You are on page 1of 63

Fernando Pessoa O louco rabequista

(The mad fiddler)


Traduo de Jos Blanc de Portugal

I O louco rabequista (The mad fiddler)

O louco rabequista
No foi pela Estrada do norte Nem pelos caminhos do sul Que na aldeia em dia tal Comeou a ouvir-se a louca melodia. Apareceu de repente no caminho Toda a gente saiu para o ouvir De repente foi e em vo foram Esperanas de voltar a v-lo. Msica estranha fazia ferver desejos De liberdade em cada corao. No era ainda melodia exactamente Mas no-melodia tambm no. Algures l ao longe Algures mais fora um tanto Forados a viver a vida Sentiam resposta ao prprio canto. Resposta a essas saudades Que em seus peitos guardavam Perdido sentir pertena Do que h muito buscavam. A bem casada comeou sentindo Mal maridada afinal estar E o feliz terno amante reparou Que se cansara de ainda amar. O moo e a donzela se alegraram De tudo afinal ser s sonhado

E o corao triste dos sozinhos Menos se sentiu algures abandonado. Em cada alma abriu uma flor Que ao tacto deixa um p sem terra, Parte que nos falta para sermos todo, Hora primeira dalma gmea. Sombra vinda para abenoar De inexpresso osculado abismo, O desassossego luminoso Melhor do que o sossego ainda. Como veio, assim desapareceu Acharam-no apenas meio-ser. Depois, tranquilamente, misturou-se Pra memria e silncio s parecer. Novamente seu riso deixa o sono E findou-lhes a esperana extasiada, Pouco tempo foi depois preciso Pra esquecerem a hora passada. Porm, quando da vida a tristeza - J que a vida no desejada Lhes volta nas horas de sombra Com a sensao de estar gelada. De repente cada se lembra - Cintilando como a lua novi-nada onde arrefecem cinzas da vida de sonho Do louco rabequista a msica encontrada.

Licantropia
Algures os sonhos so verdade. L existe um lago solitrio Para mim e ti luz da Lua; Como nenhum pra ns dois s. L se desfralda escura a branca vela Ao sopro do insentido vago vento Que levar nossa dormente vida Para onde as guas se confundem. Com as margens de negro arvoredo Onde ignotos bosques satisfazem O desejo do lago de ser mais E assim se completa o sonho. L nos esconderemos, nos dissolveremos Tudo esvaziado no luar A sentir que o de que somos feitos algo por vezes musical.

Sortilgio
Da orla enluarada Estendo para ti as mos vencidas, Oh, cadentes outros rios Que olhos possam pensar ver; Oh, raios de esprito coroados! Ah, velada espiritualidade! Meu pensar, meus sonhos, a teus ps Suas bandeiras abatem. Oh, anjo tardo nascido Para encontro do homem decado! Em que novo estado sensual Podem achar doura nossas vidas presas! Que nova emoo hei-de eu sonhar Que possa pensar que me pertenceres? Que pureza de carnal desejo? Oh, qual vinha sarmentosa Constrange meu confiar mimado! Oh, esprito de vinho em sonhos destilado!

Sonho
Eu fora algures secluso No silncio e no luar. Tudo como se laguna fosse. Cuidados no interrompidos Excepto do vento os vagos delquios. Paisagem de meio-termo Entre sonhada e terrena. Dormia o vento em leve abano. Sargaosa de algas sempre a gua Em que mergulhavam nossas mos. Deixvamo-las correr Pelas guas invisveis. Nossos olhos cheios de cintilao Do meandro de um raio de luar Num cenrio de floresta. Do nosso calmo ser O esprito perdamos, Livres como fadas Nada mais tendo para herdar Do que o devir. L as fadas e os elfos Adamascavam seus acesos rastos. L se ganha em algum tempo Todos os enganos de ser prprios Que nunca logramos ter. Sinto calafrios, empalideo. Qual a fora do luar que assim me toma Tremulando sob o rio

E to me faz penar deliciado? Que sortilgio lunar lanado Abre toda a minha alma, toda? Oh, fala-me! Desfaleo! Desfaz-se-me o domnio do viver! Oh, dor de como que viver! Oh, indefinida mgoa! Oh, pena-luar que me sugere Ser inutilmente rei Em encantado imprio mudo Em lunar solo isolado! Oh, sofrer de flauta que se cala Quando a queramos tocando!

Alhures
Criana, vamos de longada At Alhures, de longada. L todo o dia meigo Alegres sempre os campos. L, sobre quem vaguei Livre e feliz, a lua Sua luz teceu e sombras De imortalidade. L, ver coisas ser jovem, Contos so doces, antigos mas novos, L cantam sonhos e realidade Lbios que nos podem extasiar. L o tempo instante de alegria, Vida, de o ser, sede saciada, Amor igual, amor de um beijo, De um beijo como o primeiro. No precisamos, criana, de navio, S nossa esperana, felizes ainda, Nem de remos, mas de iluses virgens. Ah, vamos descobrir Alhures!

