl libera uma substncia gasosa. Uma estudante de qumica procurou representar, por meio de uma figura, os tipos de partculas que predominam nas fases aquosa e gasosa desse sistema sem representar as partculas de gua. A figura com a representao mais adequada seria a)

e)

alternativa C
O HCl encontra-se ionizado (ons H + e Cl ) na fase aquosa, enquanto na fase gasosa essa substncia qumica apresenta-se na forma de molculas (partculas eletricamente neutras).

FUVEST
Questo 31
A isomerizao cataltica de parafinas de cadeia no ramificada, produzindo seus ismeros ramificados, um processo importante na indstria petroqumica. A uma determinada temperatura e presso, na presena de um catalisador, o equilbrio CH3CH2CH2CH3 (g) m (CH3 ) 2 CHCH3 (g)
n-butano isobutano

15

ETAPA

passar do tempo, observou-se que a gua subiu dentro do tubo, atingindo seu nvel mximo aps vrios dias. Nessa situao, mediu-se a diferena (x) entre os nveis da gua no tubo e no recipiente. Alm disso, observou-se corroso parcial dos fios de ferro. O segundo tubo foi mergulhado em um recipiente contendo leo em lugar de gua. Nesse caso, observou-se que no houve corroso visvel do ferro e o nvel do leo, dentro e fora do tubo, permaneceu o mesmo.

atingido aps certo tempo, sendo a constante de equilbrio igual a 2,5. Nesse processo, partindo exclusivamente de 70,0 g de n-butano, ao se atingir a situao de equilbrio, x gramas de n-butano tero sido convertidos em isobutano. O valor de x a) 10,0 b) 20,0 c) 25,0 d) 40,0 e) 50,0

alternativa E
n-butano(g) m isobutano(g) incio reage/forma equilbrio

70 g Mn- butano V
xg M n - butano V (70 x)g M n - butano V

0 xg M isobutano V xg M isobutano V

Kc

x M isobutano V [isobutano] = 2,5 = (70 x)g [n-butano] M n -butano V

onde: M isobutano = M n -butano (ismeros) x M V 2,5 (70 - x) = x M V 70 - x 175 - 2,5x = x 3,5x = 175 x = 50 2,5 =

Questo 32
Para investigar o fenmeno de oxidao do ferro, fez-se o seguinte experimento: No fundo de cada um de dois tubos de ensaio, foi colocada uma amostra de fios de ferro, formando uma espcie de novelo. As duas amostras de ferro tinham a mesma massa. O primeiro tubo foi invertido e mergulhado, at certa altura, em um recipiente contendo gua. Com o

Sobre tal experimento, considere as seguintes afirmaes: I. Com base na variao (x) de altura da coluna de gua dentro do primeiro tubo de ensaio, possvel estimar a porcentagem de oxignio no ar. II. Se o experimento for repetido com massa maior de fios de ferro, a diferena entre o nvel da gua no primeiro tubo e no recipiente ser maior que x. III. O segundo tubo foi mergulhado no recipiente com leo a fim de avaliar a influncia da gua no processo de corroso. Est correto o que se afirma em a) I e II, apenas. b) I e III, apenas. c) II, apenas. d) III, apenas. e) I, II e III.

alternativa B
I. Correta. O ferro reage com o oxignio do ar mido fazendo com que o nvel de gua eleve-se dentro do tubo de ensaio. Essa retrao do volume gasoso dentro do tubo aproximadamente igual ao volume de O2 que reagiu e, desse modo, pode-se estimar a porcentagem de oxignio no ar.

FUVEST
II. Incorreta. Aps o trmino da reao, o ferro no foi totalmente consumido e, portanto, o O2 do ar o reagente limitante. Assim, um aumento de massa de ferro no modificaria o resultado do experimento. III. Correta. A corroso do ferro exige a presena simultnea de O2 e H 2 O. Desse modo, o leo impede o contato do metal com vapor d'gua, o que impossibilita a reao qumica.

16

ETAPA

III. Nos msculos da r, h um fluxo de ons associado ao movimento de contrao. Est correto o que se afirma em a) I, apenas. b) III, apenas. c) I e II, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III.

alternativa E
Analisando as informaes, pode-se concluir que: I. Correto. Quando dois metais esto em contato com uma soluo eletroltica, h a gerao de corrente eltrica devido diferena de potencial entre os metais envolvidos e o meio oxidante. II. Correto. Num condutor metlico, o fluxo de eltrons o responsvel pelo surgimento da corrente eltrica. Convencionalmente, o sentido de movimentao dos eltrons oposto ao da corrente. III. Correto. A contrao muscular, induzida pela aplicao de corrente eltrica, s pode ser explicada pela migrao de ons de cargas opostas pela fibra muscular.

Questo 33
Na dcada de 1780, o mdico italiano Luigi Galvani realizou algumas observaes, utilizando rs recentemente dissecadas. Em um dos experimentos, Galvani tocou dois pontos da musculatura de uma r com dois arcos de metais diferentes, que estavam em contato entre si, observando uma contrao dos msculos, conforme mostra a figura:

Texto para as questes de 34 a 36 Todas as variedades lingusticas so estruturadas, e correspondem a sistemas e subsistemas adequados s necessidades de seus usurios. Mas o fato de estar a lngua fortemente ligada estrutura social e aos sistemas de valores da sociedade conduz a uma avaliao distinta das caractersticas das suas diversas modalidades regionais, sociais e estilsticas. A lngua padro, por exemplo, embora seja uma entre as muitas variedades de um idioma, sempre a mais prestigiosa, porque atua como modelo, como norma, como ideal lingustico de uma comunidade. Do valor normativo decorre a sua funo coercitiva sobre as outras variedades, com o que se torna uma pondervel fora contrria variao.
Celso Cunha. Nova gramtica do portugus contemporneo. Adaptado.

Interpretando essa observao com os conhecimentos atuais, pode-se dizer que as pernas da r continham solues diludas de sais. Pode-se, tambm, fazer uma analogia entre o fenmeno observado e o funcionamento de uma pilha. Considerando essas informaes, foram feitas as seguintes afirmaes: I. Devido diferena de potencial entre os dois metais, que esto em contato entre si e em contato com a soluo salina da perna da r, surge uma corrente eltrica. II. Nos metais, a corrente eltrica consiste em um fluxo de eltrons.

Questo 34
Depreende-se do texto que uma determinada lngua um a) conjunto de variedades lingusticas, dentre as quais uma alcana maior valor social e passa a ser considerada exemplar.

FUVEST
b) sistema de signos estruturado segundo as normas institudas pelo grupo de maior prestgio social. c) conjunto de variedades lingusticas cuja proliferao vedada pela norma culta. d) complexo de sistemas e subsistemas cujo funcionamento prejudicado pela heterogeneidade social. e) conjunto de modalidades lingusticas, dentre as quais algumas so dotadas de normas e outras no o so.

17

ETAPA

Est correto apenas o que se afirma em a) I e II. b) I e III. c) III e IV. d) I, II e IV. e) II, III e IV.

alternativa E
O item I falso, pois o segundo enunciado estabelece uma relao de adversidade em relao ao primeiro, introduzido por meio da conjuno mas.

alternativa A
No texto: "A lngua padro, por exemplo, embora seja uma entre as muitas variedades do idioma, sempre mais prestigiosa..."

Texto para as questes 37 e 38 Leia o seguinte trecho de uma entrevista concedida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa: Entrevistador: O protagonismo do STF dos ltimos tempos tem usurpado as funes do Congresso? Entrevistado: Temos uma Constituio muito boa, mas excessivamente detalhista, com um nmero imenso de dispositivos e, por isso, suscetvel a fomentar interpretaes e toda sorte de litgios. Tambm temos um sistema de jurisdio constitucional, talvez nico no mundo, com um rol enorme de agentes e instituies dotadas da prerrogativa ou de competncia para trazer questes ao Supremo. um leque considervel de interesses, de vises, que acaba causando a interveno do STF nas mais diversas questes, nas mais diferentes reas, inclusive dando margem a esse tipo de acusao. Nossas decises no deveriam passar de duzentas, trezentas por ano. Hoje, so analisados cinquenta mil, sessenta mil processos. uma insanidade.
Veja, 15/06/2011.

Questo 35
De acordo com o texto, em relao s demais variedades do idioma, a lngua padro se comporta de modo a) inovador. b) restritivo. c) transigente. d) neutro. e) aleatrio.

alternativa B
Por ser mais prestigiosa, a lngua padro exerce funo coercitiva, isto , autoritria, imperiosa, impositiva, atuando de maneira restritiva.

Questo 36
Considere as seguintes afirmaes sobre os quatro perodos que compem o texto: I. Tendo em vista as relaes de sentido constitudas no texto, o primeiro perodo estabelece uma causa cuja consequncia aparece no segundo perodo. II. O uso de oraes subordinadas, tal como ocorre no terceiro perodo, muito comum em textos dissertativos. III. Por formarem um pargrafo tipicamente dissertativo, os quatro perodos se organizam em uma sequncia constituda de introduo, desenvolvimento e concluso. IV. O procedimento argumentativo do texto dedutivo, isto , vai do geral para o particular.

Questo 37
Tendo em vista o contexto, a palavra do texto que sintetiza o teor da acusao referida na entrevista a) usurpado. b) detalhista. c) fomentar. d) litgios. e) insanidade.

alternativa A
O teor da entrevista sugere que o ministro tem abusado do poder, isto , exercido o poder de modo indevido.

