You are on page 1of 6

A diversidade cultural no Brasil

Apesar do processo de globalizao, que busca a mundializao do espao geogrfico tentando, atravs dos meios de comunicao, criar uma sociedade homognea aspectos locais continuam fortemente presentes. A cultura um desses aspectos: vrias comunidades continuam mantendo seus costumes e tradies. O Brasil, por apresentar uma grande dimenso territorial, possui uma vasta diversidade cultural. Os colonizadores europeus, a populao indgena e os escravos africanos foram os primeiros responsveis pela disseminao cultural no Brasil. Em seguida, os imigrantes italianos, japoneses, alemes, rabes, entre outros, contriburam para a diversidade cultural do Brasil. Aspectos como a culinria, danas, religio, so elementos que integram a cultura de um povo. As regies brasileiras apresentam diferentes peculiaridades culturais. No Nordeste, a cultura representada atravs de danas e festas como o bumba meu boi, maracatu, caboclinhos, carnaval, ciranda, coco, reisado, frevo, cavalhada e capoeira. A culinria tpica representada pelo sarapatel, buchada de bode, peixes e frutos do mar, arroz doce, bolo de fub cozido, bolo de massa de mandioca, broa de milho verde, pamonha, cocada, tapioca, p de moleque, entre tantos outros. A cultura nordestina tambm est presente no artesanato de rendas.

O Centro-Oeste brasileiro tem sua cultura representada pelas cavalhadas e procisso do fogaru, no estado de Gois; e o cururu em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A culinria de origem indgena e recebe forte influncia da culinria mineira e paulista. Os pratos principais so: galinhada com pequi e guariroba, empado goiano, pamonha, angu, cural, os peixes do Pantanal como o pintado, pacu e dourado.

As representaes culturais no Norte do Brasil esto nas festas populares como o crio de Nazar e festival de Paratins, a maior festa do boi-bumb do pas. A culinria apresenta uma grande herana indgena, baseada na mandioca e em peixes. Pratos como otacac, pirarucu de casaca, pato no tucupi, picadinho de jacar e mussarela de bfala so muito populares. As frutas tpicas so: cupuau, bacuri, aa, tapereb, graviola, buriti.

No Sudeste, vrias festas populares de cunho religioso so celebradas no interior da regio. Festa do divino, festejos da pscoa e dos santos padroeiros, com destaque para a peregrinao a Aparecida (SP), congada, cavalhadas em Minas Gerais, bumba meu boi, carnaval e peo de boiadeiro. A culinria muito diversificada, os principais pratos so: queijo minas, po de queijo, feijo tropeiro, tutu de feijo, moqueca capixaba, feijoada, farofa, piro, etc.

O Sul apresenta aspectos culturais dos imigrantes portugueses, espanhis e, principalmente, alemes e italianos. Algumas cidades ainda celebram as tradies dos antepassados em festas tpicas, como a festa da uva (cultura italiana) e a oktoberfest (cultura alem), o fandango de influncia portuguesa e espanhola, pau de fita e congada. Na culinria esto presentes: churrasco, chimarro, camaro, piro de peixe, marreco assado, barreado (cozido de carne em uma panela de barro) e vinho.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco Graduado em Geografia Equipe Brasil Escola

Diversidade e Educao Indgena Diversidade e Educao Indgena


Postado por Dbora Regina Soares de Oliveira em 17 abril 2010 s 12:36 View Blog

Segundo o dicionrio Aurlio o termo diversidade diz respeito variedade e convivncia de idias,

caractersticas ou elementos diferentes entre si, em determinado assunto, situao ou ambiente, nessa perspectiva, quero iniciar com a fala de Lcio Flvio Pinto no Almanaque Brasil Socioambiental/2008:

cone mundial da biodiversidade, onde est a maior bacia hidrogrfica e a maior floresta tropical do mundo, a Amaznia possui ainda uma fantstica diversidade cultural. a regio brasileira relativamente mais preservada de todas. (So Paulo: ISA, 2007, p. 83).

Tendo em vista essa diversidade cultural to acentuada em nossa regio, Amazonas, percebemos a importncia da valorizao dessa diversidade para alcanarmos o que poderamos chamar de harmonia, equilbrio. Nesse sentido, verificamos a importncia da criao e de uma real aplicao de polticas pblicas que valorizem essa diversidade, trazendo populao um maior conhecimento da mesma, j que o preconceito e a discriminao se originam principalmente pela falta de informao e conhecimento.

Enfrentamos um problema no Brasil no que se refere s polticas pblicas, porque infelizmente no referente a isso toda essa diversidade cai por terra, j que ainda hoje temos polticas pblicas totalmente monolticas, ou seja, que generaliza e homogeneza a populao. Gersem Luciano, no livro Diversidade Cultural, Da proteo promoo 2008, afirma que a racionalidade da nossa administrao pblica um dos principais responsveis pela negao dessa diversidade ou tambm pelo desrespeito aos direitos do que diferente, sendo necessrio, dessa forma, que ocorra uma mudana de conscincia, de mentalidade e da cultura da sociedade, comeando pelo prprio Estado.

A idia de diversidade est ligada aos conceitos de pluralidade, multiplicidade, diferentes ngulos de viso ou de abordagem, heterogeneidade e variedade. Sendo que muitas vezes, tambm, pode ser encontrada na comunho de contrrios, na interseco de diferenas, ou ainda, na tolerncia mtua. A diversidade pode ser vista atravs de diversos prismas. E essa pluralidade de tratamentos varia entre alguns extremos, principalmente no que se relaciona com as polticas desenvolvidas pelos Estados para tratar da questo indgena. Muitas das formas escolhidas para tratar dessa questo podem se transformar em verdadeiras manifestaes de um neocolonialismo.

