You are on page 1of 28

CRESCIMENTO E REGENERAO DE TECIDOS

Vs. DIFERENCIAO CELULAR

Crescimento e Regenerao de tecidos


Reproduo assexuada hidra

Reproduo e Regenerao de tecidos

Diviso celular e crescimento em seres pluricelulares

Planria

Estrela do mar

Crescimento e Regenerao de Tecidos vs. Diferenciao Celular


Clula totipotente tem todas as potencialidades para originar todas as outras clulas. Ex.- o ovo. Clulas indiferenciadas clulas muito semelhantes entre si e clula inicial que lhe deu origem. Clulas diferenciadas ou especializadas sofrem diferenciao celular.
3

vulo fertilizado 24 horas

Embrio com quatro clulas 48 horas

Embrio com 8 clulas -72 horas

OVO -- Clula Totipotente


O ovo a primeira clula de um organismo , capaz de originar clulas filhas , as quais por sua vez podero originar diferentes tipos de clulas.
CLULAS TOTIPOTENTES

CLULAS DIFERENCIADAS
Diferenciao celular

Crescimento e Regenerao de Tecidos vs. Diferenciao Celular

Clulas com a mesma informao gentica podem especializar-se diferenciando-se umas das outras pela utilizao 5 activa de diferentes partes do DNA que possuem.

Clulas TOTIPOTENTES

Surgem a partir do desenvolvimento do ovo ou zigoto. Tm a capacidade de gerar todos os tipos celulares existentes no organismo adulto.
6

Clulas Estaminais
So clulas indiferenciadas. Podem transformar-se em vrios tipos de clulas diferentes (Orgos) , atravs de um processo denominado Diferenciao Celular. Como se dividem ?

Tipos de clulas estaminais

Utilizao de clulas estaminais


Clulas da pele dos indivduos adultos; Clulas da medula ssea dos indivduos adultos ; Clulas do cordo umbilical dos recm nascidos. So usadas para tratamento de algumas doenas, como por exemplo , a Diabetes, a doena de Parkinson , Leucemias, doena de Alzheimer , doentes que tiveram um AVC.
9

Diferenciao celular
Embora todas as clulas de um mesmo indivduo possuam o mesmo patrimnio hereditrio (Ovo ou Zigoto);

Os genes que esto em actividade diferentes tecidos no so os mesmos.

nos

Alguns genes esto activados e outros esto bloqueados.


10

Diferenciao celular

11

Regulao e expresso gentica

12

Clonagem de vegetais
Meristemas tecidos nas plantas, formados por clulas indiferenciadas que so capazes de se dividirem e formar rgos.

13

Clonagem de vegetais
Clonagem - produo de um ou mais indivduos geneticamente idnticos ao progenitor . Clone - cada um dos indivduos produzidos por clonagem. Nas plantas utiliza-se a clonagem ou tcnica de micropropagao em culturas in vitro. utilizada na floricultura e fruticultura.
14

Cultura de plantas in vitro

A partir de um fragmento seleccionado produzem-se milhes de plantas geneticamente iguais. O rendimento muito elevado e o produto final livre de doenas.

15

Vantagens e Desvantagens

16

Transplante nuclear em clulas animais

17

Clonagem em Animais
1997 Ian Wilmut

(Gmeta feminino) 18

Clonagem em animais
Outros mamferos obtidos por clonagem:

A taxa de sucesso da clonagem em animais pequena, ocorrendo, muitas vezes, o nascimento de indivduos com deformaes.

19

Diferenciao celular e Cancro

Os genes descontrolados, diviso celular diferenciao

ficam quer na quer na

SE ocorrer a apoptose no h problemas;

Mas se a apoptose diminuir , as clulas 20 comeam a dividir-se descontroladamente e formam os tumores.

Cancro

21

Cancro - Metstases

22

Evoluo de um tumor com Metstases

23

Evoluo de um cancro no Intestino

24

Clonagem humana
O que os cientistas pretendem produzir clulas humanas clonadas que possam ser utilizadas para tratar algumas doenas. Como? Imagine que tinha uma doena que estava a destruir lentamente partes do seu crebro. Os tratamentos actuais apenas reduzem os sintomas enquanto a doena continua a provocar leses no crebro. A clonagem oferece a esperana de uma cura. Os cientistas iriam produzir um embrio clonado utilizando o ADN das suas clulas epidrmicas. Em seguida, iriam retirar clulas estaminais deste embrio, transformavam-nas em clulas cerebrais e fariam um transplante para o seu crebro.

25

Clonagem Humana - Riscos


O objectivo da investigao da clonagem humana nunca foi clonar pessoas ou criar bebs para no futuro serem dadores de partes ou produtos humanos. A investigao tem como objectivo obter clulas estaminais para curar doenas.

Era inevitvel que um dia este conhecimento fosse mal utilizado. Agora, vrias pessoas em todo o mundo anunciaram a sua inteno de clonar um beb. Estes indivduos no trabalham para nenhuma universidade, hospital ou outra instituio governamental. No geral, a comunidade cientfica mundial ops-se fortemente a quaisquer hipteses de clonar um beb.

26

Clonagem Humana - Riscos


Ningum sabe at que ponto que a clonagem humana avanou realmente para criar um beb. Em Abril de 2002, o cientista italiano Dr. Severino Antinori fez um comentrio improvisado a um jornalista, afirmando que 3 mulheres j estariam grvidas de um embrio clonado. A partir dessa altura saiu das luzes da ribalta e nunca mais confirmou ou negou este comentrio .Os mdicos consideram os riscos da clonagem humana muito elevados."Submeter os seres humanos clonagem no assumir um risco desconhecido, prejudicar as pessoas conscientemente. .A maior parte dos cientistas da mesma opinio. A grande maioria das tentativas de clonagem de um animal resultou em embries deformados ou em abortos aps a implantao. Muitos cientistas defende que os poucos animais clonados nascidos apresentam malformaes que no so detectveis atravs de exames ou de testes no tero como, por exemplo, deformaes ao nvel do revestimento dos pulmes.

27

Clonagem Humana - Riscos


Em 1996 foi clonada a ovelha Dolly. Embora a Dolly parea suficientemente saudvel, ps-se a questo se ela iria envelhecer mais rapidamente do que uma ovelha normal. Alm disso, foram precisas 277 tentativas para produzir a Dolly. Quem que aceitaria estas probabilidades numa experincia com bebs humanos? No entanto, h quem concorde com a clonagem para ter um beb. Por exemplo, pais que perderam um beb e que querem substitui-lo, ou pessoas que querem ter os seus prprios filhos mas que no conseguem da maneira tradicional. Por exemplo, nos casos em que um homem no pode produzir esperma, pode fazer com que o seu prprio ADN seja introduzido no ovo da sua parceira, criando um clone dele prprio.

Aceitas esta hiptese ?


28

You might also like