You are on page 1of 26

INTERPRETAO DE TEXTOS

Intertextualidades em Textos Verbais e No Verbais

O Poeta Est Vivo, de Baro Vermelho


Baby, compra o jornal E vem ver o sol Ele continua a brilhar Apesar de tanta barbaridade...
Baby, escuta o galo cantar A aurora dos nossos tempos No hora de chorar Amanheceu o pensamento...

O poeta est vivo Com seus moinhos de vento A impulsionar A grande roda da histria...
Mas quem tem coragem de ouvir Amanheceu o pensamento Que vai mudar o mundo Com seus moinhos de vento...

Se voc no pode ser forte Seja pelo menos humana Quando o papa e seu rebanho chegar No tenha pena...
Todo mundo parecido Quando sente dor Mas nu e s ao meio dia S quem est pronto pro amor...

O poeta no morreu Foi ao inferno e voltou Conheceu os jardins do den E nos contou...
Mas quem tem coragem de ouvir Amanheceu o pensamento Que vai mudar o mundo Com seus moinhos de vento...

O poeta no morreu Foi ao inferno e voltou Conheceu os jardins do den E nos contou...

Mas quem tem coragem de ouvir Amanheceu o pensamento Que vai mudar o mundo Com seus moinhos de vento...

Beatriz, de Chico Buarque


7

Olha Ser que ela moa Ser que ela triste Ser que o contrrio Ser que pintura O rosto da atriz Se ela dana no stimo cu Se ela acredita que outro pas E se ela s decora o seu papel E se eu pudesse entrar na sua vida

Olha Ser que ela de loua Ser que de ter Ser que loucura Ser que cenrio A casa da atriz

Se ela mora num arranha-cu E se as paredes so feitas de giz E se ela chora num quarto de hotel E se eu pudesse entrar na sua vida

Sim, me leva pra sempre, Beatriz Me ensina a no andar com os ps no cho Para sempre sempre por um triz Ai, diz quantos desastres tem na minha mo Diz se perigoso a gente ser feliz Olha Ser que uma estrela Ser que mentira Ser que comdia Ser que divina A vida da atriz

10

Se ela um dia despencar do cu E se os pagantes exigirem bis E se o arcanjo passar o chapu E se eu pudesse entrar na sua vida.

Monte Castelo, de Legio Urbana


11

Ainda que eu falasse A lngua dos homens E falasse a lngua dos anjos, Sem amor eu nada seria.
s o amor! s o amor Que conhece o que verdade. O amor bom, no quer o mal, No sente inveja ou se envaidece.

12

O amor o fogo que arde sem se ver; ferida que di e no se sente; um contentamento descontente; dor que desatina sem doer.
Ainda que eu falasse A lngua dos homens E falasse a lngua dos anjos Sem amor eu nada seria.

13

um no querer mais que bem querer; solitrio andar por entre a gente; um no contentar-se de contente; cuidar que se ganha em se perder. um estar-se preso por vontade; servir a quem vence, o vencedor; um ter com quem nos mata lealdade; To contrrio a si o mesmo amor.

14

Estou acordado e todos dormem. Todos dormem. Todos dormem. Agora vejo em parte, Mas ento veremos face a face. s o amor! s o amor Que conhece o que verdade.

15

Ainda que eu falasse A lngua dos homens E falasse a lngua dos anjos, Sem amor eu nada seria.

16

Amor fogo que arde sem se ver, de Lus Vaz de Cames


Amor fogo que arde sem se ver, ferida que di, e no se sente; um contentamento descontente, dor que desatina sem doer. um no querer mais que bem querer; um andar solitrio entre a gente; nunca contentar-se de contente; um cuidar que ganha em se perder.

17

querer estar preso por vontade; servir a quem vence, o vencedor; ter com quem nos mata, lealdade.
Mas como causar pode seu favor nos coraes humanos amizade, se to contrrio a si o mesmo Amor?

18

Bblia Sagrada, I Corntios, 13, 113


1. Ainda que eu falasse as lnguas dos homens e dos anjos, e no tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. 2. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mis-trios e toda a cincia, e ainda que tivesse toda a f, de maneira tal que transportasse os montes, e no tivesse amor, nada seria. 3. E ainda que distribusse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e a-inda que entregasse o meu corpo para ser queima-do, e no tivesse amor, nada disso me aproveitaria. 4. O amor sofredor, benigno; o

19

invejoso; o amor no trata com leviandade, no se ensoberbece. 5. No se porta com indecncia, no busca os seus interesses, no se irrita, no suspeita mal; 6. No folga com a injustia, mas folga com a verdade; 7. Tudo sofre, tudo cr, tudo espera, tudo suporta. 8. O amor nunca falha; mas havendo profe-cias, sero aniquiladas; havendo lnguas, cessaro; havendo cincia, desaparecer; 9. Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos; 10. Mas, quando vier o que perfeito, ento o que em par-te ser aniquilado.

20

falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. 12. Porque agora vemos por espelho em enigma, mas ento veremos face a face; agora conheo em parte, mas ento conhecerei como tambm sou conhecido. 13. Agora, pois, permanecem a f, a esperana e o amor, estes trs, mas o maior destes o amor.

21

22

Anlise de Propaganda da Lacta


Qual ter sido o objetivo da propaganda acima? Explique o que os termos em oposio sugerem e a importncia deles na propaganda. Como voc usaria essa propaganda para alertar as pes-soas quanto ao consumo excessivo de doces? O que as letras com tamanhos irregulares na propaganda sugerem? Na propaganda, h relaes entre linguagem verbal e no verbal. Se existisse s a linguagem verbal, seria possvel saber de que produto se tratava? Por qu?

1.
2.

3.

4.

5.

23

6.

7.

8.

9.

Uma propaganda bem mais antiga do chocolate BIS usava o slogan Bis! impossvel comer um s! O no-me desse chocolate traz implcito um convite ao est-mulo do seu consumo. Explique isso, relacionando propaganda que estamos analisando! Qual o possvel pblico-alvo da propaganda? Por qu? Que argumentos que foram utilizados para convencer o leitor a comprar o produto? Que tipo de apelo foi utilizado na propaganda: o emo-cional ou o racional? Justifique sua resposta.

24

25

Anlise da Propaganda do Celta


Por que ser que escolheram o Cebolinha como garo-to-propaganda? Na frase Olha o Celta vermelho, quais seriam os possveis sentidos considerando-se duas pronncias? Essa propaganda baseada num trocadilho. Qual? Explique o jogo de palavras na fala do Cebolinha. Qual a inteno do autor ao escrever CELTA em vez de CERTA?

1.

2.

3.

4.
5.

26

6.

7.

8.

Interprete a frase do Cebolinha como se ele empregasse, corretamente, o R e o L, analisando que diferena haveria. Qual o objetivo da propaganda, e que argumentos ela mostra? Comprove, com dados da propaganda, que o car-ro Celta a escolha certa.

You might also like