You are on page 1of 12

Processamento da co-referncia intra-sentencial em portugus brasileiro Mrcio Martins Leito (LAPROL-UFPB) a Priscilla Cristina de Carvalho Peixoto (LAPROL-UFPB) b Susana

Thais Pedroza Santos (LAPROL-UFPB) b

RESUMO: Esta pesquisa investigou como os indivduos adultos usam a informao estrutural durante o processamento da co-referncia com pronome ele. No Experimento 1, um grupo de indivduos leu sentenas contendo o pronome ele na posio de objeto, precedido por quatro tipos de SNs na posio de sujeito que variam em relao aos traos de gnero, nmero e animacidade. Os resultados do primeiro experimento mostraram que o tipo de SN na posio de sujeito influenciou o processamento co-referencial do pronome ele. No Experimento 2, o tipo de sujeito no influenciou o processamento do pronome quando, em um contexto anterior, existia um antecedente estruturalmente disponvel. Esses resultados so inconsistentes com as alegaes de que os indivduos consideram somente os antecedentes que esto disponveis estruturalmente, seguindo a Teoria da Ligao (NICOL & SWINNEY, 1989). Palavras-chave: Pronomes; Teoria da Ligao; Processamento co-referencial; Processamento sentencial.

Introduo Os processos lingsticos que envolvem a utilizao de pronomes esto entre os mais freqentes no que diz respeito compreenso da linguagem. A pesquisa descrita neste artigo investiga como indivduos usam a informao estrutural durante a resoluo da co-referncia pronominal no escopo da sentena. Poucos estudos de processamento on-line tm investigado a atuao dos princpios estruturais da Teoria da Ligao (Binding Theory, CHOMSKY, 1986) para explicar o processamento que ocorre durante a resoluo da co-referncia de pronomes e anforas (pronomes reflexivos) na compreenso de sentenas (BADECKER & STRAUB, 2002; CLIFTON, KENNISON & ALBRECHT, 1997, NICOL & SWINNEY, 1989; STURT, 2003; KENNISON, 2003). Essas investigaes tm apresentado pontos de vista conflitantes sobre como os indivduos usam a informao estrutural na resoluo da coreferncia. O estudo experimental, relatado neste trabalho, investiga, mais especificamente, a influncia do princpio B da Teoria da Ligao e as mincias inerentes ao processamento das relaes co-referenciais estabelecidas pelos falantes nativos da lngua portuguesa, atravs de estruturas sintticas que contm um antecedente no disponvel (segundo o princpio B) na posio de sujeito e o pronome lexical ele na posio de objeto. Estudos realizados em ingls demonstram que, para o estabelecimento da coreferncia intra-sentencial, existem restries embasadas pelos princpios da Teoria da Ligao (KENNISON, 2003), entretanto, quando os traos de gnero e nmero do antecedente na posio de sujeito se assemelham ao pronome (em ingls him), o
a

Coordenador do Laboratrio de Processamento Lingstico da UFPB (LAPROL-UFPB). leitaomm@yahoo.com.br b Alunas voluntrias de Iniciao Cientfica (PIVIC UFPB).

50
VEREDAS ON-LINE PSICOLINGUSTICA 2/2008, P. 50-61 PPG LINGSTICA/UFJF JUIZ DE FORA - ISSN 1982-2243

processamento envolvido no estabelecimento da co-referncia parece ser mais lento, ou seja, parece que a finalizao da busca por um antecedente disponvel mais demorada por conta dessas semelhanas. Com base nesses resultados do ingls, observamos, originalmente em portugus brasileiro, se algo semelhante ocorre em frases estruturalmente similares s do ingls, o que nos permite evidenciar, entre outras coisas, a universalidade dos processos cognitivos que ocorrem no momento do estabelecimento da co-referncia pronominal, alm de permitir que compreendamos de forma mais abrangente o fenmeno da co-referncia na linguagem humana.

