You are on page 1of 13

reas perigosas: So reas com presena certa ou provvel, contnua ou intermitente de substncias que podem levar a uma exploso

ou incndio como vapores, poeiras ou fibras inflamveis. Nessas reas medidas de segurana devem ser tomadas de modo a evitar uma ignio da atmosfera explosiva. Entre os fenmenos capazes de desencadear a exploso pode-se destacar: Fascas eltricas, quando de um curto-circuito; Centelhas provocadas pelo atrito de partes mveis (ventiladores, comutadores, etc); Pontos do motor operando em temperaturas tais que seja atingido o ponto de fulgor da mistura presente.

Classificao das reas perigosas So estabelecidas atravs de trs parmetros: Classe: Associado natureza da mistura presente. Adotada somente pela norma NEC. Grupo: Associado composio qumica da mistura presente e ao ambiente onde o equipamento ser instalado. Zona: Associado continuidade da mistura presente e probabilidade de ocorrncia da atmosfera inflamvel.

Classe da rea Classe 1: Misturas compostas de gases e/ou vapores inflamveis Classe 2: Misturas compostas de ps e/ou poeiras inflamveis Classe 3: Misturas compostas de fibras e/ou partculas flutuantes inflamveis. Grupo de rea Grupo I: Instalaes em minas. Grupo II: instalaes em outros locais de atmosfera potencialmente explosivas (subdividido em grupos IIA, IIB e IIC). A subdiviso do grupo II determinada conforme as caractersticas de similaridade do ponto de vista de

comportamento durante um processo de exploso das substncias envolvidas. Substncias tpicas do grupo I: Metano (Minas): 595C Substncias tpicas do grupo IIA Acetona: 533C; Decano: 205C; Benzeno: 560C; Metanol: 455C Substncias tpicas do grupo IIB Etileno: 425C; Gs de forno de coque: 560C; ter dietilico: 170C Substncias tpicas do grupo IIC Hidrognio: 560C; Acetileno: 305C

Tabela 1.8 Correspondncia entre ABNT/IEC e NEC/API. (WEG)

Zona de rea Zona 0: Local onde a ocorrncia de mistura inflamvel/explosiva contnua, ou existe por longos perodos. Zona 1: Local onde a ocorrncia de mistura inflamvel/explosiva provvel de acontecer em condies normais de operao do equipamento de processo.

Zona 2: Local onde a ocorrncia de mistura inflamvel/explosiva pouco provvel de acontecer e se acontecer por curtos perodos, estando associado operao anormal do equipamento de processo. De acordo com a norma NEC, as reas de risco so classificadas em divises: Diviso I: Regio onde se apresenta uma ALTA probabilidade de ocorrncia de uma exploso. Diviso II: Regio de menor probabilidade.

Tabela 1.9 Comparativo entre ABNT/IEC e NEC/API.(WEG)

Classes de temperatura A classe de temperatura mxima de superfcie para equipamentos eltricos deve ser sempre menor que a temperatura de ignio do gs ou vapor e representada por smbolos como mostra a Tabela 1.10.

A temperatura de ignio de uma substncia inflamvel a menor temperatura na qual a ignio da substncia pode ser verificada quando misturada com o ar.

Tabela 1.10 Classes de temperatura. (WEG)

Equipamentos para atmosferas explosivas As letras (Ex) correspondem ao smbolo utilizado para designar que o equipamento apropriado para uso em atmosferas explosivas. O tipo de proteo identificado por uma letra minscula como mostra a Tabela 1.11. Proteo usualmente aplicveis a motores: Equipamentos de segurana aumentada - Proteo Ex-e: o equipamento eltrico que, sob condies de operao no produz arcos, fascas ou aquecimento suficiente para causar ignio da atmosfera explosiva para o qual foi projetado.

Equipamentos com invlucros prova de exploso - Proteo Ex-d: um tipo de proteo em que as partes que podem inflamar uma atmosfera explosiva, so confinadas em invlucros que podem suportar a presso durante uma exploso interna de uma mistura explosiva e que previne a transmisso da exploso para uma atmosfera explosiva. O motor eltrico de qualquer proteo, no estanque, ou seja, troca ar com o meio externo. Quando em funcionamento, o motor se aquece e o ar em seu interior fica com uma presso maior que a externa e expelido; quando desligada a alimentao, o motor se resfria e a presso interna diminui, permitindo a entrada de ar, que neste caso est contaminado. A

proteo Ex-d no permitir que uma eventual exploso interna se propague ao ambiente externo. Motor pressurizado - Proteo Ex-p: invlucro no qual se assegura que a presso no seu interior maior que no ambiente externo, de forma a garantir que a mistura perigosa no penetre no invlucro.

Tabela 1.11 Tipo de proteo para rea de risco. (Kcel)

You might also like