You are on page 1of 56

A Real Fbrica do Gelo Serra de Montejunto

Vista Panormica da Serra de Montejunto

Montejunto A Serra de Montejunto, situada a 60km a norte de Lisboa, ergue-se entre o Cadaval, Alcoentre, Alenquer e a Vila Verde dos Francos, numa extenso de 15 quilmetros de comprimento, por 7 de largura, estando o seu ponto mais elevado a uma altitude de 666 metros.

Real Fbrica do Gelo O hbito de saborear gelados e matar a sede com bebidas frescas nos dias quentes de Vero ter vindo de Espanha e introduzido em Portugal pela corte de Filipe II. No existindo ainda as modernas tecnologias de refrigerao, o recurso neve e ao gelo constitua a nica alternativa possvel. Por isso, a procura deste escasso e valioso bem foi crescente, bem como a sua comercializao. Localizada a cerca de 40 Km de Lisboa e prximo do rio Tejo, ento via privilegiada de acesso capital, a Serra de Montejunto apresentava grandes vantagens sobre o principal (e nico) centro abastecedor de neve, a Serra do Coentral, situada na extremidade sul da Serra da Estrela. Este complexo industrial foi considerado por diversos especialistas internacionais "como um caso nico pela originalidade das suas estruturas e pelo razovel estado de conservao".

O fabrico, armazenamento e transporte do gelo


Praticamente tudo o que se sabe sobre esta interessante actividade, que dever ter cessado em finais do Sc. XIX, (o frigorifico foi inventado por Gorrie em 1850, mas s no final do sculo viria a ser comercializado por toda a Europa), se deve tradio oral. So ainda vivos descendentes de pessoas que trabalharam no fabrico da "neve'". Era assim que quando chegava o ms de Setembro se enchiam os tanques rasos de gua e durante a noite se esperava que o frio a congelasse. Quando o gelo se formava, o guarda da fbrica ia a cavalo at aldeia de Pragana e, com uma corneta, acordava as pessoas para que, antes do nascer do sol, num trabalho rduo e duro, partirem as placas de gelo, amontoando os fragmentos e depois os carregarem para os silos de armazenamento, onde era conservado at chegada do Vero. Na poca do calor, era toda a saga do transporte at capital do reino. Primeiro era o dorso dos animais que transportavam a preciosa carga, para vencer o acentuado desnvel da serra, depois as carroas faziam chegar o mais rpido possvel o gelo aos "barcos da neve", ancorados na Vala do Carregado que por sua vez o levavam para Lisboa.

Existe um curioso documento divulgado pelo professor Mendes Correia sobre Regalias e Privilgios e Isenes, concedido ao Neveiro Real, Julio Pereira (calculamos tratar- se Julio Pereira Pereira de Castro, cujo nome constava na inscrio sobre a porta do edifcio dos si1os ), datado de 1759, no qual se decreta que o dito neveiro "poderia tomar as carruagens, bestas e barcos e tudo o mais que fosse necessrio para a conduo da dita neve", e mais adiante "dando- lhe todo o favor e ajuda que ele pedir no transporte da neve". bem patente que todas as facilidades eram necessrias para que houvesse o mnimo de perdas. curioso observar que o cargo do Neveiro Real era sempre ocupado por militares, talvez por lhes ser mais fcil a organizao e a obteno dos meios para prover o transporte do gelo. Do consumo do gelo diz -se que ter sido a corte de Filipe II que nos finais do Sc. XVI tero divulgado e institudo a moda do gelo em Portugal. Aquando da sua visita a Portugal, no ano de 1619, todos os meios foram mobilizados para que no faltasse a neve na mesa Real. No entanto nessa poca o gelo vinha da Serra da Estrela. A Fbrica do Gelo de Montejunto apenas ter sido contruda por volta de 1741, e ter custado 40 ou 45 mil cruzados, despesa exorbitante para a poca. Ela destinavase sobretudo a colmatar as falhas constantemente observadas nos fornecimentos vindos da Serra da Estrela e da Lous.

