You are on page 1of 29

LITERATURA REALISTA DO SCULO XIX

PROSA E POESIA REALISMO, NATURALISMO E PARNASIANISMO

REALISMO/NATURALISMO
O Realismo um movimento artstico-literrio que se desenvolve na segunda metade do sculo XIX que, em alguns aspectos, aprofunda temas j abordados pelo Romantismo e, em outros, reage ao sentimentalismo dos romnticos. O Naturalismo tambm se desenvolve na mesma poca e se constitui esttica e estilstica numa reao ao Romantismo, enquanto que em seu enfoque temtico aprofunda o Realismo na abordagem da realidade. No Brasil, foram dois movimentos que se desenvolveram concomitantemente e do ponto de vista literrio ocorreram principalmente na prosa, pois na poesia o Parnasianismo foi a expresso realista. O Realismo brasileiro teve como grande nome Machado de Assis que desenvolveu temas e estilos diferentes do Realismo europeu, inaugurando uma literatura que prenunciava o Modernismo, enquanto que o Naturalismo reproduziu praticamente a ideologia europeia, tanto em relao aos temas, quanto linguagem.

O CONTEXTO SOCIAL E HISTRICO


O contexto social e histrico ser determinante para o aparecimento de um novo fazer artstico e literrio. A consolidao do Capitalismo como sistema poltico e econmico, o que vai reforar a competitividade entre as classes sociais. A consolidao da Burguesia como classe dominante, e a consequente apario do proletariado, como classe dominada. A segunda Revoluo Industrial que reforar a estratificao social, dividindo a sociedade em duas classes distintas: burguesia X proletariado. O crescimento demasiado das zonas urbanas que ao incharem deixam mostra a misria do proletariado explorado pelas classes burguesas.

CONTEXTO FILOSFICO-CIENTFICO
A segunda metade do sculo XIX experimenta um grande desenvolvimento cientfico e filosfico que ideologicamente vai influenciar as artes e a sociedade burguesa. O Positivismo de Augusto Conte d as bases para a abordagem racional dos problemas sociais e humanos, inaugurando uma concepo cientfica da realidade. O Evolucionismo de Charles Darwin muda a concepo da origem e do desenvolvimento do homem, com base nas cincias naturais. O Determinismo de Taine revela que o homem e a sociedade so determinados pelos fatores meio, raa, instinto, hereditariedade e momento histrico. Karl Marx elabora a teoria da luta de classe em que explica a evoluo social por meio de um conflito permanente entre Burguesia e proletariado. Renan nega com o seu livro O Poder da cincia a dimenso espiritual e metafsica do homem, reforando o materialismo que os demais ramos do conhecimento j valorizavam.

O REALISMO LITERRIO
O Realismo literrio se afastar da idealizao romntica para abordar a realidade pelo ngulo da psicologia e da sociologia.

O NATURALISMO LITERRIO
O Naturalismo vai extrapolar o Realismo ao conceber a realidade e homem como determinados por fatores biopsicossocial.

CARACTERSTICAS GERAIS DO REALISMO/NATURALISMO


RACIONALISMO A contrrio do romntico que escreve imaginando, fantasiando, o realista procura ser racional, ou seja, escrever sobre o que poder comprovado e observado. OBJETIVIDADE Enquanto o romntico subjetivo por e4screver atravs de suas sensaes e impresses, o realista escreve sobre o que ele v, sem interferir pessoalmente. IMPASSIBILIDADE Enquanto o romntico passional e escreve atravs de suas emoes, o realista impassvel, escreve sem se envolver emocionalmente. VEROSSIMILHANA A realidade para os romnticos imaginada, pensada, idealizada e para o realista deve se parecer com a verdade, com o real e com o concreto. CONTEMPORANEIDADE A tendncia do romntico se projetar para o futuro ou para o passado, enquanto a do realista so os fatos presentes, presenciados na mesma poca do escritor. PSICOLOGIA HUMANA Enquanto os romnticos se interessam pelas histrias e pelas aventuras, o realista se concentra na observao dos comportamentos humanos e sociais.

