You are on page 1of 57

Arcossauros da Bacia do Araripe

Geopark Araripe
Luana Brito Galvo de Almeida

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAU CENTRO DE CINCIAS DA NATUREZA DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA

A Bacia do Araripe encontra-se sobre a Provncia Borborema, uma provncia geotectnica pr-cambriana de estruturao complexa localizada no Nordeste do Brasil. Os atuais continentes ainda faziam parte de um mesmo grande bloco continental quando comeou a se formar a Bacia do Araripe na regio do Cariri, que ficava na rea central desta grande poro de terra emersa chamada de Gondwana. A regio de rochas duras e muito antigas tinha sido erodida pelo intemperismo e fraturada em imensos blocos de granito, uns deslizando para baixo e outros permanecendo mais altos, formando serras.

A regio do Araripe foi uma rea que ficou mais baixa, e assim os rios foram trazendo fragmentos de rochas, areia e lama das serras prximas e depositando neste baixio, durante o perodo de tempo entre o Ordoviciano e o Siluriano, correspondendo ao que hoje chamamos de Formao Cariri.
Nesta poca, no existiam plantas terrestres e os rios corriam para o noroeste.

No sculo XX a Chapada do Araripe abrigava uma avifauna bem mais rica que a atual, e era abrigo e espao de araras e outras aves do grupo dos psitacdeos.
A histria dos fsseis da Bacia do Araripe comea a partir do ano de 1800, pelos registros do naturalista brasileiro Joo da Silva Feij (1760-1824) que descreveu algumas concrees calcrias fossilferas.

A Bacia do Araripe (Cretceo Inferior) do Nordeste do Brasil possui uma importante fauna de arcossauros, que inclui aves, crocodiliformes, dinossauros e pterossauros. Atualmente so mais de 30 espcies conhecidas distribudas nas formaes Crato e Santana (Aptiano-Albiano).

A diversificao fossilfera presente Cretceo da Bacia do Araripe inclui:

no

microfsseis; mbar; vegetais; animais moluscos e artrpodes; espcimes vertebrados como tubares, raias e enorme variedade de outros peixes, anuros e rpteis Dentre os rpteis, alm de espcimes de lagartos e quelnios, h tambm arcossauros.
(MAISEY, 1991; MARTILL, 1993; MARTILL, 2006).

Archosauria um grupo que inclui aves, crocodiliformes, dinossauros, pterossauros e alguns sub-grupos restritos ao Mesozico (BRUSATTE et al., 2010). Arcossauros fsseis esto presentes em vrios depsitos sedimentares do Brasil, principalmente nos de perodos Trissico e Cretceo.

No entanto, no Cretceo da Bacia do Araripe, especialmente na Formao Santana, aonde se encontra o maior nmero de seus representantes em rea sedimentar no pas.

Atualmente so conhecidas mais trinta espcies de crocodiliformes, dinossauros e pterossauros provenientes de rochas cretceas do Grupo Araripe da Bacia do Araripe no nordeste brasileiro. Regio que figura entre as mais importantes no cenrio mundial por sua biodiversidade fossilizada e preservao ultra-excepcional de fsseis cretceos.

Um fator para explicar a preservao ultraexcepcional de micro-estuturas fsseis que bactrias infestam as carcassas logo aps a morte do animal, alimentando-se dos tecidos moles e elas so mortas pelo desenvolvimento de um ambiente livre de oxignio abaixo da gua.

A Bacia Sedimentar do Araripe Divide-se nos grupos Araripe e Cariri, que por sua vez so subdivididos nas formaes Cariri, Brejo Santo, Misso Velha, Abaiara, Rio das Batateiras, Crato, Ipubi, Santana e Exu. (MARTILL, 2007a)

Os fsseis cretceos das formaes Crato e Santana fazem da Bacia do Araripe a mais importante jazida fossilfera do Cretceo do Brasil.
De todos os mais ricos depsitos fossilferos j conhecidos, a Formao Santana est classificada entre as melhores do mundo e considerado pelos cientistas como os melhores exemplos de fsseis existentes.

Ambas formaes Crato e Santana apresentam espcimes de dinossauros e pterossauros de tecido mole excepcionalmente preservado, o que relativamente rarssimo em documentao fssil de espcimes de arcossauros mesozicos.

O Efeito Medusa foi o responsvel pela preservao instantnea e posterior fossilizao tridimensional que resulta em um padro de qualidade nica para os espcimes de Santana (MARTILL, 1988).

Formada h mais de 130 milhes de anos, mar invadiu o o que hoje conhecemos como serto e formou grandes lagunas. Essa bacia sedimentar, que contm duas formaes rochosas (Santana e Crato), um dos nicos 40 lugares do planeta que concentram fsseis em grande quantidade e excelente estado de conservao. Essas regies so chamadas "Lagersttten" (lugares de armazenagem), janelas raras para a histria do planeta Terra e da origem da vida.

