You are on page 1of 1

ENFERMEIROS NO CUIDADO DA SADE DE VEGETARIANOS

Fagner Alfredo Ardisson Cirino Campos, Denise Cheavegatti, Fernanda Andrade Martins, Lais Ayres Seixas4

INTRODUO
Os vegetarianos no se encaixam, necessariamente, dentre os indivduos acometidos por patologias, mas esto vulnerveis a carncias nutricionais resultantes de dieta desbalanceada em alguns nutrientes, quando no adaptada s diferentes fases do ciclo vital1,. Considera-se vegetariano o indivduo que no se alimenta de carne, podendo incluir em sua dieta ovos e derivados do leite. Os vegetarianos possuem uma dieta rica em cereais integrais, soja, frutas, verduras, legumes e castanhas e so agrupados em subgrupos conforme a incluso de alimentos de origem animal em sua alimentao. A produo cientfica unnime em ressaltar que os vegetarianos possuem menor risco de mortalidade por doenas isqumicas do miocrdio, dislipidemias e cnceres2, alm de apresentarem menores valores de triglicerdeos, glicemia e presso arterial quando comparados a indivduos no vegetarianos1,3.

OBJETIVO
Levantar as possveis carncias nutricionais decorrentes da adoo de dieta vegetariana, propor diagnsticos de enfermagem (NANDA,2010) e intervenes para esse grupo, que possam ser executadas pelos diversos membros da equipe multidisciplinar.

METODOLOGIA
Realizou-se pesquisa bibliogrfica na Biblioteca Virtual em Sade (BVS), em junho de 2011, atravs dos descritores dieta vegetariana, vegetarianismo e deficincias nutricionais. Foram encontradas 165 publicaes, das quais foram excludas aquelas em lngua diferente da inglesa, portuguesa ou espanhola, no realizadas em humanos, em duplicidade e que no relacionavam os prejuzos nutricionais ocasionados aos indivduos vegetarianos. Foram ento selecionadas 25 publicaes para compor a amostra. Os dados foram analisados descritivamente, atravs de estatstica simples.

RESULTADOS
DEFICINCIAS NUTRICIONAIS
8% 4% 12% 16% 88% 20%

vitamina B12 ferro clcio zinco cido docosahexaenico vitamina D protenas


28%

24%

vitaminas A e B2; selnio

DIAGNSTICOS DE ENFERMAGEM Risco de nutrio desequilibrada, relacionado ingesto de nutrientes inferior s necessidades corporais, acarretado por dieta vegetariana desbalanceada. Risco de manuteno ineficaz da sade, relacionado ao desconhecimento da necessidade de suplementao de vitamina B12 e desconhecimento acerca da dieta vegetariana equilibrada. Disposio para nutrio melhorada, relacionada a busca por alimentao mais saudvel4. INTERVENES MULTIDISCIPLINARES Estratgias de promoo e educao em sade, acompanhamento nutricional, suplementao de vitamina B12 (cianocobalamina) aos vegetarianos estritos, utilizao da panela de ferro, diversificao dos alimentos inseridos na dieta e conscientizao sobre a importncia da no ingesto de alimentos ricos em clcio e ferro na mesma refeio, bem como dos fatores antinutrientes.
Quadro: Diagnsticos de enfermagem e intervenes multidisciplinares voltadas populao vegetariana.

CONCLUSO
A reviso de literatura evidencia que a populao vegetariana est sujeita a carncias nutricionais, principalmente em relao a vitamina B12 e micronutrientes, entretanto, estas so similares aos riscos que podem ocorrer em indivduos adeptos a outros estilos alimentares e so decorrentes da falta de diversificao do cardpio. Desta forma, os adeptos do vegetarianismo deveriam buscar orientao profissional minimizao destes riscos. O enfermeiro, atravs do trabalho embasado na Sistematizao da Assistncia de Enfermagem, tendo como foco a promoo e educao em sade, bem como desenvolvendo atividades em equipe interdisciplinar, pode prevenir a incidncia de deficincias nutricionais, melhorando a qualidade de vida da populao adepta ao regime alimentar vegetariano.

REFERNCIAS
1. Campos FAAC, Cheavegatti D, Martins FA. Vegetarianismo e educao em sade: perspectiva de trabalho interdisciplinar [cd rom].Braslia:ABEn; 2011. 2. Misra UK, Kalita J. Comparison of clinical and electrodiagnostic features in B12 deficiency neurological syndromes with and without antiparietal cell antibodies. Postgrad Med J. 2007;83:124127. 3. O Roy LC, Martn XDS. Dieta vegetariana em la edad pediatrica. Gastroenterol Latinoam. 2010;21(1):9-14. 4. North American Nursing Diagnosis Association. Diagnsticos de enfermagem da NANDA: definio e classificao 2009-2011. Porto Alegre: Artmed, 2010.

Acadmico de enfermagem do Centro Universitrio Luterano de Ji-Paran (Ceulji/Ulbra). E-mail: fagneralfredo@hotmail.com Mestre em Enfermagem em Sade Coletiva. Professora Adjunta do Ceulji/Ulbra. E-mail: decheavegatti@hotmail.com Nutricionista. Mestre em Cincias da Sade. E-mail: nutricionistafernanda@hotmail.com 4Enfermeira

You might also like