You are on page 1of 28

O HERI DE MIL FACES Joseph Campbell

Dizem que o que todos procuramos um sentido para a vida. No penso que seja assim. Penso que o que estamos procurando uma experincia de estar vivos, de modo que nossas experincias de vida, no plano puramente fsico, tenham ressonncia no interior do nosso ser e da nossa realidade mais ntimos, de modo que realmente sintamos o enlevo de estar vivos. P. 14. Lendo mitos. Eles ensinam que voc pode se voltar para dentro, e voc comea a captar a mensagem dos smbolos. Leia mitos de outros povos, no os da sua prpria religio, porque voc tender a interpretar sua prpria religio em termos de fatos mas lendo os mitos alheios voc comea a captar a mensagem. O mito o ajuda a colocar sua mente em contato com essa experincia de estar vivo. Ele lhe diz o que a experincia . P. 17

As imagens do mito so reflexos das potencialidades espirituais de cada um de ns. Ao contempl-las, evocamos os seus poderes em nossas prprias vidas. P. 225. CAMPBELL, J. O poder do mito. Com Bill Moyers. So Paulo: Palas Athena, 1990.

O Monomito
1 MITO E SONHO resta muito mais por ser experimentado do que ser possvel saber ou contar No seria demais considerar o mito a abertura secreta atravs da qual as inexaurveis energias do cosmos penetram nas manifestaes culturais humanas. As religies, filosofias, artes, formas sociais do homem primitivo e histrico, descobertas fundamentais da cincia e da tecnologia e os prprios sonhos que nos povoam o sono surgem do crculo bsico e mgico do mito.

Pois os smbolos da mitologia no so fabricados; no podem ser ordenados, inventados ou permanentemente suprimidos. Esses smbolos so produes espontneas da psique e cada um deles traz em si, intacto, o poder criador de sua fonte. Freud, Jung e seus seguidores demonstraram irrefutavelmente que a lgica, os heris e os feitos do mito mantiveram-se vivos at a poca moderna. O inconsciente envia toda espcie de fantasias, seres estranhos, terrores e imagens ilusrias mente seja por meio dos sonhos, em plena luz do dia ou nos estados de demncia; pois o reino humano abarca, por baixo do solo da pequena habitao, comparativamente corriqueira, que denominamos conscincia.

Percorremos um crculo completo, do tmulo do tero ao tero do tmulo: uma ambgua e enigmtica incurso num mundo de matria slida prestes a se diluir para ns, tal como ocorre com a substncia do sonho. A figura do monstro-tirano familiar s mitologias, tradies folclricas, lendas e at pesadelos do mundo; e suas caractersticas, em todas as manifestaes, so essencialmente as mesmas. Ele o acumulador do benefcio geral. Onde quer que ponha a mo, h um grito: um grito em favor do heri redentor, o portador da espada flamejante, cujos golpes, cujo toque e cuja existncia libertaro a terra.

O heri o homem da submisso autoconquistada. Eis o enigma cuja soluo, em toda parte, constitui a virtude primria e a faanha histrica do heri. Apenas o nascimento pode conquistar a morte nascimento no da coisa antiga, mas de algo novo. Dentro do esprito e do organismo social deve haver se pretendemos obter uma longa sobrevivncia uma contnua "recorrncia de nascimento" (palingenesia) destinada a anular as recorrncias ininterruptas da morte. Quando chega o dia em que seremos vencidos pela morte, ela vem; nada podemos fazer, exceto aceitar a crucifixo e a conseqente ressurreio , ou o completo desmembramento e o conseqente renascimento.

Retomada do trabalho da criao: O primeiro passo, a separao ou afastamento, consiste numa radical transferncia da nfase do mundo externo para o mundo interno, do macrocosmo para o microcosmo, uma retirada, do desespero da terra devastada, para a paz do reino sempiterno que est dentro de ns. Mas esse reino, como nos ensina a psicanlise, precisamente o inconsciente infantil. Se pelo menos uma nfima parcela dessa totalidade perdida pudesse ser trazida luz do dia, experimentaramos uma maravilhosa expanso dos nossos poderes, uma vivida renovao da vida. Atingiramos a estatura de um arranha-cu. Se pudssemos recuperar algo esquecido, no apenas por ns mesmos, mas por toda a gerao ou por toda a civilizao a que pertencemos, poderamos vir a ser verdadeiramente portadores da boa nova, heris culturais do nosso tempo personagens do momento histrico local e mundial.