FUVEST
Questo 38
No trecho dotadas da prerrogativa ou de competncia, a presena de artigo antes do primeiro substantivo e a sua ausncia antes do segundo fazem que o sentido de cada um desses substantivos seja, respectivamente, a) figurado e prprio. b) abstrato e concreto. c) especfico e genrico. d) tcnico e comum. e) lato e estrito.

18

ETAPA

privadas de profundas reflexes. Assim, o narrador onisciente evidencia, por meio do discurso indireto livre, "o enlace estreito e dramtico da limitao intelectual e esforo reflexivo".

Texto para as questes de 40 a 46 Passaram-se semanas. Jernimo tomava agora, todas as manhs, uma xcara de caf bem grosso, moda da Ritinha, e tragava dois dedos de parati pra cortar a friagem. Uma transformao, lenta e profunda, operava-se nele, dia a dia, hora a hora, reviscerando-lhe o corpo e alando-lhe os sentidos, num trabalho misterioso e surdo de crislida. A sua energia afrouxava lentamente: fazia-se contemplativo e amoroso. A vida americana e a natureza do Brasil patenteavam-lhe agora aspectos imprevistos e sedutores que o comoviam; esquecia-se dos seus primitivos sonhos de ambio, para idealizar felicidades novas, picantes e violentas; tornava-se liberal, imprevidente e franco, mais amigo de gastar que de guardar; adquiria desejos, tomava gosto aos prazeres, e volvia-se preguioso, resignando-se, vencido, s imposies do sol e do calor, muralha de fogo com que o esprito eternamente revoltado do ltimo tamoio entrincheirou a ptria contra os conquistadores aventureiros. E assim, pouco a pouco, se foram reformando todos os seus hbitos singelos de aldeo portugus: e Jernimo abrasileirou-se. (...) E o curioso que, quanto mais ia ele caindo nos usos e costumes brasileiros, tanto mais os seus sentidos se apuravam, posto que em detrimento das suas foras fsicas. Tinha agora o ouvido menos grosseiro para a msica, compreendia at as intenes poticas dos sertanejos, quando cantam viola os seus amores infelizes; seus olhos, dantes s voltados para a esperana de tornar terra, agora, como os olhos de um marujo, que se habituaram aos largos horizontes de cu e mar, j se no revolta-

alternativa C
O uso do artigo definido em "dotadas da prerrogativa" especifica o sentido do substantivo a que se refere; j a ausncia do artigo em "ou de competncia" acaba por generalizar o sentido do termo referente.

10

Questo 39
Como no expressa viso populista nem elitista, o livro no idealiza os pobres e rsticos, isto , no oculta o dano causado pela privao, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrrio, o livro trata de realar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramtico de limitao intelectual e esforo reflexivo. Essas afirmaes aplicam-se ao modo como, na obra a) Auto da barca do inferno, so representados os judeus, marginalizados na sociedade portuguesa medieval. b) Memrias de um sargento de milcias, so figuradas Luisinha e as crias da casa de D. Maria. c) Dom Casmurro, so figurados os escravos da casa de D. Glria. d) A cidade e as serras, so representados os camponeses de Tormes. e) Vidas secas, so figurados Fabiano, sinha Vitria e os meninos.

15

20

25

30

35

40

alternativa E
Em Vidas secas, a misria material (fsica) estende-se misria intelectual, isto , personagens

FUVEST
vam com a turbulenta luz, selvagem e alegre, do Brasil, e abriam-se amplamente defronte dos maravilhosos despenhadeiros ilimitados e das cordilheiras sem fim, donde, de espao a espao, surge um monarca gigante, que o sol veste de ouro e ricas pedrarias refulgentes e as nuvens toucam de alvos turbantes de cambraia, num luxo oriental de arbicos prncipes voluptuosos. 45

19

ETAPA

III. Correta. A natureza vista em toda a sua exuberncia e grandeza, tornando-se poderosa e transformadora, como se constata na histria de Jernimo.

50

Questo 41
O papel desempenhado pela personagem Ritinha (Rita Baiana), no processo sintetizado no excerto, assemelha-se ao da personagem a) Iracema, do romance homnimo, na medida em que ambas simbolizam o poder de seduo da terra brasileira sobre o portugus que aqui chegava. b) Vidinha, de Memrias de um sargento de milcias, tendo em vista que uma e outra constituem fatores decisivos para o desencaminhamento de personagens masculinas anteriormente bem orientadas. c) Capitu, de Dom Casmurro, a qual, como a baiana, tambm lana mo de seus encantos femininos para obter ascenso social. d) Joaninha, de A cidade e as serras, pois ambas representam a simplicidade natural das mulheres do campo, em oposio beleza artificiosa das mulheres das cidades. e) Dora, de Capites da areia, na medida em que ambas so responsveis diretas pela regenerao fsica e moral de seus respectivos pares amorosos.

Alusio Azevedo, O cortio.

Questo 40
Considere as seguintes afirmaes, relacionadas ao excerto de O cortio: I. O sol, que, no texto, se associa fortemente ao Brasil e ptria, um smbolo que percorre o livro como manifestao da natureza tropical e, em certas passagens, representa o princpio masculino da fertilidade. II. A viso do Brasil expressa no texto manifesta a ambiguidade do intelectual brasileiro da poca em que a obra foi escrita, o qual acatava e rejeitava a sua terra, dela se orgulhava e envergonhava, nela confiava e dela desesperava. III. O narrador aceita a viso extico-romntica de uma natureza (brasileira) poderosa e transformadora, reinterpretando-a em chave naturalista. Aplica-se ao texto o que se afirma em a) I, somente. b) II, somente. c) II e III, somente. d) I e III, somente. e) I, II e III.

alternativa A
Tanto Iracema quanto Rita Baiana metaforizam o poder de seduo e encantamento que a terra brasileira exercia sobre o estrangeiro, particularmente o portugus. Diante de tamanho deslumbramento, parecia no haver, por parte de Jernimo e de Martim, foras para resistir a tais encantos.

alternativa E
I. Correta. O sol elemento fortemente associado ao Brasil e apresenta-se, em algumas passagens, como elemento masculino: "resignando-se, vencido, s imposies do sol e do calor" em que se pode entender uma subordinao a uma fora sexual. II. Correta. O trecho, ao mesmo tempo que deprecia o Brasil ("tornava-se (...) mais amigo de gastar que de guardar; adquiria desejos...", etc.), tambm o exalta ("surge um monarca gigante, que o sol veste de ouro e ricas pedrarias refulgentes..."). Assim, poderia ser tomado como um reflexo da forma ambgua como a intelectualidade brasileira via a si e ao Brasil.

Questo 42
Ao comparar Jernimo com uma crislida, o narrador alude, em linguagem literria, a fenmenos do desenvolvimento da borboleta, por meio das seguintes expresses do texto: I. transformao, lenta e profunda (L. 6 e 7); II. reviscerando (L. 8); III. alando (L. 8 e 9); IV. trabalho misterioso e surdo (L. 9 e 10).

FUVEST
Tais fenmenos esto corretamente indicados em a) I, apenas. b) I e II, apenas. c) III e IV, apenas. d) II, III e IV, apenas. e) I, II, III e IV.

20

ETAPA

tivos sonhos de ambio, para idealizar felicidades novas, picantes e violentas (...) volvia-se preguioso, resignando-se, vencido s imposies do sol e do calor..."

alternativa E
O texto utiliza metaforicamente a imagem da metamorfose da borboleta para caracterizar a personagem, e todas as expresses referem-se a essa transformao.

Questo 45
No trecho dos maravilhosos despenhadeiros ilimitados e das cordilheiras sem fim, donde, de espao a espao, surge um monarca gigante (L. 47 a 50), o narrador tem como referncia a) a Chapada dos Guimares, anteriormente coberta por vegetao de cerrado. b) os desfiladeiros de Itaimbezinho, outrora revestidos por exuberante floresta tropical. c) a Chapada Diamantina, ento coberta por florestas de araucrias. d) a Serra do Mar, que abrigava originalmente a densa Mata Atlntica. e) a Serra da Borborema, caracterizada, no passado, pela vegetao da caatinga.

Questo 43
Os costumes a que adere Jernimo em sua transformao, relatada no excerto, tm como referncia, na poca em que se passa a histria, o modo de vida a) dos degredados portugueses enviados ao Brasil sem a companhia da famlia. b) dos escravos domsticos, na regio urbana da Corte, durante o Segundo Reinado. c) das elites produtoras de caf, nas fazendas opulentas do Vale do Paraba fluminense. d) dos homens livres pobres, particularmente em regio urbana. e) dos negros quilombolas, homiziados em refgios isolados e anrquicos.

alternativa D
A chapada dos Guimares (domnio do cerrado) e o Planalto da Borborema (interface entre os domnios do Agreste e da caatinga) apresentam-se com reas degradadas, mas ainda mantm parte da formao vegetal original. O parque Itambezinho encontra-se em rea de domnio da floresta subtropical; j a chapada Diamantina encontra-se na rea de interface entre o cerrado e a caatinga. A serra do Mar encontra-se no domnio da floresta tropical (genericamente denominada de mata Atlntica).

alternativa D
Jernimo um entre tantos habitantes do cortio que se caracteriza por ser pobre, livre e por sobreviver de trabalhos informais.

Questo 44
Um trao cultural que decorre da presena da escravido no Brasil e que est implcito nas consideraes do narrador do excerto a a) desvalorizao da mestiagem brasileira. b) promoo da msica a emblema da nao. c) desconsiderao do valor do trabalho. d) crena na existncia de um carter nacional brasileiro. e) tendncia ao antilusitanismo.

