You are on page 1of 42

Apostila de Acionamentos Eltricos Centro Federal de Ensino Tecnolgico Celso Suckow da Fonseca CEFET-RJ

1) Simbologia e definies

Apostila de Acionamentos Eltricos Centro Federal de Ensino Tecnolgico Celso Suckow da Fonseca CEFET-RJ

Apostila de Acionamentos Eltricos Centro Federal de Ensino Tecnolgico Celso Suckow da Fonseca CEFET-RJ

Definies
Seccionadores: Dispositivo de manobra (mecnico) que assegura, na posio aberta, uma distncia de isolamento que satisfaz requisitos de segurana especificados. Nota: um seccionador deve ser capaz de fechar ou abrir um circuito, em duas situaes mais relevantes: a) Quando a corrente estabelecida ou interrompida desprezvel, e b) Quando no se verifica uma variao significativa na tenso entre terminais de cada um dos seus plos. Tem como funo permitir o ligamento ou desligamento de uma carga. Um seccionador deve ser capaz tambm de conduzir correntes em condies normais de circuito, e tambm de conduzir por tempo especificado, as correntes em condies anormais do circuito, tais como as de curto-circuito. Interruptor. Chave seca de baixa tenso, de construo e caractersticas eltricas adequadas manobra de circuitos de iluminao em instalaes prediais, de aparelhos eletrodomsticos e luminrias, e aplicaes equivalentes.

Apostila de Acionamentos Eltricos Centro Federal de Ensino Tecnolgico Celso Suckow da Fonseca CEFET-RJ

Nota: Essa manobra entendida como sendo em condies nominais de servio. Portanto, o interruptor deve interromper cargas nominais. Contator Dispositivo de manobra (mecnico) de operao no manual, que tem uma nica posio de repouso e capaz de estabelecer (ligar), conduzir e interromper correntes em condies normais do circuito, inclusive sobrecargas de funcionamento previstas. o principal elemento existente nos sistemas de acionamento. Sua funo bsica permitir que um certo circuito energize determinada carga (motor, reator, capacitor). Faz isto instantaneamente ou atravs de temporizao.

Mvel

2 Contato fixo Molas

Ncleo fixo A B Espira

11

23

12

24

Apostila de Acionamentos Eltricos Centro Federal de Ensino Tecnolgico Celso Suckow da Fonseca CEFET-RJ

Funcionamento do contator. Conforme definido e comentado anteriormente, o contator um dispositivo de manobra no manual e com desligamento remoto e automtico, seja perante sobrecarga (atravs do rel de sobrecarga) seja perante curto-circuito (atravs de fusveis). Quem liga e desliga o contator a condio de operao de uma bobina eletromagntica, indicada no desenho acima. Essa bobina, no estado de desligado do contator, ou seja, contato fixo e contato mvel abertos, tambm est desligada ou desenergizada. Seu principio de funcionamento baseia-se na fora magntica que tem origem na energizao de uma bobina e na fora mecnica proveniente do conjunto de molas que o sistema tem. Quando, por exemplo, atravs de uma botoeira, a bobina eletromagntica energizada, o campo magntico criado e que envolve o ncleo magntico fixo, atrai o ncleo mvel, com o que se desloca o suporte de contatos com os contatos principais mveis, vencendo a fora das molas, que assim encontram os contatos principais fixos, fechando o circuito. Estando o contator ligado (a bobina alimentada), e havendo uma condio de sobrecarga prejudicial aos componentes do sistema, o rel de proteo contra sobrecarga (bimetlico ou eletrnico) interromper um contato NF desse rel, que est em srie com a bobina do contator, no circuito de comando. Com a abertura do contato desenergizada a bobina eletromagntica, o contator abre e a carga desligada. Para efeito de religao, essa pode ser automtica ou de comando remoto, dependendo as condies a serem atendidas pelo processo produtivo ao qual esses componentes pertencem. Alm dos contatos principais, um contator possui contatos auxiliares dos tipos NA e NF, em nmero varivel e informado no respectivo catlogo do fabricante. (Lembrando: NA significa Normalmente Aberto e NF, Normalmente Fechado). As peas de contator tm seus contatos feitos de metal de baixo ndice de oxidao e elevada condutividade eltrica, para evitar a criao de focos de elevada temperatura, o que poderia vir a prejudicar o seu funcionamento. Nesse sentido, o mais freqente o uso de liga de prata. Disjuntor. Dispositivo de manobra (mecnico) e de proteo, capaz de estabelecer (ligar), conduzir e interromper correntes em condies normais do circuito, assim como estabelecer, conduzir por tempo especificado e interromper correntes em condies anormais especificadas do circuito, tais como as de curto-circuito. Tem como funo garantir a proteo, abertura e fechamento de um circuito sem o risco de arco eltrico. Existem disjuntores a leo e a Hexafluoreto de Enxofre (SF6).

Rel Trmico Tem objetivo principal a proteo do sistema quando da elevao da temperatura nos condutores a ele ligado de forma a evitar a degradao dos condutores e/ou equipamentos. Dispositivo eltrico destinado a produzir modificaes sbitas e predeterminadas em um ou mais circuitos eltricos de sada , quando certas condies so satisfeitas no circuito de entrada que controlam o dispositivo. O rel, seja de que tipo for, no interrompe o circuito principal, mas sim faz atuar o dispositivo de manobra desse circuito principal. Assim, por exemplo, existem rels que atuam em sobrecorrente de sobrecarga ou de curto-circuito, ou de rels que atuam perante uma variao inadmissvel de tenso.

Apostila de Acionamentos Eltricos Centro Federal de Ensino Tecnolgico Celso Suckow da Fonseca CEFET-RJ

Os rels de sobrecorrente perante sobrecarga (ou simplesmente rels de sobrecarga), por razes construtivas, podem ser trmicos (quando atuam em funo do efeito Joule da corrente sobre sensores bimetlicos), ou ento eletrnicos, que atuam em funo de sobrecarga e que podem adicionalmente ter outras funes, como superviso dos termistores (que so componentes semicondutores).

Rels de Sobrecorrente contra correntes de curto-circuitos. Esses rels so do tipo eletromagntico, com uma atuao instantnea, e se compe com os rels de sobrecarga para criar a proteo total dos componentes do circuito contra a ao prejudicial das correntes de curto-circuito e de sobrecarga, respectivamente. A sua construo relativamente simples em comparao com a dos rels de sobrecarga (bimetlicos ou eletrnicos), podendo ser esquematizado, como segue:

A bobina eletromagntica do rel ligada em srie com os demais componentes do circuito. Sua atuao apenas se d quando por esse circuito passa a corrente Ik, permanecendo inativo perante as correntes nominais (In) e de sobrecarga (Ir). Pelo que se nota, a sua funo idntica do fusvel, com a diferena de que o fusvel queima ao atuar, e o rel permite um determinado nmero de manobras. Fusvel encapsulado Fusvel cujo elemento que se funde completamente encerrado num invlucro fechado, o qual capaz de impedir a formao de arco externo e a emisso de gases, chama ou partculas metlicas para o exterior quando da fuso do elemento fusvel, dentro dos limites de sua caracterstica nominal. Tem como funo a proteo contra curto circuitos nos condutores que alimentam a carga. O elemento fusvel, para desempenhar sua ao de interrupo de acordo com uma caracterstica de fuso tempo x corrente perfeitamente definida, como demonstrada nesse item, deve ser fabricado de um metal que permita a sua calibragem com alta preciso. Para tanto, o metal deve ser homogneo, de elevada pureza e de dureza apropriada (materiais moles no permitem essa calibragem). A melhor soluo encontrada, na rea de fusveis de potncia, foi usandose o cobre.

Apostila de Acionamentos Eltricos Centro Federal de Ensino Tecnolgico Celso Suckow da Fonseca CEFET-RJ Fusveis Diazed. Fusveis NH.

Pra-raio Elemento de proteo contra sobretenses causados por descargas atmosfricas que porventura caiam em uma linha de transmisso ou de distribuio. Tendo como funo escoar a corrente proveniente do raio para a Terra. Transformador de fora Tem como funo elevar ou reduzir a tenso em um determinado trecho do sistema mantendo-se a freqncia inalterada. Exemplo de um sistema completo com diversos componentes (unifilar)

Apostila de Acionamentos Eltricos Centro Federal de Ensino Tecnolgico Celso Suckow da Fonseca CEFET-RJ

2)Dados de placa de Motor


Os motores eltricos so a principal carga industrial que encontramos ligada ao sistema eltrico de potncia. Em termos globais, de recente levantamento estatstico, o mercado brasileiro de consumo se apresenta como representado abaixo.

Dos diversos tipos de motores, representados no que segue, cerca de 85-90 % se concentram nos motores de corrente alternada (CA), trifsicos, de induo com gaiola de esquilo, que, apesar de no serem necessariamente os eletricamente melhores, so os mais robustos e baratos. Essa a razo de sua preferncia. Tais motores, at h pouco tempo atrs, eram freqentemente fabricados com elevadas perdas, o que evidentemente prejudicava o seu uso racional e dava um mal aproveitamento a energia gerada. Atualmente, porm, apesar de um custo um pouco mais elevado na aquisio, os motores de alto rendimento tem sido preferidos, at porque o custo a mais compensado pelas menores perdas no motor.