2. Breve reviso da literatura Focalizando a compreenso de como a Teoria da Ligao (Binding Theory, CHOMSKY, 1986) pode interagir com questes de desempenho, ou mais especificamente com o processamento co-referencial, h estudos, como o de Nicol & Swinney (1989), que propem que quando os indivduos processam um pronome ou uma anfora, o conjunto inicial de candidatos a antecedentes contm somente entidades discursivas que esto em posio estrutural disponvel para o estabelecimento da co-referncia, seguindo a Teoria da Ligao. Nicol & Swinney apresentaram evidncias sobre o processamento da co-referncia a partir de uma srie de experimentos que utilizaram o paradigma de priming inter-modal (ou cross modal), em que os participantes ouviam as sentenas e respondiam tarefa de deciso lexical aps a apresentao visual de palavras sondas que surgiam imediatamente depois de pronomes e anforas. Os resultados mostraram um efeito de priming significativo quando as palavras sondas eram relacionadas semanticamente aos nomes que estavam disponveis como antecedentes, j quando as palavras sondas eram relacionadas aos antecedentes no disponveis estruturalmente, o efeito de priming no foi observado. Os pesquisadores concluram que o efeito no foi encontrado em relao aos antecedentes no disponveis porque eles no foram levados em conta durante a resoluo da co-referncia. Em contraste, Badecker e Straub (2002) propuseram que o conjunto inicial de candidatos a antecedentes contm tanto entidades discursivas disponveis estruturalmente, quanto entidades no disponveis, seguindo a Teoria da Ligao. Foi aplicada uma srie de experimentos em que os participantes liam frases apresentadas palavra por palavra, e depois de cada frase executavam uma tarefa de reconhecimento de sonda, julgando se a palavra sonda tinha ou no ocorrido na sentena precedente. Os resultados mostraram que os antecedentes no disponveis influenciaram no tempo de leitura das sentenas que continham pronomes e anforas. Os resultados indicaram ainda que os tempos de leitura foram mais longos quando o gnero do antecedente no disponvel concordava com o gnero do pronome, do que quando no concordava. O mesmo padro foi encontrado para os pronomes reflexivos (anforas). Sturt (2003) mostra como evidncias on-line podem ser usadas para verificar a relao entre as propostas da teoria lingstica gerativa e o processamento lingstico, em especial a Teoria da Ligao, observando as influncias de aspectos sintticos na resoluo da coreferncia. Algumas pesquisas apiam a aplicao do princpio A da teoria da ligao no
51
VEREDAS ON-LINE PSICOLINGUSTICA 2/2008, P. 50-61 PPG LINGSTICA/UFJF JUIZ DE FORA - ISSN 1982-2243

processamento da co-referncia em certos contextos sintticos (por exemplo, HARRIS et alii. 2000 e REINHART & REULAND, 1993), outras pesquisas como a de Sturt (2003), que utiliza o rastreamento ocular (eye-tracker), sugerem que, em alguns casos, a resoluo da coreferncia de pronomes reflexivos como himself e herself em ingls, pode ser um processo em dois estgios, com antecedentes disponveis sintaticamente sendo ligados s anforas em um primeiro estgio do processamento que seria guiado pela Teoria da Ligao e com a influncia de antecedentes no disponveis em um segundo estgio, controlado por aspectos semntico-discursivos. O que se pode notar que a Teoria da Ligao parece ter algum controle sobre a resoluo de expresses anafricas quando estas so pronomes reflexivos (STURT, 2003) em que atua o princpio A, ou ainda quando o princpio B bloqueia, em um primeiro estgio de processamento, a possibilidade de interveno de antecedentes no avaliados como disponveis para a resoluo anafrica. A pesquisa de Kennison (2003) prov evidncia de que um conjunto inicial de antecedentes candidatos, gerados durante a resoluo co-referencial, pode conter entidades discursivas que no so disponveis estrutural ou sintaticamente como antecedentes, como prevem os princpios da Teoria da Ligao. Os resultados encontrados por Kennison do algumas evidncias contrrias a propostas anteriores em que somente antecedentes estruturalmente disponveis so considerados como antecedentes durante a resoluo coreferencial (CLIFTON et alii, 1997; NICOL & SWINNEY, 1989). Entretanto, os resultados so consistentes com estudos mais recentes que demonstram efeitos de antecedentes no disponveis estruturalmente na resoluo de pronomes e anforas, como o j citado Sturt (2003). Os trs experimentos de leitura automonitorada reportados no artigo de Kennison mostraram que o SN sujeito no disponvel estruturalmente em uma sentena influenciou o processamento de pronomes na posio de objeto direto quando no havia algum antecedente disponvel estruturalmente, mas esse SN sujeito indisponvel no influenciou o processamento de pronomes na posio de objeto direto quando o contexto discursivo continha um antecedente estruturalmente disponvel. Em dois experimentos, Kennison mostra que os leitores demoraram mais tempo para processar os advrbios aps os pronomes em posio de objeto quando o antecedente indisponvel estruturalmente era do mesmo gnero e/ou nmero que o pronome (frases do tipo 1 e 5) do que quando esse antecedente indisponvel era de gnero e/ou nmero diferentes do pronome (frases do tipo 2, 3, 4 e 6). Os tempos de leitura foram mais curtos quando o antecedente indisponvel estruturalmente era o pronome they.