A Publicenso foi a agncia escolhida, pelo Municpio do Cadaval, para desenvolver a identidade grfica da Real Fbrica do Gelo, um espao nico no panorama nacional cuja recuperao est em curso. Em plena Serra de Montejunto, a construo do complexo fabril da Real Fbrica do Gelo tinha como objectivo satisfazer as necessidades de consumo da corte portuguesa, e no s, que nessa altura trouxe de Espanha o hbito de utilizar neve para a confeco de gelados e bebidas frescas. Este complexo aproveitava as condies meteorolgicas particulares daquela parte da Serra de Montejunto para congelar gua numa srie de tanques, sendo a camada de gelo posteriormente recolhida em silos para a sua conservao, compactao e expedio. A cessao de actividade ter ocorrido no final do sc. XIX, decorrente do advento das modernas tecnologias de refrigerao.

Segundo Carlos Conceio, responsvel pela Publicenso, este trabalho particularmente interessante pelo facto de ser uma rea pouco conhecida da nossa Histria, sendo igualmente raras as oportunidades para desenvolver um projecto relacionado com arqueologia industrial. A identidade grfica j criada tem justamente como objectivo reflectir o carcter industrial do complexo, sem descurar a ligao corte e aos prazeres oitocentistas que nessa poca surgiram em geladarias emblemticas da capital como o Caf Martinho, na altura conhecido como Casa das Neves. O nosso desafio consistiu em captar a essncia intemporal do complexo o prazer, a beleza, o carcter inovador e revesti-la de uma linguagem grfica contempornea e jovem, capaz de captar o interesse de visitantes de vrios targets, desde o pblico escolar, passando pelo turismo histrico-cultural, entre outros, explica ainda Carlos Conceio.

Real Fbrica de Gelo de Montejunto

Fachada frontal

A edificao da fbrica de gelo que abastecia Lisboa normalmente atribuda aos frades dominicanos. Anterior a 1741, o fabrico do gelo tinha incio no final do ms de Outubro, altura em que se enchiam de gua os cerca de 44 tanques. Assim que a gua atingia o estado slido, o gelo era colocado em dois silos construdos para o efeito, abrigados num edifcio vizinho.
Os blocos de gelo eram depois transportados em burros e carros de bois at ao Tejo, sendo posteriormente transportados at Lisboa nos chamados "barcos da neve".

Planta Geral da Fbrica Real do Gelo

Edifcio do processamento do gelo

O Forno

O Forno 2

Tanques de congelamento

Tanques de congelamento 2

Igreja, com o stio ocupado pela estatueta de Nossa Senhora das Neves, entretanto roubada

Edifcio dos silos de armazenamento

Mais tanques de congelamento

Planta da Fbrica do Gelo

Edifcio dos Silos de armazenamento 2

Vista panormica da Serra de Montejunto

A Real Fbrica de Gelo da Serra de Montejunto pode, tambm, ser designada por fbrica de neve. Denominao, alis, mais correcta, reconhecendo-se, de imediato, a natureza tcnica e econmica do lugar industrial. Considerada como um testemunho nico em Portugal, esta tipologia fabril um modelo tcnico importado, coetneo de uma cultura europeia, e no s, a partir, essencialmente, do sculo XVII - XVIII, certamente adaptado a condicionalismos geogrficos e climatricos. Os vestgios materiais encontrados so geralmente os poos - cuja funo era a de armazenamento da neve, guardada entre Outubro e Maio e distribuda nas fases de estio. Julio Pereira de Castro edificou os poos de armazenamento de neve da serra da Lous e reedificou a fbrica de Montejunto pela dcada de oitenta de Setecentos.

A placa que encima a porta mais nobre do edifcio de armazenamento do gelo, a lembrar um espao religioso, tanto pelas solues construtivas ou evocativas da fachada, como pelo destaque que este edifcio detm no conjunto da fbrica, onde se localizam 3 poos, refere - esta Fabrica c suas Pertesas c'oprou e reedificou Julio Pr de Castro Capito de Malta Reposteiro e Neveiro da Casa Real no ultimo de Janeiro de 1782.

