You are on page 1of 11

Demncia Senil do tipo Alzheimer

Luis Guedes,Jefferson Grasiella e Thain

Demncia Senil
Demncia Senil um termo coloquial usado pela primeira vez no inicio do sculo xx para descrever demncia relacionada com o processo de envelhecimento(a palavra senil derivado do termo latino senex, que significa velhice).o entanto, demncia senil mais conhecida hoje como demncia relacionada com a doena de Alzheimer.

Alzheimer
Alzheimer uma doena cerebral degenerativa primria de etiologia desconhecida com aspectos neuropatolgicos e neuroqumicos caractersticos. O transtorno usualmente insidido no incio e se desenvolve lentemente mas continuamente durante um perodo de vrios anos. Demncia na doena de Alzheimer com incio aps a idade de 65 anos, e usualmente ao fim do oitavo decnio(70 e 79 anos)ou aps essa idade; evolui lentamente e se caracteriza essencialmente por uma deteriorao da memria.

Progride da demncia de Alzheimer em vrios estgios


A demncia comea com mudanas diminutas. Uma pessoa pode experimentar um lapso de memria, tais como tendo achado dificuldade que esquecendo o nome de algum ou perder objetos comuns tais como, chaves de casa, assim como culos. Geralmente, essas deficincias cognitivas muito suaves no perceptveis por familiares.

Dficits cognitivos leves


Dficits cognitivos leves podem anunciar na fase inicial da doena de Alzheimer no ponto em que aqueles perto da pessoa comeam a notar alteraes no funcionamento cognitivo. Problemas com a memria ou concentrao tornam-se mais evidentes, diminuio no planejamento e habilidades so notadas. Uma pessoa pode apresentar menor capacidade de lembrar os nomes das pessoas a quem eles so introduzidos, ser incapaz de reter novas informaes ou perder objetos valiosos.

Declnio cognitivo moderado


Nesta fase de demncia se tornam evidentes em uma entrevista mdica com o paciente de Alzheimer. O paciente no pode recordar os detalhes dos eventos recentes ou em curso, tem dificuldade em lembrar de sua prpria histria pessoal e comear a ter dificuldades para executar tarefas dirias, tais como gerenciar um talo de cheques. Retirada social comum o quanto o paciente se sente desconfortvel nessas situaes.

Declnio cognitivo moderadamente grave


Paciente de Alzheimer comea a precisar de assistncia com as atividades da vida diria durante esta fase. A pessoa pode se lembrar seu nome , bem como os nomes dos familiares prximos e amigos, mas esquecem detalhes importante, como o seu endereo e numero de telefone e podem mesmo ser incapazes de lembrar a data ou dia da semana. Aritmtica torna-se cada vez mais desafiado, e o paciente no pode contar com verses ante riores em intervalos de 4s e 2s.Enquanto esta pessoa no tem dificuldade de alimentar-se ou usar o banheiro, ele pode necessitar da ajuda na escolha do vesturio adequado.

Declnio Cognitivo Grave


necessrio para o paciente com demncia de Alzheimer ampla assistncia de Alzheimer durante a fase de declnio cognitivo grave. O paciente pode no estar cientes de experincias extremamente recentes, mostrar O no-aparecimento de seu ambiente e tendem a vagar e se perder. Enquanto a pessoa ainda lembra seu nome, ele ode dar um relato falho de sua historia pessoal. E assistncia como ele frequentemente ser incapaz de colocar sapatos ou inadequadamente vai camadas roupas ( por exemplo colocando roupa do dia em mas de pijamas). necessrio assistncia com o banheiro , e o paciente pode comear a apresentar incontinncia urinaria ou fecal. Nesta fase, o paciente tambm pode experimentar uma mudana na personalidade, tornando-se suspeito de cuidadores ou tendo delrios anulaes.

Muito graves dficits cognitivos


O estgio final da doena de Alzheimer exige cuidados 24 horas por dia. O paciente pode perder a capacidade de se comunicar com os outros, controlar o movimento e no responder aos estmulos ambientais . Um paciente pode tambm falar palavras e frases, mas esse sero frequentemente incompressveis e sem sentido. Em geral, caracteriza-se incontinncia. O paciente no pode andar ou sentar-se sem assistncia a requer assistncia para comer e engolir.

Causas, incidncia e fatores de risco


Presso arterial alta muito tempo Antecedentes de traumatismo da cabea Nveis autos de homosistena(quimco corporal que contribui para doenas crnicas, como a doena cardaca, a depresso e possivelmente a doena de Alzheimer). Pertencer ao gnero feminino; devido a que as mulheres, geralmente, vivem mais tempo que os homens, tem maiores probabilidade de desenvolverem essa doena.

O que ocorre no crebro da pessoa com Alzheimer:


O tecido cerebral mostra ndulos fibrilares (fragmentos de protena enrolados dentro dos nuronios, obstruindoos) placas neuronais (aglomeraes anormais de clulas nervosas mortas e moribundas, outras clulas cerebrais e protena) placas senis(reas onde se acumularam produtos de nuronios mortos volta de protena). Se bem que essas alteraes ocorrem em certo grau em todos os crebros, com a idade, apresentam-se mais no crebro das pessoas com doena de Alzheimer A distruio das clulas nervosas leva a uma diminuio dos neurotransmissores( substncias segregadas por um nuronio para enviar as mensagens a outro nuronio),cujo o equilibrio correto critico para o crebro.

You might also like