Questo 46
Destes comentrios sobre os trechos sublinhados, o nico que est correto : a) tragava dois dedos de parati (L. 4): expresso tpica da variedade lingustica predominante no discurso do narrador. b) pra cortar a friagem (L. 5): essa expresso est entre aspas, no texto, para indicar que se trata do uso do discurso indireto livre. c) patenteavam-lhe agora aspectos imprevistos (L. 13 e 14): assume o sentido de registravam oficialmente.

alternativa C
No trecho: "A vida americana e a natureza do Brasil patenteavam-lhe agora aspectos imprevistos e sedutores que o comoviam; esquecia-se dos seus primi-

FUVEST
d) posto que em detrimento das suas foras fsicas (L. 35 e 36): equivale, quanto ao sentido, a desde que em favor. e) tornava-se (...) imprevidente (L. 18 e 19) e resignando-se (...) s imposies do sol (L. 22 e 23): trata-se do mesmo prefixo, apresentando, portanto, idntico sentido.

21

ETAPA

d) objetivo no era povoar novas terras, mas comercializar produtos nelas obtidos. e) projeto principal era consolidar o prprio reino, libertando-se do domnio espanhol.

alternativa D
Segundo o texto, diferentemente dos gregos, interessava burguesia comercial lusitana a expanso de suas atividades mercantis para alm das fronteiras do reino.

alternativa B
O trecho em questo apresenta discurso indireto livre, que, por meio da polifonia, no permite a identificao clara do emissor.

Questo 48
Texto para as questes de 47 a 49 No era e no podia o pequeno reino lusitano ser uma potncia colonizadora feio da antiga Grcia. O surto martimo que enche sua histria do sculo XV no resultara do extravasamento de nenhum excesso de populao, mas fora apenas provocado por uma burguesia comercial sedenta de lucros, e que no encontrava no reduzido territrio ptrio satisfao sua desmedida ambio. A ascenso do fundador da Casa de Avis ao trono portugus trouxe esta burguesia para um primeiro plano. Fora ela quem, para se livrar da ameaa castelhana e do poder da nobreza, representado pela Rainha Leonor Teles, cingira o Mestre de Avis com a coroa lusitana. Era ela, portanto, quem devia merecer do novo rei o melhor das suas atenes. Esgotadas as possibilidades do reino com as prdigas ddivas reais, restou apenas o recurso da expanso externa para contentar os insaciveis companheiros de D. Joo I.
Caio Prado Jnior, Evoluo poltica do Brasil. Adaptado.

O pronome ela da frase Era ela, portanto, quem devia merecer do novo rei o melhor das suas atenes, refere-se a a) desmedida ambio. b) Casa de Avis. c) esta burguesia. d) ameaa castelhana. e) Rainha Leonor Teles.

alternativa C
O pronome pessoal ela retoma o substantivo burguesia: "A ascenso do fundador da Casa de Avis ao trono portugus trouxe esta burguesia para um primeiro plano. Fora ela quem (...) Era ela, portanto, quem..."

Questo 49
No contexto, o verbo enche indica a) habitualidade no passado. b) simultaneidade em relao ao termo ascenso. c) ideia de atemporalidade. d) presente histrico. e) anterioridade temporal em relao a reino lusitano.

Questo 47
Infere-se da leitura desse texto que Portugal no foi uma potncia colonizadora como a antiga Grcia, porque seu a) peso poltico-econmico, apesar de grande para o sculo, no era comparvel ao dela. b) interesse, diferentemente do dela, no era conquistar o mundo. c) aparato blico, embora considervel para a poca, no era comparvel ao dos gregos.

alternativa D
O verbo "enche" representa o presente histrico, pois faz referncia a um fato passado ("O surto martimo que enche sua histria do sculo XV no resultara...") mas est conjugado no presente do indicativo para dar mais nfase, vida a esse relato, ou seja, trazer aos nossos olhos, de modo presente, a expanso martima portuguesa.

FUVEST
Questo 50
Tendo em vista o conjunto de proposies e teses desenvolvidas em A cidade e as serras, pode-se concluir que coerente com o universo ideolgico dessa obra o que se afirma em: a) A personalidade no se desenvolve pelo simples acmulo passivo de experincias, desprovido de empenho radical, nem, tampouco, pela simples erudio ou pelo privilgio. b) A atividade intelectual do indivduo deve-se fazer acompanhar do labor produtivo do trabalho braal, sem o que o homem se infelicita e desviriliza. c) O sentimento de integrao a um mundo finalmente reconciliado, o sujeito s o alcana pela experincia avassaladora da paixo amorosa, vivida como devoo irracional e absoluta a outro ser. d) Elites nacionais autnticas so as que adotam, como norma de sua prpria conduta, os usos e costumes do pas profundo, constitudo pelas populaes pobres e distantes dos centros urbanos. e) Uma vida adulta equilibrada e bem desenvolvida em todos os seus aspectos implica a participao do indivduo na poltica partidria, nas atividades religiosas e na produo literria.

22

ETAPA

No h meio-termo possvel. preciso Que tudo isso seja belo. preciso que sbito Tenha-se a impresso de ver uma gara [apenas pousada e que um rosto Adquira de vez em quando essa cor s [encontrvel no terceiro minuto da aurora.
Vinicius de Moraes. * haute couture: alta costura.

Questo 51
No conhecido poema Receita de mulher, de que se reproduziu aqui um excerto, o tratamento dado ao tema da beleza feminina manifesta a a) oscilao do poeta entre a angstia do pecador (tendo em vista sua educao jesutica) e o impudor do libertino. b) conjugao, na sensibilidade do poeta, de interesse sexual e encantamento esttico, expresso de modo provocador e bem-humorado. c) idealizao da mulher a que chega o poeta quando, na velhice, arrefeceu-lhe o desejo sexual. d) crtica ao carter frvolo que, por associar-se ao consumo, o amor assume na contemporaneidade. e) sntese, pela via do erotismo, das tendncias europeizantes e nacionalistas do autor.

alternativa A
Na obra fica claro que o "verdadeiro" Jacinto no o de Paris, que desfruta os privilgios de um homem muito rico, arrastando-se por existncia ociosa, improdutiva e de uma erudio estril. A personalidade efetiva de Jacinto aquela despertada em Tormes: a de um homem intelectual e laborioso, sensibilizado com o sofrimento dos humildes.

alternativa B
O poema, pleno de erotismo, concebe a mulher como ser sexual e, ao mesmo tempo, como objeto esttico de contemplao.

Questo 52
Tendo em vista o contexto, o modo verbal predominante no excerto e a razo desse uso so: a) indicativo; expressar verdades universais. b) imperativo; traduzir ordens ou exortaes. c) subjuntivo; indicar vontade ou desejo. d) indicativo; relacionar aes habituais. e) subjuntivo; sugerir condies hipotticas.

Texto para as questes 51 e 52 Receita de mulher As muito feias que me perdoem Mas beleza fundamental. preciso Que haja qualquer coisa de flor em tudo isso Qualquer coisa de dana, qualquer coisa de [haute couture* Em tudo isso (ou ento Que a mulher se socialize elegantemente em [azul, como na Repblica Popular Chinesa).

alternativa C
O modo subjuntivo expressa, entre outras coisas, o desejo (ou a vontade) do eu lrico em relao mulher, como se confirma na repetio preciso que....

FUVEST
Texto para as questes de 53 a 55 JUST 10 YEARS INTO A NEW CENTURY, MORE THAN TWO-thirds of the country sees the past decade as a period of decline for the U.S., according to a new TIME/Aspen Ideas Festival poll that probed Americans on the decade since the tragic events of Sept. 11, 2001. Osama bin Laden is dead and al-Qaeda seriously weakened, but the impact of the 9/11 attacks and the decisions that followed have, in the view of most Americans, put the U.S. in a tailspin that the country has been unable to shake during two administrations and almost 10 years of trying. ACCORDING TO THE POLL, ONLY 6% OF MORE THAN 2,000 Americans believe the country has completely recovered from the events of 9/11. Some of this pessimism can be tied to fears of more terrorist attacks. Despite the death of bin Laden, most Americans think another terrorist attack in the U.S. is likely.

23 Questo 53

ETAPA

A pesquisa descrita no texto mostrou que a maioria dos norte-americanos a) est satisfeita com as respostas dos EUA aos ataques de 11 de setembro de 2001. b) avalia a ltima dcada nos EUA de forma desfavorvel. c) pede ao governo aes mais efetivas de combate ao terrorismo. d) acredita que, desde os ataques de 11 de setembro de 2001, o governo conseguiu melhorar sua imagem. e) espera que o pas supere, completamente, o trauma dos ataques de 11 de setembro de 2001.

alternativa B
No texto: "... more than two-thirds of the country [EUA] sees the past decade as a period of decline for the U.S."

Questo 54
A sequncia most Americans think another terrorist attack in the U.S. is likely significa que, para a maioria dos norte-americanos, outro ataque terrorista nos EUA a) iminente. b) muito temido. c) impensvel. d) provvel. e) uma incgnita.

alternativa D
A palavra "likely" indica probabilidade.

Questo 55
Com base nos grficos que acompanham o texto, correto afirmar que, para os norte-americanos, a) o evento de 11 de setembro de 2001 mais significativo que outros eventos ocorridos na ltima dcada.

Time, July 11, 2011. Adaptado.