Este fssil de peixe um raro exemplo da Vinctifer espcies. extraordinariamente grande, este peixe era um membro da famlia ASPIDORHYNCHID, um grupo extinto altamente especializada, no caso VINCTIFER ASPIDORHYNCID, que viveu no Perodo Jurssico Mdio 160 milhes anos atrs at o fim do Perodo Cretceo 65 milhes de anos . Esta amostra possui preservao completa e cheia com muito alto relevo tridimensional.

Este espcime foi coletados originalmente na dcada de 1930, antes da proibio decretada em 1942, havia permanecido em seu estado bruto ", como recolhida" at recentemente, segundo o qual foi preparado utilizando as tcnicas laboratoriais mais modernas e equipamentos, portanto, seu estado notvel de exibio .

A Formao Santana a mais fossilfera das formaes geolgicas do Araripe. O Membro Romualdo, da Formao Santana, foi formada por um ambiente flvio-lacustre e estuarino, e os seus fsseis so encontrados principalmente em ndulos e concrees calcrias tpicas deste depsito, sendo comum a preservao tridimensional sem exibirem sinais de compactao. Ao contrrio do que ocorre no Membro Nova Olinda da Formao Crato, aonde os espcimes so frequentemente compactados. (KELLNER, 2002).

A Formao Crato possui uma complexa estruturao sedimentolgica (HEIMHOFER et al., 2010), com sucessivas camadas de calcrio laminado, formadas a partir de guas calmas de um ambiente lacustre hipersalino e raso.

A Formao Exu composta basicamente de uma mistura de areias e est no topo da Bacia do Araripe, porm, com escassez de fsseis (MARTILL, 2007b).
A Formao Ipubi composta por evaporitos, dentre eles a gipsita, e intercalao de folhelho pirobetuminoso preto (rocha olegena precursora do petrleo e de utilizao, quando aquecida, em reparos de estradas asfaltadas). Vertebrados, como peixes, por exemplo, esto presentes nesses folhelhos.

A idade das formaes geolgicas do Grupo Araripe que apresentam fsseis de arcossauros est calculada em aproximadamente entre 125 a 99 milhes de anos atrs, em um intervalo situado entre o Aptiano (neoaptiano) e o Albiano (eoalbiano), do Cretceo Inferior.

A criao de Geoparks uma estratgia de proteo dos recursos naturais adotada pela UNESCO. O GEOPARK ARARIPE que est em consolidao na poro cearense da Bacia do Araripe um dos principais stios do Perodo Cretceo da Terra.

Possui uma rede de 9 parques ou Geotopes, com registros documentais considerados imprescindveis compreenso da origem, evoluo e atual estrutura da Terra e da vida.

A regio especial pelos achados geolgicos e paleontolgicos inditos desde os primeiros anos do Sculo XIX, com registros entre 110 e 70 milhes de anos, em excepcional estado de preservao e diversidade. No Araripe est mais de um tero de todos os registros de pterossauros descritos no mundo, mais de 20 ordens diferentes de insetos e nica notao da interao inseto-planta. H similares destas mesmas espcies na frica.

O Geosstio Parque dos Pterossauros est localizado no Stio Canabrava, de propriedade da Universidade Regional do Cariri (URCA), a 2,5km de Santana do Cariri, sendo um dos principais componentes do Geopark Araripe. uma das reas mais antigas de achados de fsseis. J chamou a ateno de garimpeiros e especialistas de todo o Brasil.

O fssil do terceiro maior pterossauro que sobrevoou o planeta, h cerca de 110 milhes de anos, foi encontrado na bacia do Araripe, no Nordeste do Brasil. O "Tropeognathus" tinha 8,5 metros de envergadura (comprimento medido pela asa) e seu esqueleto estava quase todo preservado.

O primeiro exemplar fssil do mundo, de um pterossauro encontrado no chamado folhelo piro betuminoso uma prova da existncia de petrleo de forma superficial foi encontrado no Stio Conceio, a dois quilmetros da sede de Santana do Cariri. O achado raro aconteceu h 20 dias. O que mais chama a ateno por ser um macrofssil. Os registros anteriores eram de formas microscpicas de peixes e insetos.

AVES
raro o registro fssil de aves mesozicas no Brasil e no exceo para o Cretceo do Araripe. At hoje so desconhecidos esqueletos ou espcimes mais completos de uma ave que permitam nomeao ou atribuio a uma espcie. Penas isoladas de contorno, das asas, da cauda e semi-plumas so os fsseis de aves mais frequentemente encontrados no calcrio laminado da Formao Crato (MARTINS- NETO & KELLNER, 1988).

Atravs de anlise em raio-X de energia dispersiva, interpretou microestruturas ovais em uma pena listrada no calcrio laminado da Formao Crato, como eumelanossomos (organelas aonde melanina armazenada e que conferem a pigmentao preta-acizentada s penas das aves atuais). Foi a primeira vez que essas estruturas responsveis pelo padro original de colorao em penas foi reportada em aves fsseis. VINTHER et al. (2008)

CROCODILIFORMES
As espcies de crocodiliformes das rochas do Araripe compreendem: Formao Santana: Araripesuchus gomesii Caririsuchus camposi
Formao Crato: Susisuchus anatoceps

Susisuchus anatoceps um crocodiliforme de pequenas propores conhecido por um esqueleto quase completo (SALISBURY et al., 2003; FIGUEIREDO & KELLNER, 2009). classificado dentro do grupo Susisuchidae. Curiosamente uma outra espcie, Susisuchus jaguaribensis, foi encontrada na Bacia Lima Campos (Berriasiano-Barremiano), prxima Bacia do Araripe (FORTIER & SCHULTZ, 2009). Susisuchus pertence ao grupo dos Neosuchia, e assim, proximamente aparentado com os crocodiliformes atuais muito mais que os outros crocodiliformes do Araripe.

