You are on page 1of 7

Estgio avanado de imunodepresso causado pelo vrus HIV Linfcitos TCD4 abaixo de 20% Incubao de 6 a 10 anos Agente etiolgico:

HTLV I, II, III, IV e HIV I e II Fase latente: Manifesta-se de 3 a 12 semanas do incio da infeco; Durao de 2 a 20 anos Cd4 > 350 Fase sintomtica: imunodepresso; Doenas oportunistas; infeces neoplsicas

TESTES DIAGNSTICOS Os testes para deteco da infeco pelo HIV podem ser divididos basicamente em quatro grupos: l deteco de anticorpos; l deteco de antgenos; l cultura viral; e l amplificao do genoma do vrus. As tcnicas rotineiramente utilizadas para o diagnstico da infeco pelo HIV so baseadas na deteco de anticorpos contra o vrus. Estas tcnicas apresentam excelentes resultados e so menos dispendiosas, sendo de escolha para toda e qualquer triagem inicial. Porm detectam a resposta do hospedeiro contra o vrus, e no o prprio vrus diretamente. As outras trs tcnicas detectam diretamente o vrus ou suas partculas. So menos utilizadas rotineiramente, sendo aplicadas em situaes especficas, tais como: exames sorolgicos indeterminados ou duvidosos, acompanhamento laboratorial de pacientes, mensurao da carga viral para controle de tratamento, etc. A seguir, cada tcnica ser explicada separadamente. Testes de deteco de anticorpos l ELISA (teste imunoenzimtico): este teste utiliza antgenos virais (protenas) produzidos em cultura celular (testes de primeira gerao) ou atravs de tecnologia molecular recombinante. Os antgenos virais so adsorvidos por cavidades existentes em placas de plstico e, a seguir, adiciona-se o soro do paciente. Se o soro possuir anticorpos especficos, estes sero fixados sobre os antgenos. Tal fenmeno pode ser verificado com a adio de uma antiimunoglobulina humana conjugada a uma enzima como, por exemplo, a peroxidase. Em caso positivo ocorre uma reao corada ao se adicionar o substrato especfico da enzima. Esta tcnica amplamente utilizada como teste inicial para deteco de anticorpos contra o vrus, devido sua facilidade de automao e custo relativamente baixo. Apresenta atualmente altas sensibilidade e especificidade. Western-blot: este ensaio envolve inicialmente a separao das protenas virais por eletroforese em gel de poliacrilamida, seguida da transferncia eletrofortica dos antgenos para uma membrana de nitrocelulose. Em um terceiro momento, a membrana bloqueada com protenas que so adsorvidas por stios no ocupados pelos antgenos. Posteriormente a membrana colocada em contato com o soro que se deseja pesquisar. As reaes antgeno-anticorpo so detectadas por meio da reao com antiimunoglobulina humana, conjugada com um radioistopo ou uma enzima. A revelao feita por auto-radiografia ou por substrato cromognico. Geralmente este teste utilizado para confirmao do resultado reagente ao teste ELISA (ou seja, teste confirmatrio da infeco), devido sua alta complexidade e custo. Tem alta especificidade e sensibilidade.
l

Imunofluorescncia indireta: fixadas em lminas de microscpio, as clulas infectadas (portadoras de antgenos) so incubadas com o soro que se deseja testar. Depois, so tratadas com outro soro que contenha anticorpos especficos para imunoglobulina humana (anti-lg) conjugados a um fluorocromo. A presena dos anticorpos revelada por meio de microscopia de fluorescncia. Tambm utilizada como teste confirmatrio.
l

Radioimunoprecipitao: a deteco dos anticorpos decorre de reaes com antgenos radioativos. Estes antgenos so obtidos de clulas infectadas, mantidas na presena de radioistopos durante a sntese de protenas virais. Precipitados formados da reao desses antgenos com anticorpos especficos so sedimentados, dissociados com detergente, e depois, analisados por eletroforese em gel de poliacrilamida. Segue-se a auto-radiografia. uma tcnica menos conhecida, mas que pode ser utilizada para confirmao de diagnstico.
l