Os motores eltricos possuem uma placa identificadora, colocada pelo fabricante, na qual pelas normas, deve ser fixada em local bem visvel. Para instalar adequadamente um motor, imprescindvel que o instalador saiba interpretar os dados de placa. Estes dados so: nome e dados do fabricante, modelo (MOD), potncia (cv, HP, kW), nmero de fases (por exemplo, TRIFSICO ou 3), tenses nominais (V), freqncia nominal (Hz), categoria (CAT), correntes nominais (A), velocidade nominal (RPM), fator de servio (FS), classe de isolamento (ISOL. CL.), letra-cdigo (COD), regime (REG), grau de proteo (PROTEO IP) , tipo de ligao. Se no for possvel a leitura destes dados, necessria a anlise atravs de ensaios destas caractersticas: a)Tenso nominal (Vn) : Esta a tenso de linha a qual o motor deve ser submetido em condies normais. Pela norma brasileira todo o motor deve ser capaz de funcionar satisfatoriamente quando alimentado tanto com tenso 10% abaixo como 10% acima da tenso nominal, desde que a freqncia

Apostila de Acionamentos Eltricos Centro Federal de Ensino Tecnolgico Celso Suckow da Fonseca CEFET-RJ

seja a nominal. Normalmente do se dois valores (delta e estrela). O menor o valor o qual a bobina do motor suporta. b) Potncia Nominal: a potncia mecnica mxima que o motor pode fornecer no seu eixo em regime de trabalho normal. Trata-se, portanto, da potncia de sada do motor, a qual est especificada na placa. Na prtica utilizam-se as unidades de CV, HP e W e seus mltiplos. (1HP=746W e 1CV=736W) c) Nmero de fases: Quantas fases tem o motor. Geralmente so trs ou uma fase somente. d)Tipo do motor: Pode ser de corrente contnua (shunt, paralelo, composto ou independente) ou corrente alternada. Os de corrente alternada se dividem em dois grupos: os motores assncronos ou de induo ou os motores sncronos (com plos salientes ou lisos). e) Freqncia: a freqncia da rede de alimentao do motor, expressa em Hz, no Brasil a freqncia padronizada de 60 Hz, porm no resto da Amrica latina e Europa 50Hz. Deve-se salientar que possvel utilizar-se um motor de 50 Hz na freqncia de 60 Hz, contudo as caractersticas de partida e de funcionamento sero alteradas, havendo em geral uma alterao na potncia nominal. (Itaipu tem gerao nas duas freqncias) f) Fator de Potncia (cos ): a defasagem angular entre a tenso e a corrente no motor. g) Rendimento (): Relao entre potncia de entrada e de sada (os motores de alto rendimento tem rendimento 88.5 %) com apresentado abaixo no exemplo. h) Corrente Nominal (IN): a corrente que o motor solicita da rede sob tenso, freqncia e potncia nominais. O valor da corrente depende do rendimento e do fator de potncia do motor sendo dado pela seguinte relao: motor trifsico

IN =

P (cv) * 736 3 *V * cos *


motor monofsico

P (hp ) * 746 3 *V * cos *

(1)

IN =

P (cv) * 736 P(hp) * 746 = V * cos * V * cos *

(2)

Exemplo: Dado um motor de 15 hp (11,18kW), trifsico de 220V fase com fator de potncia de 90% e rendimento de 80%. Qual a corrente nominal?

IN =

15 * 746 3 * 220 * 0.9 * 0.8

= 40 A

(3)

i)Letra cdigo (IP/IN): Letra cdigo a relao existente entre a potncia de rotor bloqueado e a potncia nominal. A NEMA define os cdigos de letras conforme a tabela abaixo: Letra Cdigo A B C D E F KVA que o motor necessita para partida direta (por KVA) 0,00 a 3,14 3,15 a 3,54 3,55 a 3,99 4,00 a 4,49 4,50 a 4,99 5,00 a 5,59

Apostila de Acionamentos Eltricos Centro Federal de Ensino Tecnolgico Celso Suckow da Fonseca CEFET-RJ G H J K L M N P R S T U V 5,60 a 6,29 6,30 a 7,09 7,10 a 7,99 8,00 a 8,99 9,00 a 9,99 10,00 a 11,19 11,20 a 12,49 12,50 a 13,99 14,00 a 15,99 16,00 a 17,99 18,00 a 19,99 20,00 a 22,39 22,40

10

Para a ABNT, 5 cdigos so definidos, conforme a tabela seguinte: Letra Cdigo A B C D F Corrente de partida direta (Motores com enrolamento tipo gaiola) ALTA At 6 x IN NORMAL 3,80 a 6,00 x IN NORMAL 3,80 a 6,00 x IN NORMAL 3,80 a 6,00 x IN BAIXA At 4 x IN

j)Fator de servio: um fator que aplicado potncia nominal, indica a carga permissvel que pode ser aplicada ao motor. Esse fator refere-se a uma capacidade de sobrecarga contnua, ou seja, uma reserva de potncia que d ao motor uma capacidade de suportar melhor o funcionamento em condies desfavorveis. O motor que tem funcionamento intermitente tem fator de servio alto. k)Corrente de partida (Ipartida): a corrente solicitada pelo motor para ele entrar em regime. A obteno feita pela relao IP/IN que normalmente vem descrito na placa. Exemplo: Motor de 2,5 cv com tenso de 220v , cos =0.8 e rendimento=0.96. letra cdigo G e IP/IN=5,75 Resposta: IN=6,6A e IP=37,7A l)Rotao nominal(n) e rotao sncrona (s): a velocidade (rpm) do motor funcionando potncia nominal, sob tenso e freqncia nominais. Para motores sncronos, esta a velocidade que o motor gira realmente. A velocidade n1 do campo magntico girante do estator est relacionada com a freqncia da rede e o nmero P de plos do motor atravs da seguinte equao:

f1 =

120 f 1 P.n1 n1 = 100 P

(4)

Para motores assncronos ou de induo, o motor gira com velocidade inferior a de sincronismo. O rotor do motor de induo gira a uma velocidade n menor do que a velocidade n1 do campo magntico girante do estator: A diferena entre as duas velocidades chamada escorregamento. Devido ao escorregamento, um campo magntico girante induzido no enrolamento do rotor e, da interao entre os dois campos magnticos, resulta o conjugado eletromagntico do motor que o faz girar. O escorregamento tomado sempre em valores percentuais ou em p.u. da velocidade sncrona, ou seja:

s=

n1 n n = n1 (1 s ) n1

(5)

Apostila de Acionamentos Eltricos Centro Federal de Ensino Tecnolgico Celso Suckow da Fonseca CEFET-RJ

11

Estamos utilizando nas equaes (4) e (5) a letra n para representar a velocidade do motor em RPM. Em muitas equaes que sero apresentadas mais adiante a velocidade ser dada em radianos por segundo e representada pela letra grega . A relao entre as duas grandezas dada pela equao (6).

2n 60

(6)

Conforme visto anteriormente, a velocidade mecnica depende do escorregamento, do nmero de plos e da freqncia da rede de alimentao. A velocidade do motor de induo varia muito pouco entre a condio a vazio e plena carga, cerca de 10%. Desta forma, o motor de induo alimentado a partir da rede da concessionria no muito adequado onde se exige velocidade varivel. No entanto, quando alimentado por meio de um conversor esttico, a variao de velocidade possvel numa faixa bastante ampla. Exerccio: Uma indstria tem um motor de 3 com 5cv de potncia, 2 plos, velocidade nominal de 3520 rpm. Outro motor de 2,5cv e 4 plos apresenta na sua placa um escorregamento de 3%. Ambos so alimentados pela rede com freqncia de 60 Hz. Para o motor de 2,5 cv usamos um tacmetro que possui vrias escalas de medidas. 0 a 600 rpm, 600 a 1200 rpm, 1200 a 2400 rpm e 2400 a 3600 rpm. A)O tacmetro deve ter qual escala? B)Qual ser o escorregamento do motor de 5 cv? m)Regime de servio: O regime o grau de regularidade da carga a que o motor submetido. Os motores normais so projetados para regime contnuo, isto , um funcionamento com carga constante, por tempo indefinido, desenvolvendo potncia nominal. So previstos, por norma, vrios tipos de regimes de funcionamento.

