You are on page 1of 27

Estudo e Prtica da Mediunidade

Mdulo IV
Fundamentao Esprita: A Vida no Mundo Espiritual

Roteiro 3

As regies de sofrimento no plano espiritual

1. A destinao do ser humano aps a morte do corpo fsico. Vivemos, pensamos e operamos eis o que positivo. E que morremos, no menos certo. Mas, deixando a Terra, para onde vamos? Que seremos aps a morte? Estaremos melhor ou pior? Existiremos ou no? Ser ou no ser, tal a alternativa. Para sempre ou para nunca mais; ou tudo ou nada: Vivemos eternamente, ou tudo se aniquilar de vez?

Afeies caras, inteligncia, progresso, saber laboriosamente adquiridos, tudo despedaado, tudo perdido? De nada nos serviria, portanto, qualquer esforo no sofreamento das paixes, de fadiga para nos ilustrarmos, de devotamento causa do progresso, desde que de tudo isso nada aproveitssemos, predominando o pensamento de que amanh mesmo, talvez, de nada nos serviria tudo isso.

Para as doutrinas materialistas no existe a possibilidade de vida aps a morte do corpo fsico. Mesmo para algumas escolas espiritualistas, a ideia da destinao do ser humano aps a morte apresentada de forma incompleta e bastante confusa.

Na verdade, a (...) ideia do nada tem qualquer coisa que repugna razo. O homem que mais despreocupado seja durante a vida, em chegando o momento supremo, pergunta a si mesmo o que vai ser dele e, sem o querer, espera. Crer em Deus, sem admitir a vida futura, fora um contra-senso. O sentimento de uma existncia melhor reside no foro ntimo de todos os homens e no possvel que Deus a o tenha colocado em vo.

Apesar de existirem escolas espiritualistas que ensinam que o ser humano no conserva a sua individualidade aps a desencarnao, a maioria admite o contrrio.

A Doutrina Esprita entende este assunto da seguinte forma: desde (...) que se admita a existncia da alma e sua individualidade aps a morte, foroso tambm se admita:
1, que a sua natureza difere da do corpo, visto que, separada deste, deixa de ter as propriedades peculiares ao corpo; 2, que goza da conscincia de si mesma, pois que passvel de alegria, ou de sofrimento, sem o que seria um ser inerte, caso em que possu-la de nada nos valeria. As comunicaes medinicas, usuais nas Casas Espritas, no apenas atestam a sobrevivncia dos Espritos, mas revelam seu estado de felicidade ou infelicidade. Admitido isso, tem-se que admitir que essa alma vai para alguma parte. Que vem a ser feito dela e para onde vai?

A destinao do ser humano aps a morte do corpo fsico pode ser entendida segundo os seguintes esclarecimentos espritas:

a) No Espao, os Espritos formam grupos ou famlias entrelaados pela afeio, pela simpatia e pela semelhana das inclinaes. Ditosos por se encontrarem juntos, esses Espritos se buscam uns aos outros.

b) As comunidades espirituais do plano extrafsico so formadas por Espritos da mesma categoria que (...) se renem por uma espcie de afinidade e formam grupos ou famlias, unidos pelos laos da simpatia e pelos fins a que visam.

c) Entre os Espritos h hierarquia de poder, nveis de subordinao e autoridade, tal como ocorre numa sociedade organizada. O resultado das relaes entre os Espritos estabelece a existncia de (...) diferentes ordens, conforme o grau de perfeio que tenham alcanado. Essas ordens revelam as qualidades que os Espritos j adquiriram e as imperfeies contra as quais tero que lutar.

d) A autoridade que um Esprito tem sobre o outro est fundamentada na ascendncia moral. Entre os Espritos Superiores essa ascendncia natural, sempre benfica, respeitando o livre arbtrio de cada um. Tal j no ocorre nas relaes entre Espritos inferiores que usam da inteligncia ou da fora (poder) para subjugarem outros Espritos, encarnados ou no.

e) O mundo espiritual comporta vrios nveis, ou regies, caracterizados pela sombra e pela dor; pela ventura e pela alegria, conforme o patamar evolutivo dos seus habitantes.

f) O Plano espiritual comporta verdadeiras cidades, de pequeno, mdio ou grande porte, genericamente denominadas colnias espirituais. Os Espritos ali se agrupam, estabelecendo regras de vida em sociedade, de acordo com a sua moralidade e com os seus conhecimentos. Tais agrupamentos, semelhana das cidades espirituais, representam redutos de paz, de amor, de trabalho ou de sofrimento e criminalidade, conforme a natureza dos seus habitantes.

g) Nas cidades espirituais h residncias, onde vivem juntos os membros de uma mesma famlia. H tambm templos religiosos, hospitais, escolas, bibliotecas, academias, recintos para encontros sociais, etc. Vem-se parques, jardins, rios, mares, extensas reas plantadas, montanhas, plancies, etc.

A literatura esprita rica a esse respeito, revelando detalhes das comunidades espirituais e caractersticas dos seus habitantes. A serie de livros ditada pelo Esprito Andr Luiz, por meio da psicografia de Francisco Candido Xavier, merece destaque pelas elucidaes lgicas e pela coerncia com a Codificao Esprita. Merecem destaque, igualmente, as obras de Manoel Philomeno de Miranda, psicografia de Divaldo Pereira Franco, dentre as quais Nos Tormentos da Obsesso. Essa obra nos relata episdios cotidianos de um nosocmio fundado e dirigido por Eurpides Barsanulfo, que atende a desencarnados em sofrimento, sobretudo espritas que faliram em seus compromissos espirituais.