FUVEST
b) a morte de Osama bin Laden reduz o receio de novos ataques terroristas contra os EUA. c) o governo de Obama avaliado com pessimismo e descrdito, hoje. d) o risco de um ataque praticado por terroristas internos maior que o de um ataque praticado por terroristas externos. e) a recesso econmica tem relao com os ataques e as ameaas sofridos pelos EUA.

24

ETAPA

alternativa A
No primeiro grfico, 41% dos norte-americanos indicaram que o evento mais significativo da ltima dcada foi o 11 de setembro.

Yet the challenges remain immense, far higher than artificial intelligence obstacles like speaking and hearing. All these problems where you want to duplicate something biology does, such as perception, touch, planning or grasping, turn out to be hard in fundamental ways, said Gary Bradski, a vision specialist at Willow Garage, a robot development company based in Silicon Valley. Its always surprising, because humans can do so much effortlessly.
http:/ /www.nytimes.com, July 11, 2011. Adaptado.

Questo 56
Texto para as questes 56 e 57 Although robots have made great strides in manufacturing, where tasks are repetitive, they are still no match for humans, who can grasp things and move about effortlessly in the physical world. Designing a robot to mimic the basic capabilities of motion and perception would be revolutionary, researchers say, with applications stretching from care for the elderly to returning overseas manufacturing operations to the United States (albeit with fewer workers). Segundo o texto, um grande desafio da robtica a) no desistir da criao de robs que falem e entendam o que ouvem. b) melhorar a capacidade dos robs para a execuo de tarefas repetitivas. c) no tentar igualar as habilidades dos robs s dos seres humanos. d) voltar a fabricar robs que possam ser comercializados pela indstria norte-americana. e) projetar um rob que imite as habilidades bsicas de movimento e percepo dos seres humanos.

alternativa E
No texto: "Designing a robot to mimic the basic capabilities of motion and perception would be revolutionary..."

Questo 57
De acordo com o texto, o especialista Gary Bradski afirma que a) a sua empresa projetou um rob com capacidade de percepo. b) os robs j esto bem mais desenvolvidos, atualmente. c) a construo de robs que reproduzam capacidades biolgicas difcil. d) as pessoas podem ser beneficiadas por robs com capacidade de planejamento.

FUVEST
e) a habilidade das pessoas em operar robs sofisticados surpreendente.

25
alternativa E

ETAPA

alternativa C
No texto: "All these problems where you want to duplicate something biology does (...) turn out to be hard ..."

Sendo AB = l a medida do lado do hexgono rel2 3 6 gular, temos 6 = 3 l = . 4 3

Questo 58
Em uma festa com n pessoas, em um dado instante, 31 mulheres se retiraram e restaram convidados na razo de 2 homens para cada mulher. Um pouco mais tarde, 55 homens se retiraram e restaram, a seguir, convidados na razo de 3 mulheres para cada homem. O nmero n de pessoas presentes inicialmente na festa era igual a a) 100 b) 105 c) 115 d) 130 e) 135

Como P pertence mediatriz de AB, o DPAB 6 issceles de base AB = e, portanto, a dis3 tncia pedida igual altura h, relativa ao lado AB, ou seja, 6 h 3 = 2 2 h = 2 3.

Questo 60
O nmero real x, com 0 < x < p, satisfaz a equao log 3 (1 - cosx) + log 3 (1 + cosx) = -2. Ento, cos2x + senx vale 1 a) 3 2 b) 3 7 c) 9 8 d) 9 10 e) 9

alternativa D
Sejam x e y as quantidades iniciais de mulheres e homens, respectivamente, presentes na festa. Aps a retirada de 31 mulheres, sobram x - 31 mulheres e y homens e, depois, com a sada de 55 homens, sobram x - 31 mulheres e y - 55 homens. Temos: y = 2(x - 31) x = 64 x - 31 = 3(y - 55) y = 66 Logo inicialmente havia 130 pessoas na festa.

Questo 59
O segmento AB lado de um hexgono regular de rea 3 . O ponto P pertence mediatriz de AB de tal modo que a rea do tringulo PAB vale 2 . Ento, a distncia de P ao segmento AB igual a a) 2 b) 2 2 c) 3 2 d) 3 e) 2 3

alternativa E
Para 0 < x < p, log 3 (1 - cos x) + + log 3 (1 + cos x) = -2 log 3 [(1 - cos x) (1 + cos x)] = -2 log 3 (1 - cos 2 x) = -2 1 log 3 (sen 2 x) = -2 sen 2 x = 9 1 . sen x = 3 Logo, cos 2x + sen x = 1 - 2 sen 2 x + sen x = 2 1 10 =1 + = 9 3 9

26 Questo 61
Considere a funo 4x , ( x + 1)2 a qual est definida para x 1. Ento, para todo x 1 e x 1, o produto f ( x )f ( x ) igual a f ( x) = 1 a) 1 d) x2 + 1 b) 1 e) ( x 1)2 c) x + 1
Temos + 5 r =11 r = 2 . Logo os ngulos internos formam a PA (, 3 , 5, 7 , 9 , 11 ) + 11 com 6 = (6 2) 180o = 20o . 2 No entanto, as medidas angulares de dois dos ngulos internos do polgono seriam 9 = 9 20o = = 180o e11 = 220o . Assim, o polgono teria 5 lados, no seria convexo e seus ngulos internos no estariam em progresso aritmtica, tornando a figura anterior e o enunciado inconsistentes. A nova figura seria um polgono cncavo com 5 lados, como a seguir:

alternativa B
Para x 1 e x 1, temos f(x) f( x) = 4( x) 4x 1 = = 1 2 ( x + 1) 2 (x + 1)
x 2 2x + 1 x 2 + 2x + 1 = = (x + 1) 2 (1 x) 2 =

(x 1) 2 (x + 1)
2

(x + 1) 2 (x 1) 2

= 1.

Questo 62
Em um plano, dado um polgono convexo de seis lados, cujas medidas dos ngulos internos, dispostas em ordem crescente, formam uma progresso aritmtica. A medida do maior ngulo igual a 11 vezes a medida do menor. A soma das medidas dos quatro menores ngulos internos desse polgono, em graus, igual a a) 315 b) 320 c) 325 d) 330 e) 335

Questo 63
Na figura, tem-se AE paralelo a CD, BC paralelo a DE, AE = 2, = 45o e = 75o. Nessas condies, a distncia do ponto E ao segmento AB igual a

ver comentrio
Nas condies do enunciado, consideremos a figura a seguir em que a medida do menor ngulo interno do polgono e r > 0 a razo da PA:

a) 3

b) 2

c)

3 2

d)

2 2

e)

2 4

27
alternativa A
Sendo F a interseco de DE e AB, como AE // CD $ $ $ e BC // DE, m (EFA) = m (CBA) = 45 o e m (AEF) = o $ = m (DCB) = 75 . Assim, sendo h a distncia do $ ponto E ao segmento AB, m (FAE) =
= 180o 75 o 45 o = 60o 3 h sen 60o = = h = 3. 2 2

2a2 3a 2 = 0
2 2a 4a = 0 ax + (2a + 1)y = 0 (a 1)x + (a + 1)y = 1

1 a = 2 ou a = 2 (a = 0 ou a = 2) ax + (2a + 1)y = 0 (a 1)x + (a + 1)y = 1 a=2 a=2 2x + 5y = 0 x = 5 x + 3y = 1 y =2 Logo a soma dos elementos da diagonal principal de A 1 (2a 1) + y = (2 2 1) + 2 = 5 .

Questo 65
No plano cartesiano 0xy, a circunferncia tangente ao eixo 0x no ponto de abscissa 5 e contm o ponto (1,2). Nessas condies, o raio de vale a) 5 b) 2 5 c) 5 d) 3 5 e) 10

Questo 64
Considere a matriz 2a + 1 a , A = a 1 a +1 em que a um nmero real. Sabendo que A admite inversa A 1 cuja primeira coluna 2a 1 1 , a soma dos elementos da diagonal principal de A 1 igual a a) 5 b) 6 c) 7 d) 8 e) 9

alternativa C
Como a circunferncia tangente ao eixo 0x no ponto B = (5; 0) e passa pelo ponto A = (1; 2), seu centro um ponto da forma C = (5; b), com b > 0 e seu raio igual a b. Assim temos CA = CB
(5 1) 2 + (b 2) 2 = b b 2 4b + 4 + 16 = b 2 b = 5 . Logo, o raio da circunferncia 5.