Apostila de Acionamentos Eltricos Centro Federal de Ensino Tecnolgico Celso Suckow da Fonseca CEFET-RJ

12

No Regime Continuo S1, o motor aciona uma carga constante durante um tempo suficientemente longo para ele atingir sua temperatura de equilbrio trmico. Este tempo da ordem de 4 a 5 vezes a constante de tempo trmica de aquecimento do motor. A elevao de temperatura m indicada na figura o mximo valor que ela pode atingir para aquela carga. Ela varia com a carga no eixo do motor, mas no poder nunca ser superior temperatura correspondente classe de isolamento trmico do motor. Portanto, para se considerar que um motor opera em regime contnuo S1 necessrio que ele opere pelo menos o tempo suficiente para atingir a temperatura de equilbrio trmico. A partir da, comum seu funcionamento se prolongar por vrias horas, dias, ou meses, sem interrupes. Os exemplos clssicos de mquinas que trabalham em regime S1 so os ventiladores, exaustores, bombas de movimentao de produtos nas indstrias qumicas e refinarias, compressores de ar, bombas de alimentao de caldeiras a vapor, etc. Uma variao deste regime, que ocorre muito na prtica, o regime contnuo com carga varivel, no definido pelas normas, o qual, como o prprio nome indica, um regime de trabalho em que a carga no eixo do motor contnua, porm, varia ao longo do tempo. A velocidade do motor considerada constante para todas as condies de carga. Um exemplo tpico deste tipo de carga pode ser encontrado nas bombas que alimentam os reservatrios de gua das cidades cujo consumo varia ao longo do dia. No Regime de Tempo limitado S2, o motor aciona uma carga constante durante um tempo relativamente curto, seguido de um tempo de repouso suficientemente longo para que a sua temperatura retorne temperatura do meio ambiente refrigerante. Por esta descrio sucinta do regime S2 podemos deduzir que o motor que opera neste tipo de regime, e que foi fabricado para operar em regime S1, teria condies de acionar uma carga maior do que a que ele acionaria no regime contnuo S1. A relao entre as perdas admissveis do motor no regime S2 e as perdas nominais no regime S1 deve ser tal que, durante o tempo de funcionamento em carga constante, a elevao de temperatura no ultrapasse o valor mximo m admissvel pela sua classe de isolamento trmico. Os exemplos tpicos de mquinas que operam neste tipo de regime so os portes eltricos, sistemas de bscula, dispositivos para abertura e fechamento de vlvulas, etc. Os motores que operam em regimes S2 so motores especiais e possuem indicada, na sua placa de identificao, a potncia que eles desenvolvem nesta condio de trabalho, seguida do tempo mximo que eles podem funcionar com carga constante. Os valores de tempo recomendados pelas normas so 10 minutos, 30 minutos, 60 minutos e 90 minutos. Hoje em dia, os fabricantes de motores eltricos s fabricam este tipo de motor sob encomenda. Alm disso, os motores fabricados para o regime S1, que so motores de linha normal de fabricao, podem ser especificados para operar em regime de tempo limitado, como ser mostrado mais adiante. No Regime Intermitente Peridico S3, o motor aciona uma carga que repete uma seqncia de ciclos de trabalho idnticos, cada ciclo constitudo de um perodo de trabalho a carga constante, seguido de um perodo de repouso. Aps ter operado um tempo suficiente longo, sua elevao de temperatura fica oscilando entre um valor mximo m, correspondente sua classe de isolamento trmico e um valor o, acima da temperatura ambiente do meio refrigerante. A figura acima mostra o regime S3. Neste tipo de regime no se considera o aquecimento devido s perdas eltricas provocadas pela corrente de partida do motor. Isto significa dizer que o nmero de partidas do motor durante um perodo de tempo padronizado (uma hora) deve ser pequeno. A durao de um ciclo padronizado pelas normas brasileiras no regime S3 de 10 minutos, o que significa dizer que o motor pode ter, no mximo, 6 partidas por hora. No Regime Intermitente Peridico com Partidas S4, o motor opera em uma seqncia de ciclos idnticos, semelhana do Regime S3, s que no se pode desprezar a influncia do calor produzido pela corrente de partida. Isto significa dizer que num perodo de tempo padronizado (uma hora) o nmero de partidas do motor elevado, comparado com o regime S3. Os motores para operar em regime S4 devem suportar 150, 300 e at 600 partidas num perodo de uma hora. Como se pode ver pela figura, o calor produzido pela corrente de partida tem influncia sobre a temperatura do motor que, aps um nmero elevado de operaes, fica oscilando entre dois valores, sendo que o valor inferior maior do que a temperatura ambiente, e o valor superior no pode ultrapassar o limite correspondente classe de isolamento trmico. n) Categorias de Conjugado Variando a construo das ranhuras, o formato dos condutores dentro dessas ranhuras e o metal utilizado nessa construo, variam os conjugados, notadamente os de partida. Conforme as suas caractersticas de conjugado em relao velocidade e corrente de partida, os motores so classificados em categorias, cada uma adequada a um tipo de carga. Estas categorias so definidas em norma, e so as seguintes:

Apostila de Acionamentos Eltricos Centro Federal de Ensino Tecnolgico Celso Suckow da Fonseca CEFET-RJ

13

Categoria A - Conjugado de partida normal; corrente de partida alta; baixo escorregamento (cerca de 5%). Motores usados onde no h problemas de partidas nem limitaes de corrente. Categoria N: Conjugado e corrente de partida normais, baixo escorregamento. Destinam-se a cargas normais tais como bombas, mquinas operatrizes e ventiladores. Constituem a maioria dos motores encontrados no mercado. Categoria H: Alto conjugado de partida, corrente de partida normal, baixo escorregamento. Usados para cargas que exigem maior conjugado na partida, como peneiras, esteiras transportadoras, cargas de alta inrcia, britadores e trituradores; Categoria D: Alto conjugado de partida, corrente de partida normal, alto escorregamento (mais de 5%). Usado em prensas excntricas e mquinas semelhantes, onde a carga apresenta picos peridicos. Usados tambm em elevadores e cargas que necessitam de conjugados muito altos e corrente de partida limitada. Categoria F - Conjugado de partida baixo; corrente de partida baixo; baixo escorregamento. Pouco usados, destina-se a cargas com partidas freqentes, porm sem necessidade de altos conjugados e onde importante limitar a corrente de partida.

o) Classe de isolamento: A classe de isolamento, indicada por uma letra normalizada, identifica o tipo de materiais isolantes empregados no isolamento do motor. As classes de isolamento so definidas pelo respectivo limite de temperatura; so as seguintes, de acordo com a ABNT (NBR 7034): Classificao trmica dos motores isolantes

A coluna da esquerda a classificao dos materiais isolantes por meio de letras recomendadas pelas Normas Brasileiras. Por extenso, os motores recebem a mesma classificao trmica, isto , motores classes A, B, F, etc. A coluna da direita representa os valores limites de temperatura que os materiais podem suportar. Os materiais das classes A, B e F so os mais comumente usados na fabricao dos motores eltricos industriais. No site da WEG e da SIEMENS h dados mais apronfundados sobre as tintas isolantes. Os seguintes materiais compem estas classes: Classe A: tecidos de algodo, papel, fibras de celulose, seda e similares, todos eles impregnados com verniz. Classe B: mica, asbesto e fibras de vidro aglomeradas por substncias orgnicas. Classe F: os mesmos materiais da classe B impregnados com verniz ou outra substncia sinttica.

Apostila de Acionamentos Eltricos Centro Federal de Ensino Tecnolgico Celso Suckow da Fonseca CEFET-RJ

14

Cada uma dessas classes formada de materiais, particularmente isolantes, que so os termicamente mais sensveis, suportando menores temperaturas do que os metais utilizados. Os materiais que suportam as temperaturas mencionadas esto indicados em cada classe da norma, do mesmo modo como o exemplificado na tabela que segue:

p)Graus de Proteo: O grau de proteo um cdigo padronizado por norma tcnica, formados pelas letras IP (Proteo Intrnseca - Intrisic Protection, em ingls = proteo prpria do dispositivo) seguidas de um nmero de dois algarismos, o primeiro informa o grau de proteo perante a penetrao de slidos; o segundo, lquidos, conforme mostrado no quadro abaixo.

Apostila de Acionamentos Eltricos Centro Federal de Ensino Tecnolgico Celso Suckow da Fonseca CEFET-RJ

15

Exemplos. Um equipamento que vai operar num ambiente externo (portanto sujeito a chuvas ), onde as poeiras (slidos) no ar tm um tamanho de 2 mm, e a proteo necessria contra pingos e respingos, precisa de um IP dado por: IP 44. Explicando: na parte slida, tendo 2 mm, se tivermos um invlucro IP 3, que protege para slidos > 2,5 mm, a poeira vai penetrar. Logo, ser o IP 4. Na parte lquida, a proteo contra pingos e respingos, tambm o IP .4 Logo, resulta o GRAU DE PROTEO correto dado por IP 44. Outro exemplo: No ambiente, temos corpos slidos com um tamanho de 10 mm, mas a instalao feita em ambiente protegido (onde no existe lquido). Qual o IP necessrio? - Na parte slida, ser o IP 3 (os 2 deixaria os corpos slidos entrarem), e na parte lquida, ser o IP 0 (sem necessidade de proteo).