Outros testes para deteco de anticorpos: um grande nmero de testes rpidos para estudos de campo, triagens de grandes populaes e para decises teraputicas em situaes de emergncia vm sendo desenvolvidos, geralmente baseados em tcnicas de aglutinao em ltex e hemaglutinao.
l

Testes de deteco de antgeno VIRAL Pesquisa de Antgeno p24: este teste quantifica a concentrao da protena viral p24 presente no plasma ou no sobrenadante de cultura de tecido. Embora esta protena esteja presente no plasma de pacientes em todos os estgios da infeco pelo HIV, sua maior prevalncia ocorre antes da soroconverso e nas fases mais avanadas da doena; o teste realizado mediante a utilizao da tcnica de ELISA (imunoenzimtico). Tcnicas de cultura viral l Cultura de clulas mononucleares de sangue perifrico para isolamento do HIV: esta tcnica foi inicialmente utilizada para caracterizar o HIV como agente causador da aids. As culturas so observadas quanto evidncia de formao sincicial (clulas gigantes multinucleadas), presena de atividade da transcriptase reversa e produo de antgeno p24 em sobrenadantes. So consideradas positivas quando dois testes consecutivos detectam a presena dos achados acima descritos em valores superiores ao limite de corte (cut-off). Cultura quantitativa de clulas: uma tcnica que mede a carga viral intracelular, mediante a diluio seriada decrescente de uma populao de 106 clulas do paciente infectado. Considera-se como positiva a menor diluio capaz de isolar alguma clula infectada.
l

Cultura quantitativa de plasma: tcnica semelhante anterior, porm utilizando alquotas decrescentes de plasma. Considera-se como positiva a menor diluio capaz de infectar clulas mononucleares.
l

Testes de amplificao do genoma do vrus Anlise quantitativa direta da carga viral atravs de tcnicas baseadas na amplificao de cidos nucleicos, tais como a reao de polimerase em cadeia (PCR) quantitativa, amplificao de DNA em cadeia ramificada (branched-chain DNA ou bDNA) e amplificao seqencial de cidos nucleicos (nucleic acid sequencebased amplification ou NASBA). Embora as tcnicas sejam diferentes, o PCR quantitativo e o NASBA apresentam alta sensibilidade, permitindo o acompanhamento da resposta teraputica antiretroviral. Alm disso, valores elevados de partculas virais detectados ao PCR quantitativo ou NASBA parecem estar relacionados com um maior risco de progresso da doena, independente da contagem de clulas TCD4+. Sugere-se sua monitorizao a cada 3-4 meses. Em caso de incio ou mudana de terapia antiretroviral, alguns autores recomendam uma dosagem da carga viral com 1 a 2 meses de tratamento, para avaliao da resposta ao esquema. Os resultados devem ser interpretados da seguinte maneira: l Carga viral abaixo de 10.000 cpias de RNA por ml: baixo risco de progresso ou de piora da doena. l Carga viral entre 10.000 e 100.000 cpias de RNA por ml: risco moderado de progresso ou de piora da doena. l Carga viral acima de 100.000 cpias de RNA por ml: alto risco de progresso ou de piora da doena. Contagem de clulas CD4+ em sangue perifrico A contagem de clulas T CD4+ em sangue perifrico tem implicaes prognsticas na evoluo da infeco pelo HIV pois a medida de imunocompetncia celular; mais til no acompanhamento de pacientes infectados pelo HIV. De maneira didtica pode-se dividir a contagem de clulas T CD4+ em sangue perifrico em quatro faixas: l maior que 500 clulas/mm3: estgio da infeco pelo HIV com baixo risco de doena. H boa resposta s imunizaes de rotina e boa confiabilidade nos testes cutneos de hipersensibilidade tardia, como o PPD. Casos de infeco aguda podem apresentar estes nveis de clulas T CD4+, embora, de modo geral, esses pacientes tenham nveis mais baixos. l entre 200 e 500 clulas/mm3: estgio caracterizado por surgimento de sinais e sintomas menores ou alteraes constitucionais. Risco moderado de desenvolvimento de doenas oportunistas. Nesta fase, podem