(1) Susan / watched / her / yesterday / during / the open rehearsals / of the / school play. (2) Carl / watched / her / yesterday / during / the open rehearsals / of the / school play. (3) They / watched / her/ yesterday / during / the open rehearsals / of the / school play. (4) Susan / watched / him / yesterday / during / the open rehearsals / of the / school play. (5) Carl / watched / him / yesterday / during / the open rehearsals / of the / school play. (6) They / watched / him / yesterday / during / the open rehearsals / of the / school play.
52
VEREDAS ON-LINE PSICOLINGUSTICA 2/2008, P. 50-61 PPG LINGSTICA/UFJF JUIZ DE FORA - ISSN 1982-2243

J em um terceiro experimento, existia uma frase no contexto discursivo imediatamente anterior leitura das frases em que ocorriam as resolues anafricas, como podemos observar nas frases do conjunto exemplificado em (7) a seguir, com pronome him em posio de objeto, retiradas tambm de Kennisson (2003):

(7) Billy / complained about / having / a stomach ache. Laura / watched / him / closely / throughout / the day. Michael / watched / him / closely / throughout / the day. They / watched / him / closely / throughout / the day.

A proposta de explicao para esses resultados observados a de que existe um relativo atraso para que se termine a busca por um antecedente durante o estgio de processamento co-referencial. Nas condies testadas nos dois primeiros experimentos, os leitores terminaram a busca por um antecedente, inferindo que o pronome era uma entidade discursiva no mencionada. Quando o conjunto de candidatos a antecedente continha uma entidade indisponvel estruturalmente que combinava em gnero e/ou nmero com o pronome, os leitores levavam mais tempo para terminar a busca por antecedente, j quando essa entidade discursiva indisponvel no combinava em gnero e/ou nmero com o pronome a busca era finalizada mais rapidamente. No terceiro experimento, em que foi acrescentado ao contexto discursivo um antecedente disponvel, com uma frase anterior ao contexto de resoluo anafrica (como vimos no exemplo 7), mesmo com a presena de um candidato indisponvel estruturalmente concomitante, os leitores finalizaram a busca por antecedente rapidamente sem sofrer influncia do SN sujeito indisponvel. Nesses estudos recentes, o fato comum observado por meio dos seus respectivos resultados diz respeito ao processamento co-referencial poder ser dividido em dois estgios, o primeiro em que os princpios da Teoria da Ligao atuam e o segundo em que se abre espao para que os traos de gnero e nmero influenciem o processamento. No caso dos experimentos de Kennison (2003), o foco de anlise era a atuao do princpio B da Teoria da Ligao que diz respeito aos pronomes him e her, dessa forma, por hiptese, antecedentes fora do escopo devem ser bons candidatos para que a co-referncia possa se estabelecer e, ao mesmo tempo, antecedentes dentro do escopo sentencial que ccomandam esses pronomes no poderiam ser bons candidatos a antecedentes da co-referncia pronominal. Assim como em Sturt (2003), Kennisson capturou dois estgios de processamento, em um primeiro estgio do processamento co-referencial, o princpio B bloqueou os candidatos no disponveis dentro do escopo sentencial, mas em um segundo estgio, esses candidatos no disponveis estruturalmente interferiram no processamento quando no havia um candidato disponvel fora do escopo sentencial, diferentemente, quando havia a presena de um candidato disponvel fora do escopo sentencial que no c-comandava os pronomes, o processamento no sofreu influncia dos candidatos indisponveis de dentro da sentena.
53
VEREDAS ON-LINE PSICOLINGUSTICA 2/2008, P. 50-61 PPG LINGSTICA/UFJF JUIZ DE FORA - ISSN 1982-2243

Com base nesses resultados e nos experimentos realizados por Kennison (2003), aplicamos dois experimentos com o objetivo de observar, originalmente, o processamento da co-referncia pronominal em portugus brasileiro no escopo da sentena.