3) Regras para escolher um motor:


A correta seleo de motores para realizar um acionamento, principalmente nas plantas industriais, constitui um dos mais importantes problemas da eletrotcnica aplicada, pelos aspectos tcnicos e econmicos envolvidos. Ao longo de muitos anos, o fato de a energia eltrica ter sido um insumo relativamente barato na composio dos custos dos produtos industriais, criou entre muitos tcnicos uma cultura de relativa indiferena quanto a uma correta seleo dos motores eltricos para realizar um determinado acionamento. Desde que o acionador colocasse a mquina em operao na velocidade correta, fornecendo a potncia necessria, outros aspectos do problema, tais como superdimensionamento do motor, teriam importncia secundria. Porm, com o custo da energia eltrica se tornando cada vez maior, principalmente nas regies onde ela gerada a partir de combustveis fsseis, a preocupao dos engenheiros eletricistas com um melhor rendimento dos motores eltricos e, conseqentemente, com uma correta escolha do motor para acionar uma determinada mquina, foi se tornando um ponto relevante no problema do acionamento industrial. Atualmente, a energia eltrica produzida no Brasil consumida nos seguintes segmentos: 44% para atender o consumo industrial, 27% consumo residencial, 14% consumo comercial e 15% outros setores. Cerca de 49% do consumo industrial devido aos motores eltricos e tambm 37% do consumo comercial, o que d um total de 26,74%. Se levarmos em conta que no consumo residencial h um grande nmero de motores que acionam aparelhos eletrodomsticos, podemos estimar que o consumo de energia eltrica anual no Brasil pelos motores representa cerca de 30% do total produzido. , pois, importante que a tcnica de escolher motores eltricos para realizar acionamentos seja estudada e aplicada com critrios a fim de se evitar maiores desperdcios de energia.
Outros 15% Comercial 14% Industrial 44%

Residencial 27%

Uma das maiores dificuldades que se coloca para o eletrotcnico ao lidar com o problema do acionamento a de fazer uma escolha adequada do motor eltrico dentre os comercialmente disponveis. No se trata de calcular um motor eltrico. Este um problema do fabricante do motor. Trata-se de saber, a partir de informaes e dados da mquina, do meio ambiente onde o motor ser instalado e dos tipos de motores disponveis, qual o mais adequado para realizar o acionamento. Os dados e informaes devero permitir que o tipo de motor a ser escolhido atenda aos seguintes requisitos:

Apostila de Acionamentos Eltricos Centro Federal de Ensino Tecnolgico Celso Suckow da Fonseca CEFET-RJ

16

Fonte de alimentao do motor: tenso, freqncia, nmero de fases, etc. Caractersticas do ambiente: temperatura, altitude, presena de vapores e gases, etc. Caractersticas da mquina: potncia requerida, velocidade, tipo de mquina, regime de operao, etc Embora o assunto merea um estudo mais profundo, em espacial para grandes potncias, podemos sugerir a seguinte seqncia, para a escolha de um motor: a. Dados sobre a fonte de energia: contnua ou alternada, monofsica ou trifsica, freqncia. b. Potncia necessria: dever ser a mais prxima possvel da exigncia da carga . c. Fator de servio: tendo em vista a economia, pode-se escolher um motor com potncia um pouco inferior mquina operatriz, sem o mesmo risco, desde que a tenso, nmero de fases e a freqncia sejam nominais. d. Velocidade do motor: precisamos saber se o acoplamento do motor mquina acionada direto ou indireto (engrenagens, caixas redutoras, polias com correias ou cabos). Os dados de placa do motor referem-se a rpm em plena carga; em vazio, a rotao dos motores de induo ligeiramente superior. A maioria dos motores, emprega-se a rotao constante. (Ex. bombas, compressores, ventiladores, tornos, etc.) Quando h necessidade de variar a rotao pode-se usar: para pequenas potncias (frao de HP), reostato divisor de tenso, e para potncias maiores, motores de corrente contnua ou de induo com rotor bobinado. Se o motor aciona a mquina operatriz por meio de correia, deve-se manter a correia razoavelmente frouxa, pois correias muito apertadas se estragam, alm de danificar os mancais e o motor; elas aumentam a potncia necessria mquina. e. Torque ou conjugado: precisamos saber se o motor parte em vazio ou em carga, para escolhermos um motor de baixo ou alto conjugado de partida. Segundo a ABNT os motores de baixo conjugado de partida so da categoria B e os de alto conjugado de partida , categoria C (vide item Categoria de conjugado). Deve-se escolher sempre um motor com um conjugado mximo pelo menos 30% maior que os picos de carga. evidente que, para escolha mais criteriosa do motor necessitamos conhecer o comportamento da carga; durante a fase de partida, isto , desde o repouso at a velocidade nominal, o motor dever desenvolver um comportamento. f .Tipo de carcaa: conforme o ambiente em que vai ser usado, o motor deve ser especificado com as seguintes caractersticas: prova de exploso: destina-se a trabalhar em ambiente contendo vapores etlicos de petrleo, gases naturais, poeira metlica, explosivos, etc. totalmente fechados: em ambientes contendo muita poeira, corrosivos e expostos ao tempo. prova de pingos: para ambientes normais de trabalho razoavelmente limpos, tais como residncias, edifcios, indstrias, etc. Relao entre tenso de linha e tenso de fase Os motores eltricos podem ser ligados em delta ou estrela. As relaes entre tenso e corrente podem ser descritas assim: Estrela:
IL= IF

IL = IF VF =
VF

Z Z

VL 3

VL

Apostila de Acionamentos Eltricos Centro Federal de Ensino Tecnolgico Celso Suckow da Fonseca CEFET-RJ

17

Triangulo
IL

VL = VF
IF

IF =
Z

IL 3

VL= VF

3) Enrolamentos de mquinas eltricas Motor monofsico construdo por estator e rotor. O estator constitudo de chapas de ao carbono. Nele esto encravados dois enrolamentos, um denominado como principal, geralmente localizado no fundo da ranhura do estator. O segundo chamado de enrolamento de partida ou auxiliar e tem como funo criar campo magntico defasado. Este campo defasado que far o motor girar. A mudana de sentido de rotao feita invertendo-se a ligao do enrolamento auxiliar.
1 2 5

Motor trifsico de 6 terminais O motor de induo trifsico em gaiola (Squirrel Cage) o motor mais utilizado em acionamentos. Geralmente so ligados em Y e o neutro fica sendo o quarto fio. Em sistemas trifsicos, os vetores de tenso so defasados de 120 eltricos um do outro.
VBN

1120
VAN

10

VCN

1 120

Apostila de Acionamentos Eltricos Centro Federal de Ensino Tecnolgico Celso Suckow da Fonseca CEFET-RJ Conexes do Motor Trifsico

18

A grande maioria dos motores trifsicos so fornecidos para operao em pelo menos duas tenses diferentes, o que os torna aptos a operarem em dois sistemas com tenses diferentes. A escolha de uma ou outra ligao feita a partir da tenso disponvel no local onde o motor dever operar, sendo que suas caractersticas no se alteram devido reconexo. A adaptao da tenso do motor da rede feita por meio da reconexo dos terminais. Os principais tipos de ligao dos terminais so: ligao estrelatringulo e ligao com 12 terminais. Estas conexes esto ilustradas nas figuras abaixo e so brevemente explicadas no que segue. Estrela Triangulo
IL= IF
IL

IF

220 V 380 V

Z
220 V

Z
Z

Nesta conexo ambos os terminais dos enrolamentos de fase so acessveis na caixa de ligao, sendo assim possvel a ligao da mquina tanto em estrela quanto em tringulo, conforme ilustrado na figura. A escolha de uma ou de outra ligao depende da tenso da rede onde o motor ser ligado. A relao entre a tenso mais alta e a tenso mais baixa de 3 . A figura mostra o exemplo de uma mquina construda para operar tanto na tenso de 380 Volts como 220 Volts (entre fases). Caso a tenso da rede seja 380 Volts deve-se ligar o motor em estrela; ao contrrio, caso a rede seja de 220 Volts, deve-se lig-lo em tringulo. Desta forma, fica assegurado que a tenso em cada uma das fases seja de 220 volts. Caso o motor for conectado em tringulo e ligado numa rede de 380 volts haver um sobreaquecimento do motor causado pela corrente excessiva, decorrente da tenso ser maior que a nominal. Nesta condio, o motor poder vir a ser danificado. Por outro lado, ligando-se o motor em estrela e conectando-o a uma rede de 220 volts, haver uma tenso menor que a nominal aplicada em cada fase. Nesta condio, caso o motor consiga partir e atingir a rotao nominal, a corrente ser menor que a nominal e motor no conseguir desenvolver a sua potncia nominal. Tambm poder ocorrer que o motor no consiga partir e atingir a velocidade nominal, ficando bloqueado e aumentando a corrente que nele circula. Resumindo, nenhuma destas condies aconselhvel para a operao do motor e deve em termos prticos ser evitada.