REALIDADE HUMANA O romntico idealiza o homem, mostrando sua dimenso grandiosa, j o realista mostra pequenas atitudes, quase sempre nocivas, deformadoras do carter. REALIDADE SOCIAL Enquanto a realidade para o romntico idealizada, harmnica, sem conflitos sociais, para o realista ela est em permanente choque de interesses e de ideias. CONCEITOS CIENTIFICOS E FILOSFICOS Os grandes temas romnticos derivam da ideologia da Revoluo Francesa, enquanto os do Realismo so consequncia do desenvolvimento cientfico e filosfico. OS CONCEITOS HISTRICOS Enquanto o romntico enfatiza ideias revolucionrias, humanas e sociais, acreditando no ideal de liberdade e igualdade, o realista capta e revela as ideias e valores materialistas da sociedade burguesa capitalista. PERSONAGENS PATLGICOS Os romnticos criam personagens considerados perfeitos psicolgicos e socialmente, paradigmas da sociedade burguesa, enquanto que os realistas constroem personagens deformados, cheios de defeitos, de anomalias sociais, psicolgicas, como taras e vcios sexuais.

CARACTERSTICAS ESTILSTICAS DO REALISMO/NATURALISMO


LINGUAGEM DE TENDNCIA MAIS OBJETIVA Enquanto o romntico abusava no uso de uma linguagem subjetiva, carregada de metforas e smiles, intensa adjetivao, o realista procura evitar as metforas, optando por uma linguagem mais denotativa, mais exata e objetiva. VOCABULRIO MAIS CONCRETO. Os romnticos usaram um vocabulrio mais abstrato, metafrico e adjetivado, enquanto que o realista fazia uso de um vocabulrio mais concreto, mais corriqueiro. No Realismo, vocabulrio denotador dos aspectos psicolgicos dos personagens e das situaes vivenciadas; no Naturalismo, vocabulrio enunciador de situaes animalescas dos personagens e de distrbios sexuais, alguns termos de mau gosto e outros de cunho cientfico. TIPOLOGIA TEXTUAL. Os romnticos enfatizam a descrio e a narrao em seus textos, dando prioridade s aventuras, s nuances vivenciadas pelas personagens, deixando a narrativa mais dinmica. Os realistas e naturalistas enfatizavam as descries e os comentrios, o que deixava a narrativa mais lenta, j que seu objetivo era a anlise de caracteres humanos, tanto do ponto de vista psicolgico quanto do biopsicossocial. DIFERENAS BSICAS ENTRE REALISMO E NATURALISMO. O romance realista enfatiza os aspectos comportamentais dos personagens, normalmente, anmalos, como infidelidade, adultrio, hipocrisia, dissimulao, traio, ambio e interesse. a chamada anlise psicolgica e social. J o romance naturalista estuda os comportamentos humanos considerando causas e consequncias, tendo como pressupostos tericos elementos cientficos, como biolgicos, qumicos, sociolgicos e psicolgicos, dando nfase a aspectos hereditrios, instintivos, genticos e do meio social, no mais das vezes, criando personagens patolgicos. .

SINTETIZANDO
A linguagem do Realismo e do Naturalismo objetiva, enfatizando-se o uso das palavras em seu aspecto denotativo, evitando-se as metforas de cunho ornamental. O vocabulrio guarda estreita relao com os aspectos narrados por uma questo de verossimilhana. No Realismo, a linguagem tende a ser introspectiva, j que o escritor enfatiza o interior dos personagens, seus pensamentos, suas reaes, atravs do discurso indireto e do monlogo. No Naturalismo, a linguagem aproxima-se mais da realidade cotidiana, enfatizandose o uso de termos vulgares e comparativos entre o homem e o animal. Tambm no Naturalismo ocorre frequentemente o uso de palavras erticas e de cunho cientfico que contribuiro para o escritor sistematizar a sua tese sobre os comportamentos humanos e sociais. Tanto no Realismo quanto no Naturalismo a tipologia textual mais evidente oscilar entre a descrio e a dissertao que sero usadas abundantemente, j que a narrao ser lenta, pois pouco interessa a ao.