A primeira tarefa do heri consiste em retirar-se da cena mundana dos efeitos secundrios e iniciar uma jornada pelas regies causais da psique, onde residem efetivamente as dificuldades, para torn-las claras, erradic-las em favor de si mesmo (isto , combater os demnios infantis de sua cultura local) e penetrar no domnio da experincia e da assimilao, diretas e sem distores, daquilo que C. G. Jung denominou "imagens arquetpicas. O sonho o mito personalizado e o mito o sonho despersonalizado; o mito e o sonho simbolizam, da mesma maneira geral, a dinmica da psique. Mas, nos sonhos, as formas so destorcidas pelos problemas particulares do sonhador, ao passo que, nos mitos, os problemas e solues apresentados so vlidos diretamente para toda a humanidade.

O heri, por conseguinte, o homem ou mulher que conseguiu vencer suas limitaes histricas pessoais e locais e alcanou formas normalmente vlidas, humanas. O heri morreu como homem moderno; mas, como homem eterno aperfeioado, no especfico e universal , renasceu. Sua segunda e solene tarefa e faanha , por conseguinte, retornar ao nosso meio, transfigurado, e ensinar a lio de vida renovada que aprendeu. Apenas queles que no conhecem nem um chamado interno, nem uma doutrina externa, cabe verdadeiramente um destino desesperador; falo da maioria de ns, hoje, nesse labirinto fora e dentro do corao.

Figura 2. Minotauromaquia

TRAJDIA E COMDIA
"Todas as famlias felizes se parecem entre si; as infelizes so infelizes cada uma sua maneira." Lev Tolsti, Ana karnina. O romance moderno, tal como a tragdia grega, celebra o mistrio do desmembramento, que se configura como vida no tempo. O final feliz desprezado, com justa razo, como uma falsa representao; pois o mundo tal como o conhecemos e o temos encarado produz apenas um final: morte, desintegrao, desmembramento e crucifixo do nosso corao com a passagem das formas que amamos. Essa morte lgica e aos compromissos emocionais do fugaz momento em que estamos no mundo do espao e do tempo, esse reconhecimento e essa mudana da nossa nfase para a vida universal que palpita e celebra sua vitria no prprio beijo da nossa aniquilao, esse amor fati ("amor ao destino"), que inevitavelmente a morte, constitui a experincia da arte trgica; a reside o prazer que ela traz, seu xtase redentor.

A tragdia a destruio das formas e do nosso apego s formas; a comdia, a alegria inexaurvel, selvagem e descuidada, da vida invencvel. Em conseqncia, tragdia e comdia so termos de um nico tema e de uma nica experincia mitolgicos, que as incluem e que so por elas limitados, "Tudo est em mudana; nada morre. O esprito vagueia, ora est aqui, ora ali, e ocupa o recipiente que lhe agradar. . . Pois o que existiu j no , e o que no existiu comeou a ser; e assim todo ciclo de movimento se reinicia. Apenas os corpos, em que habita o eterno, imperecvel, incompreensvel Eu, perecem." Bhagavad-gita, 1944. prprio da mitologia, assim como do conto de fadas, revelar os perigos e tcnicas especficos do sombrio caminho interior que leva da tragdia comdia. Por conseguinte, os incidentes so fantsticos e "irreais": representam triunfos de natureza psicolgica e no de natureza fsica.

O HERI E O DEUS
O percurso padro da aventura mitolgica do heri uma magnificao da frmula representada nos rituais de passagem: separao-iniciao-retorno que podem ser considerados a unidade nuclear do monomito. Um heri vindo do mundo cotidiano se aventura numa regio de prodgios sobrenaturais; ali encontra fabulosas foras e obtm uma vitria decisiva; o heri retorna de sua misteriosa aventura com o poder de trazer benefcios aos seus semelhantes. Exemplo de Prometeu.

O retorno e reintegrao sociedade, que indispensvel contnua circulao da energia espiritual no mundo e que, do ponto de vista da comunidade, a justificativa do longo afastamento, pode se afigurar ao prprio heri como o requisito mais difcil. O heri composto do monomito uma personagem dotada de dons excepcionais. Freqentemente honrado pela sociedade de que faz parte, tambm costuma no receber reconhecimento ou ser objeto de desdm. Ele e/ou o mundo em que se encontra sofrem de uma deficincia simblica.