aparecer candidase oral, herpes simples recorrente, herpes zoster, tuberculose, leucoplasia pilosa, pneumonia bacteriana. l entre 50 e 200 clulas/mm3: estgio com alta probabilidade de surgimento de doenas oportunistas como pneumocistose, toxoplasmose de SNC, neurocriptococose, histoplasmose, citomegalovirose localizada. Est associado sndrome consumptiva, leucoencefalopatia multifocal progressiva, candidase esofagiana, etc. l menor que 50 clulas/mm3: estgio com grave comprometimento de resposta imunitria. Alto risco de surgimento de doenas oportunistas como citomegalovirose disseminada, sarcoma de Kaposi, linfoma noHodgkin e infeco por micobactrias atpicas. Alto risco de vida com baixa sobrevida. Observaes l Estes valores levam em conta apenas a avaliao quantitativa. Alteraes qualitativas na funo dos linfcitos podem permitir o surgimento de condies oportunistas em pacientes com nveis diferentes de clulas T CD4+. l Em crianas, a contagem de clulas T CD4+ tem nveis diferentes de interpretao. l Quando no h disponibilidade de quantificao da carga viral, pode-se basear na contagem de clulas T CD4+ para iniciar ou alterar teraputica anti-retroviral. l Soroconverso: a positivao da sorologia para o HIV. A soroconverso acompanhada de uma queda expressiva na quantidade de vrus no plasma (carga viral), seguida pela recuperao parcial dos linfcitos T CD4+ no sangue perifrico. Esta recuperao devida tanto resposta imune celular quanto humoral. Nesta fase observa-se o seqestro das partculas virais e das clulas infectadas (linfcitos T-CD4+) pelos rgos linfides responsveis por nossa imunidade, particularmente os linfonodos. l Janela imunolgica: o tempo compreendido entre a aquisio da infeco e a soroconverso (tambm chamada de janela biolgica). O tempo decorrido para a sorologia anti-HIV tornar-se positiva de seis a 12 semanas aps a aquisio do vrus, com o perodo mdio de aproximadamente 2,1 meses. Os testes utilizados apresentam geralmente nveis de at 95% de soroconverso nos primeiros 5,8 meses aps a transmisso. ASPECTOS CLNICOS A infeco pelo HIV pode ser dividida em quatro fases clnicas: 1) infeco aguda; 2) fase assintomtica, tambm conhecida como latncia clnica; 3) fase sintomtica inicial ou precoce; e 4) aids. Infeco aguda A infeco aguda, tambm chamada de sndrome da infeco retroviral aguda ou infeco primria, ocorre em cerca de 50% a 90% dos pacientes. Seu diagnstico pouco realizado devido ao baixo ndice de suspeio, sendo, em sua maioria, retrospectivo. O tempo entre a exposio e os sintomas de cinco a 30 dias. A histria natural da infeco aguda caracteriza-se tanto por viremia elevada, como por resposta imune intensa. Durante o pico de viremia, ocorre diminuio rpida dos linfcitos T CD4 +, que posteriormente aumentam, mas geralmente no retornam aos nveis prvios infeco. Observa-se, tambm, aumento do nmero absoluto de linfcitos T CD8+ circulantes, com a inverso da relao CD4+/CD8+, que se torna menor que um. Este aumento de clulas T CD8+, provavelmente, reflete uma resposta T citotxica potente, que detectada antes do aparecimento de anticorpos neutralizantes. Existem evidncias de que a imunidade celular desempenha papel fundamental no controle da viremia na infeco primria. Os sintomas aparecem durante o pico da viremia e da atividade imunolgica. As manifestaes clnicas podem variar, desde quadro gripal at uma sndrome mononucleose-like. Alm de sintomas de infeco viral, como febre (38 a 40 C), adenopatia, faringite, mialgia, artralgia, rash cutneo maculopapular eritematoso (ocorrem 48 a 72h aps o incio da febre e costumam durar entre 5 e 8 dias. Este rash costuma se apresentar como leses arredondadas, menores que 1 cm, avermelhadas, com discreto relevo e distribudas pelo corpo, principalmente no trax, pescoo e face. Tambm podem acometer solas dos ps e palmas das mos), ulceraes mucocutneas envolvendo mucosa oral, esfago e genitlia, hiporexia, adinamia, cefalia, fotofobia, hepatoesplenomegalia, perda de peso, nuseas e vmitos; os pacientes podem apresentar candidase oral, neuropatia perifrica, meningoencefalite assptica e sndrome de Guillain-Barr. Os achados