Apostila de Acionamentos Eltricos Centro Federal de Ensino Tecnolgico Celso Suckow da Fonseca CEFET-RJ Motor trifsico de 12 terminais Delta paralelo
1 2 3

19

Estrela paralelo
1 2 3

10

11

12

10

11

12

Estrela srie
1 2 3

Delta srie
1 2 3

10

11

12

10

11

12

Relao de tenso e corrente em motor de 6 terminais

I LY V Z Z 3 = = L = I L V F 3 Z 3 VF 3 Z I L = 3I LY

VL

(7)

( 3)

Apostila de Acionamentos Eltricos Centro Federal de Ensino Tecnolgico Celso Suckow da Fonseca CEFET-RJ Relao de tenso e corrente em motor de 12 terminais

20

4)Sistema de Partida de Motores


Os efeitos da corrente de partida de um motor podem ser significativamente reduzidos quando se reduz a tenso aplicada ao motor durante a partida e acelerao. H vrios dispositivos disponveis no mercado, conhecidos pelo nome genrico de Chaves de Partida, que so amplamente usados para reduzir a tenso aplicada ao motor durante a partida. A escolha de cada um destes tipos de chave deve ser feita com critrios que levem em conta as restries impostas pelo sistema eltrico que alimenta o motor, o prprio motor e a carga acionada. Todavia, o melhor mtodo para se partir um motor lig-lo diretamente rede, plena tenso, pois ele foi fabricado para isto e a introduo das chaves de partida deve ser considerada como uma soluo dada a um problema. As chaves de partida que sero estudadas so supostas serem automticas, isto , os seus circuitos de comando possuem rels de vrios tipos (temporizados, auxiliares, de proteo, etc, eletromagnticos ou a estado slido), alm de outros componentes que possibilitam tornar automtica a operao de ligar o motor com tenso reduzida e, aps o um certo tempo, fazer a comutao para a tenso plena. Por sua vez, os circuitos de potncia possuem contatores eletromagnticos ou componentes estticos (semicondutores e tiristores) que permitem uma ligao segura do motor rede. comum encontrarmos motores com corrente de partida igual a 7 ou 8 vezes a corrente nominal. Porm, para os motores de produo seriada, normalmente encontrados no mercado, a corrente de partida situa-se entre 5,5 e 7,00 vezes a corrente nominal. (5,5 x IN < IP < 7,00 x IN). O uso de chaves de partida tem como objetivos bsicos: Reduzir a corrente de partida, reduzir o custo de manuteno e aumentar a vida til da mquina. So trs os mtodos de partida mais utilizados no acionamento de motores eltricos de induo (Motores de induo de gaiola de esquilo com tenso de at 440V): 1) Partida direta; (ligando-se o motor diretamente na rede potncia mxima de 5CV) 2) Com chave estrela-tringulo e 3) Com chave compensadora. Alm destes, existem outros tipos de partida tais como: srie/paralelo e por sistemas eletrnicos (softstarter) A norma tcnica que rege estas ligaes e partida de motores a NBR 5410.

Partida direta
o mtodo mais simples que h (no emprega dispositivos especiais de acionamento de motores). Usa-se contatores, disjuntores ou chaves interruptoras Na norma, os motores podem ser partidos diretamente quando se encaixam nas seguintes condies: A corrente nominal da rede bem maior que a corrente de partida do motor. A potncia ser menor que 5 CV A partida deve feita sem carga ou se a carga a ser movimentada no necessitar de acionamento lento e progressivo. A partida no provocar o desligamento dos circuitos dos outros motores ou dos disjuntores primrios.

Apostila de Acionamentos Eltricos Centro Federal de Ensino Tecnolgico Celso Suckow da Fonseca CEFET-RJ Forma de conexo:

21

Neste mtodo, o motor conectado diretamente rede atravs de um contator eletromagntico, sendo sempre recomendvel a utilizao de fusvel e de rel trmico como dispositivos de proteo. Quando se pressiona o boto liga, energiza-se a bobina do contato C1 que por sua vez, fecha-se e energiza-se o motor. Ao mesmo tempo, fica selado pelo contato auxiliar NA de C1 e o mantm fechado. O contato NF do rel termico fica ligado em srie com a bobina do contato, caso haja sobrecarga, o rel acionado e desenergiza C1 e interrompe o circuito. fcil notar que ao se pressionar o boto desliga, tudo volta situao inicial, com o motor desligado.

F1 C1(NA) Liga

C1 Desliga

RT

RT (NF)

C1

Partida estrela-tringulo
Este tipo de partida aplicada em motores de induo, com rotor em gaiola, para potncias de at 130 CV em 220V. necessrio que o motor tenha 6 terminais para que seja possvel fazer a conexo. Usa-se a partida estrela-tringulo para que? Para suavizar os efeitos da corrente de partida sobre o motor. Inicialmente parte-se a mquina na configurao em estrela. O conjugado (ou torque) e a corrente ficam reduzidos a 1/3 de seus valores nominais. Quando o motor alcana uma velocidade prxima nominal mudada a ligao para tringulo. Na partida enrolamento do estator ligado em estrela de modo que a tenso por fase que ele recebe seja dividida por 3 . Enquanto o enrolamento estiver ligado em estrela, a corrente de partida e o conjugado sero reduzidos. No instante em que atinge a velocidade em que deve ser feita a comutao para a tenso plena, os contatores operam, religando o enrolamento em tringulo.

Apostila de Acionamentos Eltricos Centro Federal de Ensino Tecnolgico Celso Suckow da Fonseca CEFET-RJ Se o motor fosse ligado diretamente rede, a corrente de partida que circularia por ela seria igual a:

22

Ip = 3

V Zp

(8)

Quando a chave ligada, a corrente de partida na rede passa a ser:


' Ip =

V' V = Zp 3Z p

(9)

Dividindo membro a membro as igualdades acima teremos:


' Ip =

Ip 3

(10)

Portanto, quando se usa a chave estrela-tringulo na partida do motor, a corrente de partida da rede 1/3 da corrente de partida a plena tenso. De seu lado, o conjugado de partida fica tambm reduzido de 3 vezes pois ele proporcional ao quadrado da tenso aplicada. As chaves estrela-tringulo so aplicveis a motores que tm a tenso nominal em coincidente com a tenso de alimentao da rede, ou seja, um motor 220/380Y no pode ser ligado em uma rede de 380V entre fases. O correto seria 380/660Y. Como o ,conjugado de partida fica reduzido na fase de ligao em Y, s se deve usar a chave Y- quando o motor tiver conjugado elevado para partida a plena carga para operar cargas leves (ventilador) ou cargas mdias (maquinas ferramentas). Isto se traduz em termos para o motor em estrela um conjugado de partida superior ao conjugado de carga no eixo.portanto recomendvel ser aplicada no acionamento de mquinas que partem em vazio ou com conjugado resistente baixo. Aplicvel tambm a motores que devem ser acionados a grandes distncias, otimizando em especial os condutores.

Algumas vantagens da estrela-tringulo Custo reduzido, elevado nmero de manobras, corrente de partida reduzida a 1/3 da nominal e dimenses relativamente reduzidas. Desvantagens: Aplicao especifica para motores de dupla alimentao e que disponha de 6 bornes acessveis. conjugado de partida reduzido a 1/3 do nominal. Tenso da rede deve coincidir com a tenso em tringulo.

Apostila de Acionamentos Eltricos Centro Federal de Ensino Tecnolgico Celso Suckow da Fonseca CEFET-RJ

23

O motor deve alcanar, pelo menos, 90% de sua velocidade nominal de regime antes de haver a comutao da chave.

F1 C1(NA) Liga C1 C1(T)

C1

C3

Desliga

C3

C2

RT

RT (NF)

C1(T)

C1

C2

C3

C2

Modo de funcionamento: Ligao Ao pressionar o boto liga, a bobina do contator C1 energizada. O contator C1 fecha seu contato NA e abre seu contato NF e aciona o contator C2 que fecha o centro da estrela (temos ligao em estrela) Comutao Transcorrido o tempo ajustado, O contator C1, que tem agregado um temporizador que possui alguns contatos temporizados, opera desligando o contator C2 e ligando o contator C3, reconectando os terminais em e portanto aplicando tenso nominal ao motor, porm com menor sobrecorrente. Observar o intertravamento entre C3 e C2 que impede o fechamento simultneo dos contatores. Desligamento Qualquer um dos dispositivos de proteo ou boto desliga quando pressionado abre o circuito de controle desligando o contator C1. Podem ser acrescentados outros contatos abridores atuados por dispositivos de proteo tais como rels de temperatura, chaves fim de curso, rels anti-vibrao, etc, em srie com o boto desliga.

Apostila de Acionamentos Eltricos Centro Federal de Ensino Tecnolgico Celso Suckow da Fonseca CEFET-RJ

24

Partida com chave compensadora


A chave compensadora composta, basicamente, por um autotransformador com vrias derivaes destinadas a regular o processo de partida. Este autotrafo ligado ao circuito do estator. Normalmente, este tipo de partida empregado em motores de potncia elevada, acionando cargas de alto ndice de atrito como britadoras e mquinas acionadas por correias. As derivaes encontradas normalmente em autotrafos de chaves compensadoras so de 50%, 65% e 80%. O autotrafo fica localizado entre a rede e o motor, ele faz com que a tenso no motor cresa lentamente em degraus de tenso (50%, 65% e 80%) Portanto, sendo V a tenso entre fases da rede de alimentao e K a relao de transformao escolhida, a tenso aplicada ao motor, na partida ser:

V = kV
A corrente de partida no primrio do autotransformador ser igual a:
I partida = V 3Z V 3Z k= V 3Z k 2 = I partida k 2

I partida = I pri k =

V-se, portanto, que a corrente de partida na rede reduzida de K2 vezes. Os conjugados de partida e mximo sero reduzidos na mesma proporo, isto , K2 vezes. A figura abaixo mostra os circuitos de potncia e de comando de uma chave autotransformadora que utiliza contatores eletromagnticos para realizar as suas operaes. Vantagens: Na derivao 65%, a corrente de partida de linha se aproxima do valor da corrente de acionamento, utilizando-se chave estrela-triangulo. A comutao da tenso reduzida para a tenso de alimentao no acarreta elevao de corrente, j que o autotrafo comporta-se, neste instante, como uma reatncia que impede o crescimento desta Pode-se variar o tape gradativamente. Desvantagem: Custo maior que a chave Y- e dimenso maior do conjunto por haver o auto transformador. Funcionamento: Ao se ligar o boto liga, os contatores C1 e C2 so ligados alimentando-se o motor com tenso reduzida de acordo com o tap escolhido. Ao final de um determinado tempo, o contator C1(T) abre o contator C2 e fecha C3, aplicando a tenso nominal ao motor, a entrada de C3 tambm provoca a abertura de C1, desligando o autotrafo e concluindo o processo de partida.