Local onde se encontrava a estatueta de Nossa Senhora das Neves

A designada Real Fbrica de gelo uma fbrica privada, cujo produto tambm era vendido Casa Real. Sem a presena de um forte ou arrojado equipamento tecnolgico, nem de um motor centralizado, dependente de uma fora motriz assente na energia hidrulica, este espao produtivo, no deixa, contudo, de se inserir na lgica fabril, de produo rural, e muitas vezes prximo de um universo oficinal - como os pises, por exemplo. Para a obteno do gelo foi equacionado um modelo racional, faseado de obteno de gelo, dependente, apenas, aparentemente, de factores climatricos e de elementos da natureza como a gua. A racionalidade subjacente a este processo, a sua concentrao num mesmo espao, apesar da utilizao de uma mecanizao mnima, permite inferir a presena de um pensamento produtivo j muito distante apenas da recolha da neve e do seu consequente armazenamento, permitindo-nos falar em fbrica. Para alm dos vestgios materiais que ainda se encontram in situ, seria necessrio todo um conjunto de instrumentos, j hoje desaparecidos. Sumariamente, referenciam-se trs reas funcionais que se podem comparar com seces de fabrico localizadas e implantadas em paisagem natural, integrando-a, funcionando duas delas ao ar livre.

Identificam-se, assim, a rea da extraco da gua, constituda por dois poos, uma casa da nora e um tanque grande; a da fabricao do gelo por processos naturais composta por um conjunto de 44 tanques de pequena profundidade, articulados entre si, por um sistema de conduo da gua a partir do tanque grande da rea da extraco e a do armazenamento e expedio do gelo, referente aos poos de armazenamento do gelo, implantando-se as duas primeiras reas numa plataforma natural e os poos num terreno em declive. Este o conjunto funcional chegado at ns. Consultando, no entanto, documentao diversa e tendo presente que este lugar funcional teve vrios momentos de construo, sabemos hoje que esta fbrica era maior. No seu momento mais ureo, teria: a) Na rea de extraco da gua - dois poos, uma lagoa. b) Na rea de fabricao do gelo - duas seces de tanques de congelao. c) Na rea de depsito do gelo - uma estrutura contrafortada que integraria os poos de armazenagem do gelo.

O Museu Municipal do Cadaval


O Museu Municipal do Cadaval vai organizar, de 19 a 23 de Junho, na Serra de Montejunto, a iniciativa GelArte, no intuito de levar os jovens do Concelho a visitar um elemento fulcral do seu patrimnio a Real Fbrica do Gelo, dando a conhecer o funcionamento e importncia deste Monumento Nacional, de caractersticas arquitectnicas nicas no nosso pas, que fornecia a corte e a baixa lisboeta de gelo, durante os sculos XVIII e XIX.

Na programao desta iniciativa consta a realizao de visitas guiadas ao complexo da Real Fbrica do Gelo, onde se poder observar o funcionamento desta estrutura. Esta actividade designa-se Caminhos dum Neveiro, sendo destinada a todos os alunos deste Concelho. Seguidamente realizar-se-o dois ateliers de explorao do tema, o primeiro, Mos de Fantasia, destina-se ao 1 Ciclo, e decorre nos dias 19, 20 e 22 de Junho. Esta aco consistir na construo de bonecos de fantoche que caracterizam os trabalhadores da Fbrica, decorrendo na casa de apoio, junto ao Centro de interpretao Ambiental. O segundo atelier, denominado Quente ou Gelado, vocacionado para alunos de 2 e 3 Ciclos, realizando-se a 21 e 23 do referido ms, no qual os estudantes tero oportunidade de mostrar o que apreenderam ao longo de toda a visita. Para a recriao do funcionamento da Real Fbrica do Gelo iro participar os alunos da E.S.C.O. de Torres Vedras, tal como os idosos do Centro Social e Paroquial de Lamas.

Edifcio do sc XVIII. Era neste edifcio que se fabricava o gelo utilizado pela corte, lojas ou hospitais, nomeadamente o de Todos-os-Santos, em Lisboa. Este edifcio era usado para o armazenamento, conservao e expedio do gelo. O gelo era colocado nos dois silos aqui existentes. Havia ainda um terceiro, onde se guardava o gelo j embalado para seguir para Lisboa. Transportado em cestos, s costas dos trabalhadores, o gelo era depois prensado com maos, e assim se fazia diariamente at aos meses de Abril ou Maio. Depois formavam-se blocos que se envolviam em palha e serapilheira. O transporte para Lisboa era feito durante a noite, serra abaixo, de burro, at ao sop, e da at ao Carregado, em carroas. No Carregado, o transporte era feito de barco at Lisboa. O percurso total demorava cerca de 12 horas...