laboratoriais inespecficos so transitrios, e incluem: linfopenia seguida de linfocitose, presena de linfcitos atpicos, plaquetopenia e elevao srica das enzimas hepticas. Os sintomas duram, em mdia, 14 dias, sendo o quadro clnico autolimitado. A ocorrncia da sndrome de infeco retroviral aguda clinicamente importante ou a persistncia dos sintomas por mais de 14 dias parecem estar relacionadas com a evoluo mais rpida para aids. O quadro abaixo mostra os sinais e sintomas freqentemente associados sindrome viral aguda causada pelo HIV. Principais sinais e sintomas associados a infeco aguda pelo HIV Sinais e Sintomas Freqncia (%) Febre 80-90 Fadiga 70-90 Exantema 40-80 Cefalia 32-70 Linfadenopatia 40-70 Faringite 50-70 Mialgia e/ou Artalgia 50-70 Nausea, Vmito e/ou Diarria 30-60 Suores Noturnos 50 Meningite Assptica 24 lceras Orais 10-20 lceras Genitais 5-15 Trombocitopenia 45 Linfopenia 40 Elevao dos nveis sricos de enzimas hepticas 21 Aps a resoluo da fase aguda, ocorre a estabilizao da viremia em nveis variveis (set points), definidos pela velocidade da replicao e clareamento viral. O set point fator prognstico de evoluo da doena. A queda da contagem de linfcitos T CD4+, de 30 a 90 clulas por ano, est diretamente relacionada velocidade da replicao viral e progresso para a aids. Fase assintomtica Na infeco precoce pelo HIV, tambm conhecida como fase assintomtica, o estado clnico bsico mnimo ou inexistente. Alguns pacientes podem apresentar uma linfoadenopatia generalizada persistente, "flutuante" e indolor. Portanto, a abordagem clnica nestes indivduos no incio de seu seguimento prende-se a uma histria clnica prvia, investigando condies de base como hipertenso arterial sistmica, diabetes, DPOC, doenas hepticas, renais, pulmonares, intestinais, doenas sexualmente transmissveis, tuberculose e outras doenas endmicas, doenas psiquitricas, uso prvio ou atual de medicamentos, enfim, situaes que podem complicar ou serem agravantes em alguma fase de desenvolvimento da doena pelo HIV. A histria familiar, hbitos de vida, como tambm uma avaliao do perfil emocional e psicossocial do paciente, seu nvel de entendimento e orientao sobre a doena so extremamente importantes. No que diz respeito avaliao laboratorial nesta fase, uma ampla variedade de alteraes podem estar presentes. Os exames laboratoriais de rotina recomendados so: l Hemograma completo: para avaliao de anemia, leucopenia, linfopenia e plaquetopenia. l Nveis bioqumicos: para uma viso das condies clnicas gerais, em particular para conhecimento dos nveis bioqumicos iniciais dos pacientes, principalmente funes heptica e renal, desidrogenase ltica, amilase. l Sorologia para sfilis: em funo do aumento da incidncia de co-infeco, visto que a infeco pelo HIV pode acelerar a histria natural da sfilis. Recomenda-se o VDRL e se positivo o exame confirmatrio FTAABS. Pacientes HIV+ com evidncias sorolgicas de sfilis no tratada devem ser submetidos a puno lombar e avaliao para neurolues. l Sorologia para os vrus da hepatite: devido a alta incidncia de co-infeco com hepatites B e C nos grupos de homossexuais, bissexuais, heterossexuais com mltiplos parceiros e usurios de drogas injetveis. O screening recomendado para hepatite B antgeno de superfcie (HBS Ag) e o anticorpo anticore do vrus B (anti-HBc); para a hepatite C: anticorpo contra o vrus da hepatite C (AntiHCV).

