You are on page 1of 18

Allium sativum

Preveno e tratamento da hipertenso arterial sistmica

Autora Thayse Reis


Orientadora Fernanda Damas

Introduo
Impacto que uma alimentao saudvel exerce na qualidade de vida; Utilizao dos alimentos no tratamento de diversas doenas; O alho: planta da famlia da lilceas; Famoso pelas suas excepcionais propriedades; Hipertenso - doena no transmissvel multifatorial.]

Material e Mtodos
Reviso bibliogrfica ; Artigos cientficos ; Peridicos indexados (2004 a 2010); Pubmed, Science Direct, Scielo e Lilacs; sativum, alho, nutricionais e

Palavras chaves: Allium hipertenso, propriedades funcionais.

Referencial Terico
Histrico e origem:
Deserto da Sibria; Levado para o Egito por tribos asiticas nmades, seguindo ento para o extremo oriente por meio do comrcio com a ndia e ento chegando Europa; No antigo Egito, 7 kg de alho eram suficientes para comprar um escravo; Chegou ao Brasil junto com as caravelas de Cabral.

Referencial Terico
BOTNICA

Allium sativum;
Famlia das Liliceas; Planta assexuada; Bulbilhos ou dentes;

Propriedades Nutricionais e Funcionais


Possui mais de trinta substncias que fazem bem a sade; Alicina - principal substncia do alho;
Quercitina ; Forma de utilizao;

Formas de Consumo
No h consenso quanto recomendao; Depende da indicao teraputica;

Pode ser cru ou em suplementos;

Hipertenso Arterial Sistmica


Entidade multifatorial; Sndrome caracterizada pelos nveis tensionais mais elevados; No existe medidas precisa de medidas para se definir qual a presso normal; Em termos gerais ,diz-se que o valor de 120/80 mmHg; Considerado ideal.

Hipertenso Arterial Sistmica


Problema de sade pblica; Importante fator de risco cardiovascular, considerando:

Idade e sexo; Etnia e hereditariedade; Tabagismo e alcoolismo ; Consumo excessivo de sal e obesidade; Estresse e sedentarismo.

Hipertenso Arterial Sistmica


Tratamento: Farmacolgico: diminuem a presso arterial por meio de suas aes sobre a resistncia perifrica; No farmacolgico: atravs da perda de peso, consumo controlado do sal e praticar regulamente atividade fsica.

Alho: preveno e tratamento da hipertenso

Estudos:
O extrato aquoso do alho administrado por via oral a ratos hipertensos, na dose de 0,5 mL/kg, resultou em diminuio na presso de sangue sistlica (ALI; THOMSON; AFZAL, 2000); Num outro estudo in vivo, o efeito anti-hipertensivo pode ser observado em modelo de hipertenso induzida por frutose, em ratos tratados com alicina, na dose de 8 mg/kg/dia, durante 2 semanas;

Alho: preveno e tratamento da hipertenso

Os autores sugeriram o possvel mecanismo de ao devido inibio da enzima conversora da angiotensina (ECA) (ELKAYAM et al., 2001). Corroborando com estas observaes, em um estudo clnico, estudou-se o consumo de extrato de alho, como suplemento alimentar (1 x dia), durante quatro meses, em pacientes hipertensos.

Observou-se uma melhora no perl lipdico plasmtico, com reduo signicativa das presses sistlica e diastlica;

Concluso Concluso
O alho apresenta amplos benefcios sade, porm so necessrios novos estudos que comprovem cientificamente esses achados. Ainda no h consenso quanto recomendao e a dosagem do alho que deve ser consumida para diminuir os nveis da presso arterial sistmica. Alm do uso do alho como conduta teraputico, necessria uma mudana nos hbitos alimentares associado prtica de atividade fsica para ento obter resultados positivos quanto aos efeitos dessa substncia no tratamento dos indivduos hipertensos.

Referncias Bibliogrficas
CUPPARI, L. Guia de medicina. Ambulatorial e hospitalar. Nutrio clnica no adulto. Unifesp ( Escola paulista de medicina). Manole. So Paulo. 2002. BATATINHA, M. J. M., BOTURA, M. B., SANTOS, M. M., et al. Efeitos do suco de alho ( allium sativum linneu) em caprinos infectados com nematdeos Gastrintestinais: Aspectos clnicos. Revista Brasileira. Med. Vet v27. 2005. SOCIEDADE BRASILEIRA DE HIPERTENSO ARTERIAL SBH. V Diretrizes Brasileira de Hipertenso Arterial. Campos do Jordo: de 01 a 03 de fevereiro de 2006.

Referncias Bibliogrficas
OPARIL, S. Hipertenso arterial. In: BENNETT, J. C.; PLUM, F. C. Tratado de medicina interna. 20. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1997. v. 1, p. 285-301.

PAIZANTE, G. O. Atividade Fsica E Hipertenso Arterial Sistmica. Rev. Meio Amb. Sade 2006; 1(1): 1-6.

PESSUTO, Janete; CARVALHO, Emlia Campos de. Fatores de risco em indivduos com hipertenso arterial. 1998. Disponvel em:<http://www.scielo.br/pdf/rlae/v6n1/13919.pdf>.

Referncias Bibliogrficas
PEREIRA, C. C. Da cebola e do alho. Em boletim da comisso catarinese de folclore. 2000. Site: Disponvel em: <http:// www.jangadabrasil.com.br/maio33/cp33050a.htm>.

Rall LC & Meydani SN. Vitamin B6 and immune competence. Nutrition Review, 51: 217-225, 1993. SANTOS, Raul. Doenas Cardacas: um mal que se pode prevenir. 2004. Disponvel em: <http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3977&ReturnCatI D=1801>. SALGADO, J.M. Impacto dos alimentos funcionais para sade. Revista nutrio em pauta. Junho de 2001.

Obrigada!

You might also like