You are on page 1of 4

O filme:O nome da rosa e resoluo do exercicio ditado em sala.

Tera-feira, 19 de agosto de 2008. 1aula as 7:00h histria . Comeamos assistir ao filme:O nome da rosa .No qual Viviane Galvo deu-nos uma ficha para que obtivessemos respostas atravs do filme. 4aula as 10:00h histria. voltamos do recreio para dar continuidade ao filme ,porem ocorreram acontecimentos inesperados no qual Viviane Galvo ,passou uma atividade ditada por ela , para ns resolvermos Atividade do filme:O nome da rosa.

1) Como era a vida no mosteiro ?Quais atividades eram desenvolvidas pelos monges? R: A vida La dentro era sobre regras, onde uma delas era no poder rir e falar s quando fosse questionado. Porem viviam como pessoas normais de cozinheiros, a ferreiro. 2)Qual a funo dos monges copistas ?qual sua importncia? R:Eles copiavam as obras. Eles faziam reunies, nelas debatiam sobre a religio catlica, dirigiam missas onde aprendiam mais da palavra de Deus. 3)Qual o papel da igreja na idade media? R:Ela tinha como poder a influencia, nas pessoas e cobrana dos impostos. 4)Por que motivo a igreja restringia o acesso a alguns livros?Qual o problema de Aristteles ? R:Para no mudar as idias, pois Aristteles ele era muito inteligente, ento ia despertar inteligncia em outros monges(conhecimento), e toda vez que se alimentava o conhecimento alimentava tambm o sofrimento. 5)Como viviam os camponeses ao redor do mosteiro? R:Eles recebiam doaes dos monges.Que davam dzimos.E tambm viviam na misria ao ponto de furtarem comida dos monges.

6)Que maneira os monges interpretavam a serie de assassinatos?Compare com a viso/atitude de William de Baskerville . R:Acreditavam que era o demnio, em quanto Will ele investigavam os detalhes minuciosamente, sempre achando que foi pessoas. 7)Qual os mtodos utilizados pela inquisio no filme?Pesquise a respeito de outros mtodos. R: Eles eram julgados pelos monges depois torturados e queimados na fogueira(chama do mal). 8)O que eram as heresias?procure identificar a heresia que mencionada no filme ? R: Eram pessoas que iam contra as regras da igreja .Como adorao ao demo. Com rituais de adorao ao diabo oferecendo galinha preta e gatos pretos. 9)Explique a polemica sobre a pobreza de cristo , discutida no filme. R:Eles achavam que todos deveriam ser pobres e por isso terminavam matando os ricos. Aprofundando conhecimentos sobre o filme:O nome da rosa

RESUMO: Estranhas mortes comeam a ocorrer num mosteiro beneditino localizado na Itlia durante a baixa idade mdia, onde as vtimas aparecem sempre com os dedos e a lngua roxos. O mosteiro guarda uma imensa biblioteca, onde poucos monges tem acesso s publicaes sacras e profanas.A chegada de um monge franciscano (Sean Conery), incumbido de investigar os casos, ir mostrar o verdadeiro motivo dos crimes, resultando na instalao do tribunal da santa inquisio CONTEXTO HISTRICO: A Baixa Idade Mdia (sculo XI ao XV) marcada pela desintegrao do feudalismo e formao do capitalismo na Europa Ocidental. Ocorrem assim, nesse perodo, transformaes na esfera econmica (crescimento do comrcio monetrio), social (projeo da burguesia e sua aliana com o rei), poltica (formao das monarquias nacionais representadas pelos reis absolutistas) e at religiosas, que culminaro com o cisma do ocidente, atravs do protestantismo iniciado por Martinho Lutero na Alemanha em 1517.Culturalmente, destaca-se o movimento renascentista que surgiu em Florena no sculo XIV e se propagou pela Itlia e Europa, entre os sculos XV e XVI. O renascimento, enquanto movimento cultural, resgatou da antiguidade greco-romana os valores antropocntricos e racionais, que adaptados ao perodo, entraram em choque com o teocentrismo e dogmatismo medievais sustentados pela Igreja.No filme, o monge franciscano representa o intelectual renascentista, que com uma postura humanista e racional, consegue desvendar a verdade por trs dos crimes cometidos no mosteiro. Atividade proposta por Viviane Galvo no caderno

1)Explique os fatores que beneficiaram as cidades Italianas no renascimento comercial. R: Devido s condies geogrficas favorveis e ao fortalecimento de suas ligaes comerciais com o Oriente, atravs da 4 cruzada, obtiveram a primazia na distribuio de mercadorias orientais por todo continente Europeu.

2)Porque a regio cententrional da Europa obteve grande desenvolvimento comercial na baixa idade mdia. R: Na Europa cententrional, o comercio desenvolveu especialmente noas mares Blticos e do norte, sobre tudo na Regio da Flandres, famosa pela produo de l.

3)Como funcionava as feiras medievais, e quais as suas conseqncias. R)At o sculo XIV as mais importantes feiras se realizavam em champanhe cantando em francs realizado num dos pntos mais centrais da Europa Ocidental. Nesses mercados ambulantes, as comerciantes do norte podiam oferecer seus produtos (tecido, pele madeira, mel, peixe) aos Italianos adquirindo deles a mercadoria Oriental. Esse comercio possibilitou o retorno das transaes francesas, com o reaparecimento da moeda o novo impulso a atividade creditas e a entrada em circulao de letras de cambio, realando as atividades bancarias, com isso a terra deixou de constituir a nica expresso da riqueza parecendo com destaques em novo grupo social os mercadores e o declnio de champanhe. 4)O que eram os Hansas e como elas funcionavam. R) A partir do sculo XII, surgem as Hansas ou ligas, poderosas associaes de comerciantes que congregavam os interesse de diversas cidades , realizando o comercio em grande escala dentre as associaes surgidas na baixa idade mdia , destaca-se a merchantes of the staple ,que controlava a exportao de l da Inglaterra e a importao de mercadoria de varias cidades flamengas. 5)Como se formaram as cidades medievais e como funcionavam. R)Algumas atravs de vilas antigas, outras espontaneamente, uma nos influenciava estradas ou juntos a foz de um rio e outros perto de abadias.As muralhas garantiam a segurana.As atividades eram feitas livremente, submetiam se a autoridade dos senhores feudais aonde os burgueses pagavam impostos. 6) Explique o movimento comunal e as cartas de franquia. R:Com o crescimento das atividades comerciais e a ascenso da burguesia, essas cidades passaram a buscar sua independncia . A carta era o documento pelo qual era formalizado a conquista da burguesia. Direito de arrecadar impostos em proveito da prpria cidade, liberando tributos aos senhores feudais, direito de organizar sua prpria milcia, autonomia administrativa e judiciria.

7)O que eram e como funcionavam as guildas. R: Associaes que buscavam o monoplio do comercio local limitando duramente o comercio feito por estrangeiro e controlado os preos dos produtos.

8)Qual os objetivos das corporaes de ofcios e como se organizavam. R; Desempenhava funes semelhantes, visando manter o monoplio se seus ramos de atividades, impedindo a concorrncia entre os que produziam mesmo artigo e controlando preos e a qualidade dos produtos. Quinta-feira ,21 de agosto de 2008. Eram aulas geminadas ,no 4 e 5 que iam de 10:00H s 11:35H No tivemos aula ,pois , fomos liberados para assistir a final do futebol de campo feminino BrasilXEstados Unidos ,cujo no obtivemos xito. Autores:Getlio Lopes /Donald Tavares.

s 10:03

8 comentrios:

You might also like