You are on page 1of 22

Arco Eltrico Prof.

Hlio Padilha

O arco eltrico
O arco eltrico a fonte de calor mais utilizada na soldagem por fuso de materiais metlicos, pois apresenta uma combinao tima de caractersticas, incluindo uma concentrao adequada de energia de fuso localizada do metal de base, facilidade de controle, baixo custo relativo do equipamento, e um nvel aceitvel de risco sade dos operadores.

O arco eltrico
O arco eltrico consiste de uma descarga eltrica, sustentada atravs de um gs ionizado, a alta temperatura, conhecido como plasma, podendo produzir energia trmica suficiente para ser usado em soldagem, pela fuso localizada das peas a serem unidas. Para soldagem a arco, correntes acima de 1000A so utilizadas no processo a arco submerso e da ordem de 1A ou inferiores no processo microplasma. Os valores mais comuns, em soldagem, so da ordem de 10 a 100A.

O arco eltrico
Em soldagem, o arco, em geral, opera entre um eletrodo plano, ou aproximadamente plano (a pea), e outro que se localiza na extremidade de um cilindro (o arame, vareta ou eletrodo), cuja rea muito menor do que a do primeiro. Assim, a maioria dos arcos de soldagem tm um formato aproximadamente cnico ou de sino.

Caractersticas eltricas do arco


Eletricamente, o arco de soldagem pode ser caracterizado pela diferena de potencial entre as suas extremidades e pela corrente eltrica que circula pelo mesmo. As regies de queda andica e catdica so caracterizadas pelos elevados gradientes trmicos e eltricos e as somas das quedas de potencial nessas regies aproximadamente constante, independente das condies de operao do arco.
ions+

e-

V (Va Vc) E.la

Caractersticas eltricas do arco


A diferena de potencial entre as extremidades dos arco, necessria para manter a descarga eltrica, varia com a distncia entre os eletrodos, chamada de comprimento de arco (la), com a forma, tamanho e material dos eletrodos, composio e presso do gs na coluna de plasma e corrente que atravessa o arco, entre outros fatores. A figura ao lado mostra a variao da tenso no arco com a corrente de soldagem . Esta curva conhecida como caracterstica esttica do arco.

Caractersticas eltricas do arco


O plasma constitudo por molculas, tomos, ons e eltrons. Destes, os dois ltimos so responsveis pela passagem de corrente eltrica no arco. Assim, a estabilidade do arco est intimamente ligada s condies de produo de eltrons e ons em grande quantidade. A possibilidade de ocorrncia de diferentes mecanismos de emisso de eltrons junto com diferenas de composio, forma e temperatura dos eletrodos faz com que a polaridade dos eletrodos influencie significativamente a estabilidade do arco e outras caractersticas operacionais do processo de soldagem.

Caractersticas eltricas do arco


A estabilidade do arco importante tanto do ponto de vista operacional quanto da qualidade da solda. Um arco instvel mais difcil de ser controlado pelo soldador, j que este precisa de maior habilidade para mant-lo operando e executar a solda de maneira adequada. Alm disso, o cordo de solda obtido com um arco mais instvel tende a ter uma forma mais irregular com dimenses variveis e pode apresentar maior quantidade de porosidade, tornando-se muitas vezes inaceitvel.

Caractersticas trmicas do arco


O arco de soldagem apresenta, em geral, uma elevada eficincia para transformar energia eltrica em trmica e transferi-la para a pea. O calor gerado num arco eltrico pode ser estimado, a partir da equao:

Q V I t

Alm de calor, o arco eltrico gera radiao eletromagntica de alta intensidade, nas faixas do infravermelho, visvel e ultravioleta, devendo ser observado com filtros protetores adequados.

Caractersticas magnticas do arco


O arco de soldagem um condutor gasoso de corrente eltrica. Quando comparado com um fio metlico, tende a ser muito mais sensvel influncia de campos magnticos. Campos magnticos so criados por cargas eltricas em movimento. Desta forma, em torno de qualquer condutor eltrico percorrido por uma corrente, existe um campo magntico circular induzido por esta corrente.

Caractersticas magnticas do arco


de essencial importncia para a soldagem a arco a fora de compresso que o campo magntico induzido pela corrente que passa por um condutos exerce sobre si prprio. No arco eltrico, esta presso desempenha um papel importante devido ao formato cnico usual do arco. Devido a este formato, o valor de R junto ao eletrodo menor do que seu valor junto pea, onde portanto a presso menor. Esta diferena de presso induz, no arco, um intenso fluxo de gs do eletrodo para a pea que independente da polaridade e do tipo de corrente usados e conhecido como jato de plasma.