Sorologia para toxoplasmose (lgG): em decorrncia da maioria dos pacientes apresentar exposio prvia ao Toxoplasma gondii, sendo indicada a profilaxia em momento oportuno, conforme faixa de clulas T CD4+ do paciente. Os mtodos preferenciais so: hemoaglutinao, imunofluorescncia ou ELISA. l Sorologia para citomegalovrus (CMV) e herpes: embora questionada, indica-se para deteco de infeco latente. Pacientes com sorologia negativa para citomegalovrus devem evitar exposio a hemoderivados de doadores com sorologia positiva, em caso de necessidade de transfuses sangneas. l Radiografia de trax: recomenda-se na avaliao inicial como parmetro basal para possveis alteraes evolutivas no futuro ou em pacientes com histria de doena pulmonar freqente. l PPD (derivado protico purificado): teste recomendado de rotina anual para avaliao da necessidade de quimioprofilaxia para tuberculose. Em paciente com infeco pelo HIV, considera-se uma endurao > 5mm como uma reao forte e indicativa da necessidade de quimioprofilaxia. l Papanicolaou: recomendado na avaliao ginecolgica inicial, seis meses aps e, se resultados normais, uma vez a cada ano. Sua indicao de fundamental importncia, devido a alta incidncia de displasia cervical e rpida progresso para o cncer cervical em jovens HIV positivas.
l

Perfil imunolgico e carga viral: , sem dvida, um dos procedimentos mais importantes na avaliao do paciente com infeco precoce pelo HIV, pois a partir dela, atravs da interpretao dos vrios testes atualmente disponveis, que se pode ter parmetros do real estadiamento da infeco, prognstico, deciso quanto ao incio da terapia anti-retroviral e avaliao da resposta ao tratamento, bem como o uso de profilaxia para as infeces oportunistas mais comuns na ocasio propcia. Recomenda-se a realizao peridica de subtipagem de clulas T CD4+ e avaliao quantitativa da carga viral para HIV a cada 3-4 meses.
l

Fase sintomtica inicial l Sudorese noturna: queixa bastante comum e tipicamente inespecfica entre os pacientes com infeco sintomtica inicial pelo HIV. Pode ser recorrente e pode ou no vir acompanhada de febre. Nessa situao deve ser considerada a possibilidade de infeco oportunista, particularmente tuberculoses, lanando-se mo de investigao clnica e laboratorial especficas. Fadiga: tambm freqente manifestao da infeco sintomtica inicial pelo HIV e pode ser referida como mais intensa no final de tarde e aps atividade fsica excessiva. Fadiga progressiva e debilitante deve alertar para a presena de infeco oportunista, devendo ser sempre pesquisada.
l

Emagrecimento: um dos mais comuns entre os sintomas gerais associados com infeco pelo HIV, sendo referido em 95-100% dos pacientes com doena em progresso. Geralmente encontra-se associado a outras condies como anorexia. A associao com diarria aquosa o faz mais intenso.
l

Diarria: consiste em manifestao freqente da infeco pelo HIV desde sua fase inicial. Determinar a causa da diarria pode ser difcil e o exame das fezes para agentes especficos se faz necessrio. Na infeco precoce pelo HIV, patgenos entricos mais comuns devem ser suspeitados: Salmonella sp, Shigella sp, Campylobacter sp, Giardia lamblia, Entamoeba histolytica, adenovrus, rotavrus. Agentes como Cryptosporidium parvum e Isospora belli, geralmente reconhecidos em fase mais avanada da doena causada pelo HIV, podem apresentar-se como expresso clnica autolimitada, principlamente com a elevao da contagem de clulas T CD4+ obtida com o inco do tratamento antiretroviral. Quando a identificao torna-se difcil ou falha, provas teraputicas empricas podem ser lanadas, baseando-se nas caractersticas epidemiolgicas e clnicas do quadro.
l

Sinusopatias: sinusites e outras sinusopatias ocorrem com relativa frequncia entre os pacientes com infeco pelo HIV. A forma aguda mais comum no estgio inicial da doena pelo HIV, incluindo os mesmos agentes considerados em pacientes imunocompetentes: Streptococus pneumoniae, Moraxella catarrhalis e H. influenzae. Outros agentes como S. aureus e P. aeruginosa e fungos tm sido chados em sinusite aguda, porm seu comprometimento em sinusites crnicas maior. Febre, cefalia, sintomas locais, drenagem mucopurulenta nasal fazem parte do quadro.
l