Runas do Convento Dominicano de Nossa Senhora das Neves

Situado no topo da lindssima Serra de Montejunto, no concelho do Cadaval, ficam situadas estas duas estruturas de grande interesse Patrimonial: a Ermida de Nossa Senhora das Neves do sculo XIII, e o que resta do possvel primeiro Convento Dominicano do Pas, construdo no sculo XII. O convento encontra-se hoje em dia em Runas, mas possibilita uma boa observao sobre o modo de vida dos Frades Dominicanos na vida conventual medieval, tendo a Capela sido por ele construda em devoo a Nossa Senhora das Neves. A Capela, construda no sculo XIII, foi muito alterada a partir do sculo XVI, apresentando no interior interessantes altares com azulejaria do sculo XVII. Bem perto esto situadas as runas da Real Fbrica do Gelo, classificadas como Monumento Nacional.

Aqui, no sculo XVIII, os monges sabiamente aproveitaram as condies climatricas e geolgicas e abriram grandes tanques ligados por estreitas passagens, constituindo uma parte para a produo do gelo e a outra para a sua preparao, armazenamento e conservao. O gelo era posteriormente transportado para Lisboa, para abastecimento da corte e dos cafs.
O convento Dominicano, dado a sua localizao inspita, foi entretanto abandonado, instalando-se os frades num outro Convento, em Santarm. Anualmente em Agosto, celebra-se a Romaria de Nossa Senhora das Neves, atraindo muitos fiis e visitantes.

Encontra-se concluda a empreitada referente ao arranjo paisagstico da zona envolvente Real Fbrica do Gelo, em Montejunto, enquadrada no projecto Valor Gelo, que visa a salvaguarda e valorizao deste antigo complexo fabril. Seguir-se-, este ms, a empreitada de conservao e restauro das respectivas estruturas arqueolgicas. A Cmara Municipal do Cadaval, consciente da importncia histrica e patrimonial da antiga Fbrica do Gelo, classificada, em 1997, como Monumento Nacional, j tem em marcha um projecto estrutural que visa a recuperao integral do complexo, tornando-o condignamente visitvel e mais apelativo. O projecto de valorizao daquele que considerado um marco da Arquitectura Industrial, a nvel nacional e europeu, compreende diferentes intervenes, relacionadas, sobretudo, com recuperao dos percursos e envolvente, conservao e restauro das estruturas, colocao de sinaltica, entre outras aces previstas que visam, no seu conjunto, no apenas a salvaguarda daquele patrimnio, como ainda a sua promoo e melhor compreenso, interpretao e fruio pelo pblico visitante.

Recentemente, deu-se por concluda a primeira fase do projecto, ou seja, o arranjo paisagstico da zona envolvente ao antigo complexo industrial, que consistiu, essencialmente, na recuperao dos caminhos em toda a rea envolvente aos antigos tanques de enchimento e congelamento de gelo, bem como ao edifcio de armazenamento e conservao, tendo includo, ainda, limpeza da mata perifrica e vedao do espao.

Devendo avanar j na segunda quinzena de Abril, seguir-se- a empreitada de conservao e restauro das estruturas arqueolgicas (tanques, casa da nora, entre outras) deste oitocentista complexo fabril.

Real Fbrica do Gelo do Montejunto abre ao pblico Est previsto para a primeira quinzena de Setembro a reabertura ao pblico da Real Fbrica do Gelo da serra do Montejunto. Na mesma altura ser, tambm, apresentada uma monografia sobre o monumento. Para alm da interveno de conservao e restauro das estruturas arqueolgicas feitas numa primeira fase do projecto, foram criados percursos e trabalhada toda a envolvente ao monumento. Os trabalhos decorreram durante dois anos. Agora o Centro Interpretativo da Real Fbrica do Gelo do Montejunto est pronto a ser visitado na sua totalidade. Segundo a vice-presidente da Cmara do Cadaval, Eugnia Sousa, a ideia de criar o centro interpretativo foi uma necessidade sentida pela equipa tcnica para explicar aos visitantes toda a histria do monumento e a sua utilizao. No local existe um circuito interno com informaes de como operava a fbrica, como era usado o gelo e como era transportado. Para alm disso faz tambm a ponte entre o que existe a nvel nacional e internacional, disse Narciso Vieira, tcnico de turismo da autarquia.