2. Caractersticas das Comunidades Espirituais de Sofrimento e de Dor. Essas comunidades podem ser classificadas em duas grandes categorias, conforme a localizao e a gradao do sofrimento: comunidades de regies abismais e comunidades do umbral.

CARACTERSTICAS DOS SEUS HABITANTES: Predomnio de paixes e aes negativas. Ociosidade marcante entre os seus habitantes. Uso das palavras articuladas. Uso da hipnose e das chantagens emocionais. A volitao restrita. Essas comunidades exercem influencia direta nos encarnados.

CARACTERSTICAS DO AMBIENTE: A natureza no oferece beleza. A cidades possuem edificaes bizarras. O relevo rido, spero, sem verdura e sem paisagens tranquilas. O trnsito est temporariamente interditado as regies mais elevadas.

Apesar da desolao e do desequilbrio reinantes, tais comunidades so constantemente visitadas por benfeitores espirituais, que ali realizam misses de auxilio. Muitos desses benfeitores esto instalados em plenas regies abismais, em construes genericamente denominadas de ncleos ou postos de auxlios. Eles ali se encontram em misso sacrificial.

EXEMPLOS DESTAS REGIES:


Trevas Espritos vinculados ao mal

Umbral Espritos presos s paixes e s sensaes da vida material, zona de verdugos e vtimas, de exploradores e explorados. Abismo Espritos suicidas, predominante mgoa e remorso. sentimento

3. Exemplos de Comunidades Espirituais Caracterizadas pelo Sofrimento e pela Dor. 3.1 O Vale dos Suicidas. Fonte: Essa comunidade est descrita no livro Memrias de um Suicida, recebido mediunicamente por Yvone A. Pereira, edio FEB. Tipos de habitantes: Suicidas, Caractersticas da localidade: - H pouca luz solar, que constantemente filtrada por uma nvoa densa; - A vegetao sinistra, seca, contorcida; as arvores possuem pouca folhagem; muitas plantas exticas; - Ouvem-se muitos gemidos, suplicas, choros humanos. O desespero, a dor profunda, a magoa e o remorso so sentimentos dominantes.

3.2 Uma Cidade Estranha Fonte: Esta cidade est descrita no livro Libertao, psicografia de Francisco Candido Xavier, ditado pelo Esprito Andr Luiz, edio FEB Tipos de habitantes: Espritos imperfeitos, vinculados ao mal. Caractersticas da localidade: A cidade que Andr Luiz chama de estranha, estava (ou est) situada em vasto domnio das sombras e pode ser assim descrita: A claridade solar jazia diferenada. Fumo cinzento cobria o cu em todas a sua extenso. A volitao fcil se fizera impossvel. A vegetao exibia aspecto sinistro e angustiado. As rvores no se vestiam de folhagem farta e os galhos, quase secos, davam a ideia de braos erguidos em splicas dolorosas.

A Cidade Estranha est situada em uma vasta regio do plano espiritual denominada Umbral. Vamos apresentar, em seguida, as caractersticas gerais do Umbral e dos seus habitantes. Os habitantes das regies umbralinas podem ser classificados em dois grandes grupos, assim especificados: Espritos imperfeitos presos s paixes e s sensaes da vida material Espritos benfeitores que vivem nos chamados postos de auxilio, realizando trabalho sacrificial de auxilio aos Espritos necessitados. O Umbral uma zona obscura que se inicia na crosta terrestre, uma espcie de regio purgatorial, caracterizada por grandes perturbaes decorrentes da presena de compactas legies de almas irresolutas, ignorantes e desesperadas, em graus variveis.

Vamos, em seguida, acompanhar a descrio que o Esprito Andr Luiz faz desta localidade espiritual.
O Umbral uma regio espiritual que (...) comea na crosta terrestre. a zona obscura de quantos no mundo no se resolveram a atravessar as portas dos deveres sagrados, a fim de cumpri-los, demorando-se no vale da indeciso ou no pntano dos erros numerosos (...) Pois bem: todas as multides de desequilibrados permanecem nas regies nevoentas, que se seguem aos fluidos carnais. O Umbral funciona, portanto, como regio destinada a esgotamento de resduos mentais; uma espcie de zona purgatorial, onde se queima a prestaes o material deteriorado das iluses que a criatura adquiriu por atacado, menosprezando o sublime ensejo de uma existncia terrena.

O Umbral regio de profundo interesse para quem esteja na Terra. Concentra-se, a, tudo que no tem finalidade para a vida superior (...). H legies compactas de almas irresolutas e ignorantes, que no so suficientemente perversas para serem enviadas a colnias de reparao mais dolorosa, nem bastante nobres para serem conduzidas a planos de elevao. O Umbral possui ncleos onde h infelizes, malfeitores e vagabundos de varias categorias. zona de verdugos e vitimas, de exploradores e explorados.

(...) A zona inferior a que nos referimos qual a casa onde no h po: todos gritam e ningum tem razo. O viajante distrado perde o comboio, o agricultor que no semeou no pode colher (...): - no obstante as sombras e angustias do Umbral, nunca faltou l a proteo divina. Cada Esprito l permanece o tempo que se faa necessrio. Das colnias espirituais, situadas acima do Umbral, partem misses consagradas ao trabalho e ao socorro espiritual aos Espritos que ali se situam.

You might also like