II O charco resplandecente (The shinning pool)

O charco resplandecente
Vamos: nada tens a perdoar. Sonhar melhor do que viver. Mas ver o sol-nascente Quem deixou tudo por fazer, Se o pensar da misso de se pensar Se lhe perde como o cair da mscara. Ele s dever errar por vales Inda mais verdes do que estes Brilhando por trs das vidraas dos contos infantis Pensando o mundo a renovar-se. S para ele que sentado canta Nos degraus esquecendo a estrada Abre asas a ave das fadas E fericas alastram. No encontrar mo que lhe sustente As fontes caladas do seu desejar. Ningum lhe apontar regato oculto Em que infantil sede possa saciar. Mas vales mais verdes do que Hoje. Pensar mais querido do que Longes Bater-lhe-o porta e acordaro Sua frescura outras sedes para saciar. Assim como quieta costureira Sentada janela ao pr do Sol Em jamais atingida aldeia A nada de mal ele se entregar.

Mas, incorprea como um desejo, Sua alma como um arco-ris cruzar De seu perder-se os prados verde-chuva E a terra h-de florir falando.

O Poema
Dentro em mim dorme um poema Capaz de exprimir minha alma toda. Sinto-o vago como som ou vento Embora j esculpido inteiro para sempre. Nem estrofes, versos ou palavras. Nem com sonhar ainda . Mera emoo dele, esfumando apenas Bruma feliz em volta do pensar. Dia e noite em meu mistrio Sonho-o, leio-o, de novo o soletro, E sempre a fmbria das palavras me aborda Como adejando sua vaga integridade. Sei que nunca ser escrito. Nem sei, nos ei sequer que . Mas a sonh-lo sinto-me feliz, E alegria, mesmo falsa, alegria.

Olhando o Tejo
Ela apascenta seus rebanhos pelas colinas E sua voz me torna no soprar do vento Enquanto a sede de sua mgoa enche Tudo que em mim se indefine. No cavado de seu canto dormem lagos Espirituais bordados por rochedos, L sua nudez inbanhvel Nele se espelha num tardar de charco. Mas, nisto tudo, de real, apenas H minha alma, a tarde, o cais, e A sombra do meu sonhar de tudo isto, Dor por nova dor em mim.

Motto
Se de insculpir no lenho meus poemas tivesse o poder Qualquer criana havia de os entender, To perto do sentido que as coisas em deus tm Esto quer os meus poemas quer o que pensam as crianas. Pois a criana sabe que lgica e significado So nada apenas nada ocultando, E a criana sabe bem divinamente Que tudo so brinquedos e amenidades, Que um dedal, uma pedra ou um novelo So coisas que podemos sentir divinalmente E se delas formos fazer homens So homens realmente e no imagens. Pudesse, assim, fazer meu verso De meras ideias e melhor-lo mal em Visvel desenho, ou escultura, ou ento Qualquer coisa que pudesse parec-lo. Seria ento o poeta das crianas E, embora pudesse nunca chagar a sab-lo, Com o sentido externo que faz mais triste a vida, No rosto de inocentes mais alegres tornados Deus me daria alma ou devolveria O perdido sentir do saber, da recompensa

O senso das crianas ainda mais criana Quando agindo meus poemas a seu alegre querer, Elas, em seus brinquedos, pernas entrecruzadas, Despreocupadas vagueiam sobre o visvel mundo.

Perplexidade
Sonho, e estranhos poderes obscuros Assistem meu dormir resplandecente; Um som de prximas chuvadas Para mim rasteja sibilando forte; Ai! todas as minhas horas esquecidas Se adensam junto a mim qual neblina. Fantasmas de meus mortos eus Tecem-me em volta uma urdidura falsa; Plidos elfos, meus sonhos por sonhar, De minha carne agora fazem parte, E tudo o que sou, meus eus alheios se arquiva Em sonhos que alcanar no posso. Tacteio coisas impalpveis; Banho-me em sol de dias idos; Remotos em sol de asas perto, Do esprito flanqueiam as linhas cegas, E do outro lado da grande colina soa Um sino intimando a orar. Mas estou enjoado de sonhar, Cansado de ser sempre igual Em desertos espaos de parecer, Forado parceiro de um jogo Com a vida, estrela ao longe a brilhar Sobre inominadas mortas terras. Feros sonhos de outra qualquer coisa, Frenticos pela fuga, ( vaga que em mim ondula!) Fuga da vida, onde ela h-de ficar Vida sempre em dia de hoje!