Questo 66
Considere todos os pares ordenados de nmeros naturais (a, b), em que 11 a 22 e 43 b 51. Cada um desses pares ordenados est escrito em um carto diferente. Sorteando-se um desses cartes ao acaso, qual a probabilidade de que se obtenha um par ordenado (a, b) de tal forma que a frao a/b seja irredutvel e com denominador par? 7 13 6 11 5 a) b) c) d) e) 27 54 27 54 27

alternativa A
Sendo A
1

2a 1 x , temos: = y 1

2a + 1 2a 1 x 1 0 a = a 1 a + 1 1 y 0 1 a (2a 1) + (2a + 1) ( 1) = 1 ax + (2a + 1)y = 0 (a 1)(2a 1) + (a + 1) ( 1) = 0 (a 1)x + (a + 1)y = 1

28
alternativa E
Como a e b so naturais,11 a 22 e 43 b 51, o total de pares ordenados (a; b) igual a (22 11 + 1) (51 43 + 1) = 12 9 = 108 . a Existem 4 possibilidades para que a frao teb nha denominador par (b = 44, b = 46, b = 48 ou b = 50) e 6 possibilidades para que ela tenha numerador mpar (a = 11, a = 13, a = 15, a = 17, a = 19 ou a = 21), totalizando 4 6 = 24 fraes desse 11 15 tipo. No entanto, dentre essas fraes , , 44 48 21 15 e so redutveis. Portanto, a probabilidade 48 50 a de ser irredutvel com denominador par igual a b 24 4 20 5 . = = 108 108 27

Questo 68
Uma substncia radioativa sofre desintegrao ao longo do tempo, de acordo com a relao m( t) = ca kt , em que a um nmero real positivo, t dado em anos, m(t) a massa da substncia em gramas e c, k so constantes positivas. Sabe-se que m0 gramas dessa substncia foram reduzidos a 20% em 10 anos. A que porcentagem de m0 ficar reduzida a massa da substncia, em 20 anos? a) 10% b) 5% c) 4% d) 3% e) 2%

alternativa C
Sendo m0 a massa no instante t = 0, temos: m(0) = c ak 0 = m0 c = m0 . Assim, a funo pode ser escrita m(t) = m0 ak t . Aps 10 anos, a massa foi reduzida a 20% da inicial, ou seja, m(10) = m0 ak 10 = 0,2 m0 a10 k = 0,2 . Logo, em 20 anos, a massa da substncia m(20) = m0 ak 20 = m0 (a10k ) 2 = = m0 0,2 2 = 0,04 m0 , ou seja, a massa reduzida a 4% da inicial.

Questo 67
Em um tetraedro regular de lado a, a distncia entre os pontos mdios de duas arestas no adjacentes igual a a) a 3 d) a 2 2 b) a 2 e) a 2 4 c) a 3 2

Questo 69
Francisco deve elaborar uma pesquisa sobre dois artrpodes distintos. Eles sero selecionados, ao acaso, da seguinte relao: aranha, besouro, barata, lagosta, camaro, formiga, caro, caranguejo, abelha, carrapato, escorpio e gafanhoto. Qual a probabilidade de que ambos os artrpodes escolhidos para a pesquisa de Francisco no sejam insetos? 49 14 7 5 15 b) c) d) e) a) 144 33 22 22 144

alternativa D

Considere o tetraedro regular VABC e sejam M e N os pontos mdios de BC e VA, respectivamena 3 te. Temos que VM = , pois VM altura do 2 a tringulo equiltero VBC e VN = , pois meta2 de da aresta do tetraedro. Como VM = AM , VMA issceles de base VA. Logo, no tringulo VNM, retngulo em N, temos 2 2 a 3 a 2 a que d 2 + = . d = 2 2 2

alternativa C
O nmero de maneiras de escolhermos 2 artrpo12 12 11 des da relao = = 66. 2 2 Da lista, so insetos: besouro, barata, formiga, abe12 5 7 7 6 lha e gafanhoto. H = = = 2 2 2 = 21 maneiras de ambos os escolhidos no serem insetos. 21 7 Logo a probabilidade pedida . = 66 22

29 Questo 70
H cerca de 2000 anos, os stios superficiais e sem cermica dos caadores antigos foram substitudos por conjuntos que evidenciam uma forte mudana na tecnologia e nos hbitos. Ao mesmo tempo que aparecem a cermica chamada itarar (no Paran) ou taquara (no Rio Grande do Sul) e o consumo de vegetais cultivados, encontram-se novas estruturas de habitaes.
Andr Prous. O Brasil antes dos brasileiros. A pr-histria do nosso pas. Rio de Janeiro: Zahar, 2007, p. 49. Adaptado.

sistentes, j que no h mais a necessidade de constantes mudanas em busca de alimentos. Ainda assim, no Brasil, as tribos que praticavam a agricultura no se sedentarizaram totalmente, permanecendo semissedentrias.

Questo 71
A palavra feudalismo carrega consigo vrios sentidos. Dentre eles, podem-se apontar aqueles ligados a a) sociedades marcadas por dependncias mtuas e assimtricas entre senhores e vassalos. b) relaes de parentesco determinadas pelo local de nascimento, sobretudo quando urbano. c) regimes inteiramente dominados pela f religiosa, seja ela crist ou muulmana. d) altas concentraes fundirias e capitalistas. e) formas de economias de subsistncia pr-agrcolas.

O texto associa o desenvolvimento da agricultura com o da cermica entre os habitantes do atual territrio do Brasil, h 2000 anos. Isso se deve ao fato de que a agricultura a) favoreceu a ampliao das trocas comerciais com povos andinos, que dominavam as tcnicas de produo de cermica e as transmitiram aos povos guarani. b) possibilitou que os povos que a praticavam se tornassem sedentrios e pudessem armazenar alimentos, criando a necessidade de fabricao de recipientes para guard-los. c) proliferou, sobretudo, entre os povos dos sambaquis, que conciliaram a produo de objetos de cermica com a utilizao de conchas e ossos na elaborao de armas e ferramentas. d) difundiu-se, originalmente, na ilha de Fernando de Noronha, regio de caa e coleta restritas, o que forava as populaes locais a desenvolver o cultivo de alimentos. e) era praticada, prioritariamente, por grupos que viviam nas reas litorneas e que estavam, portanto, mais sujeitos a influncias culturais de povos residentes fora da Amrica.

alternativa A
A sociedade feudal, chamada sociedade de ordens ou estamentos, estabelecia vnculos entre suseranos e vassalos, membros da nobreza. O suserano entregava o feudo ao seu vassalo que em troca lhe prestava o servio militar.

Questo 72
Deve-se notar que a nfase dada faceta cruzadstica da expanso portuguesa no implica, de modo algum, que os interesses comerciais estivessem dela ausentes como tampouco o haviam estado das cruzadas do Levante, em boa parte manejadas e financiadas pela burguesia das repblicas martimas da Itlia. To mesclados andavam os desejos de dilatar o territrio cristo com as aspiraes por lucro mercantil que, na sua orao de obedincia ao pontfice romano, D. Joo II no hesitava em mencionar entre os servios prestados por Portugal cristandade o trato do ouro da Mina, comrcio to santo, to seguro e to ativo que o nome do Salvador, nunca antes nem de ouvir dizer conhecido, ressoava agora nas plagas africanas
Luiz Felipe Thomaz, D. Manuel, a ndia e o Brasil. Revista de Histria (USP), 161, 2 Semestre de 2009, p. 16-17. Adaptado.

alternativa B
No s no Brasil a sedentarizao consequncia do desenvolvimento da agricultura, que permitiu a povos nmades fixarem-se em locais onde pudessem pratic-la. A agricultura acaba por gerar excedentes e, a partir deles, desenvolver o artesanato que, num primeiro momento, visava armazenar a produo (em vasos de cermica, por exemplo). Nota-se tambm o desenvolvimento das habitaes, que agora deveriam ser mais re-

30
Com base na afirmao do autor, pode-se dizer que a expanso portuguesa dos sculos XV e XVI foi um empreendimento a) puramente religioso, bem diferente das cruzadas dos sculos anteriores, j que essas eram, na realidade, grandes empresas comerciais financiadas pela burguesia italiana. b) ao mesmo tempo religioso e comercial, j que era comum, poca, a concepo de que a expanso da cristandade servia expanso econmica e vice-versa. c) por meio do qual os desejos por expanso territorial portuguesa, dilatao da f crist e conquista de novos mercados para a economia europeia mostrar-se-iam incompatveis. d) militar, assim como as cruzadas dos sculos anteriores, e no qual objetivos econmicos e religiosos surgiriam como complemento apenas ocasional. e) que visava, exclusivamente, lucrar com o comrcio intercontinental, a despeito de, oficialmente, autoridades polticas e religiosas afirmarem que seu nico objetivo era a expanso da f crist. Esse trecho do dirio da inglesa Maria Graham refere-se sua estada no Rio de Janeiro em 1822 e foi escrito em 21 de janeiro deste mesmo ano. Essas anotaes mostram alguns efeitos a) do Ato de Navegao, de 1651, que retirou da Inglaterra o controle militar e comercial dos mares do norte, mas permitiu sua interferncia nas colnias ultramarinas do sul. b) do Tratado de Methuen, de 1703, que estabeleceu a troca regular de produtos portugueses por mercadorias de outros pases europeus, que seriam tambm distribudas nas colnias. c) da abertura dos portos do Brasil s naes amigas, decretada por D. Joo em 1808, aps a chegada da famlia real portuguesa Amrica. d) do Tratado de Comrcio e Navegao, de 1810, que deu incio exportao de produtos do Brasil para a Inglaterra e eliminou a concorrncia hispano-americana. e) da ao expansionista inglesa sobre a Amrica do Sul, gradualmente anexada ao Imprio Britnico, aps sua vitria sobre as tropas napolenicas, em 1815.

alternativa B
A expanso martima europeia dos sculos XV e XVI combinou uma srie de fatores, entre os quais pode-se destacar o interesse econmico por especiarias e metais preciosos, e o desejo de difundir e propagar a f.

alternativa C
Com a Abertura dos Portos (1808) rompia-se o regime de monoplio Metrpole-Colnia, e uma de suas consequncias foi a presena significativa de mercadorias estrangeiras, sobretudo de origem inglesa, nos principais centros de consumo do pas.

Questo 73
Fui terra fazer compras com Glennie. H muitas casas inglesas, tais como celeiros e armazns no diferentes do que chamamos na Inglaterra de armazns italianos, de secos e molhados, mas, em geral, os ingleses aqui vendem suas mercadorias em grosso a retalhistas nativos ou franceses. (...) As ruas esto, em geral, repletas de mercadorias inglesas. A cada porta as palavras Superfino de Londres saltam aos olhos: algodo estampado, panos largos, loua de barro, mas, acima de tudo, ferragens de Birmingham, podem-se obter um pouco mais caro do que em nossa terra nas lojas do Brasil.
Maria Graham. Dirio de uma viagem ao Brasil. So Paulo, Edusp, 1990, p. 230 (publicado originalmente em 1824). Adaptado.