3. Experimento 1 O experimento 1, aqui apresentado, investiga a atuao do princpio B da teoria da ligao bloqueando ou atrasando, em um primeiro momento, a co-referncia entre o SN sujeito e o pronome objeto no mesmo escopo sentencial e investiga tambm se, em um segundo momento, os traos de gnero, nmero e animacidade do antecedente influenciam em uma possvel tentativa de vinculao entre pronome objeto e o sujeito. Dessa forma, temos, neste experimento, como varivel independente, a relao de semelhana dos traos de gnero, nmero e animacidade entre o sujeito e o pronome objeto e como variveis dependentes os tempos de leitura do terceiro e do quarto segmento (pronome ele e advrbio respectivamente). A partir dessas variveis temos as quatro condies experimentais explicitadas nas frases exemplificadas abaixo:

(1) Antecedente sujeito masculino, singular e + animado (MS+A) Tio/ atropelou/ ele/ imprudentemente/ na estrada/ de Cabedelo.

(2) Antecedente sujeito feminino, singular e + animado (FS+A) Talita/ atropelou/ ele/ imprudentemente/ na estrada/ de Cabedelo.

(3) Antecedente sujeito feminino, plural e + animado (FP+A) As motoristas/ atropelaram/ ele/ imprudentemente/na estrada/ de Cabedelo.

(4) Antecedente sujeito feminino, plural e animado (FP-A) As carretas/ atropelaram/ ele/ imprudentemente/ na estrada/ de Cabedelo.

A hiptese associada ao experimento a de que o tempo de leitura do pronome ser semelhante em todas as condies, mostrando que existe o bloqueio ou atraso efetivo entre a co-referncia com o sujeito no escopo da sentena em um primeiro momento, como default. Em seguida teramos o tempo de leitura do advrbio variando entre as condies, em frases como (1) teramos um tempo de leitura mais lento do que em frases como (4), pois em (1) haveria, por conta da semelhana dos traos de gnero, nmero e animacidade1 entre sujeito e
Vrios estudos como Duarte (1989) e Leito (2005) mostram que apesar de o pronome lexical ele poder ser usado em Portugus Brasileiro como co-referencial a SNs antecedentes animados, h uma preferncia robusta pelo uso de pronome lexical co-referente a SNs antecedentes + animados.
1

54
VEREDAS ON-LINE PSICOLINGUSTICA 2/2008, P. 50-61 PPG LINGSTICA/UFJF JUIZ DE FORA - ISSN 1982-2243

pronome objeto, uma demora maior no trmino da busca por um antecedente dentro do domnio da sentena; j em (4) a busca terminaria mais rapidamente por no haver essa semelhana de traos.

3.1. Mtodo Participantes Foram voluntrios nesse experimento 20 participantes, falantes nativos do portugus, alunos de graduao da UFPB entre 18 e 25 anos de idade. Material O material consistiu de 4 conjuntos de 16 frases experimentais. Cada informante foi exposto a um desses conjuntos experimentais, embutidos em um conjunto extra de 40 frases distratoras. Cada conjunto experimental composto de 4 condies com 4 frases por condio. As frases experimentais so formadas por uma sentena dividida em 6 segmentos, sendo que os segmentos crticos so o segmento 3 e o 4, em que se localiza a retomada com o pronome ele seguida respectivamente por um advrbio. O aparato experimental consistiu de um iMAC, G3, 233Mhz e teclado conectado ao computador em conjunto com o programa Psyscope. Procedimento O experimento, elaborado por meio do programa Psyscope, utilizou uma tcnica online de leitura automonitorada (self-paced reading) em que os participantes monitoram sua prpria leitura em frente tela do computador e ao teclado, em uma sala isolada (cedida ao LAPROL UFPB). A tarefa consistia em ler, em velocidade natural, frases divididas em 6 segmentos, como pudemos observar nos exemplos de (1) a (4). Os participantes foram testados individualmente e todos eram primeiramente orientados oralmente pelo experimentador e depois por instrues que apareciam na tela do computador. O incio da tarefa consistia em ler o primeiro segmento e, apertando a letra L do teclado a sua frente, o participante fazia com que esse segmento sumisse. Automaticamente, o segundo segmento aparecia e assim ia-se procedendo at o trmino do ltimo segmento (final da frase), sinalizado com um ponto final. Logo em seguida, aparecia uma pergunta a respeito da frase lida e o participante tinha que responder apertando a tecla SIM ou a tecla NO. Com essa pergunta, objetivamos controlar a ateno e a compreenso dos participantes. Os tempos de todos os 6 segmentos foram gravados e tambm a opo de resposta (SIM ou NO) referente pergunta feita ao final da frase. Se os participantes respondessem equivocadamente s perguntas, os tempos da frase correspondente seriam eliminados. Todos os participantes reportaram ter achado a tarefa simples e demoraram executando a tarefa experimental em torno de 16 minutos cada. importante ainda frisar que cada participante, antes do incio da tarefa experimental, participou de uma prtica contendo apenas frases com estruturas semelhantes s distratoras divididas em 6 segmentos assim como as frases utilizadas no experimento. Essa prtica visa a deixar os participantes familiarizados com a tarefa experimental.
55
VEREDAS ON-LINE PSICOLINGUSTICA 2/2008, P. 50-61 PPG LINGSTICA/UFJF JUIZ DE FORA - ISSN 1982-2243