Qualquer outra, outro lugar! No uma vida! No esta, a minha! Ah! ser vento, asa, barca Que para alm me leve! Onde? Se o soubesse L no quereria ir.

III A escolha errada (The wrong choice)

Luz nocturna
Ama, eu sei agora Que vo amar. Criana, nessa hora Costumavas-me cantar E afagar a testa At calma cor parecer. Relembra essa cano E f-la regressar. Quero sentir-me Outra vez essa criana Que tu adormecias To baixo cantando To baixo to de manso Que as coisas verdadeiras Enganavam fazendo-me chorar Por ver que me fugiam. Ama, junto minha cama Canta outra vez esse cantar, Que gosto de ter esperana De novamente o sentir. Meu corao sangrou At alegria dor parecer. Canta docemente, canta Sobre a minha afagada testa. Oh, perdidos espaos No sonho e no dormir! Oh, contos de fadas no contados Por ti, mas que ento foram Apenas lanados Da profundidade

Das ondas do teu cantar, Irrompendo encantados! Canta! Como se escutasses. Canta como se eu Mais mundo no tivesse Do que inteira toda a noite Ouvir teu cantar, Enquanto meu hlito esquivo Em meu prprio peito ondeia. Porque vivi eu Pralm dessas horas Quando teus cantos cantavas, Talvez de rainhas Em que meu sonho acreditou, Talvez de flores Cujo perdido aroma Rompe os veladores de meus sentidos. Porque perdi eu O que nem tive Mas era em tua voz, Meu corao e minha noite? Porque havia eu de escolher Vida, amor e pensamento, Escolha errada e De falso direito? Embala-me, ama, Canta de embalar outra vez pra mim. Canta at que eu encontre Menos meu corao, E a vida, carreta da vida, A deixar os sonhos livres, Contraindo-se indefinidos

No Desconhecido. J no s agora A minha ama a cantar A prpria minha infncia De novo em mim feita. No, tu s a hora Do sono que traz A cena no-cena E a dor no-dor. Sombria e sagrada Noite fraternal Em que minha alma Obcecada para alm est Da oca fronteira De meu deliciar E o inferior distribuir De penas e ardor; Em trevas imerso, Para alm do deleite Afogado em paz, A paz de ser nada, Barca de sombras Abandonada, Abstracta emanao Do ser e do pensar.

Embalo *
Meu corao est cheio de lento preguiar E dessa nvoa que meu pensamento Sai uma velha cano inglesa de embalar. Meu rei sento em meu colo Dou-lhe o peito a mamar; Seu amor me d a vida Senti-lo, repousaria. Canta, meu menino canta, S tu s minha alegria! A minha arte de cantar daria inteira Pra ser o remoto ingls menino Para quem foi feita esta cano. Quando acabares o teu repasto, Repousa meu menino sobre mim; Pra que tua me e ama Seja teu bero tambm. Canta, meu menino canta, S tu s minha alegria! Em volta de quem brancas mozinhas agarram O vestido de as me, deve ter acontecido A vera felicidade tambm. Receio que pra ti este encargo meu No d tudo o que eu queria desse, Pois s te serviria a ti No melhor que eu devesse. Canta, meu menino canta, S tu s minha alegria!

Oh, que tristeza cai em mim, Sabendo a amargura que eu sinto Quando o menino ouvia esta cano! Mas como sou e como posso, Eu devo e quero ser tua, Pequena embora para teu ntimo ser Condescendendo em ser meu Canta, meu menino canta, S tu s minha alegria! Di-se meu corao por poder chorar. Oh, pensar nesta cano que foi cantada Vendo o menino dormindo a sorrir! Meu rei sento em meu colo Dou-lhe o peito a mamar; Seu amor me d a vida Senti-lo, repousaria. Canta, meu menino canta, S tu s minha alegria! Menino eu fui tambm; fosse eu agora Esse menino e ele s, ouvindo Essa cano murmrio sobre a sua testa. Quando acabares o teu repasto, Repousa meu menino sobre mim; Pra que tua me e ama Seja teu bero tambm. Canta, meu menino canta, S tu s minha alegria! Oh, pudesse eu voltar ao feliz tempo Que nunca foi meu E que vivo apenas pra pensar!