Questo 74
Os indgenas foram tambm utilizados em determinados momentos, e sobretudo na fase inicial [da colonizao do Brasil]; nem se podia colocar problema nenhum de maior ou melhor aptido ao trabalho escravo (...). O que talvez tenha importado a rarefao demogrfica dos aborgines, e as dificuldades de seu apresamento, transporte, etc. Mas na preferncia pelo africano revela-se, mais uma vez, a engrenagem do sistema mercantilista de colonizao; esta se processa num sistema de relaes tendentes a promover a acumulao primitiva de capitais na metrpole;

31
ora, o trfico negreiro, isto , o abastecimento das colnias com escravos, abria um novo e importante setor do comrcio colonial, enquanto o apresamento dos indgenas era um negcio interno da colnia. Assim, os ganhos comerciais resultantes da preao dos aborgines mantinham-se na colnia, com os colonos empenhados nesse gnero de vida; a acumulao gerada no comrcio de africanos, entretanto, flua para a metrpole; realizavam-na os mercadores metropolitanos, engajados no abastecimento dessa mercadoria. Esse talvez seja o segredo da melhor adaptao do negro lavoura ... escravista. Paradoxalmente, a partir do trfico negreiro que se pode entender a escravido africana colonial, e no o contrrio.
Fernando A. Novais. Portugal e Brasil na crise do Antigo Sistema Colonial. So Paulo: Hucitec, 1979, p. 105. Adaptado.

alternativa E
Diferentemente do abastecimento de mo de obra compulsria indgena recrutada na Colnia, a utilizao de mo de obra escrava africana significava, entre outros aspectos, o estabelecimento de um importante negcio o trfico Atlntico que contribua para o acmulo de capitais na Metrpole.

Questo 75
No sculo XIX, o surgimento do transporte ferrovirio provocou profundas modificaes em diversas partes do mundo, possibilitando maior e melhor circulao de pessoas e mercadorias entre grandes distncias. Dentre tais modificaes, as ferrovias a) facilitaram a integrao entre os Estados nacionais latino-americanos, ampliaram a venda do caf brasileiro para os pases vizinhos e estimularam a constituio de amplo mercado regional. b) permitiram que a cidade de Manchester se conectasse diretamente com os portos do sul da Inglaterra e, dessa forma, provocaram o surgimento do sistema de fbrica. c) facilitaram a integrao comercial do ocidente com o extremo oriente, substituram o transporte de mercadorias pelo Mar Mediterrneo e despertaram o sonho de integrao mundial. d) permitiram uma ligao mais rpida e gil, nos Estados Unidos, entre a costa leste e a costa oeste, chegando at a Califrnia, palco da famosa corrida do ouro. e) permitiram a chegada dos europeus ao centro da frica, reforaram a crena no poder transformador da tecnologia e demonstraram a capacidade humana de se impor natureza.

Nesse trecho, o autor afirma que, na Amrica portuguesa, a) os escravos indgenas eram de mais fcil obteno do que os de origem africana, e por isso a metrpole optou pelo uso dos primeiros, j que eram mais produtivos e mais rentveis. b) os escravos africanos aceitavam melhor o trabalho duro dos canaviais do que os indgenas, o que justificava o empenho de comerciantes metropolitanos em gastar mais para a obteno, na frica, daqueles trabalhadores. c) o comrcio negreiro s pde prosperar porque alguns mercadores metropolitanos preocupavam-se com as condies de vida dos trabalhadores africanos, enquanto que outros os consideravam uma mercadoria. d) a rentabilidade propiciada pelo emprego da mo de obra indgena contribuiu decisivamente para que, a partir de certo momento, tambm escravos africanos fossem empregados na lavoura, o que resultou em um lucrativo comrcio de pessoas. e) o principal motivo da adoo da mo de obra de origem africana era o fato de que esta precisava ser transportada de outro continente, o que implicava a abertura de um rentvel comrcio para a metrpole, que se articulava perfeitamente s estruturas do sistema de colonizao.

alternativa D
Desde o final do sculo XVIII, os norte-americanos iniciaram a "Marcha para o Oeste", ocupando as reas centrais do territrio que viriam a fazer parte dos EUA. Posteriormente, atingiram a Costa Oeste, onde ocorreria a corrida do ouro, na Califrnia. As novas reas ocupadas no oeste provocaram conflitos com o Mxico e, por intermdio de guerras, amplas regies foram anexadas aos EUA.

32
Esses territrios foram integrados com a construo de estradas de ferro ligando a costa leste oeste a partir de meados do sculo XIX, as chamadas ferrovias transcontinentais (como a Union Pacific).

Questo 77
Examine a seguinte tabela: Ano N de escravos que entraram no Brasil 19.453 50.325 56.172 60.000

Questo 76
O Estado de compromisso, expresso do reajuste nas relaes internas das classes dominantes, corresponde, por outro lado, a uma nova forma do Estado, que se caracteriza pela maior centralizao, o intervencionismo ampliado e no restrito apenas rea do caf, o estabelecimento de uma certa racionalizao no uso de algumas fontes fundamentais de riqueza pelo capitalismo internacional (...).
Boris Fausto. A revoluo de 1930. Historiografia e histria. So Paulo: Brasiliense, 1987, p. 109-110.

1845 1846 1847 1848

Dados extrados de Emlia Viotti da Costa. Da senzala colnia. So Paulo: Unesp, 1998.

Segundo o texto, o Estado de compromisso correspondeu, no Brasil do perodo posterior a 1930, a) retomada do comando poltico pela elite cafeicultora do sudeste brasileiro. b) ao primeiro momento de interveno governamental na economia brasileira. c) reorientao da poltica econmica, com maior presena do Estado na economia. d) ao esforo de eliminar os problemas sociais internos gerados pelo capitalismo internacional. e) ampla democratizao nas relaes polticas, trabalhistas e sociais.

A tabela apresenta dados que podem ser explicados a) pela lei de 1831, que reduziu os impostos sobre os escravos importados da frica para o Brasil. b) pelo descontentamento dos grandes proprietrios de terras em meio ao auge da campanha abolicionista no Brasil. c) pela renovao, em 1844, do Tratado de 1826 com a Inglaterra, que abriu nova rota de trfico de escravos entre Brasil e Moambique. d) pelo aumento da demanda por escravos no Brasil, em funo da expanso cafeeira, a despeito da promulgao da Lei Aberdeen, em 1845. e) pela aplicao da Lei Eusbio de Queirs, que ampliou a entrada de escravos no Brasil e tributou o trfico interno.

alternativa C
Se no aspecto poltico e social a Era Vargas representou um exemplo claro do mencionado estado de compromisso, este, por sua vez, associou-se a uma srie de medidas nacionalistas e intervencionistas no plano econmico, ligadas a um projeto de modernizao e industrializao impulsionado por um governo central grandemente fortalecido.

alternativa D
Apesar da presso inglesa para o fim do trfico, representada no perodo pela promulgao da Bill Aberdeen pela Inglaterra, que autorizava a marinha inglesa a apreender e confiscar cargas de navios negreiros, ocorre concomitantemente a expanso do caf para o Vale do Paraba, no Rio de Janeiro, tendo ento um aumento da demanda de mo de obra escrava. O trfico s seria encerrado em 1850 com a Lei Eusbio de Queirs.

33 Questo 78
No incio de 1969, a situao poltica se modifica. A represso endurece e leva retrao do movimento de massas. As primeiras greves, de Osasco e Contagem, tm seus dirigentes perseguidos e so suspensas. O movimento estudantil reflui. A oposio liberal est amordaada pela censura imprensa e pela cassao de mandatos.
Apolnio de Carvalho. Vale a pena sonhar. Rio de Janeiro: Rocco, 1997, p. 202.

na histria do Brasil. Sarney minimizou o episdio em que Collor, que atualmente senador, teve seus direitos polticos cassados pelo Congresso Nacional. Eu no posso censurar os historiadores que foram encarregados de fazer a histria. Mas acho que talvez esse episdio seja apenas um acidene que no devia ter acontecido na histria do Brasil, disse o presidente do Senado.
Correio Braziliense, 30/05/2011.

O testemunho, dado por um participante da resistncia ditadura militar brasileira, sintetiza o panorama poltico dos ltimos anos da dcada de 1960, marcados a) pela adeso total dos grupos oposicionistas luta armada e pela subordinao dos sindicatos e centrais operrias aos partidos de extrema esquerda. b) pelo bipartidarismo implantado por meio do Ato Institucional n 2, que eliminou toda forma de oposio institucional ao regime militar. c) pela desmobilizao do movimento estudantil, que foi bastante combativo nos anos imediatamente posteriores ao golpe de 64, mas depois passou a defender o regime. d) pelo apoio da maioria das organizaes da sociedade civil ao governo militar, empenhadas em combater a subverso e afastar, do Brasil, o perigo comunista. e) pela decretao do Ato Institucional n 5, que limitou drasticamente a liberdade de expresso e instituiu medidas que ampliaram a represso aos opositores do regime.

alternativa E
O Ato Institucional n 5 (13.12.1968) concentrou poderes excepcionais nas mos do presidente da Repblica que, alm do Poder Executivo, assumia funes legislativas e judicirias, estabelecendo um modelo poltico ditatorial no pas, ento sob o regime militar.

