You are on page 1of 6

CAUSAS DA INEFICCIA DE ISCAS FORMICIDAS GRANULADAS.

Dionsio Link
INTRODUO As iscas formicidas so o meio mais simples de controle das formigas cortadeiras, devido no exigir equipamentos especializados e nem mo de obra treinada especificamente para tal servio (MARICONI, 1970, 1976; DELLA LUCIA, 1993). No mercado brasileiro, existem vrios fabricantes de iscas formicidas base de diferentes ingredientes ativos, mas a quase totalidade utiliza polpa ctrica como o atraente alimentar na composio das iscas. Entre os fabricantes de iscas formicidas, existem desde grandes indstrias at pequenas fbricas, sendo que nas grandes e mdias, h um controle de qualidade, que falho ou inexistente nas de pequeno porte. Com a proibio do ingrediente ativo, DODECACLORO, em 1993, que especialmente, devido ao seu baixo custo, era utilizado de forma indiscriminada e em doses elevadas, sua substituio por outros ingredientes ativos, mais caros e exigentes de maiores conhecimentos tcnicos, fez com que os agricultores, ao utilizarem as novas formulaes da mesma maneira que utilizavam aquelas base de DODECACLORO, no obtivessem sucesso no controle das formigas cortadeiras. As iscas atualmente existentes no mercado, por suas caractersticas exigem um melhor conhecimento das mesmas e, em especial, das espcies de formigas cortadeiras que se quer controlar. O conhecimento sobre as espcies de formigas, sua biologia e hbitos de forrageamento, no ser tratado neste trabalho. As iscas, atualmente no mercado brasileiro, devido s caractersticas dos ingredientes ativos, exigem condies adequadas para armazenamento, transporte e quantidade diferenciadas para controlar as formigas cortadeiras que infestam os cultivos. A falta destes conhecimentos sobre as formigas e, principalmente sobre as iscas, deu origem s inmeras reclamaes sobre a baixa eficcia das iscas formicidas granuladas atualmente existentes no mercado, que podem estar relacionadas com uma ou mais das causas a seguir elencadas:

I - Intrnsecas ao produto
1-Matria prima contaminada
A polpa ctrica ou bagao de laranja, base do atrativo das iscas pode estar contaminada por resduos de piretrides ou outros ingredientes ativos utilizados no controle de pragas, antes da colheita. Este fator praticamente inexistente nas indstrias com controle adequado de qualidade, pode ocorrer

naquelas de pequeno porte que adquirem a matria prima de pequenos fornecedores nas proximidades do local da fbrica. Nas grandes indstrias produtoras de suco, a tecnologia utilizada na sua extrao praticamente elimina qualquer possibilidade de contaminao, o mesmo, no ocorrendo nas indstrias artesanais, onde as frutas so processadas por corte e esmagamento das mesmas, para extrao do suco. Outra causa possvel a aquisio do ingrediente ativo, com contaminao oriunda do processo de sntese ou de embalagens contaminadas, hiptese esta bastante improvvel, mas possvel de ocorrer nas pequenas indstrias. As formigas cortadeiras detectam a presena destes resduos e rejeitam as iscas. 2 - Contaminao durante o transporte e armazenamento na fbrica O transporte e armazenamento, na fbrica, de iscas granuladas junto a outros agrotxicos volteis (inseticidas, fungicidas ou herbicidas) podem contaminar as mesmas e fazer com que as formigas no aceitem tais iscas.

II - Deteriorao durante o armazenamento nas revendas


1- Pela ao da umidade
As embalagens de iscas formicidas devem ser colocadas sobre estrados de madeira e afastadas de pisos e paredes para no absorverem umidade e se deteriorarem. Os componentes das iscas no so esterilizados e o aumento do teor de umidade nelas permite o desenvolvimento de fungos e bactrias que as tornaro inaceitveis pelas formigas cortadeiras, causando a rejeio das mesmas.

2 - Pela ao da luz solar e calor


Todas as iscas contem um determinado grau de umidade, necessrio para manter a consistncia da mesma e que, em temperaturas amenas, no permite o desenvolvimento dos microorganismos presentes na isca. A exposio das embalagens contendo iscas formicidas, luz solar direta, desloca a umidade no interior da mesma e a concentra na parte superior do pacote, permitindo o desenvolvimento dos microorganismos que vo torn-la inaceitvel pelas formigas, alem da desagregao dos grnulos que na forma de p ou pasta no sero carregados pelas operrias. Temperaturas elevadas, mesmo na ausncia de luz, aceleram a multiplicao dos microorganismos, inutilizando a isca como formicida, situao esta frequente durante os meses de vero e em perodos chuvosos.

