You are on page 1of 14

SISTEMA NACIONAL DE VIGILNCIA SANITRIA (SNVS)

INTRODUO
-

Nos artigos 196 e 200 da Constituio Federal, a Vigilncia Sanitria definida como obrigao do Estado (BRASIL, 1988). Sistema Nacional de Vigilncia Sanitria (SNVS) foi institudo com a Lei n 9.782/99, que criou a Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria. Atualmente atua como um conjunto articulado componentes das trs esferas de governo. de

PRINCIPAIS UNIDADES DO SNVS


-

Nvel Federal: Anvisa e o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Sade (INCQS); Nvel Estadual: 27 rgos da VISA das SES, com suporte de um laboratrio central (LACEN); Nvel Municipal: os servios da VISA dos 5.564 municpios variam muito - estrutura, recursos e capacidade operativa;

NVEL FEDERAL
-

ANVISA

Agncia reguladora; Independncia Administrativa; Autonomia Financeira; Regulamenta e Coordena o Sistema Nacional; Executa o Programa Nacional de Preveno e Controle de Infeces Hospitalares; Monitoramento dos preos de medicamentos; Regulamentao sanitria dos derivados do tabaco; Fiscalizao de propagandas, entre outros;

NVEL FEDERAL
-

INCQS - Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Sade

Suporte laboratorial aes nacionais; Assessora a rede de laboratrios estaduais (metodologias analticas, questes tecnolgicas e normativas); Vinculado administrativamente FIOCRUZ e tecnicamente ANVISA; Referncia Nacional de controle de qualidade de insumos, produtos, ambientes e servios vinculados VISA.

NVEL ESTADUAL
Constitudo

pelos rgos da VISA das SES e pelos Laboratrios Centrais; Coordenam os sistemas estaduais; Executam as principais aes de fiscalizao do sistema nacional; Cooperao tcnica com os municpios; Os fiscais estaduais constituem o principal quadro de tcnicos de todo o sistema, preparados para a realizao de inspees sanitrias de qualquer tipo.

NVEL ESTADUAL

Dificuldades

encontrada,

pela

maioria

dos

estados:
Recursos

humanos!!!!!

NVEL ESTADUAL
Pesquisa

em 18 estados e Distrito Federal,

verificou: 1. Carncia de recursos humanos 15 citaes; 2. Espao fsico insuficiente ou inadequado; falta de transporte 6 citaes; 3. Salrios baixos 5 menes; 4. Insuficincia de sistema de informao, plano de carreira e de recursos para a fiscalizao (dirias e combustvel) 4 citaes;

NVEL ESTADUAL
Pesquisa

em 18 estados e Distrito Federal,

verificou: 5. Carncia de cursos de especializao e equipamentos - 3 citaes; 6. Precrio suporte laboratorial, precria organizao administrativa, precria coordenao entre os nveis de governo 2 citaes; 7. Insuficincia de suporte jurdico, falta de cdigo sanitrio, legislao desatualizada, marginalidade da VISA na poltica de sade. 1.

NVEL ESTADUAL

Equacionamento:

polticas; Conhecimento da rea; Responsabilizao; Governabilidade; Recursos oramentrios.

Decises

NVEL MUNICIPAL

Servios da VISA das SMS; Para muitos municpios, a ao da VISA representa uma nova competncia; Coordenam, regulamentam, executam aes locais de acordo com o seu porte, tipo de habilitao gesto do SUS; H imensa disparidade de tipo, porte, riqueza e estrutura dos municpios; Realidades distintas!!!!!

CONSIDERAES FINAIS

Com uma gesto ainda muito tradicional e muito influenciada por interesses polticos, a institucionalizao atual das aes da VISA nas secretarias estaduais no realizada de acordo com suas competncias e funes.

CONSIDERAES FINAIS

A populao est, cada vez mais, concentrada em grandes cidades e zonas metropolitanas, o que configura problemas srios em alguns assuntos classificados como aes bsicas da VISA ou aes de mdia e alta complexidade, cuja execuo atribuda aos municpios habilitados em gesto plena do sistema municipal. Essas tarefas exigem uma estrutura razovel para serem executadas, que a maioria dos municpios habilitados no tem.

REFERNCIAS

De

Seta MH, Pepe VLE, Oliveira GO. Gesto e Vigilncia Sanitria: modos atuais de pensar e fazer. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2006.

You might also like