As actividades programadas em volta da Real Fbrica do Gelo sero circuitos, visitas guiadas e aces educativas para crianas. Outras actividades viro com o tempo e quando a mquina estiver mais oleada, como por exemplo a recriao da laborao da fbrica para mostrar a feitura do gelo, aco com carcter anual para no deteriorar o que existe, e de contos em torno das histrias e lendas que esto associadas serra. No futuro h ainda a aposta na criao duma rota intermunicipal do gelo e outra internacional, estando a autarquia cadavalense a desenvolver contactos. Existem outras fbricas no pas e na Europa, mas no so iguais. Na nossa criava-se o gelo, as outras aproveitavam a neve para o fazerem. Estas caractersticas tornam a fbrica do Montejunto num monumento nico at a nvel europeu, salientou a vereadora. Em fase de concluso est o site, com todas as informaes sobre o monumento, brochuras informativas e a colocao de outdoors junto s principais sadas para o Cadaval na A8. Se at 2008 estavam contabilizadas 5.500 visitas mdias anuais, s no primeiro trimestre deste ano (2009) o nmero j aumentou em mil pessoas. O crescimento deve-se estrutura organizada pela autarquia e ao interesse por parte dos visitantes em conhecer o local.

Com todo o circuito e o centro interpretativo a funcionar em pleno, no prximo ano a autarquia espera chegar duplicao destes nmeros. Afinal a aposta na conservao, requalificao e valorizao do patrimnio municipal e ao mesmo tempo transformar a Real Fbrica do Gelo num plo de dinamizao do Montejunto, do concelho e da regio. Gelo do Montejunto para gelados da corte

O hbito de saborear gelados e matar a sede com bebidas frescas nos dias de Vero ter vindo de Espanha e foi introduzido em Portugal pela corte de Filipe II. A produo de gelo destinava-se ao fornecimento corte, algumas lojas, cafs aristocrticos e hospitais, nomeadamente o Hospital de Todos-os-Santos. O complexo estava dividido em duas partes: o sector de produo e o sector de armazenamento e expedio.

O que distingue a Real Fbrica do Gelo a nvel internacional o espao de produo.

Sector de produo A rea de fabrico do gelo era composta por dois poos de extraco de gua, uma casa da nora, tanque de pr-enchimento e os 44 tanques rasos de congelamento. O fabrico de gelo comeava em Setembro. A gua era retirada dos poos atravs de uma nora de roda dupla e canalizada para o tanque de pr-enchimento, com capacidade para 151 mil litros de gua, quantidade suficiente para colocar uma altura de 10 a 15 centmetros em cada tanque de congelao. noite a gravidade com o abrir das torneiras, encarregava-se de distribuir a gua para os tanques.

A exposio ao frio, sempre que as condies climatricas o permitissem, formava uma fina camada de gelo no interior dos tanques. A recolha era feita antes do nascer do sol. O gelo era partido, amontoado com rodos e transportado em cestos s costas para os silos de armazenamento.

Sector de armazenamento e expedio


composto por dois silos de armazenamento de tamanho e dimenses diferentes. Existia ainda um terceiro silo de expedio, para colocar o gelo j preparado para o transporte para Lisboa. O gelo, uma vez nos silos, era prensado utilizando maos de madeira. A actividade de recolha e armazenamento continuava at final do Inverno, ficando acondicionado no interior, utilizando a palha como isolante, at ao Vero. Nessa altura retirava-se o gelo e procedia-se sua prensagem dentro de formas, criando blocos. De seguida esses blocos eram envoltos em palha e serapilheira e depositados no silo de expedio. O transporte para Lisboa realizava-se em trs etapas e era normalmente feito durante a noite para evitar as temperaturas elevadas. A descida da serra fazia-se sobre o dorso de burros at ao sop, onde mudavam para carroas que seguiam para a vala do Carregado, seguindo pelo rio Tejo at Lisboa.

Cronologia 1741 - Incio de construo da Fbrica do Gelo; 1748 - Visita de Carlos Mardel, sargento-mor de Infantaria com exerccio de engenheiro na corte, arquitecto de Sua Majestade; 1750 (18 de Setembro) - Alvar de D. Jos I a conceder privilgios especiais para o transporte de gelo; 1782 (31 de Janeiro) - Data de compra e reedificao da Fbrica do Gelo por Julio Pereira de Castro. Inaugurao da Casa da Neve (Martinho) em Lisboa, cuja especialidade era a confeco de gelados com a neve de Montejunto; 1836 ou 1856 - Data de construo ou reparao da cpula do silo de expedio dos blocos de gelo; Finais de sc. XIX - Cessao de actividade da Fbrica do Gelo; 1988 - Incio dos trabalhos de limpeza e recuperao da Fbrica do Gelo; 1996 (2 de Abril) - Classificao como monumento nacional