3 - Pelo tempo de armazenamento

Os componentes de uma isca formicida, no sendo estreis, com o passar do tempo e, pelas variaes de luz, temperatura e umidade, vo se deteriorando fazendo com que a mesma perca a sua finalidade. Devido a isto, devem ser verificados os prazos de validade de cada lote, no momento da aquisio e nunca serem armazenados na propriedade por perodos superiores a seis meses. Na situao de necessidades durante todo o ano, devem-se preferencialmente, serem feitas aquisies parceladas. Somente condies ideais de armazenamento, com luz, temperatura e umidade controladas, permitiro que a mesma conserve sua eficcia durante o perodo do armazenamento. A grande maioria dos depsitos de agrotxicos e, de iscas formicidas, no possue estas condies.

4 - Pelo armazenamento com outros agrotxicos


recomendvel, o armazenamento das iscas formicidas granuladas, em local separado, longe de inseticidas, fungicidas, herbicidas e outros agrotxicos, pois sendo algum destes volteis, contaminar a isca em pouco espao de tempo.

III - A nvel de propriedade rural


1-Transporte da isca para a sua aplicao
O agricultor deve estar equipado com luvas para no transmitir o seu odor isca, visto que, o cheiro humano servir de alerta s formigas operrias indicando um produto perigoso a elas. Naquela propriedade em que o agricultor for utilizar, pela primeira vez, uma isca formicida, o cheiro humano, no fator essencial para rejeio da isca, mas naquelas de utilizao comum, causa importante para rejeio da mesma. O transporte do pacote de isca, no bolso do casaco, sobretudo ou pala, junto com fumo de rolo, vai contamin-la e ser rejeitada pelas formigas. O transporte na caixa de ferramentas do trator contaminar a isca com vapores do combustvel ou com o odor de graxa, substncias txicas e repelentes para formigas cortadeiras. A colocao da isca em embalagens vazias de agrotxicos, mesmo bem lavadas, no impedir a sua contaminao e conseqente rejeio pelas formigas. Recomenda-se conservar a isca formicida sempre na embalagem original e, quando no utilizado todo o contedo do pacote, fech-lo bem, amarrando a boca com barbante ou arame, para no penetrar ar e umidade, que iro deteriorar a isca. Um pacote aberto deve ser utilizado o mais breve possvel, pois testes realizados, por ns, mostraram que aps dois meses, a rejeio destas iscas superior a 70%.

2 - Manipulao da isca

A isca no deve entrar em contato com o cheiro ou o suor humano e, para isso, recomenda-se a utilizao de medidores plsticos ou metlicos para o clculo das doses a serem utilizadas no controle de formigueiros. O mtodo tradicional dos agricultores, de calcular visualmente a quantidade da isca, tem levado com frequncia, a insucessos no controle das formigas cortadeiras devido principalmente a sub-dosagem.

3 - Quantidade de isca
A quantidade de isca por formigueiro varivel, dependendo da espcie de formiga e do tamanho do ninho. As doses registradas nos rtulos das embalagens correspondem, em mdia, dose mnima necessria para controlar 80% dos formigueiros tratados, geralmente de tamanho mdio, tamanho este varivel, em funo da espcie de formiga cortadeira e da poca do ano. A dose a ser aplicada por formigueiro, varia muito, em funo da espcie de formiga, do tamanho do ninho, da poca do ano, da vegetao existente na rea e dos procedimentos anteriores de controle. Em formigas savas (pertencentes ao gnero Atta), as doses registradas variam de 6 a 10g /metro quadrado de sede aparente do formigueiro, sendo frequente erros de clculo das doses a serem aplicadas. Em formigas quenquns (formigas cortadeiras de menor porte que as anteriores e pertencentes ao gnero Acromyrmex), as doses variam de 5 a 100g /ninho, dependendo da espcie de quenqum, do tamanho do ninho e do ingrediente ativo da isca. Estas amplas variaes, fazem com que os custos de controle destes insetos variem de regio para regio, trazendo preocupaes para agricultores e profissionais que fornecem assistncia tcnica produo, pela quantidade de informaes que necessitam saber para fazer um controle adequado e, econmico.

4 - Ocasio de aplicao

Quando da utilizao de iscas formicidas, sua aplicao deve ser realizada em toda a rea a ser tratada, numa nica ocasio, para que no ocorram formigueiros amuados que receberam sub-dose e que ficaro paralisados pr algum tempo, mas que voltaro atividade dentro de 15 a 45 dias. A melhor eficcia de controle das iscas formicidas obtida, quando feita uma aplicao criteriosa das mesmas, aps conhecimento prvio das espcies ocorrentes na propriedade, localizao e tamanho dos ninhos, seus hbitos e preferncia de vegetao para corte e forageio.