Tipicamente, o heri do conto de fadas obtm um triunfo microcsmico, domstico, e o heri do mito, um triunfo macrocsmico, histrico-universais. Os heris tribais ou locais, tais como o imperador Huang-ti, Moiss ou o asteca Tezcatlipoca, comprometem as bnos que obtm com um nico povo; os heris universais Maom, Jesus, Gautama Buda trazem uma mensagem para o mundo inteiro. Seja o heri ridculo ou sublime, grego ou brbaro, gentio ou judeu, sua jornada sofre poucas variaes no plano essencial. Os contos populares representam a ao herica do ponto de vista fsico; as religies mais elevadas a apresentam do ponto de vista moral.

O CENTRO DO MUNDO
O efeito da aventura bem-sucedida do heri a abertura e a liberao do fluxo de vida no corpo do mundo. O milagre desse fluxo pode ser representado, em termos fsicos, como a circulao da substncia alimentar; em termos dinmicos, como um jorro de energia; e, espiritualmente, como manifestao da graa. Portanto, o Centro do Mundo o smbolo da contnua criao: o mistrio da manuteno do mundo atravs do contnuo milagre de vivificao que brota no interior de todas as coisas. Para uma cultura ainda nutrida na mitologia, a paisagem, assim como cada fase da existncia humana, ganham vida atravs da sugesto simblica. As elevaes e depresses contam com seus protetores sobrenaturais e se encontram associadas a episdios popularmente conhecidos da histria local da criao do mundo. Alm disso, h, aqui e ali, santurios especiais.

As cidades antigas so construdas como templos, tendo as portas voltadas para as quatro direes, e apresentam no centro o santurio principal do seu divino fundador. Os cidados vivem e trabalham dentro dos limites desse smbolo. E, nesse mesmo esprito, os domnios das religies nacionais e mundiais esto concentrados em torno do eixo de alguma cidade- me: o cristianismo ocidental em torno de Roma; o islamismo em torno de Meca. O Centro do Mundo, portanto, ubquo. E, sendo ele a fonte de toda a existncia, nele gerada a plenitude do bem e do mal do mundo. A feira e a beleza, o pecado e a virtude, o prazer e a dor, so igualmente produo sua.

Ali onde o moralista se encheria de indignao e o poeta trgico, de piedade e horror, a mitologia transforma toda a vida numa vasta e horrenda Divina comdia. Seu riso olmpico de forma alguma escapista, e sim duro; tem a dureza da prpria vida a qual, podemos dizer, a dureza de Deus, o Criador. Assim, os contos so, a um s tempo, sem piedade e sem horror, cheios do gozo de um anonimato transcendente, que se observa a si mesmo no interior de todos os egos voltados para si mesmos e dedicados aos conflitos, egos que nascem e morrem no plano temporal.

A morte do mito Deus?


No incio da Idade Moderna est o homem-deus. Na sua fase final desaparecer apenas o deus do homem-deus? E pode o homem-deus morrer realmente se apenas morrer o deus nele? No se pensou nesta questo, e julgou-se que um processo tinha chegado ao fim quando a obra das Luzes, a superao de Deus, foi levada a uma vitria final nos nossos dias. No se reparou que o homem tinha matado o deus para se tornar o nico deus nas alturas. O alm fora de ns, alis, foi varrido, e com isso consumou-se a grande tarefa das Luzes. Mas o alm em ns tornou-se um novo cu e apela para ns no sentido de novo assalto aos cus: o deus teve de dar lugar, no a ns, mas... ao homem. Como podeis vs crer que o homem-deus morreu, se no morreu ainda nele, para alm do deus, tambm o homem? (STIRNER, 2004, p. 125).

Nietzsche e o Super-Homem

Rasklnikov e a descida ao subsolo

O mito de Ssifo

O mito de Prometeu

Digenes de Sinope

Bazrov e Pisarev

Ravachol

Sociedade iconoclasta

Jean Baudrillard: simulacros e simulaes. Sistemas de objetos


Ao contrrio da utopia, a simulao parte do princpio de equivalncia, de negao radical do signo como signo de valor, parte do signo como reverso e eliminao de toda a referncia. Considerando qua a representao tenta absorver a simulao interpretando-a como falsa representao, a simulao envolve todo o edifcio, da representao tomando-o como simulacro. BAUDRILLARD, J. Simulacro y simulacin. Barcelona: Kairs, 1978.

You might also like