Apostila de Acionamentos Eltricos Centro Federal de Ensino Tecnolgico Celso Suckow da Fonseca CEFET-RJ

25

F1

C3

C1

Liga

C3 Desliga C1 C3

C1(T)

C3 RT C3 C1(T)

C2

RT

C1 C2

C2

C3

M
Partida de motor de induo com rotor em anis
Os motores de induo com rotor em anis (bobinados) podem partir suavemente com a utilizao de reostato de partida ligado ao rotor.

Inverso de sentido de rotao


Funcionamento Quando botoeira b1 acionada, C1 entra em operao fazendo o motor girar em uma direo. Ao apertar o boto b2. Desliga-se o contato C1 e liga-se C2 fazendo o motor girar no sentido contrrio.

Apostila de Acionamentos Eltricos Centro Federal de Ensino Tecnolgico Celso Suckow da Fonseca CEFET-RJ

26

F1

B0

B2 C1 C2 C1 B1 B2

B1

C2

C2 RT C1 C2

C1

M
Dimensionamento de contator, rels e fusveis
O rel termico tem como funo proteger o motor contra sobrecargas prolongadas. Sua atuao se d pela passagem de corrente por hastes bimetlicas, que ao se aquecerem, abrem um contato aps um determinado tempo. A relao de corrente versus tempo de atuao do rel chamada de caracterstica de tempo inverso e dado por um grafico como mostrado na figura abaixo.

Apostila de Acionamentos Eltricos Centro Federal de Ensino Tecnolgico Celso Suckow da Fonseca CEFET-RJ

27

A figura mostra o tempo de abertura em funo dos multiplos da corrente IR. (0.8* IR, 1* IR, 1.5*IR, e assim por diante) Exemplo: Acompanhe no grafico o caso de um rel ajustado para 40A (1* IR=40). Qaundo a corrente menor ou igual a este valor, o rel fica indefinidamente fechado, ou seja, o tempo de abertura infinito; Se o motor fica um pouco sobrecarregado (60A) e consequentemente igual a 1,5* IR, nota-se que o rel termico ir abrir seus contatos aps um intervalo de aproximadamente um minuto. Se for de 80A , ser de 2 segundos. Em relao ao contator, seu dimensionamento depende da corrente de partida do motor, da frequencia de operao, da possibilidade de reverso, entre outros fatores. Portanto, necessria a consulta dos manuais de contatores de cada fabricante. De maneira geral, para cargas constantes, a regulagem do rel feita na ordem de 1* IR. Analisemos o caso do motor com IN=40A. Os contatores encontrados no mercado so: Corrente(A) Faixa Operao de 9 7-10 16 13-18 25 23-32 40 38-50 80 75-105 145 125-200 265 250-400

O rel indicado o modelo de faixa de regulagem de 38 a 50 A. Seu ajuste deve ser feito para a atuao de 1.1* IR=44A. Vale lembrar que mesmo sendo o contator e o rel como nominais, eles tem capacidade para suportar a corrente de partida do motor, que da ordem de 6 a 10 vezes a nominal, visto que ela perdura por somente alguns segundos. A funo do fusvel de proteger ma istalao contra curto-circuito na fiaode alimentao ou no proprio motor em caso de algum defeito. Segundo a NBR 5410, a corrente nominal do fusvel nao deveser superior ao valor obtido multiplicandose a corrente nominal pelo fator indicado na tabela abaixo: Corrente de Partida At 40 A De 40 a 500 A Acima de 500 A Fator 0,5 0,4 0,3

No caso que estarmos trabalhando temos um motor normalizado de partida tpica com corrente na ordem de 6 vezes a nominal. Resultando em 40*6=240A Portanto, o fusivel usado de acordo com a norma dever ser de 0,4*240=96A Devemos escolher um fusivel de valor comercial prxzimo a 96A Para a partida delta-estrela, o critrio de dimensionamento do rel e do contator o mesmo, porm devemos lembrar que alguns contatores (C1 e C3), a corrente 1,73 vezes menor que a nominaldo motor.E o contator C2 tem corrente dividida por trs. Assim ,se a corrente nominal 40A devemos escolher contatores de corrente (C1 e C3) 40/1,73 =23A. Consequentemente escolhemos o contator de 25 A. O contator C2 tem corrente de 40/3=13,3A e consequentemente contator padronizado de 16A. Pergunta: O custo de 3 contatores de potncia inferior ao nico da partida direta compensa? O fusvel mantem-se o clculo da partida direta. Porque? Dimensionamento para o autotrafo. O contator C3 igual para partida direta. O C2 escolhida segundo o fator de reduo da tenso do autotrafo C1 ser escolhido segundo o quadrado da reduo. Dois exemplos podem melhor esclarecer: a) Com tape de 80%: a corrente ser reduzida para 0,8 x 0,8 = 0,64 ou 64%. b) Com tape de 65%: a corrente ser reduzida para 0,65 x 0,65 = 0,4225 ou 42,25%. Exemplo:Motor de 440V com corrente nominal de 500A.Usando-se o trafo em 50% da tenso. C2 sofrer a corrente de 0,5x500A.=250A. O contator padro ser em de265A C1 sofrer a corrente de 0,5x0,5x500=125A

Apostila de Acionamentos Eltricos Centro Federal de Ensino Tecnolgico Celso Suckow da Fonseca CEFET-RJ

28

O contator ser de 145A (padro). O trafo escolhido segundo a potncia do motor, tenso da rede, e nmero de partidas

Dimensionamento de circuito alimentado de mquinas eltricas


A) Pela capacidade de corrente Neste caso, temos dois fatores a serem considerados: Fator de servio (FS) e fator de demanda (FD) A corrente que dever ser utilizada ser de: 1) Quando os motores partem separadamente: I 1,25In (maior motor) + In (motores restantes) 2) Quando se tem o fator de demanda: I 1,25In (maior motor) + FD* In (motores restantes) 3) Quando se tem motores partindo simultaneamente: I 1,25In (motores que partem juntos) + In (motores restantes) Exemplo: Um alimentador deve abastecer os seguintes motores: -elevador- 10CV 4 polos elevador servio 7,5CV 4 polos bomba dagua - 5CV 2 polos Bomba de recalque - 1CV 2 polos Exautor 1CV 2 polos Todos os motores so de induo, gaiola de esquilo, 220V 60Hz Qual a capacidade de corrente do alimentador? Usando a tabela 6.8 pag 270 (Livro Helio Creder) 10cv 26,6 amperes 7,5cv -20,6 A 2cv 13,7 A 1cv 3,34 A Ialimentador=1,25*26,6+20,6+13,7+3,34+3,34 = Da Tabela 4,6 temos cabo de 25 mm2. Se as bombas partem juntas temos: Ialimentador=1,25*(13,7+3,34)+26,6+20,6+3,34 = b) Dimensionamento pela queda de tenso A queda de tenso admissvel pela NBR5410 para circuitos de fora de 5%, sendo 4% de perdas nos alimentadores e 1% nos ramais. Circuito monofsico ou de corrente contnua

Circuito Trifsico
S= 3 ( I .L) u

S=

2 ( I .L) u

Apostila de Acionamentos Eltricos Centro Federal de Ensino Tecnolgico Celso Suckow da Fonseca CEFET-RJ sendo: S=seo em mm = resitividade: Cobre 1
.mm 2 56 m
2 e Aluminio : 1 .mm 32 m

29

I= corrente u=Queda de tenso absoluta L=comprimento em metros Exemplo: Repetindo o exercicio anterior, com o dimensionamento pela queda de tenso - Elevador: L=30 m - Bomba dagua: L=10m -Exaustor e bomba de recalque: L=5m Temos ento:
S= 3 (26,6 * 30 + 20,6 * 30 + 13,7 *10 + 2 * 3,34 * 5 = 56 * 220 * 0.04

Alm dos sistemas tradicionais de chaves estrela-tringulo e compensadora por autotransformador, comeam a surgir no mercado os sistemas de chaves de estado slido. Faz as mesmas funes de fornecer corrente reduzida durante o perodo de partida do motor eltrico, porm a corrente controlada por meio de SCRs (retificadores controlados de silcio). Ser isto que veremos no prximo item.