Sobre o episdio mencionado na notcia acima, pode-se dizer acertadamente que foi um acontecimento a) de grande impacto na histria recente do Brasil e teve efeitos negativos na trajetria poltica de Fernando Collor, o que faz com que seus atuais aliados se empenhem em desmerecer este episdio, tentando diminuir a importncia que realmente teve. b) nebuloso e pouco estudado pelos historiadores, que, em sua maioria, trataram de censur-lo, impedindo uma justa e equilibrada compreenso dos fatos que o envolvem. c) acidental, na medida em que o impeachment de Fernando Collor foi considerado ilegal pelo Supremo Tribunal Federal, o que, alis, possibilitou seu posterior retorno cena poltica nacional, agora como senador. d) menor na histria poltica recente do Brasil, o que permite tomar a censura em torno dele, promovida oficialmente pelo Senado Federal, como um episdio ainda menos significativo. e) indesejado pela imensa maioria dos brasileiros, o que provocou uma onda de comoo popular e permitiu o retorno triunfal de Fernando Collor cena poltica, sendo candidato conduzido por mais duas vezes ao segundo turno das eleies presidenciais.

alternativa A
Collor, para se eleger, usou como propaganda a luta contra a corrupo. No entanto, seu governo foi marcado por numerosos esquemas de desvio de verbas, associados a pessoas ligadas sua administrao e ao prprio presidente. Nesse clima de denncias, foram abertos inquritos pela polcia federal e o Congresso Nacional iniciou investigaes por intermdio de uma CPI (Comisso Parlamentar de Inqurito). Diante de provas que envolviam diretamente o governo federal, o Congresso Nacional decretou o impeachment do presidente Fernando Collor, em 29 de dezembro de 1992.

Questo 79
O presidente do Senado, Jos Sarney (PMDB-AP), disse nesta segunda-feira [30/5] que o impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello foi apenas um acidente

34 Questo 80
Um mbile pendurado no teto tem trs elefantezinhos presos um ao outro por fios, como mostra a figura. As massas dos elefantes de cima, do meio e de baixo so, respectivamente, 20 g, 30 g e 70 g.
Do equilbrio (R = 0), temos que: T1 = P1 + T2 T1 = P1 + P2 + P3 T2 = P2 + T3 T2 = P2 + P3 T3 = P3 T3 = P3

T1 = 002 10 + 0,03 10 + 0,07 10 ,


T2 = 0,03 10 + 0,07 10

T3 = 0,07 10 T1 = 1,2 N

T2 = 1,0 N T3 = 0,7 N

Questo 81
Uma pequena bola de borracha macia solta do repouso de uma altura de 1 m em relao a um piso liso e slido. A coliso da bola com o piso tem coeficiente de restituio = 0,8. A altura mxima atingida pela bola, depois da sua terceira coliso com o piso, a) 0,80 m. b) 0,76 m. c) 0,64 m. d) 0,51 m. e) 0,20 m. NOTE E ADOTE = Vf2 / Vi2 , em que Vf e Vi so, respectivamente, os mdulos das velocidades da bola logo aps e imediatamente antes da coliso com o piso. Acelerao da gravidade g = 10 m/s2 .

Os valores de tenso, em newtons, nos fios superior, mdio e inferior so, respectivamente, iguais a a) 1,2; 1,0; 0,7. b) 1,2; 0,5; 0,2. c) 0,7; 0,3; 0,2. d) 0,2; 0,5; 1,2. e) 0,2; 0,3; 0,7. NOTE E ADOTE Desconsidere as massas dos fios. Acelerao da gravidade g = 10 m/s2 .

alternativa A
As foras nos elefantezinhos so dadas pelo esquema a seguir:

alternativa D
Do enunciado, podemos montar o esquema a seguir:

A velocidade v1 antes da 1 coliso dada 2 2 por v1 = 2 g h1 = 2 10 1 v1 = 20. Da definio de dada, para as 3 colises, temos: 2 v2 v2 2 1 coliso: = 2 0,8 = 20 v 2 = 16 2 v1

2 coliso: =

2 v3 2 v2

0,8 =

2 v3 2 v 3 = 12,8 16

35
v2 2 0,8 = 4 v 4 =10,24 2 12,8 v3 Por Torricelli, a altura (h4 ) atingida aps a 3 coliso dada por: 2 v 4 = 2 g h4 10,24 = 2 10 h4

3 coliso: =

2 v4

Qantes = Qdepois (M + m) 0 =
= M VM + m v

VM =

m v M

h4 = 0,51 m

Do princpio da conservao da quantidade de movimento, a velocidade (VL ) de Lusa aps agarrar a bola dada por: Qantes = Qdepois m v + M ( V) =
= (M + m) VL

Obs.: o coeficiente de restituio mais utilizado V dado por = f . Vi

VL =

m v M V m+M

Questo 82

Questo 83

Maria e Lusa, ambas de massa M, patinam no gelo. Lusa vai ao encontro de Maria com velocidade de mdulo V. Maria, parada na pista, segura uma bola de massa m e, num certo instante, joga a bola para Lusa. A bola tem velocidade de mdulo v, na mesma direo de V. Depois que Lusa agarra a bola, as velocidades de Maria e Lusa, em relao ao solo, so, respectivamente, a) 0 ; v V b) v ; v + V / 2 c) m v / M ; M V / m d) m v / M ; (m v M V) / (M + m) e) (M V/2 m v) /M ; (mv MV/2) / (M + m) NOTE E ADOTE V e v so velocidades em relao ao solo. Considere positivas as velocidades para a direita. Desconsidere efeitos dissipativos.

Para ilustrar a dilatao dos corpos, um grupo de estudantes apresenta, em uma feira de cincias, o instrumento esquematizado na figura acima. Nessa montagem, uma barra de alumnio com 30 cm de comprimento est apoiada sobre dois suportes, tendo uma extremidade presa ao ponto inferior do ponteiro indicador e a outra encostada num anteparo fixo. O ponteiro pode girar livremente em torno do ponto O, sendo que o comprimento de sua parte superior 10 cm e, o da inferior, 2 cm. Se a barra de alumnio, inicialmente temperatura de 25 oC, for aquecida a 225 oC, o deslocamento da extremidade superior do ponteiro ser, aproximadamente, de a) 1 mm. b) 3 mm. c) 6 mm. d) 12 mm. e) 30 mm. NOTE E ADOTE Coeficiente de dilatao linear do alumnio: 2 10 5 oC 1 .

alternativa D
Admitindo o sistema isolado, do princpio da conservao da quantidade de movimento, a velocidade (VM ) de Maria aps lanar a bola para Lusa dada por:

alternativa C
Da equao da dilatao linear do alumnio, temos: L = L0 = 30 2 10 5 (225 25) L = 0,12 cm

36
Como a extremidade inferior do ponteiro desloca-se 0,12 cm e a razo entre os comprimentos superior e inferior do ponteiro em relao a O 10 = 5 , a parte superior do ponteiro ir se deslo2 car 5 0,12 = 0,6 cm = 6 mm. 1,45 sen > 0,91 1,60 Portanto o menor valor de para que toda luz permanea no ncleo deve ser aproximadamente 65 o .
sen >

Questo 84

Questo 85
Em uma sala fechada e isolada termicamente, uma geladeira, em funcionamento, tem, num dado instante, sua porta completamente aberta. Antes da abertura dessa porta, a temperatura da sala maior que a do interior da geladeira. Aps a abertura da porta, a temperatura da sala, a) diminui at que o equilbrio trmico seja estabelecido. b) diminui continuamente enquanto a porta permanecer aberta. c) diminui inicialmente, mas, posteriormente, ser maior do que quando a porta foi aberta. d) aumenta inicialmente, mas, posteriormente, ser menor do que quando a porta foi aberta. e) no se altera, pois se trata de um sistema fechado e termicamente isolado.

Uma fibra tica um guia de luz, flexvel e transparente, cilndrico, feito de slica ou polmero, de dimetro no muito maior que o de um fio de cabelo, usado para transmitir sinais luminosos a grandes distncias, com baixas perdas de intensidade. A fibra tica constituda de um ncleo, por onde a luz se propaga e de um revestimento, como esquematizado na figura acima (corte longitudinal). Sendo o ndice de refrao do ncleo 1,60 e o do revestimento, 1,45, o menor valor do ngulo de incidncia do feixe luminoso, para que toda a luz incidente permanea no ncleo, , aproximadamente, a) 45o. b) 50o. d) 60o. c) 55o. e) 65o. NOTE E ADOTE sen (graus) 25 0,42 30 0,50 45 0,71 50 0,77 55 0,82 60 0,87 65 0,91 n1 sen 1 = n2 sen 2

alternativa C
Ao abrirmos a porta da geladeira, como a sua temperatura menor que a da sala, h um fluxo de calor da sala para o interior da geladeira, o que faz com que a temperatura da sala inicialmente diminua. Como a porta da geladeira permanecer aberta, a quantidade de calor transferida para a sala ser maior que a retirada da mesma, aumentando posteriormente a temperatura da sala.

cos 0,91 0,87 0,71 0,64 0,57 0,50 0,42

Questo 86
A seguinte notcia foi veiculada por ESTADAO.COM.BR/Internacional na tera-feira, 5 de abril de 2011: TQUIO A empresa Tepco informou, nesta tera-feira, que, na gua do mar, nas proximidades da usina nuclear de Fukushima, foi detectado nvel de iodo radioativo cinco milhes de vezes superior ao limite legal, enquanto o csio-137 apresentou ndice 1,1 milho de vezes maior.