Sintaticamente, entretanto, tanto no Realismo, quanto no Naturalismo, o escritor procura ser correto, quase no transgredindo as regras gramaticas, a no ser nas falas de personagens populares. Os personagens saem, no Realismo, em sua maioria, das classes burguesas, por ser elas que do o padro sociocultural e, tambm, pela inteno do escritor em desmistificar a viso romntica do heri burgus. No Naturalismo, o escritor normalmente constri personagens patolgicos e marginalizados, tais como, lsbicas, homossexuais, ninfomanacas, loucos, bbados, manacos, criminosos, avarentos e adlteros. De uma forma geral, o escritor naturalista enfatiza personagens sem refinamento cultural e social , mas quando eles aparecem na narrativa, destacam-se os aspectos negativos. O grande personagem do Naturalismo, contudo, ser o ambiente fsico e social, que faz parte da inteno do escritor em mostrar que o homem determinado pelo meio.

ASPECTOS TEMTICOS DO REALISMO


As relaes sociais e afetivas das classes burguesas so os grandes temas da Literatura realista, vista pelo ngulo da psicologia e da sociologia. Os temas so abordados pelos aspectos mais srdidos do homem e da sociedade, numa atitude tpica de crtica social e de amostragem de seu avesso. O adultrio, a traio, a infidelidade amorosa e afetiva esto no centro da abordagem realista com ntida inteno de desmistificar o amor romntico, idealizado e platnico. Ao enfatizarem aspectos como hipocrisia, dissimulao, egosmo, inautenticidade, avareza, os realistas revelam-se, cticos, pessimistas e, em algumas vezes, niilistas. Os temas realistas negam constantemente a dimenso espiritual, as relaes idealizadas, revelando a propenso do ser humano em ser mau carter, e nestes termos fazem uma crtica da sociedade burguesa. A competio entre os personagens a fora motriz do enredo realista, em que, no desfecho das narrativas, qualquer tentativa de felicidade afastada.

ASPECTOS TEMTICOS DO NATURALISMO


Os temas do realismo aparecem tambm no Naturalismo, mas a nfase recai em aspectos deterministas. Para o escritor naturalismo fundamental explicar que o homem produto do meio, da raa, do instinto, da hereditariedade e do momento histrico. Assim, enquanto o realista explica o homem e a sociedade a partir de uma fundamentao psicolgica e sociolgica, o naturalista explica atravs de uma fundamentao cientfica baseada na Biologia, na Qumica e Sociologia. O principal tema do Naturalismo provar que o homem determinado pelo meio e pelos instintos, derivando dessa concepo os demais determinismos. Tambm no Naturalismo a dimenso espiritual do homem negada, enfatizando-se totalmente os aspectos materiais e bestiais da existncia humana, em que afloram elementos instintivos, como a sexualidade.

ANTOLOGIA REALISTA E NATURALISTA

DOM CASMURRO
No culpo ao homem; para ele, a coisa mais importante do momento era o filho. Mas tambm no me culpem a mim; para mim, a coisa mais importante era Capitu. O mal foi que os dois casos se conjugassem na mesma tarde, e que a morte de um viesse meter o nariz na vida do outro. Eis o mal todo. Se eu passasse antes ou depois, ou se o Manduca esperasse algumas horas para morrer, nenhuma nota aborrecida viria interromper as melodias de minha alma. Por que morrer exatamente h meia hora? Toda tarde apropriada ao bito; morre-se muito bem s seis ou sete horas da tarde. Machado de Assis