3.2. Resultados e discusso Os resultados encontrados seguiram a hiptese do processamento co-referencial em dois estgios. Primeiro temos, no grfico 1, abaixo, resultados que mostram que a leitura do pronome ele em todas as condies no teve diferena significativa como mostrou a anlise de varincia ANOVA (F(3,19) = 0,2538, p = 0,85). Isso nos permite interpretar que em um primeiro estgio o princpio B bloqueou a possibilidade de vinculao entre o pronome ele na posio de objeto e o sujeito respectivo, assim como encontrado por Sturt (2003) ou, como postulado por Kennison (2003), que nesse primeiro estgio ocorre a gerao de um conjunto de candidatos a antecedentes disponveis ou no disponveis estruturalmente, e em um segundo estgio que a ligao entre possveis antecedentes e o pronome avaliada. Nessa avaliao que h a possibilidade de influncia dos traos de gnero, nmero e, no caso do portugus, de animacidade.

800

700

600

569 536

565

561

500

Tempo (ms)

400

300

200

100

MS+A

FS+A

FP+A

FP-A

Grfico 1: Distribuio das mdias do tempo de leitura do pronome ele pelas condies experimentais

J no grfico 2, a seguir, encontramos tempos de leitura do advrbio logo aps ao pronome ele distintos entre as condies experimentais, capturamos um efeito principal significativo relacionado semelhana entre pronome e antecedente, como mostra a ANOVA (F(3,19) = 1,090; p < 0,05). Quando o sujeito no disponvel pelo princpio B apresenta traos de gnero (masculino), nmero (singular) e animacidade (+animado) igual aos traos do pronome ele expressos na condio MS+A, temos um tempo significativamente maior do que os encontrados para a condio FP-A em que os traos no se combinam com o pronome ele, ou seja, assim como o encontrado por Kennison (2003), parece que em um segundo estgio no processamento da co-referencia intra-sentencial h uma demora na finalizao da busca por um antecedente quando o sujeito tem traos
56
VEREDAS ON-LINE PSICOLINGUSTICA 2/2008, P. 50-61 PPG LINGSTICA/UFJF JUIZ DE FORA - ISSN 1982-2243

semelhantes ao pronome, como mostra o teste-T entre as condies MS+A e FP-A (t(198) = 1,908; p < 0,03).

1000

950

941

903
900

Tempo (ms)

869
850

802
800

750

700

MS+A

FS+A

FP+A

FP-A

Grfico 2: Distribuio das mdias do tempo de leitura do advrbio aps o pronome pelas condies experimentais

Ainda observando os resultados do grfico 2, podemos notar que os tempos de leitura variam de forma decrescente desde a condio com maior semelhana em relao ao pronome ele (MS+A) at a condio com menor semelhana (FP-A), ou seja, quanto mais semelhante h a tendncia de mais demorada ser a finalizao da busca por um antecedente.

