You are on page 1of 23

Mtodos de Extino do Fogo

Os mtodos de extino do fogo baseiam-se na eliminao de um ou mais dos elementos essenciais que provocam o fogo

Retirada do Material
a forma mais simples de se extinguir um incndio. Baseia-se na retirada do material combustvel, ainda no atingido, da rea de propagao do fogo, interrompendo a alimentao da combusto.

Resfriamento
o mtodo mais utilizado. Consiste em diminuir a temperatura do material que est queimando, diminuindo, consequentemente, a liberao de gases ou vapores inflamveis.

intil o emprego de gua onde queimam combustveis com baixo ponto de combusto (menos de 20C), pois a gua resfria at a temperatura ambiente e o material continuar produzindo gases combustveis.

Abafamento
Consiste em diminuir ou impedir o contato do oxignio com o material combustvel. No havendo comburente para reagir com o combustvel, no haver fogo.

Como exceo esto os materiais que tm oxignio em sua composio e queimam sem necessidade do oxignio do ar, como os perxidos orgnicos e o fsforo branco.

Quebra da Reao em Cadeia


Certos agentes extintores, quando lanados sobre o fogo, sofrem ao do calor, reagindo sobre a rea das chamas, interrompendo assim a reao em cadeia (extino qumica).

Isso ocorre porque o oxignio comburente deixa de reagir com os gases combustveis. Essa reao s ocorre quando h chamas visveis.

Classificao dos Incndios e Mtodos de Extino

Os incndios so classificados de acordo com os materiais neles envolvidos, bem como a situao em que se encontram. Essa classificao feita para determinar o agente extintor adequado para o tipo de incndio especfico.

Entendemos como agentes extintores todas as substncias capazes de eliminar um ou mais dos elementos essenciais do fogo, cessando a combusto.

Essa classificao foi elaborada pela NFPA (National Fire Protection Association Associao Nacional de Proteo a Incndios/EUA), adotada pela IFSTA (International Fire Service Training Association Associao Internacional para o Treinamento de Bombeiros/EUA) e em uso no Brasil atualmente.

Incndio Classe A
Incndio envolvendo combustveis slidos comuns, como papel, madeira, pano, borracha.

caracterizado pelas cinzas e brasas que deixam como resduos e por queimar em razo do seu volume, isto , a queima se d na superfcie e em profundidade.

Mtodo de extino
Necessita de resfriamento para a sua extino, isto , do uso de gua ou solues que a contenham em grande porcentagem, a fim de reduzir a temperatura do material em combusto, abaixo do seu ponto de ignio.

Incndio Classe B
Incndio envolvendo lquidos inflamveis, graxas e gases combustveis. caracterizado por no deixar resduos e queimar apenas na superfcie exposta e no em profundidade.

Mtodo de extino
Necessita para a sua extino do abafamento ou da interrupo (quebra) da reao em cadeia. No caso de lquidos muito aquecidos (ponto da ignio), necessrio resfriamento.

Incndio Classe C
Incndio envolvendo equipamentos energizados. caracterizado pelo risco de vida que oferece ao bombeiro.

Mtodo de extino

Para a sua extino necessita de agente extintor que no conduza a corrente eltrica e utilize o princpio de abafamento ou da interrupo (quebra) da reao em cadeia.

Esta classe de incndio pode ser mudada para A, se for interrompido o fluxo eltrico. Deve-se ter cuidado com equipamentos (televisores, por exemplo) que acumulam energia eltrica, pois estes continuam energizados mesmo aps a interrupo da corrente eltrica.

Incndio Classe D
Incndio envolvendo metais combustveis pirofricos (mag-nsio, selnio, antimnio, ltio,potssio, alumnio fragmentado, zinco, titnio, sdio, zircnio).

caracterizado pela queima em altas temperaturas e por reagir com agentes extintores comuns (principalmente os que contenham gua).

Mtodo de extino
Para a sua extino, necessita de agentes extintores especiais que se fundam em contato com o metal combustvel, formando uma espcie de capa que o isola do ar atmosfrico, interrompendo a combusto pelo princpio de abafamento.

Os ps especiais so compostos dos seguintes materiais: cloreto de sdio, cloreto de brio, monofosfato de amnia, grafite seco. O princpio da retirada do material tambm aplicvel com sucesso nesta classe de incndio.

You might also like