You are on page 1of 23

Mdulo XI

Hipnose Hospitalar
CURSO DE PS-GRADUAO EM HIPNOSE NA SADE:
MLTIPLAS ABORDAGENS INSTITUTO DE PSICOLOGIA CRESCER LTDA FACULDADE METROPOLITANA SO CARLOS FAMESC

O que Hipnose Hospitalar?


o estudo das relaes que se d dentro da instituio hospitalar entre o paciente e o mdico, paciente com a doena, paciente com a instituio, paciente com a famlia e visa facilitar a melhoria do tratamento. O profissional de sade, seja ele psiclogo, mdico, enfermeiro que utiliza a hipnose clnica, neste contexto o elemento personificador da Hipnose Hospitalar.

Funes do Hipnlogo Hospitalar:


Minimizar o sofrimento provocado pela hospitalizao. Trabalhar com as sequelas e decorrncias emocionais da hospitalizao. Atuar como instrumento do processo de humanizao hospitalar. Atender integralmente o paciente e a sua famlia. Desenvolver as atividades dentro de uma viso interdisciplinar, baseadas na integrao dos servios de sade voltados para o paciente e sua famlia Possibilitar a compreenso e o tratamento dos aspectos psicolgicos nas diferentes situaes, tais como: distrbios psicossomticos, fantasias mrbidas, angstia de morte, ansiedade frente a internaes e as intervenes .

O papel do psiclogo/hipnlogo hospitalar.


- O paciente, no hospital, tem medos, angustias, raivas, culpas, ansiedade, fantasias que devem ser desmitificadas e ressignificadas pelo psiclogo com o auxlio da hipnose clnica. - Cabe ao psiclogo preservar a identidade do paciente, que muitas vezes visto como um nmero ou uma doena pela equipe mdica. - A dificuldade no hospital o tempo, pois sua atuao pode ser interrompida pela alta ou falecimento do sujeito.

O papel do psiclogo/hipnlogo hospitalar.


- Todo o contato com o paciente deve ser aproveitado, no deve se deixar nada para o outro dia, as situaes podem ser fechadas no mesmo dia. Tcnicas simples e rpidas. - As tcnicas rpidas, por serem focais, podem trabalhar com fechamentos de trabalho. Podem ser: individual ou em grupo de pacientes com a mesma patologia, tambm podemos trabalhar com a famlia, individualmente ou em grupo de familiares. - A equipe de sade tambm necessita de apoio e precisa se humanizar. Algumas tcnicas podem ser bastante teis

AMPUTAES Alguns pacientes podem desenvolver dores no local onde antes existia o membro ou no aceitar a perda dele.

1) Membro Fantasma Visualizao Criativa - Visualizar o enterro da parte do corpo que foi amputado, se despedindo da parte conversando com ela. 2) No aceitao da perda - Conscientizar dos limites corporais.

Exemplos:

Amputao da canela com o p. Diga: - Imagine o seu corpo, percebendo at onde vai, sinta seu p direito sua perna direita (canela , joelho e coxa) e perceba onde a sua perna esquerda termina, sinta o joelho , imagine onde ele termina, sinta at onde vai a sua perna. Voc aceita o seu corpo, voc ama seu corpo, e o aceita como ele agora, voc se ama e, com isso, se sente muito bem. Todo o seu corpo funciona em harmonia, produzindo todas as substancias qumicas que so necessrias para o seu funcionamento perfeito.

Exemplos:

CARDIOLOGIA - Na cardiologia o paciente necessita parar de fumar, fazer esportes e se alimentar bem . Tcnica para parar de fumar: Depois da induo, sugerir que, todas as vezes que voc colocar o cigarro na boca , voc vai sentir um enjoo muito forte , ter vontade de vomitar .

Exemplos:

PNEUMOLOGIA

Tcnica O ar puro da natureza - Imagine-se caminhando por uma floresta, perceba as rvores, a relva, as flores e sinta o cheiro agradvel da natureza, deixe o ar puro penetrar por suas narinas e chegar at seus pulmes; um ar de cura, saudvel, sinta agora. O ar vai trazendo sade e curando o seu corpo; curando (descrever o problema). Sinta esta transformao acontecendo, voc est sendo curado por voc mesmo.

Exemplos:

EXAMES COMPLEMENTARES Tcnica de Dissociao - Imagine no seu local favorito, sinta-se muito bem, perceba este lugar, olhe e observe as coisas que tem, quem est l com voc a pessoa que voc sente-se mais segura, esta pessoa est ao seu lado lhe dando a mo e lhe protegendo, sinta a pessoa agora com voc. Vocs andam por este lugar e conversam. Vocs olham tudo que h de bonito e admiram este lugar. Continuando a andar vai sentir uma paz interior muito grande e sente-se feliz . .