Receio que pra ti este encargo meu No d tudo o que eu queria desse, Pois s te serviria a ti No melhor que eu devesse. Canta, meu menino canta, S tu s minha alegria! Sim, continua cantando em minha alma, velha voz, To s maternal pondo a dormir O menino mansamente. Mas como sou e como posso, Eu devo e quero ser tua, Pequena embora para teu ntimo ser Condescendendo em ser meu Canta, meu menino canta, S tu s minha alegria! Canta e no deixes meu corao chorar Porque uma criana um dia pde ter Esta cano que o embale e adormea. Mas como sou e como posso, Eu devo e quero ser tua, Pequena embora para teu ntimo ser Condescendendo em ser meu. Canta, meu menino canta, S tu s minha alegria! De algum modo algures, ouvi esta cano, Eu era parte da alegria que vivia Ao longo de suas vs linhas ociosas. Mas como sou e como posso, Eu devo e quero ser tua, Pequena embora para teu ntimo ser Condescendendo em ser meu.

Canta, meu menino canta, S tu s minha alegria! Sim, de algum modo, algures fui esse Menino, criana, e o meu corao feliz dormia. Agora oh, minha desconhecida triste sorte! * A Cano de Embalar citada o 134 poema do Golden Treasure de Polgrave, que por sua vez a recolheu de Private Music de Martin Peerson, um livro de canes de 1620. A Cano de Embalar aqui transcrita duas vezes e a ltima estncia tambm se repete duas vezes.

Prece
Nossa Senhora do Intil Pranto De meu corao o melhor relicrio a ti pertence. Dos anos fartos estou doente, Do amargo vinho embriagado E de s ter medos e cuidados De tudo saber menos findar. Intil rezar-te. Mas de dor meu corao est cheio. Seria teu lano dolhos caridade Mesmo que ser desdm parecesse. D-me que possa ser De novo, como teu filho, criana! Todo em choro est meu sentir de mim Em demasia sobre mim apiedado. Ah, venha um bero para os meus medos E a fmbria de teu manto para me firmar! Ah! Que vivas e bem perto de ns E seja tua mo a que nos toque! No sei como rezar. Meu corao um rasgado manto V como agrisalham meus cabelos. Ah! ensina meus lbios a evocar Teu nome noite e dia Como se tal nome todos fosse! A f de meus pais h-de erguer-se Em meus lbios nessa dolente hora. Rezo-te com os meus olhos Rosrios dangstias. Oh, dota Minha alma com um mnimo de doces mentiras

Do poder do teu sofredor filho! Esqueci-me do sabor da f E peno em busca da orao. Meu corao jardim devastado. Oh, tua mo no meu cabelo, Mo de me, repousa, E deixa-me morrer com ela sobre mim.

Instantneos de Vero
I Azul o cu, Alegre a verde erva. Meus olhos tristes cortejam A alheada cena. Pudesse meu corao Compartilh-la E sem subtilezas Sentir voar a vida! No tenho lar Nem horas sem dor. Vinde doces brisas Dentro a meu pensar! Oh, grande rio To quieto e verdadeiro Ensina-me a correr Como tu por entre a vida! No tenho sossego. Minhas flores murcharam. Que desse buscar Donde fugiu meu querer? Mesmo o que desejo Nem sequer me importa. Rico meu corao E pobre o meu amor. Oh, doirado dia Vem dentro em mim,

Minhalma radia Com o brilhar do sol! Seja apenas eu Mera vidraa, E ntido passars, Quente no-sofrer. Desmaio, tremo de frio Ouvindo a vida chegar. Oh, rio que passas Onde meu lar? Oh, felizes horas Que os campos gastam, Estivais frescas chuvadas! Oh, meu desamparo! Alegres horizontes! Felizes colinas! Que dor aprisiona Meu querer lutador? O que que existe Entre eu e mim? Que aconteceria Se isto fosse assim? Vida minha no mais Outra coisa hs-de ser Que uma praia solitria Com o mar a lhe bater. Que fado que poder De negro desespero Faz de cada hora alegre O sabor da que o no ?

Oh, para algum repouso Dai-me um lar, Um ninho, uma esperana Para no desgarrar! Algures na vida Por certo que deve haver Algo que no seja luta Esperando por me ter. Levai-me at l, Oh, dia feliz! Corao que sirva Para teu partir! Acorda-me as esperanas, Inda que falsas, pelo menos, Meu esprito tacteia em volta De paredes de cadeia. Baixa voz das ribeiras, Doce esposa do Vero Porque fiz de sonhos Minha nica vida? II Brilha o sol, Passam aves. A vereda borda O relvado. Vou por a Pelos pardos, Longe de males E desgraas.