4. Experimento 2 O experimento 2 d continuidade investigao de como o princpio B da Teoria da Ligao atua no processamento da co-referncia. A distino desse segundo experimento em relao ao primeiro a presena, antes de sentenas iguais s utilizadas no experimento 1, de um prembulo em que h um antecedente disponvel estruturalmente que concorda com os traos de gnero, nmero e animacidade do pronome. Sendo assim, queremos observar se mesmo com a presena de um antecedente disponvel no discurso, os candidatos no disponveis ainda influenciam no processamento da co-referncia. Dessa forma, temos mais uma vez, neste experimento, como varivel independente, a relao de semelhana dos traos de gnero, nmero e animacidade entre o sujeito no disponvel e o pronome objeto, e como variveis dependentes os tempos de leitura do terceiro e do quarto segmento (pronome ele e advrbio respectivamente). A partir dessas variveis temos as quatro condies experimentais iguais s do experimento 1 (distinguindo-se pelo acrscimo do prembulo), explicitadas nas frases abaixo:
57
VEREDAS ON-LINE PSICOLINGUSTICA 2/2008, P. 50-61 PPG LINGSTICA/UFJF JUIZ DE FORA - ISSN 1982-2243

(5) Antecedente sujeito masculino, singular e + animado (MS+A) Carlos atravessou a rua correndo. Tio/ atropelou/ ele/ imprudentemente/ na estrada/ de Cabedelo.

(6) Antecedente sujeito feminino, singular e + animado (FS+A) Carlos atravessou a rua correndo. Talita/ atropelou/ ele/ imprudentemente/ na estrada/ de Cabedelo.

(7) Antecedente sujeito feminino, plural e + animado (FP+A) Carlos atravessou a rua correndo. As motoristas/ atropelaram/ ele/ imprudentemente/na estrada/ de Cabedelo.

(8) Antecedente sujeito feminino, plural e animado (FP-A) Carlos atravessou a rua correndo. As carretas/ atropelaram/ ele/ imprudentemente/ na estrada/ de Cabedelo.

4.1. Mtodo Participantes Foram voluntrios nesse experimento 16 participantes, falantes nativos do portugus, alunos de graduao da UFPB entre 18 e 25 anos de idade. Material O conjunto de estmulos utilizado no experimento 2 formado pelas mesmas frases do experimento 1, segmentadas do mesmo jeito, com o acrscimo de um prembulo antes de cada frase como mostrado nos exemplos de (5) a (8). O aparato experimental consistiu de um Macbook, G4, 233Mhz e de seu teclado em conjunto com o programa Psyscope. Procedimento O experimento 2, elaborado por meio do programa Psyscope, seguiu a mesma configurao do experimento 1, distinguindo-se apenas pela leitura do prembulo que aparecia inteiro na tela do computador antes das frases segmentadas. Todos os participantes reportaram ter achado a tarefa simples e demoraram executando a tarefa experimental em torno de 20 minutos cada. importante ainda frisar que cada participante, antes do incio da tarefa experimental, assim como no experimento 1, participou de uma prtica contendo apenas algumas frases distintas s experimentais que seguiam o mesmo padro estrutural da tarefa executada no experimento.

58
VEREDAS ON-LINE PSICOLINGUSTICA 2/2008, P. 50-61 PPG LINGSTICA/UFJF JUIZ DE FORA - ISSN 1982-2243

4.2. Resultados e discusso Assim como no experimento 1, encontramos os tempos mdios de leitura dos pronomes sem distino significativa entre as condies estudadas, como podemos visualizar no grfico 3 e comprovar pela anlise de varincia ANOVA (F(3,15) = 0,3818; p = 0,76).

800 700 600 Tempo (ms) 500 400 300 200 100 0 MS+A FS+A FP+A FP-A 674 632 682 657

Grfico 3: Distribuio das mdias do tempo de leitura do pronome ele (seg.3) pelas condies experimentais

No entanto, se compararmos as mdias do tempo de leitura do pronome ele no experimento 1 (grfico 1) com as mdias encontradas no experimento 2 (grfico 3), notamos que a leitura do pronome ele no experimento 2 foi significativamente mais demorada do que no experimento 1 em todas as condies, como mostra a anlise de varincia ANOVA (F(7,35) = 3,061; p < 0,004). Essa diferena pode ser interpretada como sendo conseqncia da efetiva ligao e resoluo da co-referncia entre o pronome ele e o antecedente disponvel no prembulo existente no experimento 2, o que no ocorre no experimento 1 pela ausncia de um antecedente disponvel. Ainda por conta da presena do antecedente disponvel, encontramos, no experimento 2, as mdias de tempo de leitura do advrbio aps o pronome sem distino significativa, como podemos observar no grfico 4 e pela anlise de varincia ANOVA (F(3,15) = 0,2538; p = 0,85).