Candidase Oral e Vaginal (inclusive a recorrente): a candidase oral a mais comum infeco fngica em pacientes portadores do HIV e apresenta-se com sintomas e aparncia macroscpica caractersticos. A forma pseudomembranosa consiste em placas esbranquiadas removveis em lngua e mucosas que podem ser pequenas ou amplas e disseminadas. J a forma eritematosa vista como placas avermelhadas em mucosa, palato mole e duro ou superfcie dorsal da lngua. A queilite angular, tambm freqente, produz eritema e fissuras nos ngulos da boca. Mulheres HIV+ podem apresentar formas extensas ou recorrentes de candidase vulvo-vaginal, com ou sem acometimento oral, como manifestao precoce de imunodeficincia pelo HIV, bem como nas fases mais avanadas da doena. As espcies patognicas incluem Candida albicans, C. tropicalis, C. parapsilosis e outras menos comumente isoladas.
l

Leucoplasia Pilosa Oral: um espessamento epitelial benigno causado provavelmente pelo vrus EpsteinBarr, que clinicamente apresenta-se como leses brancas que variam em tamanho e aparncia, podendo ser planas ou em forma de pregas, vilosidades ou projees. Ocorre mais freqentemente e em margens laterais da lngua, mas podem ocupar localizaes da mucosa oral: mucosa bucal, palato mole e duro.
l

Gengivite: a gengivite e outras doenas periodontais pode manifestar-se de forma leve ou agressiva em pacientes com infeco pelo HIV, sendo a evoluo rapidamente progressiva, observada em estgios mais avanados da doena, levando a um processo necrotizante acompanhado de dor, perda de tecidos moles periodontais, exposio e seqestro sseo.
l

lceras Aftosas: em indivduos infectados pelo HIV comum a presena de lceras consideravelmente extensas, resultantes da coalescncia de pequenas lceras em cavidade oral e faringe, de carter recorrente e etiologia no definida. Resultam em grande incmodo produzindo odinofagia, anorexia e debilitao do estado geral com sintomas constitucionais acompanhando o quadro.
l

Herpes Simples Recorrente: a maioria dos indivduos infectados pelo HIV coinfectada com um ou ambos os tipos de vrus herpes simples (1 e 2), sendo mais comum a evidncia de recorrncia do que infeco primria. Embora o HSV-1 seja responsvel por leses orolabiais e o HSV-2 por leses genitais, os dois tipos podem causar infeco em qualquer stio. Geralmente a apresentao clnica dos quadros de recorrncia atpica ao comparar-se aos quadros em indivduos imunocompetentes, no entanto, a sintomatologia clssica pode manifestar-se independente do estgio da doena pelo HIV.
l

Herpes Zoster: de modo similar ao que ocorre com o HSV em pacientes com doena pelo HIV, a maioria dos adultos foi previamente infectada pelo vrus varicela zoster, desenvolvendo episdios de herpes zoster freqentes. O quadro inicia com dor radicular, rash localizado ou segmentar comprometendo um a trs dermtomos, seguindo o surgimento de maculopapulas dolorosas que evoluem para vesculas com contedo infectante. Pode tambm apresentar-se com disseminao cutnea extensa.
l

Trombocitopenia: na maioria das vezes uma anormalidade hematolgica isolada com um nmero normal ou aumentado de megacaricitos na medula ssea e nveis elevados de imunoglobulinas associadas a plaquetas, sndrome clnica chamada prpura trombocitopnica imune. Clinicamente, os pacientes podem apresentar somente sangramentos mnimos como petquias, equimoses e ocasionalmente epistaxes. Laboratorialmente considera-se o nmero de plaquetas menor que 100.000 clulas/mm3.
l