MEMRIAS PSTUMAS DE BRS CUBAS


Comeo a arrepender-me deste livro. No que ele me canse: eu no tenho que fazer; e, realmente, expedir alguns magros captulos para esse mundo sempre tarefa que distrai um pouco da eternidade. Mas o livro enfadonho, cheira a sepulcro, traz certa contrao cadavrica: vcio grave, e alis nfimo, porque o maior defeito deste livro s tu, leitor. Tu tens pressa de envelhecer, e o livro anda devagar; tu amas a narrao direita e nutrida, o estilo regular e fluente, e este livro e o meu estilo so como os brios, guinam direita e esquerda, andam e param, resmungam, urram, gargalham, ameaam o cu, escorregam e caem... E caem! - Folhas misrrimas do meu cipreste, heis de cair, como quaisquer outras belas vistosas; e, se eu tivesse olhos, dar-vos-ia uma lgrima de saudade. Esta a grande vantagem da morte, que, se no deixa boca para ir, tambm no deixa olhos para chorar... Heis de cair. Machado de Assis

O CORTIO
Eram cinco horas da manh e o cortio acordava, abrindo, no os olhos, mas a sua infinidade de portas e janelas alinhadas. Um acordar alegre e farto de quem dormiu de uma assentada, sete horas de chumbo. []. O rumor crescia, condensando-se; o zunzum de todos os dias acentuava-se; j se no destacavam vozes dispersas, mas um s rudo compacto que enchia todo o cortio. Comeavam a fazer compras na venda; ensarilhavam-se discusses e rezingas; ouviam-se gargalhadas e pragas; j se no falava, gritava-se. Sentia-se naquela fermentao sangunea, naquela gula viosa de plantas rasteiras que mergulham os ps vigorosos na lama preta e nutriente da vida, o prazer animal de existir, a triunfante satisfao de respirar sobre a terra. Alusio Azevedo

PARNASIANISMO arte pela arte

A POESIA REALISTA BRASILEIRA


A manifestao potica do Realismo e do Naturalismo no Brasil chamou-se Parnasianismo. Na Europa, tivemos uma poesia de carter realista e parnasiano, principalmente, em Portugal e Frana. O contexto histrico do Parnasianismo o mesmo que forneceu ideologicamente as bases para o Realismo e Naturalismo. Assim, costuma-se dizer que o Parnasianismo o Realismo na poesia, embora ideologicamente haja uma diferena fundamental.

PARNASIANISMO X REALISMO
O parnasianismo no Brasil foi um movimento essencialmente potico tornando-se sinnimo de academicismo durante cerca de quarenta anos. Enquanto o Realismo mergulhava fundo nas reflexes sociais e humanas, o Parnasianismo afastou-se da realidade. Os parnasianos cultivaram uma arte sem ideologia social e poltica, centrando suas preocupaes bsicas na esttica, e, por isso, foram chamados de poetas da torre de marfim. Tematicamente, a poesia parnasiana foi uma reao subjetividade e idealizao romntica, enquanto que do ponto de vista formal reduplicou a ideologia clssica de beleza e perfeio.

O ponto de contato entre Realismo e Parnasianismo reside no fato de que so estticas objetivas e racionalistas. A postura racional ser responsvel pela busca obstinada dos parnasianos em encontrar a objetividade absoluta. A poesia torna-se, portanto, uma atividade frvola e ldica em que o principal objetivo era encontrar a perfeio da forma, o que levou os poetas a cultuarem a forma.

O CULTO DA FORMA
A obsesso por uma forma perfeita leva os parnasianos a dar preferncia:

Ao verso decasslabo clssico, sfico e heroico. Ao verso alexandrino, inveno parnasiana. estrofe simtrica, principalmente, quarteto e terceto. forma fixa clssica do soneto, com estrutura dissertativa e com a chave de ouro. Ao vocabulrio solene, dicionarizado, recheado de termos latinos e helnicos.

s rimas clssicas, em que as rimas ricas e raras se tornam uma verdadeira obsesso. disposio de rimas em AABB, ABBA e ABAB. A uma sintaxe lusitana, de exceo, em que se destacam a coeso e o hiprbato. A uma estrutura dissertativa, com prevalncia de versos encadeados sinttica e semanticamente, atravs de enjambemant . A uma postura objetiva, atravs de um EU potico reflexivo e descritivista. conteno da emoo atravs da abordagem de temas centrados em objetos artsticos e utilitrios, na natureza, entendida como se fosse uma fotografia.