Caractersticas magnticas do arco


O jato de plasma direciona os gases quentes do arco contra a pea, sendo um dos mecanismos responsveis pela penetrao da solda. Alm disso, ele garante ao arco eltrico uma certa rigidez, e afeta a transferncia de metal do eletrodo para a poa de fuso. As mesmas foras magnticas que atuam no arco e causam a formao do jato de plasma exercem uma influncia similar na extremidade fundida dos eletrodos consumveis. Estas foras tendem a estrangular o metal (pinch) o metal lquido na regio em que seu dimetro menor e, desta forma, podem contribuir para separ-lo do fio slido. Este efeito, particularmente para valores elevados de corrente, pode exercer um papel direto na transferncia de metal do eletrodo para a pea.

Caractersticas magnticas do arco


Outro efeito importante de origem magntica o chamado sopro magntico que consiste de um desvio do arco de sua posio normal, de forma intermitente, e similar a uma chama sendo soprada. O sopro magntico resulta de uma distribuio assimtrica do campo magntico em torno do arco, o que causa o aparecimento de foras radiais atuando sobre o arco e levando alterao de sua posio.

Caractersticas magnticas do arco


O sopro magntico pode ser minimizado ou eliminado atravs de algumas medidas simples, entre elas:
Inclinar o eletrodo para o lado para o qual se dirige o arco; Soldar com arco mais curto; Usar mais de uma conexo de corrente na pea, visando balance-la em relao ao arco; Usar corrente de soldagem mais baixa, quando possvel; Usar corrente alternada, pois o efeito de sopro menor.
a

Introduo
A soldagem a arco utiliza uma fonte de energia projetada especificamente para esta aplicao e capaz de fornecer tenso e corrente, em geral, na faixa de 10 a 40V e 10 a 1200A, respectivamente. Nas ltimas trs dcadas, graas aos avanos dos sistemas eletrnicos, ocorreu um grande desenvolvimento das fontes empregadas em soldagem a arco eltrico.

Requisitos bsicos
Produzir sadas de corrente e tenso com caractersticas adequadas para um ou mais processos de soldagem; Permitir o ajuste de dos valores de corrente e/ou tenso para aplicaes especficas; Controlar, durante a soldagem, a variao dos nveis de corrente e tenso de acordo com os requisitos da aplicao.

Caractersticas dinmicas
As caractersticas dinmicas envolvem variaes transientes de corrente e tenso fornecidas pela fonte em resposta a mudanas durante a soldagem. As caractersticas dinmicas so importantes:
Na abertura do arco eltrico; Durante mudanas rpidas no comprimento do arco; Durante a transferncia de metal atravs do arco; No caso de soldagem com corrente alternada, durante a extino e reabertura do arco a cada ciclo.

Caractersticas estticas
As caractersticas estticas da fonte so indicadas na forma de curvas caractersticas, obtidas atravs de testes com cargas resistivas, e que so, muitas vezes, publicadas pelo fabricante no seu manual. Com base na sua curva caracterstica, uma fonte pode ser classificada como de corrente constante ou de tenso constante.

Caractersticas estticas
As fontes de corrente constante apresentam uma tenso em vazio relativamente elevada (entre 55 e 85V). Na presena de uma carga, esta tenso cai rapidamente. A inclinao da curva tende a variar ao longo da curva, mas, na regio de operao do arco, situa-se entre cerca de 0,2V e 1V/A para fontes convencionais de corrente constante. Fontes de corrente constante permitem que, durante a soldagem, o comprimento do arco varie sem que a corrente de soldagem sofra grandes alteraes. Eventuais curto-circuitos do eletrodo com o metal de base no causam, tambm, uma elevao importante da corrente.

Caractersticas estticas
Fontes de tenso constante fornecem basicamente a mesma tenso em toda a sua faixa de operao. A inclinao deste tipo de fonte situa-se entre cerca de 0,01 e 0,04V. Estas fontes permitem grandes variaes de corrente durante a soldagem quando o comprimento de arco varia ou ocorre um curto-circuito. Este tipo de comportamento permite o controle do comprimento de arco por variaes da corrente de soldagem (a qual controla a velocidade de fuso do arame) em processos de soldagem nos quais o arame alimentado com uma velocidade constante. Adicionalmente, o grande aumento de corrente que ocorre quando o eletrodo toca o metal de base, facilita a abertura do arco e possibilita a transferncia do metal de adio do eletrodo para a poa de fuso durante o curto-circuito.

Ciclo de trabalho
Em todas as mquinas de solda so especificadas os valores do chamado ciclo (ou fator) de trabalho. Este fator relaciona a corrente de soldagem utilizada e o tempo de soldagem que permitido utilizar a mquina de solda com arco eltrico aberto, em relao a um tempo de 10 minutos.

tarco Ct 100% tteste


Assim, caso se faa uma regulagem de corrente de 150 A, recomenda-se que num tempo de 10 minutos no se ultrapasse de (20% X 10 minutos) = 2 minutos de arco aberto, ou seja , efetivamente soldando. Caso se regule a mquina com 80 A, poderse-ia soldar durante 6 minutos num tempo total de 10 minutos.

You might also like