No h esperana Agora e aqui, Nada a tactear Ou recear. Nada: o cu E a terra verde; Uma vaga surpresa Do haver nascer. Isto e no mais, Isto e minh alma E por cima o cu Este todo de nada. Sou de novo eu A criana que era, Que no sofre dor Mais do que o relvado. Vivo essa vida Livre de amanh E assim esqueo Lutas e tristezas. Eram as formas Do medo e esperana? Mostra a vinha cachos Nas faldas do carro. Esta hora real No perdurar, Mas decerto perdura Por isso que vivo. Deixemos clareiras

E ao azul do cu Em vagas sombras de alma Meu corao transvaza. At que eu me torne Coisa exterior, Sem casa, sem lar, Sopro apenas, asas, Uma impondervel Parte desta hora, Fora da presso De ser algo mais. Baixas vozes vindas Sadas do dia, Zumbidos, chilreios De longe ou de perto. Faam de mim parte De aquilo que so, Entornem-me o corao, E lancem-no para longe. Que minh alma seja Poeira pelo ar Na aura do vento Na taa do mar! A, diviso e perdido, Feito no mim mesmo, No mais fixo Sem sombra sequer. Passar esthora Como tudo o que sei; Mas enquanto era

Fresca tinha a testa. Caam-me as plpebras Em uma paz final, No aprisionado Na doena do pensar. Deixa-me pois descansar Neste instante e acreditar Nessa vida, a melhor, A mais perto do sonhar. Esta hora ardente Dessa forma assim vaga, Pois no vejo seno Com estes olhos turvados. S num escuro abandono Viver escondido Na orla onde comea A inclinar meu pensamento. E este pensar agora uma folha de erva Que nem sequer se apercebe De que as horas passam. III Pelo dia quente adiante Doce brisa comea a soprar, Perdoem minha alma os sonhos Ah! deixem-me rezar, pedir. Que essa hora refrescante Se una minha memria E anos depois tenha o poder

De outra vez viver em mim! muito pouco, bem sei, Mas felicidade, E poucas so realmente as horas Que podemos bendizer. H horas como esta, livres De pertencer ao pensar, Quando de nada temos de cuidar Excepto da brisa que nada. Deixem-me ento que essa hora Respire em minha memria Agora e que isso possa comear De novo sempre que veja Em peso e calor, meu corao crescer, E meu pensar fechar-se tardo. Oh, macia brisa areja-me o pensar! Oh, acalmia, limpa a minha sorte!

Vazio
O dia no algo adoece A cor que usa a sua palidez. Um esfumar de contornos torna A paisagem, e o horizonte traz Qual bandeira desbotada, a sombra Intil de seu bordo morto. Deixem-me o corao renunciar a tudo. Mais rico ficarei em todo eu. Cada alento, cada asa ao passar De mim me tira. E o cu inteiro Engole e minora na minha conscincia Minha real aflio. Pois minha verdadeira pena no ser To triste o dia como triste eu sou. antes nem um instante poder abater A dor que eu, apenas dor, tive de levar Vendo-a, sentindo-a Enquanto a vida, simples roda, ao lado passa. No: coisas mais vagas do que cus e plancies Em sombras se acastelam sobre mim, Minhas mgoas so mais vazias dores Do que as que podem simbolizar os prados; E meu vo peso da vida e mim mesmo S a si prprio se assemelha.

Monotonia
Cada brasa quente e sombreada Humidade exterior em si inclui, Deixa que lembremos, minha vida, At ao remorso nossos pensamentos. Abatido o vento mais frio sopra Contra a vidraa molhada. Mais velhos sentimos nossos coraes Em busca de outra vez viver. A noite fere. Que toda rubra brasa Se atice em mais quentes rubores Ai! Quando me lembro Gostaria de poder esquecer. Que incertas frias rajadas entram Por minha alma qual porta! Minhalma o centro vivo De sonhos que j no h. Mais e mais se esperte cada brasa! Que o fogo mais se aproxime! Que fcil o lembrar Quando memria diz arrepender. Pica o hmido vento agora roda de meu solitrio sentir. Meus olhos no deixam o brasido, Meus lbios gemem vago nome. Inutilmente atia cada brasa! A alma inteira penar, Penar do que lembramos,

Penar pelo que esquecemos. Oh, mais frio e agreste sopro Do vento pela hmida luz crepuscular! Sobre a campa do meu passado cintila Uma rosa vermelha em plena florao. Trevas rodeiam cada brasa, Revolvo-as ainda no de todo consumidas. Nossa vida quer lembrar, Nosso desejo esquecer. Meu mistrio comea a tocar-me o ombro At me atemorizar. A rosa vermelha morta. Tal como eu morta agora. Pudesse eu esquecer, plida brasa, Sem morte ou remorso! Ou fosse-me possvel lembrar Sem desejar o esquecer!