5 - Dose correta
Uma isca somente ser eficaz se a quantidade aplicada for suficiente para eliminar o formigueiro. Em formigueiro de sava, a dose mxima por olheiro de trabalho (carreiro) de 150g, porque mais do que isso, num nico local, sobrar isca, pois as operrias no carregam mais do que esta quantia, numa nica ocasio.

Esta no a quantidade mxima de isca por formigueiro de sava e sim a quantidade mxima por carreiro ou olheiro de trabalho; nos olheiros de ventilao, a dose mxima de 50g para a formiga sava. Quantidades maiores por local de aplicao, raramente sero carregadas no total, aumentando custos e sem bons resultados no controle, pois sobras de iscas podero ser roubadas por formigueiros vizinhos que deste modo recebero sub-doses e ficaro amuados. Para formigueiros de quenquns, a dose mxima de 60g por carreiro, devendo, em algumas espcies, ser subdivida em duas ou trs pores, para melhor eficincia no carregamento e reduzir a possibilidade de rejeio, pois alguns ingredientes ativos so de ao bastante rpida e, no vero, comeam a atuar sobre as formigas em 20 a 30 minutos aps o incio de carregamento.

6 - Hora de aplicao
As iscas devem ser aplicadas, preferencialmente, no incio da atividade de forrageamento, para que as operrias disponham de tempo para o transporte da maior quantidade possvel da isca. Para que uma dose de isca colocada adequadamente seja totalmente carregada para o interior do formigueiro, algumas espcies necessitam de at duas de atividade e, conhecendo-se os hbitos locais da atividade de forrageamento, o agricultor pode estabelecer a melhor hora de aplicao, que preferencialmente no incio das operaes de forrageamento (corte e carregamento de vegetais). Sabe-se, igualmente, que as atividades de forrageamento no so permanentes e, que aps determinado perodo, cessam estas atividades e, como consequncia, no haver carregamento da isca. A colocao de iscas, em qualquer hora do dia, pela ao da luz solar, calor e umidade, pode causar a sua deteriorao e torn-las no atrativas e inaceitveis pelas formigas.

7 - Superfcie seca do solo


Quando a superfcie do solo estiver mida, isto , logo aps chuvas ou devido ao orvalho, a aplicao das iscas contraproducente porque absorvero umidade rapidamente e sero recusadas pelas formigas. Em caso de necessidade de aplicao nestas situaes recomenda-se a colocao das mesmas sobre papel parafinado, plstico ou mesmo fitas de madeira, para retardar ao mximo a ao negativa da umidade. Em situaes de chuvas ou garoa em breve espao de tempo, recomendase a no aplicao das iscas, devido a falta de tempo para o carregamento das mesmas e como conseqncia, teremos um formigueiro amuado.

8 - Colocao dentro do formigueiro


A colocao da isca diretamente dentro do olheiro uma das causas mais frequentes de insucesso no combate s formigas cortadeiras, devido que, todo e qualquer material introduzido dentro do formigueiro trazido para fora imediatamente e, aps anlise quanto qualidade como substrato, pode ou no ser carregado para dentro do ninho.

Os agricultores que querem adiantar o servio das carregadeiras esto na verdade, facilitando a rejeio das iscas pelas formigas, pois qualquer deteriorao da mesma durante este tempo faz com que ela seja rejeitada e, se o veneno for voltil, comea a atuar sobre as operrias e neste caso a devoluo para o exterior feita do modo mais rpido possvel.

9 - Repasse
A utilizao de iscas formicidas, s permite o repasse aps 60 a 90 dias da ltima aplicao, por isso que deve ser feita uma aplicao total quando se usa desta forma de combate s formigas cortadeiras. A vida mdia das operrias varia de 60 a 90 dias, dependendo da estao do ano e da espcie de formiga, sendo menor no vero e maior no inverno e, as operrias aprendem que aquele atrativo nocivo a elas e o rejeitam. No adianta trocar de marca comercial, porque as operrias associam o atrativo ao efeito nocivo e no ao veneno propriamente dito. BIBLIOGRAFIA DELLA LUCIA, T.M.C. (ed.) As formigas cortadeiras. Viosa: Soc. Inv. Florestais, 1993. 262p. MARICONI, F.A.M. As savas. So Paulo: Ceres, 1970. 167p. MARICONI, F.A.M. Inseticidas e seu emprego no combate s pragas. II. Pragas das plantas cultivadas e dos produtos armazenados. So Paulo: Nobel, 1976. 466p.
.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.--.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.--.-.-.-.-.-.-.-.-.-.--.-

You might also like