Holtipo de Susisuchus anatoceps.

DINOSSAUROS
Atualmente so conhecidas quatro espcies de dinossauros da Bacia do Araripe. Todos so dinossauros terpodes e provenientes das concrees carbonticas do Membro Romualdo da Formao Santana. espinossaurdeos Angaturama e Irritator, celurossauros Santanarator e Mirischia.

Figura Holtipo de Irritator challengeri. Escala = 5 cm.

O crnio, parte posterior sem a poro rostral do focinho, e ramos mandibulares de Irritator (Figura), est depositado no Museu de Histria Natural de Stuttgart, Alemanha, representa o crnio mais completo de um espinossaurdeo conhecido at o momento(MARTILL et al., 1996).

Um membro posterior de terpode de porte mdio ainda no descrito do folhelho pirobetuminoso da Formao Ipubi representa o primeiro registro de dinossauro, bem como de um arcossauro nesta formao geolgica (ANDRADE et al., 2009). curioso perceber que nenhum outro grupo de dinosauro foi encontrado na Bacia do Araripe, possivelmente por condies paleoecolgicas favorveis aos terpodes (NAISH, 2004) ou por uma questo de preservao.

PTEROSSAUROS
Pterosauria um grupo exclusivamente fssil, isto , no h espcies viventes. caracterizado pelo quarto dgito dos membros anteriores alongados que sustenta uma asa adaptada ao voo (KELLNER, 2006).

Os pterossauros so os animais mais representativos no Araripe dentre os arcossauros. Seus fsseis so conhecidos nas formaes Exu, Santana e Crato. Na Formao Santana os pterossauros so mais abundantes, tanto em nmero de exemplares quanto de espcies. Para a Formao Exu conhecido apenas um mero incompleto de um pterossauro indeterminado (MARTILL, 2007b).

Pterossauros da Bacia do Araripe


As espcies de ornitoqueirdeos da Formao Santana so Anhanguera santanae, Anhanguera piscator, Anhanguera blittersdorffi, Anhanguera robustus, Tropeognathus mesembrinus, Anhanguera spielbergi.
Brasileodactylus araripensis da Formao Santana Ludodactylus sibbicki da Formao Crato. Grupo Tapejaridae : Tapejara wellnhoferi Formao Santana um tapejardeo; Tupandactylus imperator da Formao Crato. Enquanto que Tapejara navigans, tambm da Formao Crato, diferencia de Tapejara wellnhoferi e Tupandactylus. O grupo Chaoyangopteridae: Lacusovagus magnificens. Gnero Tupuxuara e Thalassodromeus sethi da Formao Santana, formam o grupo Thalassodromidae.

Ludodactylus sibbicki

Tapejara Ingridia navigans perodo cretaceo - Cranio de um Tapejaridae

A preservao de tecido mole ocorre em espcimes de pterossauros das formaes Crato e Santana. So conhecidos exemplares com crista cranial mole, membrana de asa, vasos sanguneos e msculos. H ainda, em pouqussimos exemplares, a ocorrncia de picnofibras (i.e., estruturas semelhantes a pelos que cobriam o corpo dos pterossauros). H pelo menos cinco novas espcies de pterossauros aguardando por estudo ou em via de serem nomeadas formalmente (H.B.N.Campos, observao pessoal), sugerindo uma abundante diversidade da fauna de pterossauros no Cretceo da Bacia do Araripe.

NEGOCIANDO FSSEIS
Adulterao, contrabando e venda de fsseis fazem parte da histria dos preciosos espcimes provenientes da Bacia do Araripe. No caso, em especial, dos arcossauros, uma considervel parte desses exemplares foi descrita apenas por pesquisadores estrangeiros e depositados em colees de museus de diferentes locais do mundo.

Mesmo possuindo determinado exemplar em mos, o pesquisador se depara, durante a etapa de anlise, com outro empecilho a preparao. Para se observar completamente uma pea fssil necessria preparao qumica e/ou mecnica, que , inclusive, essencial para revelar adulteraes e falsificaes, frequentes em fsseis do Araripe. O acesso aos exemplares fsseis em colees estrangeiras e o empobrecimento de colees paleontolgicas brasileiras um outro contratempo apontado pelo prejuzo da negociao de fsseis raros do Araripe.

Um fssil de 110 milhes de anos, oriundo do patrimonio geolgico e paleontolgico da Bacia Sedimentar do Araripe. O espcime foi extrado da formao Santana. o crnio de uma espcie de pterossauro at agora nova para a cincia. Est sendo anunciado por um site americano (Flrida) por R$ 1,2 milho.

Obrigada!!!

You might also like