Irm Ceclia
Ai da irm Ceclia! A quem ela rezar At os ps lhe adormeceram e feriram-se-lhe os joelhos, De plidos lbios apertados, recolhidos, Olhos erguidos na alvorada em orao, Semicerrados nas preces da tardinha? Reza a Maria, Me e Rainha, Que tem sido sempre Quem do mal defende crianas e donzelas, No sensvel brao de lrio E virginal aurola. Pois da virgem se diz Que sangrara Nas sete dores que teve de seu magoado filho E por tal sofreu por todos ns Cujas almas por mos celestiais Da mesma madeixa de l branca so fiadas. Assim reza a Irm Ceclia Para que todos possam ser Purificados na eterna fonte Da comunicao dos santos, E lhes seja dado alcanar o Monte Radioso Embora de ps dilacerados. E, embora me ela no conhea nem reze Por mim - oh! possa ser sua prece Pela dor humana Incluir-me no que ela diz. Assim caia em meu corao uma vaga calma Porque ela reza.

IV Quatro pesares (Four sorrows)

Rios
Muitos rios correm Para muitos mares. O meu cuidar este apenas: Em qual de todos Podia estar em paz meu corao? Duas margens para cada rio. Nenhuma onde me perder Ouvindo o trmulo rumor Das guas vendo-as passar Embora ficar paream. Talvez haja outro rio. Mas longe, longe de Mim. L posso encontrar O irmo da minha eternidade. Em que Deus isto ser?

Bem longe
Longe, longe, De aqui bem longe... Onde no se corre em busca da alegria Nem do medo se foge, Longe, longe de aqui. Os lbios dela no eram muito rubros Nem o seu cabelo muito loiro. Suas mos brincavam com anis E ela no mas deixou de tomar, Suas mos com oito brincando. Ela algo que passou Bem longe, longe de sofrer. Alegria no pode toc-la, nem esperana Entrar jamais em seu domnio, Nem o vo amor. Talvez que um dia Para alm de luz e sombras, Ela pense em mim e faa De mim todo um deleite, Longe, bem longe do que podemos ver.

Episdio
Seja o que for que sonhemos Todo o sonho verdadeiro. Seja o que for que parea Deus f-lo visvel E portanto Real como tudo isto. Seja o que for que queremos Algures certo existe. Agora, agora sempre e ricos Somos aqui do alm. Dentro de nosso eu sentido Auto-descobrimos Deus. Por vezes julgo que a esperana Pode tornar verdade tudo isto, Mas paro, tacteio, vacilando, E vida, e medo e dor tudo o que me fica. Para qu tais penas. Esta inquietao que se arrepia Com a possvel alegria, Todo esse penar que enche Nossa esperana at nos descorooar? Porqu? Porqu tudo isto Se tudo incerto? Oh, concedei-me uma aragem Sobre pradarias, E que essa brisa praza, Nem que a entenda. Toda a angstia

Vago desejar de felicidade.

Nada
Anjos vieram a busc-la. A meu lado a encontraram Onde suas asas a trouxeram, Anjos a levaram. Deixou a clara luz divina de seu lar E junto a mim veio habitar. Amava-me porque o amor Apenas ama coisas imperfeitas. Do alto vieram anjos Para de mim a afastarem. E para sempre de mim a afastaram levando-a Enter suas asas luminosas. Por certo era irm dos anjos E de Deus to perto como eles. Mas amava-me porque Meu corao no tinha irm. Eles a levaram. E tudo e nada mais.

V Jardim das febres (Fever-garden)

Jardim das febres


I De diablica neve rubros viventes flocos Venenosamente relacionam ao r pecaminoso Com as doentias rubras flores desatomizadas Sem razes pela Noite e o Alm absorvidas Relao que em si presa Feita s palpitantes veias do ver Como sobrevivente demasia No contgua ao ser Embora aurola-filtro ou lai Cantado volta do vcio entronizado As papoilas da via da super-memria Circulem como em teia de aranha trs vezes ansiando Em torno ao flico ntimo plantado A meio caminho entre sentir e entender Em torno a vazia bruma falante tensa comprimida Aos lbios cortados d cnscio sangue II Assim deve a humilhada comunho Ao vcio de contaminar coisas sagradas E fazer eucaristias de angstias Quando adensa o desejo com macias-agudas asas Pois sua rubra boca at prpura enegrece D espao aos perdidos ritos E interrompe a pista do nosso corao batente Em direco a demonacos infinitos

At que o momento do espasmo arremeta e se lance Qual manto sobre o consciente Rasgando o vu do destrudo templo E as lnguas das flores do Espao boca voltem.