alternativa E
Para que toda a luz incidente permanea no ncleo, isto , para haver reflexo total, devemos ter: n sen > sen L sen > r nn

37
Uma amostra recolhida no incio de segunda-feira, em uma rea marinha prxima ao reator 2 de Fukushima, revelou uma concentrao de iodo-131 de 200 mil becquerels por centmetro cbico. Se a mesma amostra fosse analisada, novamente, no dia 6 de maio de 2011, o valor obtido para a concentrao de iodo-131 seria, aproximadamente, em Bq/cm 3 , a) 100 mil. b) 50 mil. c) 25 mil. d) 12,5 mil. e) 6,2 mil. NOTE E ADOTE Meia-vida de um material radioativo o intervalo de tempo em que metade dos ncleos radioativos existentes em uma amostra desse material decaem. A meia-vida do iodo-131 de 8 dias. a) 27.000 vezes maior. b) 625 vezes maior. c) 30 vezes maior. d) 25 vezes maior. e) a mesma.

alternativa B
Da definio de potncia eltrica ( P = U i), como 750 kV a diminuio da tenso de = 25 vezes, 30 kV a corrente deveria aumentar de 25 vezes, para que a mesma potncia fosse transmitida por meio das linhas. Assim, como a resistncia das linhas a mesma, a perda de energia por efeito Joule ( Pd = R i 2 ) seria 25 2 = 625 vezes maior.

Questo 88
A figura abaixo representa imagens instantneas de duas cordas flexveis idnticas, C1 e C2 , tracionadas por foras diferentes, nas quais se propagam ondas.

alternativa D
Pelo enunciado, do incio da segunda-feira (4 de abril) ao dia 06 de maio, teremos 32 dias. Como a meia-vida do iodo-131 de 8 dias, teremos, portanto, 4 decaimentos (4 meias-vidas), representados no esquema a seguir: meia - vida [iodo-131]0 meia - vida [iodo-131]0 8 dias 8 dias 2 meia - vida [iodo-131]0 meia - vida 8 dias 8 dias 4 meia - vida [iodo-131]0 meia - vida [iodo-131]0 8 dias 8 dias 8 16 Assim, para calcularmos a concentrao do iodo-131 no dia 6 de maio, devemos dividir a concentrao inicial desse material por 16, portanto: 200 000 [iodo-131]06.05 = 16
[iodo-131]06.05 =

12 500 Bq/cm 3

Questo 87
Energia eltrica gerada em Itaipu transmitida da subestao de Foz do Iguau (Paran) a Tijuco Preto (So Paulo), em alta tenso de 750 kV, por linhas de 900 km de comprimento. Se a mesma potncia fosse transmitida por meio das mesmas linhas, mas em 30 kV, que a tenso utilizada em redes urbanas, a perda de energia por efeito Joule seria, aproximadamente,

Durante uma aula, estudantes afirmaram que as ondas nas cordas C1 e C2 tm: I. A mesma velocidade de propagao. II. O mesmo comprimento de onda. III. A mesma frequncia. Est correto apenas o que se afirma em a) I. b) II. c) III. d) I e II. e) II e III. NOTE E ADOTE A velocidade de propagao de uma onda T transversal em uma corda igual a , sendo T a trao na corda e , a densidade linear da corda.

38
alternativa B
I. Incorreta. Da equao dada, temos: v = T

1 = 2 v1 v 2

T1 T2 II. Correta. Do grfico, 1 = 2 . III. Incorreta. Da equao fundamental da ondulatria, temos: v = f 1 = 2 f1 f2 v1 v 2

a) eletrosttico, eletrosttico, magntico e magntico. b) magntico, magntico, eletrosttico e eletrosttico. c) eletrosttico, magntico, eletrosttico e magntico. d) magntico, eletrosttico, eletrosttico e magntico. e) eletrosttico, magntico, magntico e magntico.

alternativa A
Os desenhos das figuras I e II sugerem as linhas de campo eletrosttico de uma placa metlica eletrizada e a interao entre duas cargas eltricas pontuais, respectivamente. J no desenho das figuras III e IV esto representadas as linhas do campo magntico de uma espira e de um fio reto.

Questo 89
Em uma aula de laboratrio, os estudantes foram divididos em dois grupos. O grupo A fez experimentos com o objetivo de desenhar linhas de campo eltrico e magntico. Os desenhos feitos esto apresentados nas figuras I, II, III e IV abaixo.

Questo 90
O grfico abaixo representa a fora F exercida pela musculatura eretora sobre a coluna vertebral, ao se levantar um peso, em funo do ngulo , entre a direo da coluna e a horizontal. Ao se levantar pesos com postura incorreta, essa fora pode se tornar muito grande, causando dores lombares e problemas na coluna.

Aos alunos do grupo B, coube analisar os desenhos produzidos pelo grupo A e formular hipteses. Dentre elas, a nica correta que as figuras I, II, III e IV podem representar, respectivamente, linhas de campo

Com base nas informaes dadas e no grfico acima, foram feitas as seguintes afirmaes: I. Quanto menor o valor de , maior o peso que se consegue levantar. II. Para evitar problemas na coluna, um halterofilista deve procurar levantar pesos adotando postura corporal cujo ngulo seja grande. III. Quanto maior o valor de , menor a tenso na musculatura eretora ao se levantar um peso.

39
Est correto apenas o que se afirma em a) I. b) II. c) III. d) I e II. e) II e III.
II. Correta. Quanto maior o ngulo , menor a fora muscular, e assim um halterofilista consegue elevar grande carga sem problemas na coluna. III. Correta. Ao se levantar um dado peso, a tenso na musculatura ser menor para valores maiores do ngulo .

alternativa E
I. Incorreta. Quanto menor o ngulo entre a direo da coluna e a horizontal, maior a fora muscular para se levantar um dado peso.

Interdisciplinares Mudanas importantes


Neste ano, as interdisciplinares apareceram distribudas pelas oito matrias do vestibular da FUVEST. No tivemos, como ocorria desde a introduo das questes interdisciplinares no vestibular, a abertura da prova com tais questes. Porm, essa no foi a mudana mais importante. Nos dois ltimos anos, era perceptvel a preocupao da FUVEST em elaborar questes interdisciplinares mais complexas e que entrelaavam conceitos de mais de uma matria. No vestibular 2012 o que ocorreu foi o retorno a uma interdisciplinaridade que significa apenas a introduo de um contexto de outra matria. Vejamos, por exemplo, a questo 11 da prova V: o contexto de Geografia problemas ambientais da Amaznia e ela est prxima s demais questes dessa matria. Mas no difcil identific-la como uma questo de Biologia. Considerando as interessantes experincias que a FUVEST vinha fazendo e o quanto elas poderiam impactar positivamente em exames como o ENEM, podemos dizer que o exame perdeu um pouco de sua riqueza.

Geografia Uma boa prova


A prova da FUVEST contou com o predomnio de questes de baixa complexidade, com temas bem distribudos e com questes de interpretao e anlise de tabelas e mapas.

Biologia Prova clssica


A FUVEST apresentou uma prova com 11 testes de baixa complexidade, bem distribudos pelos itens da matria e sem contextualizao com assuntos atuais. Os candidatos com conhecimentos prvios dos contedos conseguem responder as questes. Os enunciados claros e as respostas diretas foram adequados para uma prova de conhecimentos gerais.

Qumica prova tradicional


Enunciados bem elaborados, que exigiram o domnio de vrios conceitos muito importantes com uma certa complexidade. Somente algumas questes apresentaram contextualizao e interdisciplinaridade.

40
Portugus Elogios FUVEST
Excelente prova em que o candidato pde realmente contar com questes exigentes que cobraram os conhecimentos adquiridos em sua vida escolar. Clareza, preciso nos enunciados e dosagem correta de complexidade fizeram da FUVEST um dos bons momentos no s dos vestibulares de 2012, mas de todo um histrico de boas provas.

Ingls Prova tpica


Prova focada na interpretao de textos, com a feliz incluso de grficos e a predominncia de questes bsicas.

Matemtica Prova mais acessvel


A prova de Matemtica da FUVEST 1 fase deste ano mostrou-se menos exigente que a prova do ano anterior, com temas tradicionais presentes, como: logaritmos, probabilidades, geometria plana e espacial, geometria analtica, funes e uma questo de um assunto menos frequente na 1 fase: matriz. A prova apresentou ainda um bom nvel de dificuldade para o tempo previsto. Matemtica se mostrou presente em uma questo interdisciplinar com Biologia e lamentamos o erro apresentado na questo 62 da prova V, que torna os dados do enunciado inconsistentes.

Histria Uma prova bsica com predomnio de Histria do Brasil


A FUVEST 2012 em Histria foi diferente dos anos anteriores. Houve uma diminuio do nmero de questes de 14 (FUVEST 2011) para 10 neste ano, com um predomnio de Histria do Brasil, com 7 questes. Entre os aspectos diferenciados desta prova, comparada com as dos anos anteriores, destacam-se: as dez questes de complexidade bsica e a ausncia de questes de Histria Contempornea (considerando a expanso para o Oeste como parte integrante da Histria da Amrica). Os candidatos com conhecimentos bsicos devem ter-se sado bem nesta prova.

Fsica Prova clssica


Com um pequeno aumento no grau de dificuldade, as questes foram bem elaboradas e exigiram um bom conhecimento conceitual e alguma habilidade numrica.

You might also like