Exemplos:

EMERGNCIA - O paciente j chega no estado alterado de conscincia, num transe negativo pelo seu sofrimento , muitas vezes est regredido em suas emoes .

TCNICA - Eu vou pedir para voc fechar os olhos enquanto eu conto de 1 3 e depois voc vai abrir e fechar novamente at suas plpebras pesarem e voc vai ficar com os olhos fechados . 1,2,3 Relaxe o seu corpo . 1,2,3 Oua e pense apenas na minha voz 1,2,3 Voc fica calmo 1,2,3 Voc vai ficar bem 1,2,3 Todos os males foram embora . 1,2,3 Descanse 1,2,3 Plpebras pesadas e relaxadas 1,2,3 Plpebras pesadas e descontrada 1,2,3 Olhos fechados

PEDIATRIA A interveno na Pediatria tem que ser como um mundo de faz de conta, entrar na fantasia da criana e perceber o momento em que est relaxada . O acompanhante necessrio, principalmente a me que a referncia da criana. Podemos utilizar das histrias infantis como metforas de cura e transformao. Tcnica: O P MGICO DE PIRLIMPIMPIM Entre cruzamento dos dedos e dedos colados. Feche os olhos e deixe seus dedos colarem ,como se estivessem, colados com uma cola antialrgica. Veja que isso uma mgica, os dedos podem colar como um passe de mgica. Agora que seus dedos esto colados eu vou colocar um p de cura, para voc ficar bem e tudo passar, estou colocando o p de pirlimpimpim ele colorido e brilha muito mas s voc pode ver, pense nele agora, sinta o p mgico curando voc. Neste momento o mdico ou a enfermeira pode fazer as intervenes.

Pediatria Exemplos:

Tcnica do Super-Heri
Pense no super-heri que voc mais gosta, aquele que voc acha que bem forte. Veja ele agora neste momento pense que ele est aqui do seu lado e est passando toda fora para voc. Sinta a fora dele. Voc forte e sente-se como um super-heri, voc consegue enfrentar todas as situaes com a sua fora .Voc corajoso . Esta fora voc usa para curar o seu corpo, para ficar bom e com sade. Pense na fora curando voc.

Pediatria Exemplos:
Tcnica do Amigo Instrues ao hipnlogo: Esta induo usada melhor ao executar a terapia. O uso de todo o amigo muito til em criana . Mande a criana fechar os olhos , para fingir que esto visitando um amigo novo. Talvez seu amigo seja um filhote de cachorro ou um gatinho, ou pode ser um lindo anjo, ou uma pessoa.

Falado ao paciente:- Agora apenas mantenha seus olhos fechados e finja que voc est apreciando a companhia de seu amigo. Voc uma pessoa muito especial, e voc pode realmente relaxar com calma e tranquilidade de sentimento, na companhia do seu amigo . . . Voc est se sentindo bem com seu amigo, voc est escutando somente minha voz. . . Agora eu quero que voc me descreva seu amigo. Pergunte agora a seu amigo que nome ns devemos usar, e quando ns falamos, ele ou ela. . . Diga-me o nome do seu amigo. . . Pausa para a resposta.

INDUES PARA TERAPIAS EM GERAL


Aprove, agora, que bom sentir-se seguro ao lado do seu amigo . . Agora voc pode relaxar mais , eu quero pedir que seu amigo o ajude . Seu amigo sabe sobre o seu problema, o qu voc tem experimentado, e seu amigo, poder dizer como voc pode comear , livrando-se desse problema completamente Pense que seu amigo est do seu lado lhe protegendo, voc se sente seguro com ele e quando sentir isso levante uma de suas mos para o teto . . . ( Pausa para a resposta ) Continue relaxando. . .Traga seu amigo para perto de voc , e comece a sentir se calmo e uma paz sobre o seu corpo . Agora voc est comeando melhorar . . .Voc est comeando a se livrar desse problema. . . Voc est experimentando algumas mudanas agradveis e voc vai se manter melhor mais tarde ainda , depois que eu disser para abrir seus olhos e voltar ao estado inteiramente alerta . Voc est aprendendo mais e mais com seu amigo. . .Voc est ciente agora que seu amigo realmente o ama e se importa com voc . E voc saber que voc pode ir com seu amigo a qualquer momento do futuro, e seu amigo estar sempre a ajudar-lhe.

