You are on page 1of 38

RELAES HUMANAS

PROF:DEYSE QUEIROS SANTOS ADMINISTRADORA/ FVG PS GRADUADA EM GESTO DE VAREJO/SENAC MESTRANDA EM RECURSOS HUMANOS E GESTO DO CONHECIMENTO /FUNIBER SC

RELAES INTERPESSOAIS

Alguns Conceitos

As relaes humanas e o ambiente de trabalho que da resulta e a criao de laos entre as pessoas so muito mais importantes para o aumento da produtividade do que as simples condies fsicas e materiais do trabalho. Envolve o conhecimento de relaes internas do prprio EU. O auto conhecimento favorece o desenvolvimento de relaes mais produtivas, facilitando o trabalho em grupo.

essencialmente um processo interativo e didtico (pessoa a pessoa) em que o emissor constri significados e desenvolve expectativas na mente do receptor.
No h processos unilaterais na interao humana: tudo que acontece no relacionamento interpessoal decorre de duas fontes:

EU E OS OUTROS

O relacionamento interpessoal pode tornar-se e manter-se harmonioso e prazeroso, permitindo trabalho cooperativo, em equipe, com integrao de esforos, conjugando as energias, conhecimentos e experincias para um produto maior que a soma, ou seja a sinergia. Ou ento tende a tornar-se muito tenso, conflitivo, levando desintegrao de esforos e final dissoluo do grupo.

Conhecimento de Si Prprio

O comportamento do ser humano agrega um complexo de situaes abstratas oriundas do prprio ser, em aquisies passadas e presentes e da interao do ser com o meio. O ser humano conhece pequena parte de si mesmo. Conhece-te a ti mesmo, significa precisamente conscincia de si mesmo.

Uma avaliao serena das nossas emoes e do nosso relacionamento com o prximo pode oferecer-nos uma luz no fim do tnel. Tomando conscincia de nossa ignorncia, estaremos alicerados para detectar a nossa verdadeira capacidade.

H O M E M

Razo Dotado de Emoo

Age

Certo

Contexto Social
ou Reage ou Errado

COMO SER, UM UNIVERSO EM SI MESMO

Existem pessoas que no se do conta da atmosfera que criam no trabalho, no lar e nos grupos. necessrio observarmos o impacto que causamos no nosso ambiente e no dos outros. Ns usamos defesas para repelir ameaas imaginrias ou reais.

Descubra como voc age!

Voc capaz de....

Ouvir to bem quanto fala?

No interromper os outros quando falam?


No ser agressivo?

Voc gosta de impor suas idias?

Voc, j procurou verificar suas falhas?


Ver como voc mesmo ?

Ver como so os outros?


Compreender seus prprios sentimentos? Entender seus preconceitos? Entender o relacionamento entre as pessoas?

As pessoas podem melhorar, aprender, aperfeioar suas habilidades adquirindo traquejo nas relaes humanas.

A Arte de Perceber os Outros

Melhor compreenso dos outros, interpretando-os pelo que eles so e no pelo que desejaramos que eles fossem. Reconhecer o outro como SER nico, dotado de particularidades diferentes das suas e viso de vida diferenciada.

Avaliar as respostas tentando preencher as lacunas que ficaram abertas ou no foram concludas, desprendido de prconceitos.

Formamos essa impresso observando suas aes, sua voz, seus gestos, seus movimentos expressivos, o que ele diz, como reage ao nosso comportamento.

No vemos as pessoas como so, mas a partir do que significam para ns.

No captamos com exatido o que est l fora. Vemos o que queremos ou precisamos ver para nos defender ou aproximar de nossos alvos.

Percepo

A Percepo define aquilo que os nossos sentidos nos apresentam e identificamos como algo vindo do ambiente externo. A percepo de um mesmo fato pode ser diferente para duas pessoas que acompanham o mesmo evento.
Percepo o processo pelo qual as pessoas tomam conhecimento...

De si

Do mundo sua volta

Dos outros

Uma sirene...

Pode levar um indivduo a crer que houve algum crime nas redondezas...

Enquanto outro chegar concluso que h um incndio a ser debelado.

Um terceiro poder concluir que um paciente est sendo levado a um hospital.

Comunicao

Centro gravitacional de todas as atividades humanas, nada acontece sem que haja prvia comunicao. Um grande nmero de problemas pode estar ligado a falta de comunicao. Troca de entendimento onde alm das palavras se considera as emoes e o contexto ambiental, s acontece quando existe compreenso, aceitao e ao resultante, pois afeta comportamentos.

Comunicao Verbal e No Verbal

O nosso trabalho feito por meio de contato com outros, quer como indivduo, quer como grupos; A falta de habilidade em lidar com outras pessoas prejudica o relacionamento interpessoal; Para lidar com pessoas necessrio compreender o outro atravs da sensibilidade social ou empatia.

Teremos ento:
Empatia
( Sensitividade Social )

Relaes
Interpessoais

Repertrio
de Condutas

Flexibilidade de Comportamento

Empatia e Simpatia

Empatia: Compreenso de como a pessoa se sente (alegre ou triste). Simpatia: Capacidade de compreender sem sentir o que a pessoa sente.

Quando a ao de uma pessoa desencadeia uma reao em outro.

Base de toda a vida social, sem ela os grupos no seriam mais do que simples aglomerados de indivduos que permaneceriam lado a lado como estranhos.

Ao interagir as pessoas se vem como indivduos dotados de atitudes, expectativas de comportamento, sentimentos e capacidade de julgamento.

O Desenvolvimento de aptides para um melhor interagir nos leva a trabalhar:

Como ouvir

Como dialogar

Como informar
Como elogiar

Como avaliar
Como disciplinar

PAPIS FUNCIONAIS OU BLOQUEADORES?

Foras que impulsionam, que incentivam ou ajudam

Foras que restringem

Empatia

Vaidade

Motivao
Iniciativa Competncia

Apatia

Dependncia Timidez

Apoio

Manipulao

Problema nas Relaes Humanas

A partir de divergncias de percepo e idias, as pessoas se colocam em posies antagnicas, caracterizando uma situao conflitiva.

Os conflitos interpessoais acontecem...

Nas relaes do indivduo com o grupo

Dos indivduos entre si

De um grupo com o outro

Do dirigente com o grupo

Do indivduo com o lder.

Sentimentos de vaidade, impacincia, intolerncia, egocentrismo, dentre outros, contribuem de forma significativa para as dificuldades nas relaes humanas.

Forma de lidar com o conflito Diagnose do conflito levando-se em conta: Natureza do conflito Razes subjacentes Grau de extenso
Intensidade ou importncia quanto as conseqncias

Contexto grupal ou organizacional


Motivao dos oponentes

Pontos positivos do conflito

Previne a estagnao decorrente do equilbrio constante de concordncia.

Estimula o interesse e curiosidade pelo desafio da oposio.


Descobre os problemas e demanda resoluo. Funciona como raiz de mudanas pessoais, grupais e sociais.

Bem estar da Equipe e Bem Estar do Cliente

Uma equipe feliz, tem por objetivo o bem estar do cliente.


A satisfao dos profissionais tem sido considerado como um importante indicador do clima organizacional, sendo um elemento determinante da avaliao do seu desempenho.

Mnica Soares

You might also like