Doenas oportunistas So doenas que se desenvolvem em decorrncia de uma alterao imunitria do hospedeiro. Estas so geralmente de origem infecciosa, porm vrias neoplasias tambm podem ser consideradas oportunistas. As infeces oportunistas (IO) podem ser causadas por microrganismos no considerados usualmente patognicos, ou seja, no capazes de desencadear doena em pessoas com sistema imune normal. Entretanto, microrganismos normalmente patognicos tambm podem, eventualmente, ser causadores de IO. Porm, nesta situao, as infeces necessariamente assumem um carter de maior gravidade ou agressividade para serem consideradas oportunistas. As doenas oportunistas associadas aids so vrias, podendo ser causadas por vrus, bactrias, protozorios, fungos e certas neoplasias:

Vrus: Citomegalovirose, Herpes simples, Leucoencafalopatia Multifocal Progressiva. l Bactrias: Micobacterioses (tuberculose e complexo Mycobacterium aviumintracellulare),Pneumonias (S. pneumoniae), Salmonelose. l Fungos: Pneumocistose, Candidase, Criptococose, Histoplasmose. l Protozorios: Toxoplasmose, Criptosporidiose, Isosporase. l Neoplasias: sarcoma de Kaposi, linfomas no-Hodgkin, neoplasias intra-epiteliais anal e cervical.
l

TRATAMENTO Existem, at o momento, duas classes de drogas liberadas para o tratamento anti-HIV: Inibidores da transcriptase reversa So drogas que inibem a replicao do HIV bloqueando a ao da enzima transcriptase reversa que age convertendo o RNA viral em DNA: Nucleosdeos: l Zidovudina (AZT) cpsula 100 mg, dose:100mg 5x/dia ou 200mg 3x/dia ou 300mg 2x/dia; l Zidovudina (AZT) injetvel, frasco-ampola de 200 mg; l Zidovudina (AZT) soluo oral, frasco de 2.000 mg/200 ml; l Didanosina (ddI) comprimido 25 e 100mg, dose: 125 a 200mg 2x/dia; l Zalcitabina (ddC) comprimido 0,75mg, dose: 0,75mg 3x/dia; l Lamivudina (3TC) comprimido 150mg, dose: 150mg 2x/dia; l Estavudina (d4T) cpsula 30 e 40mg, dose: 30 ou 40mg 2x/dia; e l Abacavir comprimidos 300 mg, dose: 300 mg 2x/dia. No-nucleosdeos l Nevirapina comprimido 200 mg, dose: 200 mg 2x/dia; l Delavirdina comprimido 100 mg, dose: 400 mg 3x/dia; e l Efavirenz comprimido 200 mg, dose: 600 mg 1x/dia. Nucleotdeo: l Adefovir dipivoxil: comprimido, 60 e 120 mg, dose: 60 ou 120 mg 1x/dia. Inibidores da protease Estas drogas agem no ltimo estgio da formao do HIV, impedindo a ao da enzima protease que fundamental para a clivagem das cadeias proticas produzidas pela clula infectada em protenas virais estruturais e enzimas que formaro cada partcula do HIV: l Indinavir cpsula 400 mg, dose: 800 mg 3x/dia; l Ritonavir cpsula 100mg, dose: 600mg 2x/dia; l Saquinavir cpsula 200mg, dose: 600mg 3x/dia; l Nelfinavir cpsula de 250 mg, dose 750 mg 3x/dia; e l Amprenavir cpsula de 150 mg, dose 1.200 mg 2x/dia. Terapia combinada o tratamento anti-retroviral com associao de duas ou mais drogas da mesma classe farmacolgica (p ex. dois anlogos nucleosdeos), ou de classes diferentes (p ex. dois anlogos nucleosdeos e um inibidor de protease). Estudos multicntricos demonstraram aumento na atividade anti-retroviral (elevao de linfcitos T-CD4+ e reduo nos ttulos plasmticos de RNA-HIV) quando da associao de drogas, particularmente reduo da replicao viral por potencializar efeito teraputico ou por sinergismo de ao em stios diferentes do ciclo de replicao viral. Outros estudos evidenciaram reduo na emergncia de cepas multirresistentes quando da utilizao da teraputica combinada. A terapia anti-retroviral uma rea complexa, sujeita a constantes mudanas. As recomendaes devero ser revistas periodicamente, com o objetivo de incorporar novos conhecimentos gerados pelos ensaios clnicos.

You might also like