INDUES PARA TERAPIAS EM GERAL

CTI - Devemos aproveitar os estados de coma ou coma induzido para dar sugestes diretas para a sade diretas e falar palavras de amor. Pr -operatrio e Ps-operatrio: Cabe ao profissional de sade que se utiliza da hipnose preparar seu paciente para sofrer uma interveno cirrgica. Existe um medo natural da expectativa quanto esta interveno e seu processo de recuperao. No pr-operatrio podemos trabalhar com a tcnica mencionando a rea envolvida na cirurgia; por exemplo: Retirada de um Mioma Uterino : Pense no mdico retirando o mioma e o seu tero se recompondo, o tero forte e saudvel, livre do mioma .

INDUES PARA TERAPIAS EM GERAL

Tcnica de Hipnose do Pr-Operatrio: - Feche os olhos e relaxe o seu corpo e sua mente. Imagine-se na sala de cirurgia voc esta muito calmo e tranquilo, pois os mdicos so competentes e sabem como fazer o melhor para voc. Sinta-se bem, perceba que cada vez voc relaxa mais, visualize a equipe: enfermeiros, anestesista, cirurgies. Neste momento voc anestesiado, tudo esta sob controle e voc pode relaxar e pensar num lindo lugar. Os cirurgies comeam sua cirurgia e voc esta com todo o seu corpo respondendo muito bem, seu corpo reage para sua sade e voc esta ficando bem. Os mdicos operam voc para a sua sade ficar perfeita. Voc forte e todo o seu sistema imunolgico reage muito bem. A cirurgia vai terminando os mdicos esto felizes e voc tambm.

INDUES PARA TERAPIAS EM GERAL

Tcnicas para dores: - Imagine que esta medindo sua dor num termmetro que vai at 20, de 1 at 10 ele azul, de 10 at 20 vermelho. Imagine sua dor em 20 - vermelho e que ela vai baixando a cada nmero que eu conto, 19 - diminuindo, 18 cada vez o vermelho vai ficando mais claro, 17,16 - diminuindo, 15 - mais claro, 14 - com uma sensao melhor, 13, 12diminuindo, 11- vermelho muito claro, 10- agora tudo azul, 9 o azul vai clarear, 8 - cada vez mais claro, 7 - voc sente um alvio, 6 - uma sensao de frescor, 5 - sente-se bem, 4 num azul muito claro, 3 relaxado e aliviado, 2 tudo azul, 1voc sente-se bem e feliz.

INDUES PARA TERAPIAS EM GERAL

Tcnica de Hipnose do Ps-Operatrio: - Feche os olhos e relaxe o seu corpo e sua mente imagine que as paredes do seu corpo onde operam vo cicatrizando perfeitamente, os pontos vo secando e voc tem a sensao de conforto. A musculatura se recompe cicatrizando perfeitamente, de forma rpida e saudvel. Todo o seu corpo est em equilbrio e a cada dia est mais saudvel. As defesas do corpo reagem para a sua sade. Todas as funes dos seus rgos esto funcionam muito bem, com sade. A cada dia voc se sente mais forte, mais saudvel, com mais energia e vitalidade.

Questionrio de Responsabilidade Hipntica ( Hypnosis Institute of Texas ) Voc j foi hipnotizado? ( ) Sim Voc j viu algum hipnotizado? ( ) Sim ( ) No ( ) No ( )

Voc acredita que a hipnose pode ajud-lo no seu problema? ( )Sim No Voc alguma vez andou e falou dormindo? ( ) Sim ( ) No

J despertou e no conseguiu se movimentar ou falar? ( ) Sim


Voc uma pessoa que confia nos outros? ( ) Sim Voc tem uma imaginao vvida? ( ) Sim ( ( ) No )No

)No

Voc sonha acordado, ou tem pensamentos de fantasia, devaneios? ( )Sim


Voc capaz de se concentrar numa ideia ou num pensamento? ( ) Sim Voc se sente confortvel estando em contato com algum que confia? ( ) Sim Voc est aberto para novas ideias? ( ) Sim Voc aceita instrues? ( ) Sim ( ) No ( ) No )Sim ( ) No

(
(

) No
) No ( ) No

Voc capaz de comover-se facilmente? ( )Sim

Voc acredita que possvel na cura com o poder da sua mente? ( Voc tem vontade de evitar tomar medicao? ( )Sim

) No

( ) No

Quando voc l sobre fico voc se envolve na histria? ( ) Sim Voc uma pessoa religiosa ou espiritualista? ( )Sim Voc conversa sobre o sobrenatural? ( ) Sim Voc medita? ( ) Sim ( ) No ( ( ) No ) No

)No

Voc capaz de ficar deitado ou sentado por um perodo de tempo? ( ) Sim ( ) No Pense num lindo limo, azedo, amargo, a sua boca enche de saliva? ( ) Sim ( ) No Se a maioria das respostas so afirmativas, voc facilmente hipnotizado .

FIM DESTA AULA

You might also like