CHAVES ESTTICAS (SOFT STARTERS)


Os semicondutores de potncia existem h mais de 30 anos mas, at relativamente pouco tempo, eram muito caros para serem usados em chaves de partida de motores eltricos substituindo as chaves convencionais. Porm, com a reduo dos custos de produo dos semicondutores, tm surgido no mercado as chamadas chaves estticas (soft starters) com preos mais competitivos, ampliando o seu uso nos dias atuais. Alm de possibilitar a reduo da tenso aplicada ao motor na partida a valores muito baixos, elas tm incorporado outras operaes de controle e proteo do motor, tornando-se extremamente versteis. O principal componente da chave esttica o tiristor ou retificador controlado de silcio (SCR - silicon controlled rectifier) que opera em dois estados estveis: aberto ou fechado, tal como um interruptor comum. O controle da tenso aplicada, mediante o ajuste do ngulo de disparo dos tiristores, permite obter partidas e paradas suaves do motor, donde o seu nome em ingls. Com o ajuste adequado das variveis, o conjugado produzido ajustado necessidade da carga, garantindo a mnima corrente necessria para a partida. Como os tiristores operam como interruptores que permitem fluxo de corrente em um nico sentido, nos circuitos de corrente alternada eles so ligados dois a dois, formando a chamada ligao antiparalela.

Apostila de Acionamentos Eltricos Centro Federal de Ensino Tecnolgico Celso Suckow da Fonseca CEFET-RJ

30

Desta forma, a corrente alternada circula normalmente e, ao mesmo tempo se obtm o controle da tenso aplicada ao motor. As chaves estticas permitem um ajuste contnuo da tenso entre 0 e 100% da tenso de linha e no tm, como as chaves eletromagnticas convencionais, o problema do surto de corrente e conjugado quando se passa para a tenso plena. A WEG e a SIEMENS produzem chaves estticas avanadas, com vrias funes. A utilizao de controladores microprocessados para as chaves estticas uma tendncia geral entre os fabricantes. O uso dos microprocessadores permite ampliar o nmero de funes de controle da chave, no se limitando a ligar e desligar o motor. Resumidamente, algumas destas funes so as seguintes: Funo partida suave: o tempo de acelerao do motor pode ser controlado. Funo limitao de corrente: limita a corrente a valores pr-determinados Funo partida de bombas hidrulicas: reduz o chamado golpe de arete que ocorre quando h desligamento do motor. Funo parada suave: permite que o tempo de desacelerao do motor possa ser controlado, reduzindo-se gradualmente a tenso do motor ao invs de deslig-lo da rede. Funo freio: o disparo dos tiristores pode ser feito de forma assimtrica, aplicando ao motor uma tenso desequilibrada que provoca o aparecimento de uma componente de tenso de seqncia negativa que, por sua vez, cria um conjugado de sentido oposto ao da rotao, freando o motor. O uso das chaves estticas sempre acarreta algum tipo de impacto sobre os motores de induo devido aos harmnicos que ela introduz no enrolamento do motor ao realizar as suas funes. Assim segue seguintes as suas caractersticas bsicas: Aplicada no acionamento de mquinas que partem em vazio e com carga ; Permite parametrizao de tenso oferecendo uma acelerao progressiva e uniforme da mquina, o que possibilita a reduo da potncia necessria ; A qualidade de superviso precisa ser de nvel mais sofisticado; Pela ausncia de choques mecnicos (trancos), na acelerao da mquina, aumentam consideravelmente os intervalos de manuteno, o que contribui para uma maior VIDA TIL do equipamento, e Pelas caractersticas bsicas, tem substitudo a partida por auto-transformador (compensadora) com vantagens.

Apostila de Acionamentos Eltricos Centro Federal de Ensino Tecnolgico Celso Suckow da Fonseca CEFET-RJ

31

F1 - Fusveis retardados NH para proteo do sistema K1 - Contator de alimentao e retaguarda de manobra F2 - Rel de sobrecarga para proteo do motor F3 - Fusveis ultra-rpidos SITOR para proteo de retaguarda da eletrnica de potncia G1- Dispositivo de manobra esttica de partida e parada suave SIKOSTART M1- Motor trifsico com rotor em curto-circuito

CONSIDERAES FINAIS
O uso de qualquer uma das chaves descritas anteriormente provoca a reduo do conjugado do motor durante o processo de acelerao que pode ser considerado concludo quando o motor atinge a velocidade correspondente ao escorregamento crtico sm. Se a reduo for significativa, como ocorre no caso da chave estrela tringulo ou da chave autotransformadora na derivao de 50%, h o risco da curva do conjugado motor cortar a curva do conjugado resistente em um ponto bem antes do conjugado mximo e, com isto, abortar o processo de acelerao. Alm disso, o conjugado de acelerao diminui o que pode provocar um maior aquecimento do motor durante o perodo de acelerao. A escolha de um dos tipos de chave depende do tipo de carga que ser acionada pelo motor e, obviamente, de fatores econmicos. As chaves estrela tringulo so as mais baratas e devem ser usadas, preferencialmente, quando o motor aciona cargas de caracterstica mecnica parablica. As chaves com impedncias primrias so muito usadas em motores de pequena e mdia potncia, tipicamente, em motores abaixo de 20 kW. Se o objetivo principal reduzir o surto de corrente na rede, a chave autotransformadora deve ser a indicada. De todas as chaves, a chave esttica a que oferece a acelerao a mais suave e pode incorporar, como j dito, vrias funes de proteo e controle do motor. Seu inconveniente, comparada com as demais, o custo. As chaves de partida s devem ser usadas quando a partida direta do motor no for possvel devido ao surto de corrente que ela provoca ou quando se deseja reduzir o conjugado de acelerao para permitir uma partida suave.

Eletrnica de Potncia
Eletrnica de Potncia o ramo da engenharia eltrica que constitui com a converso e controle da potncia eltrica para vrias aplicaes como aquecimento, controle de iluminao, processos eletroqumicos, fontes reguladas de tenso CC e CA, Acionamentos de mquinas eltricas CC e CA, filtragem de potencia ativa e reativa, compensadores estticos de potencia, etc.. Componentes de eletrnica de potncia Semicondutores so os mais importantes elementos em equipamentos de eletrnica de potncia. Eles so essencialmente chaves liga-desliga, porem sendo um pouco mais complexos e delicados. Historicamente, a evoluo da eletrncia de potncia seguida pela evoluo dos componentes semicondutores, que por sua vez so seguidos pela evoluo da eletrnica de estado slido. A busca atual para o desenvolvimento destes elementos est baseada na melhoria da eficincia, confiabilidade e custo destes elementos semicondutores. Os principais elementos so: a) Tiristor ou retificador controlado de silcio (SCR): o elemento mais utilizado atualmente em eletrnica de potncia. A figura abaixo apresenta o seu smbolo e indica sua caracterstica Volt-Ampere.

Apostila de Acionamentos Eltricos Centro Federal de Ensino Tecnolgico Celso Suckow da Fonseca CEFET-RJ

32

Basicamente um elemento que pode ser ligado (turn on) atravs de um pulso de corrente em seu gate. Porm, a partir do memento que est ligado, no possvel controlar seu desligamento com um pulso negativo de corrente. Ele somente se desligar quando for polarizado negativamente pela rede eltrica ou por um circuito auxiliar. Como outros elementos semicondutores, o tiristor necessita de um snubber que protege o circuito de transitrios de tenso e as perdas por chaveamento no elemento.

b) Triac: O triac um elemento que funcionalmente opera como se tivssemos dois tiristores ligados em anti-paralelo. A figura abaixo apresenta a smbolo do Triac c) GTO ( Gate Turn-off Tyristor): um tipo de tiristor que entra em conduo com um pulso de corrente e sai de conduo com um pequeno pulso de corrente tambm.

d) Transistor de Potncia ( Bipolar Junction Transistor BJT) : O transistor de potncia um semicondutor que a corrente no seu coletor controlada pela corrente de sua base.

e) Insulated Gate Bipolar Transistor (IGBT): o IGBT basicamente um transistor bipolar que pode ser ligado e desligado atravs de um gate MOS ( metal oxide semiconductor). Combinando caractersticas do MOSFET, do BJT e do tiristor. A Figura abaixo apresenta o smbolo do IGBT.

Apostila de Acionamentos Eltricos Centro Federal de Ensino Tecnolgico Celso Suckow da Fonseca CEFET-RJ MOSFET

33

Conversores de Eletrnica de Potncia.


retificador de onda completa:

retificador trifsico

retificador monofsico controlvel.

Apostila de Acionamentos Eltricos Centro Federal de Ensino Tecnolgico Celso Suckow da Fonseca CEFET-RJ

34

Controle de Mquinas Eltricas


O controle de mquinas eltricas baseia-se na utilizao de equipamentos de eletrnica de potncia para operar as mquinas eltricas (o nome dado ao conjunto motor + equipamento eletrnico de acionamento eletrnico de mquinas eltricas) Os acionamentos eletrnicos so amplamente utilizados em aplicaes industriais modernas. Como exemplo de aplicaes de alta potncia temos: mineradoras (britadeiras e esteiras) e na industria de cimento. Aplicaes de mdia potncia: Industria txtil e de papeis. No transporte pblico atravs do metr e trens urbanos. Em baixa potncia citamos: mquinas ferramentas e perifricos de computador (CDROM, impressoras, HD, etc) Todas estas aplicaes so aplicaes que necessitam de alta eficincia. Isto obtido com o uso de conversores eletrnicos que operam em modo de chaveamento com semicondutores (diodo, tiristor, IGBT, MCT) Para mquinas de corrente contnua temos possibilidade de trabalhar o controle atravs da variao de tenso na mquina e para mquinas de corrente alternada atravs da variao da tenso e/ou freqncia. Mas porque velocidade varivel? Economia de energia: a partida de mquinas de forma direta dissipa muita energia ao inicializar. A utilizao de um inversor ou uma soft-starter vem melhorar esta condio. Controle de velocidade: evidente que a possibilidade de se controlar a velocidade da mquina nos permite ter flexibilidade de operao. Melhoria de transitrios eletromagnticos: Os transitrios da mquina ficam menos crticos ( partida da mquina)

Mquinas Eltricas
a) Mquinas de corrente contnua

Constituda de um circuito magntico fixo com enrolamentos de excitao (estator) e uma parte mvel chamada de rotor ou armadura com condutores ligados aos coletores. Coletores estes que ficam em contato mecnico com as escovas localizadas no estator.