Janela quebrada
Meu corao olhar que silencia. Para alm das colinas h um lar. Meu corao olhar que silencia. Meu lar l, para alm das colinas. Suporto o corao como velha praga. No h razo para lamentos. Suporto o corao como velha praga. Para qu lamentos ou razes? Qual fantasma meu corao em mim habita. Para alm das colinas jaz morta a minha esperana. Qual fantasma meu corao em mim habita. Para alm da minha esperana jazem mortas as colinas. Qual siznia o corao me arrancaram. No era verdade que eu tivesse de viver. Qual siznia o corao me arrancaram. No pude pens-lo verdadeiramente vida. Agora o meu corao tem grandes ndoas Como as de sangue num sobrado. Agora o meu corao tem grandes ndoas E jaz no cho meu corao. A sala agora para sempre se fechou. Meu corao agora sepultado vivo. Meu corao agora para sempre se fechou. A sala inteira sepultada viva.

sis
No frio trio de colunas Branco intrito a seus modos vrios Comea a bela muda fila Das esttuas de suas pulcritudes. Doze so as de que a mente associa Em nico sentido suas vistas vidas separadas; A dcima terceira que a todas compreende, Sua alma e sua confluncia significa. Como representam os cinco sentidos, Sete so os seus mistrios do pensar. A dcima terceira parece como que vivente A par de sua vida sem tal conhecer. Estagna o estio fora de suas sombras, As brisas se arrastam pelos seus vestbulos E de sua perda entre janelas as clareiras So algo de que se lembra a alma. No que seu ntimo v Ela ergueu sua casa com celestes tipos. O sol risca os renques de longos pilares No frio duro cho de o seu ser. Mas ela est longnqua e em desamparo, Suas esttuas esperam sua Nova Hora, E das sombras de o seu ouvir Que o sussurro dos zangos floresa. Isto no foi acaso em modo ou tempo. Foi tudo frio como frios os sonhos. Quando brisas em nossas mgoas se insinuam

E nos depem nas margens de um lago. E novo maior lago surge Na imaginao nossa renovada, E todo o nosso corporal sentir despreza Nossa inata falta de barbatana ou asa. Imvel parei ante seu prtico. L as sombras eram ntidas e ligeiras. Mansamente, como um beijo, esperei E o Ter, qual andorinha, passou.

Ennui
Sob um cu baixo e ameaador Carrancudo de ventos solitrios a gemerem Plido doente luz que vem do alto At fazer a paisagem suspirar para sempre, Sempiterno suspirar, Negro calmo rio enfeitiado Que de si prprio afasta uma cidade Corre e em ntimo pavor se arrepia Como escura sorte e prxima sempre. Mais perto sempre. Sim, por essa paisagem do sonho fugida Para hrrida verdade, h-de fugir Essa torrente ensimesmada em si esvaziada Que traz, da emoo dos sonhos, um sonho Ao sonho da emoo, E corre de terras onde mover no h Para um possvel distante oceano; E eles cujos olhos inertes se angustiam Nele se banham e toma o sonho da emoo Pela emoo do sonho.

Linconnue
Que a tua mo o meu cabelo Alise. Olha-me Em meus olhos dentro. L um regato corre Preciso, o calor cortando De meus calados gritos. Que a tua mo descanse Sobre a minha testa. Que teus olhos sorriam No desassossego Agora de meus olhos Teus por algum tempo. Ah! No esqueas Que esse tocar-me Seja por mim sentido Leve como um pensamento E que tudo isso seja O que esperana pode ser. Que tua mo rocegue Um instante apenas Meus cabelos. Julgo dormir mas Suportar no posso Sentir-me a sorrir. Tudo me falhou, Mortas so as esperanas todas, Breves, alegrias todas. Ah! Que tua mo Abatida de

Triste se sentir Me alivie! No importa se Ningum o entender. Sim, deixa ficar Por sobre a minha testa tua mo. O que vale a vida agora to pouco que dor parece frgil E pntano o pensar. Tira-me da testa os cabelos Da dor que ela tem. L onde corre a pista Da leveza por Meu denso pensar. Que quer isto dizer? Isto so palavras apostas A preguiosa melodia. O que lamento Jamais existiu. Para no turbar o meu sossego Vem depressa, vera paz!

Horizonte (2)
I Inauditos abismos no profundo mar De fundas glidas cavernas (As presas da batalha no sero para ti) para sempre dormem. Nem viso do alto ou monte refulgente Pagam tua dor. O secreto anjo nunca teve em conta Teu perdido ganho. Na boca da esfinge a histria morreu, A relva no atalho cresceu. Nossa mgoa seguir onde a levaste Atravs do desconhecido. Esperas escondido ou em paz fias Onde silncio probe? D-nos aos menos a busca inobtida E os floridos prados. II J o mar simples linha branca Orlando o meu desejo, E o vento chega ensombrado e fino Com seu ferico toque Alcanando meu vulgar desnimo e dor, Meu maravilhar e minha noite, Subtil pressentir da chuva que h-de vir E de meu deliciar perdido.