Ainda hoje podemos encontrar no Portal do MEC os chamados Cadernos Secad, que foram concebidos para cumprir a funo de documentar as polticas pblicas da Secretaria de Educao Continuada, Alfabetizao e Diversidade do Ministrio da Educao, compreendem as questes da diversidade tnico-raciais,de gnero e diversidade sexual, geracionais, regionais e culturais, bem como os direitos humanos e a educao ambiental.

Nesses cadernos, so analisados o ponto de vista da sustentabilidade e da incluso social por meio de uma educao que seja efetivamente para todos, de qualidade e ao longo de toda a vida. Para isso, pressupe-se que a qualidade s possvel se houver eqidade, isto , se a escola atender a todos na medida em que cada um precisa, e segundo Gersem Luciano ainda no livro Diversidade Cultural, nem sempre o que o indgena precisa o mesmo que o no-ndio pensa ser de primeira necessidade.

Segundo Rosa Helena, no texto Identidade e Diversidade Cultural:


...a Constituio Federal do Brasil (1988) reconhece o direito dos povos indgenas a uma educao escolar especfica e diferenciada, intercultural e bilnge, que respeite seus processos prprios de ensino e aprendizagem (artigo 210). No artigo 231 da referida Constituio podemos ler que so reconhecidos aos ndios sua organizao social, costumes, lnguas e tradies, e os direitos originrios sobre as Terras que tradicionalmente ocupam... Fica assim explicitado o direito ao reconhecimento e proteo tambm de seus bens culturais, o que inclui o direito uma educao escolar prpria, ou seja, organizada como um sistema especfico, com todas as suas regras, modelos e

definies. Em sntese, o direito dos ndios construrem suas propostas de escola, segundo seus prprios princpios, processos e prticas educativas.

Sabemos que infelizmente isso ainda uma realidade inexistentes no Brasil, e nesse sentido nos fica os seguintes questionamentos: Quando comearemos a levar em considerao as diversidades existentes na nossa Nao no que diz respeito a democratizao do ensino? Ser que os povos indgenas no tm condies de, eles prprios, fazerem um currculo educacional que atenda verdadeiramente as suas necessidades no vis do desenvolvimento humano e sociolgico individual de cada tribo/povo? Para os povos indgenas a educao um processo continuo, que dura toda a vida e que diz respeito no somente a um individuo, mas a toda a comunidade, sendo responsbilidade de todos, a educaos das novas geraes, em uma sociedade onde cada indivduo tem seu papel social muito bem definido, o homem como o supridor, protetor e chefe da famlia, e a mulher como a me e a esposa que aprende logo depois da primeiro mestruao lies a respeito do comportamento sexual aceitavel a ela, questes de maternidade entre outras coisas. Uma educao ideal, seria aquela baseada na premissa das necessidades individualis de cada tribo e de cada indivduo dentro dessa tribo, afinal, apesar de terem seus papeis sociais previamente estabelecidos pelo fator sexo, dentro das escolhas possiveis e aceitveis na comunidade nesse quesito, ainda h uma variedade de funes que esse individuo pode exercer, e para isso, a educao indgena tem um papel fundamental no que diz respeito a valorizao da individualidade e da diversidade.

REFERENCIAL TERICO

SILVA, Rosa Helena Dias, Identidade e Diversidade Cultural: Algumas questoes para pensar a educao e a formao de professores na Amaznia.I

LUCIANO, Gersem, Diversidade Cultural, Educao e a questo indgena in Diversidade Cultural Da proteo promoo http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/educacaoindigena.pdf

Homogeneidade e diversidade cultural


A similaridade cultural entre os povos do Alto Xingu, cultivada pelas trocas, casamentos e rituais intergrupais, tambm se faz presente numa srie de outros aspectos, como a predominncia do uso do peixe sobre o da carne e o mesmo ideal de comportamento, que valoriza a generosidade (a disposio em doar) e a conteno dos humores. Para alm das especializaes de cada povo, h itens produzidos em todas as aldeias do Alto Xingu, tais como bancos zoomrficos esculpidos em uma s pea de madeira; o propulsor de dardos para uso no rito do Jawari; o uso do uluri, pea feminina constituda de um pequenino tringulo de lber colocado sobre o pbis e amarrado cintura com fio de buriti; o corte de cabelo curto e ovalado para os homens e longo com franja para as mulheres; os mesmos adereos e pinturas corporais; a constituio de aldeias circulares, com grandes malocas ovais, tendo a gaiola do gavio-real e casa das flautas sagradas (proibida s mulheres) no ptio central. Entretanto, essa uniformidade no completa: as lnguas so diferentes, h peculiaridades culturais que particularizam cada povo e, sobretudo, a identidade de cada etnia cultivada de modo a no se diluir na sociedade alto-xinguana.

principalmente quando contrastados com os povos ao norte do Parque que a homogeneidade alto-xinguana ganha contornos mais definidos, uma vez que essas etnias, desde que chegaram na regio, mantiveram contato hostil ou amistoso com o Alto Xingu, mas nunca chegaram a integrar com eles o mesmo sistema scio-poltico-ritual. Os alto-

xinguanos, por sua vez, reservaram a esses grupos um lugar cosmolgico apartado, colocando-os na categoria de ndios bravios. H, contudo, um esforo de articulao entre todos os povos habitantes do Parque para a discusso de problemas comuns, tendo como agente mediador a Atix (Associao Terra Indgena do Xingu), cujas assemblias renem as lideranas de todas as etnias
http://pib.socioambiental.org/pt/povo/xingu/1544

You might also like