Regies de funcionamento

Apostila de Acionamentos Eltricos Centro Federal de Ensino Tecnolgico Celso Suckow da Fonseca CEFET-RJ

35

T 5

3 4

1
Regio onde a ventilao natural insuficiente

Enfraquecimento de campo

n
1. 2. 3. 4. 5. Servio Permanente Servio Intermitente ( 1 min em 10 minutos) Limite de comutao Limite de velocidade Limite de desmagnetizao ( motores de Im permanente)

Acima da Velocidade nominal (n) , o motor funciona somente com enfraquecimento de campo ( reduo de fluxo) e consequentemente reduo do torque mximo. O enfraquecimento s possivel em mquinas de excitao independente. Existem 4 formas de controle de mquinas CC Incluso de resistncia na armadura Incluso de resistncia no campo Sistema Ward Leonard (sec. XIX) Conversores estticos de potncia
Incluso de resistncia na armadura (rotor): Aumento de Ra

a pior tcnica de controle de velocidade por haver perda energtica neste resistor. S usado para o arranque da mquina. Tem aplicao para motores compostos e shunt.
Incluso de resistncia no campo: Aumento de Re

Somente utilizado quando se quer trabalhar acima da velocidade nominal. E ocorre s custas da perda de torque ( enfraquecimento de campo). Ao variarmos a resistncia de campo, variamos o fluxo de campo da mquina.

Apostila de Acionamentos Eltricos Centro Federal de Ensino Tecnolgico Celso Suckow da Fonseca CEFET-RJ Motor CC srie e shunt ( derivao)
Sistema Ward Leonard ( sec XIX)

36

Esta tcnica composta por 3 mquinas: um motor de induo, um dnamo (gerador CC) e um motor de corrente contnua. A variao de velocidade do motor feita a partir da variao do campo no gerador. Sua desvantagem o investimento em 3 mquinas de potncia nominal semelhantes.

Conversores Estticos de Potncia

O controle da mquina CC utlizando-se conversores eletronico feito da seguinte forma: A tenso trifsica senoidal transformada atravs de uma ponte trifsica de diodos (ou tiristores), gerando uma tenso CC, cujo valor ser ligado ao ngulo de chaveamento do tiristor.

Dependendo da aplicao desejada, podemos escolher a forma de acionamento mais indicado:

Quadrantes de operao
Do ponto de vista do acionamento da MCC, pode-se definir, no plano torque x velocidade, 4 regies de operao, como indicado na figura abaixo. Note-se que o mesmo plano pode ser colocado em termos do valor mdio da corrente de armadura (Ia) e da fora contraeletromotriz de armadura, Eg, caso se suponha constante o fluxo de entreferro. No quadrante I tem-se torque e velocidade positivos, indicando, que a mquina est operando como motor e girando num dado sentido. Em termos de trao, poder-se-ia dizer que se est operando em trao para frente. No quadrante III, tanto o torque quanto velocidade so negativos, caracterizando uma operao de acelerao em r. J o quadrante II se caracteriza por um movimento em r (velocidade negativa) e torque positivo, implicando, assim, numa frenagem.

Apostila de Acionamentos Eltricos Centro Federal de Ensino Tecnolgico Celso Suckow da Fonseca CEFET-RJ

37

No quadrante IV, tem-se velocidade positiva e torque negativo, ou seja, frenagem. Tem-se um movimento de avano, mas com reduo da velocidade. Sintetizando, tem-se a seguinte tabela:

Quadrante I II III IV

Torque >0 >0 <0 <0

Velocidade >0 <0 <0 >0

Sentido de rotao Avante R R Avante

Variao de velocidade Acelera Freia Acelera Freia

Uma outra classificao usual para estes conversores , ao invs da velocidade, considerar-se a polaridade da tenso mdia terminal: Classe A: Operao no I quadrante Classe B: Operao no IV quadrante Classe C: Operao no I e IV quadrantes Classe D: Operao nos I e II quadrantes Classe E: Operao nos 4 quadrantes. Note-se que no existe uma relao direta entre a polaridade da tenso terminal e o sentido de rotao da MCC, uma vez que, transitoriamente, pode-se ter Vt com uma polaridade e Eg com outra. Assim, o plano Torque x Velocidade pode ser usado para definir aspectos de trao e frenagem, mas o mesmo no ocorre com o plano Ia x Vt.

Vt

IV

Ia

III

II

Apostila de Acionamentos Eltricos Centro Federal de Ensino Tecnolgico Celso Suckow da Fonseca CEFET-RJ

38

Unidirecional sem devoluo de energia (bomba centrifuga)

Unidirecional com devoluo de energia (trao) (chopper unidirecional em corrente)

Bidirecional (Elevadores)

Bidirecional com reverso rpida de sentido (servomecanismo e mq. com controle de posio)

b) Motores Assncronos ou de induo

Construtivamente o motor de induo tem o mesmo estator da mquina sncrona, O motor de Induo com rotor em gaiola de esquilo ( Squirrel Cage) o motor mais utilizado em velocidades fixas e comea a ser o mais usado em velocidades variveis. Existem algumas estratgias utilizadas para ao controle de velocidade do motor de induo: Variao de tenso com freqncia constante Variao simultnea da tenso e freqncia ( v/f constante) Controle vetorial Controle por cascata hipossncrona

1) Variao de tenso com freqncia constante

uma estratgia indicada para cargas com caractersticas de torque crescente e com baixo valor de torque de arranque ( partida) e motores de maior resistncia rotrica ( classe D) A mquina fica subexcitada com tenso inferior nominal e isto reduzir a disponibilidade de torque ( Se a tenso cair pela metade o torque vai a ) Um conversor utilizado o de comutao natural (diodos)

Apostila de Acionamentos Eltricos Centro Federal de Ensino Tecnolgico Celso Suckow da Fonseca CEFET-RJ

39

2) Variao simultnea de tenso e freqncia ( V/F constante)

O objetivo desta estratgia manter o fluxo nominal no entreferro constante ao variarmos a velocidade e tambm termos um baixo escorregamento. O primeiro aspecto ( fluxo constante) via obter torque mximo sem saturao e o segundo aspecto ( baixo escorregamento) visa garantir um bom rendimento. O conversor utilizado uma ponte trifsica PWM ( Pulse Widht Modulation)

Apostila de Acionamentos Eltricos Centro Federal de Ensino Tecnolgico Celso Suckow da Fonseca CEFET-RJ

40

3) Controle vetorial

Baseia-se em modelos de regime dinmico bem mais confiveis do que em modelos estticos para o exerccio do controle. O sistema de controle usa referencial do fluxo no rotor.

Apostila de Acionamentos Eltricos Centro Federal de Ensino Tecnolgico Celso Suckow da Fonseca CEFET-RJ Abaixo apresentamos alguns tipos de ligaes com conversores

41

4) Cascata hipossincrona

Aplicvel a motores de induo com rotor bobinado A energia dissipada com o escorregamento no momento de partida devolvida ao sistema de alimentao atravs de um conversor. Proporciona um desempenho idntico ao obtido com a incluso de resistncias rotricas, porm sem o desperdcio de energia. Como desvantagem temos o fator de potncia da linha ser baixo e a mquina ser cara.

Evoluo no controle de mquinas eltricas:


Nos ltimos anos, o desenvolvimento tecnolgico contribuiu imensamente com o avano no controle de mquinas eltricas. Tais como: novos microprocessadores (DSP), circuitos integrados de potncia (Drives), componentes semicondutores, novos materiais magnticos ( Y Ba Cu O), melhoria nos programas de elementos finitos. Por isto, os motores recentes tm caractersticas diferentes dos chamados motores clssicos:

Apostila de Acionamentos Eltricos Centro Federal de Ensino Tecnolgico Celso Suckow da Fonseca CEFET-RJ
Motores clssicos Produo de torque essencialmente constante Opera com tenso AC senoidal pura ou DC Pode iniciar e constinuar a operar sem controle eletrnico

42

Novos motores Produo de torque oscilante Opera com sinais de tenso variveis Necessita de circuito eletrnico de acionamento

Novos motores Motor PM Brushless DC motor CC de im permanente sem escovas Motor Brushless PM AC Synchronous motor sncrono CA de im permanente sem escovas Motor Switched Reluctance motor de relutncia Varivel Motor de passo.

You might also like