A razo perdida de haver amor Assim sossega, Viso secreta, campa refulgente E rvores finais.

Navio que para o mar fazes as velas


Navio que para o mar fazes as velas Se no podes contido me levar Leva ao menos com a tua esperana De outros portos o meu desalento E o que em mim no escuro tactear. Navio que logo velejas Deixa-me sonhar que tu no podes Chegar onde alfim eu poderei No mais viver em penas Ou em mgoas descansar. Navio que navegas para a Morte Vai longe, longe, vai Ao correr do sopro do vento Tendo a escutar-te A estrela da Sorte. Navio que no ests em parte alguma Excepto no que o meu sonhar E por tal s belo Veleja ou no... Parece Que veleja. tudo. Onde? Navio meu sonhado que te esfumas Na distncia do que sonho, vai, H mais felizes clareiras Para alm das quais s sei Que hoje e penar.

Me das coisas impossveis


Me das coisas impossveis, Irm do que nunca h-de ser, Tu de cujos lbios cerrados jamais sairo As palavras cuja falta meu abatimento Senta-te a meu lado enquanto ignoro. Sorri a par d minha ignorncia de ti E minha perdida solido restaura. Ah, a vida triste como indesejadas coisas, Amor o dia que nunca h-de chegar Aos cegos como a minha alma cheios Do pressgio de tambores vindouros Quando a cidade cair que me obceca A ntima viso cuja noite sussurra Em ns enquanto a morte sobressalta o canto. Ah, interpela-me, l-me a minha alma! No me ds verdade, estrada ou viso, Mas liberta-me deste abatimento De conscincia e invisvel acicate Que sempre busca o que aparncia . Iluminado pelo perto-ser deste meu fardo! Ah, deixa-me tomar-te a mo, sonhar!

Quando repousaremos?
Quando repousaremos? As infindveis vagas Essas nada buscam. As rvores todas-paz Sua vida sem vida A tristeza as poupa. Quanto partiremos? Para onde? Nada Saber procuramos. Aqui tristeza. Pudssemos algo aqui De obscuro, saudar. Que pode em ns findar Deixando-nos em paz? Vida nos escraviza, Como dor nossa alegria, Nosso ganhar que a perder iguala, Nossa entravada libertao. No nos pode amor valer Nem felicidade viver. A breve carcia da alegria Como brisa fugidia Num instante decada Sonhamos doloridos. De ns bem fora Outra terra mora Menos luminosa Onde repousar podemos Deixando de procurar

Sem desejo de aportar. Pronta est a barca De nosso repousar. Vamos embarcar. sozinho o mar? Sozinhos ns somos. E dor apenas dor mostra. Nada recordar. Como luz se apagar No subitamente. Imergir qual sonho No curso da torrente De sua prpria noite. 25.4.1917

Acorda com o Sol


Acorda com o Sol, com a manh, Acorda ao chegar o dia, S com o orvalho e o rubor recm-nascido Mas, ao contrrio deles, permanece! Nvoas caem do que s: So o que ns vemos Chegar e entrar nos nossos coraes, E deixa que a vida seja. A manh pertence ao mundo vazio Onde os homens s entram depois. Vem e deixa que a vida de ti se desenrole Lentamente como o medo. E em ti o ser terrvel apenas tu Sem corpo nem alma Vazar teu todo blsamo sobre a minha testa entristecida E minha esperana perfar! 4.7.1917

O Mestre disse
O Mestre disse: No receies O que os outros dizem por necessidade. Sob as felizes rvores sentados Falam de nada e de argcias. Sob as silentes rvores, de p, Falam de iluses e terras de ningum. Sob taciturnas rvores jazem Maravilhando-se de cus e terra. Esta a matria da cano Que ningum pde cantar Nem bem nem to extensa. Esta a substncia do conto Que ningum pde contar sem falha. Este foi o tema do ltimo verso feito Para que no piore a terra. Assim o irmo rouxinol Esqueceu a sua histria e at a msica. Assim subiu a cotovia e encontrou somente Ar e falso domnio em toda a parte. Assim a cadente guia a presa largando Seu ficou apenas o dia vazio. Assim o segredo disto tudo Qual ou ser ningum agora o pode imaginar Talvez pralm do que o pensar define. Como vinho alguma sorte algum dia Possa de ontem fazer sombra e dormir. Mas se isto faz sentido ou no, Fala ou no, foi um pensar cuidado:

Desenrolar tela to belamente exposta E todos os crticos se contradizendo, Foi razo e lar, O resto justifica o divagar. 2.2.1917

You might also like