A TEMTICA PARNASIANA
Os temas parnasianos se afastam da realidade social e humana e de toda e qualquer manifestao subjetiva. Esta postura faz parte da obsesso parnasiana em busca da beleza e da perfeio e, por isso, vo cultuar uma poesia fria, impassvel e objetiva: Objetos artsticos, utilitrios e decorativos, em que a descrio e a reflexo se fixaro na beleza esttica da forma, numa verdadeira potica de objetos um dos temas mais cultuados. Os parnasianos no se interessaro pela finalidade utilitria do objeto, mas pelos seus contornos estticos perfeitos e belos, num verdadeiro exerccio de metalinguagem.

A natureza esttica, buclica, idealizada, como se fosse uma fotografia em que o grande objetivo pint-la objetivamente com palavras. A histria, a cultura e a geografia da antiguidade tambm se tornam uma abordagem frequente da poesia parnasiana. A metalinguagem refora a obsesso do poeta parnasiano pela perfeio da forma que, consequentemente, se volta para o fazer potico. A abordagem de temas sobre a existncia humana, num tom reflexivo-filosfico, outra recorrncia parnasiana.

O PARNASIANISMO BRASILEIRO
O parnasianismo surgiu na Frana, assim como o Realismo e o Naturalismo, e sua potica s vingou por muito tempo no Brasil. Quarenta anos depois de seu surgimento no Brasil, o Parnasianismo se tornou o principal alvo dos integrantes do movimento modernista por acharem que os poetas faziam uma arte desvinculada realidade nacional. Mas, apesar de cultuarem as propostas bsicas do Parnasianismo francs, os poetas brasileiros fizeram uma poesia de ntida influncia romntica, principalmente, quanto aos temas abordados. Formalmente, o Parnasianismo brasileiro se manteve preso ao culto da forma, mas tematicamente abordou o amor platnico, o nativismo, o patriotismo ufanista e o indianismo idealizado.

ANTOLOGIA PARNASIANA

ANOITECER Esbraseia o Ocidente na agonia O sol... Aves em bandos destacados, Por cus de oiro e de prpura raiados, Fogem...Fecha-se a plpebra do dia... Delineiam-se, alm da serrania Os vrtices de chama aureolados, E em tudo, em torno, esbatem derramados Uns tons suaves de melancolia.. Um mundo de vapores no ar flutua... Como uma informe ndoa, avulta e cresce A sombra proporo que a luz recua... A natureza aptica esmaece... Pouco a pouco, entre as rvores, a lua Surge trmula, trmula... Anoitece. Raimundo Correia

MAL SECRETO Se a clera que espuma, a dor que mora Nalma, e destri cada iluso que nasce, Tudo o que punge, tudo o que devora O corao, no rosto se estampasse;

Se se pudesse, o esprito que chora, Ver atravs da mscara da face, Quanta gente, talvez, que inveja agora Nos causa, ento piedade nos causasse!
Quanta gente que ri, talvez, consigo Guarda um atroz, recndito inimigo, Como invisvel chaga cancerosa! Quanta gente que ri, talvez existe, Cuja ventura nica consiste Em parecer aos outros venturosa! Raimundo Correia

A ESTTUA s mos o escopro, olhando o mrmor: Quero O estaturio disse uma por uma As perfeies que tm as formas de Hero Talhar em pedra que o ideal resuma.
E rasga o Paros. Graa toda a esmero, A fronte se arredonda em nvea espuma; Eis ressalta o nariz de talho austero, Ala-se o colo, o seio se avoluma; Alargam-se as espduas; veia a veia Mostram-se os braos... Cede a pedra ainda A um golpe, e o ventre ntido se arqueia; A curva, enfim, das pernas se acentua... E ei-la, acabada, a esttua heroica e linda, Cpia divina da beleza nua. Alberto Oliveira

You might also like