Conservao e valorizao da Real Fbrica do Gelo 2006 (Maio) - Apresentao da candidatura PROVATUR Montejunto Projecto de Valorizao Turstica ao Programa de Interveno Turstica; (Dezembro) - Notificao da atribuio do apoio financeiro; (Outubro) - Apresentao da candidatura ao ValorGelo Projecto de Conservao e valorizao da Real Fbrica do Gelo ao Programa Operacional da Cultura; 2007 (Fevereiro) - Aprovao da candidatura pelo Programa Operacional da Cultura, classificada em 2 lugar, num universo de 40 candidaturas aprovadas. Incio das obras; 2009 - Concluso dos projectos e abertura oficial ao pblico, prevista para a 1 quinzena de Setembro.

Quase no topo da Serra de Montejunto, fica situada a Ermida de Nossa Senhora das Neves, edificada, nos comeos do Sc. XIII, pelos Frades Dominicanos. Junto referida Ermida, podem observar-se as runas do primeiro convento da Ordem dos Dominicanos, fundado em Portugal. O Castro de Rocha Forte ou Castelo Velho e as Grutas Necrpoles da Serra de Montejunto revelam-nos inmeras belezas naturais, para alm de toda a flora e fauna da Serra, que transformam a freguesia de Lamas num recanto mpar de beleza nostlgica e que importa preservar no futuro.

Capela de Nossa Senhora das Neves e Runas do Convento Dominicano

HISTRIA DE MONTEJUNTO
A rea envolvente da aldeia de Pragana e da Serra do Montejunto revela grande importncia em termos de esplio arqueolgico, que data desde a pr-histria com a cultura castreja, vrios necrpoles e grutas, existindo uma grande abundncia destes vestgios recolhidos e hoje dispersos pelos museus. Do perodo Romano, os vestgios materiais so mais escassos, reduzindo-se a algumas moedas, fragmentos de cermica, um forno e uma ara, que datam no sculo II d.C.
Da Idade Mdia existem, em termos arquitectnicos, conjuntos artsticos monumentais. o caso do primeiro convento fundado em Portugal: o da Ordem dos Dominicanos, cujo edifcio remonta ao incio do sculo XIII, sendo a data provvel de construo 1218 por Frei Sueiro Gusmo, que escolheu o local para praticar uma vida asctica e a penitncia da vida monstica. Quanto capela de Nossa Senhora das Neves, no se sabe a data da sua construo mas, quando foi fundado o Convento, esta j existia (incio do sculo XIII).

A Capela de Nossa Senhora das Neves, situada a poucos minutos da Quinta pode ser uma opo para cerimnias religiosas. Da poca Moderna, tem lugar de destaque a Real Fbrica do Gelo, porque as suas caractersticas arquitectnicas so nicas no nosso pas, traduzindo o domnio de tcnicas de engenharia altamente apuradas, que passam pela escolha do local (sombrio, hmido e virado a norte), assim como dos mecanismos que permitem produzir e conservar o gelo, que tradio que parece datar do perodo filipino e foi desenvolvida a partir do sculo XVIII, de tal forma que o rei D. Pedro II criou o cargo de Neveiro de sua Majestade.

Segundo alguns documentos da poca, o gelo que vinha para a corte, era oriundo de muito longe da Serra da Estrela, o que levou o rei D. Joo V, em 1732, a construir na encosta do Castelo de S. Jorge, uns poos profundos. Esta tentativa no teve grande xito, devido elevada temperatura que, no Vero, se fazia sentir na cidade de Lisboa. Assim, era imperioso tentar adquirir gelo o mais prximo possvel de Lisboa e, ento, a escolha recaiu sobre a Serra do Montejunto. No existe qualquer documento com a data de edificao da Fbrica do Gelo, apenas h uma referncia bibliogrfica que indica o ano de 1741.

O interior da Fbrica perfeitamente ao abandono

Real Fbrica vista de lado

Silos da Fbrica

Castanhas Chovia e o cho estava completamente atapetado e as castanhas davam-lhe um toque de luz e brilho

rvores da Fbrica de gelo

Trabalho elaborado por

Feliciano Ferro Maro/Abril/2010 Escola 2,3 Secundria do Sobral de Monte Agrao Formador: Pedro Brando

You might also like