59
VEREDAS ON-LINE PSICOLINGUSTICA 2/2008, P. 50-61 PPG LINGSTICA/UFJF JUIZ DE FORA - ISSN 1982-2243

700 600 500 Tempo (ms) 400 300 200 100 0 MS+A FS+A 585 598

641

655

FP+A

FP-A

Grfico 4: Distribuio das mdias do tempo de leitura do advrbio (seg.4) pelas condies experimentais

Esse resultado, semelhante ao encontrado por Kennison (2003), pode ser explicado pela vinculao do pronome ele ao antecedente disponvel no prembulo, seguindo o princpio B da Teoria da Ligao, fazendo com que a busca por um antecedente tenha terminado rapidamente, sem que fosse possvel a interferncia dos traos de gnero, nmero e animacidade dos antecedentes indisponveis a tempo de influenciar na resoluo da coreferncia e no tempo de leitura do advrbio.

Concluses Os resultados da presente pesquisa nos fornecem um melhor entendimento dos processos cognitivos relacionados resoluo da co-referncia pronominal na compreenso de frases. Todas as entidades discursivas, tanto as disponveis estruturalmente seguindo a Teoria da Ligao, quanto as indisponveis, so includas como candidatos potenciais a antecedentes. Os candidatos a antecedentes indisponveis sero levados em considerao na resoluo da co-referncia se combinarem em gnero, nmero e animacidade com o pronome e se no houver antecedentes disponveis no escopo discursivo. Se h um antecedente disponvel a busca termina e a ligao entre pronome e antecedente estabelecida; se no h, a busca demorar mais quando houver antecedentes indisponveis que combinam com o pronome. Esses resultados, que se assemelham aos encontrados no ingls, permitem evidenciarmos a universalidade do processamento co-referencial to freqente nas lnguas, e permite que continuemos explorando esse fenmeno to pouco estudado em portugus brasileiro, na tentativa de compreendermos cada vez mais os processos relacionados leitura e compreenso da linguagem humana como um todo.
60
VEREDAS ON-LINE PSICOLINGUSTICA 2/2008, P. 50-61 PPG LINGSTICA/UFJF JUIZ DE FORA - ISSN 1982-2243

ABSTRACT: The research investigated how adults use structural information during co-reference processing of the pronoun ele in Brazilian Portuguese. In the Experiment 1, participants read sentences containing the pronoun ele in object position, preceded by one of the four types of NPs in subject position with variation in gender, number and animacy features. In Experiment 2, subject type did not influence processing of NP pronouns when the context contained a structurally available antecedent. These results were inconsistent with claims that subjects consider only those antecedents that are structurally available as antecedents, following Chomskys (1986) Binding Theory (NICOL & SWINNEY, 1989). Keywords: Pronouns; Binding Theory; Co-reference processing; Sentence processing.

Referncias BADECKER, W.; STRAUB, K. The processing role of structural constraints on the interpretation of pronouns and anaphors. Journal of Experimental Psychology: Learning, Memory, and Cognition, 28, 748769. 2002. CHOMSKY, N. O Conhecimento da lngua. Lisboa: Caminho, 1986. CLIFTON, C. Jr.; KENNISON, S. M.; ALBRECHT, J. Reading the words her, his, and him: implications for parsing principles based on frequency and structure. Journal of Memory and Language. 36, 276-292. 1997. DUARTE, M. E. L. Cltico acusativo, pronome lexical e categoria vazia no portugus do Brasil. In: TARALLO, F. (Org.). Fotografias Sociolingsticas. So Paulo, Pontes. 1989. KENNISON, S. Comprehending the pronouns her, him, and his: implications for theories of referential processing. Journal of Memory and Language, 49, 335-352. 2003. LEITO, M. M. Processamento do objeto direto anafrico em Portugus Brasileiro. 2005. 149 f. Tese (Doutorado em Lingstica) - Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2005. NICOL, J.; SWINNEY, D. The role of structure in coreference assignment during sentence comprehension. Journal of Psycholinguistic Research. 18, 5-19. 1989. REINHART, T.; REULAND, E. Reflexivity. Linguistic Inquiry. 24 (4), 657-720. (1993). STURT, P. The time-course of the application of binding constraints in reference resolution. Journal of Memory and Language, 48, 542562. 2003.

61
VEREDAS ON-LINE PSICOLINGUSTICA 2/2008, P. 50-61 PPG LINGSTICA/UFJF JUIZ DE FORA - ISSN 1982-2243

You might also like