You are on page 1of 27

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE Centro de Cincias Biolgicas e da Natureza CCBN Engenharia Florestal

CONTROLE FSICO DE DOENAS DE PLANTAS


Discentes : Catherine Claros Jssica Sampaio Regina Queiroz Thomas Lima Docente : Dr. Nei S. Braga Gomes Disciplina : Patologia Florestal

Incio do uso de controle fsico (termoterapia) foi contemporneo descoberta da calda bordaleza; Mtodos qumicos: desenvolvimento expressivo quando comparado aos mtodos fsicos; Atualmente: reduo dos impactos negativos da agricultura ao meio ambiente; nfase para outros mtodos.

O controle fsico a utilizao de vrios agentes fsicos visando o manejo das doenas (Ghini e Bettiol, 1995).
Os principais so: temperatura; radiao; ventilao; luz.

Empregado para: bulbos, sementes, tubrculos, colmos;

Objetivo: obteno de material de propagao vegetal livre de patgenos;


Elimina patgenos interna e externamente dos tecidos do hospedeiro. Princpio: O patgeno eliminado por tratamentos em determinadas relaes tempo-temperatura que produzem poucos efeitos deletrios no material vegetal. Quanto maior for a diferena entre a sensibilidade trmica do hospedeiro e do patgeno, melhores sero os resultados com o emprego da termoterapia.

Fatores envolvidos com a sensibilidade trmica: teor de umidade do material vegetal; nvel de dormncia do material; idade e vigor de sementes; tecidos internos e externos: condies das camadas. Tratamento: 1. Uma intensa e curta exposio ao calor, para erradicar microorganismos. 2. Uma pouco intensa e longa exposio ao calor, para reduzir a concentrao do patgeno.

Exemplo: Clavibacter xyli subsp. xyli Cana-de-acar

Toletes ou gemas
em gua a 52C por 30 minutos.

Termoterapia de toletes de cana. Plantio comercial

de mudas sadias.

O mtodo baseado no uso de vapor para tratamento de solo contaminado por patgeno.
Solo: canteiro ou em casas de vegetao. Princpio: Solo coberto com uma lona e o vapor produzido por uma caldeira, injetado sob a cobertura, ou em auto clave.

No deixa resduos qumicos no solo;


Decomposio da matria orgnica acelerada liberao de amnia, dixido de carbono e produtos orgnicos;

Alteraes nas propriedades fsicas do solo Destruio do equilbrio microbiano do solo; Ocorre a erradicao de microrganismos (no seletivo);

VCUOS BIOLGICOS Recolonizao: microrganismos termotolerantes sobreviventes; microrganismos do solo adjacente no tratado; do ar, gua ou daqueles introduzidos com material vegetal.

Recomendado para: patgenos do solo, pragas e plantas daninhas; Mtodo: cobertura do solo com filme plstico transparente, antes do plantio, preferencialmente durante o perodo de maior incidncia de radiao solar. Princpio: aumento da temperatura elimina os patgenos e favorece o desenvolvimento da microbia antagonista. O aumento do teor de umidade do solo antes da cobertura, quer seja atravs de irrigao ou chuva, ajuda o processo.

O coletor solar uma caixa de madeira com 6 tubos metlicos coberta com filme plstico transparente que permite a entrada de luz solar. Recomendado para: substratos visando a produo de mudas; Princpio: uso da radiao solar para aumentar a temperatura e eliminar possveis patgenos do substrato. Os patgenos so eliminados devido a temperatura elevada que obtida no interior dos cilindros metlicos.

Mtodo fsico mais conhecido e utilizado para controlar doenas de produtos frescos. Recomendado para: tratamento ps colheita.

Princpio: as baixas temperaturas no matam os patgenos, apenas retardam ou inibem as atividades patognicas.
Temperatura ideal: a que mantm a qualidade dos frutos e das hortalias. H a necessidade de mtodos complementares refrigerao para controle efetivo do patgeno.

Esse mtodo se fundamenta na alterao nas concentraes de CO2 e O2 durante o armazenamento ou transporte. Recomendado para: tratamento ps colheita. Princpio: as baixas temperaturas no matam os patgenos, apenas retardam ou inibem as atividades patognicas. Temperatura ideal: a que mantm a qualidade dos frutos e das hortalias. H necessidade de mtodos complementares refrigerao para controle efetivo do patgeno.

Princpio: utilizao de filmes plsticos com capacidade de absorver luz ultravioleta.

Faixa de comprimento de luz: menores de 390 nm. Diminui a capacidade de esporular dos fungos patognicos reduzindo a quantidade de inculos;

Recomendado para: reduzir a incidncia de fungos patognicos em ps colheita e durante a produo em ambiente de estufa ou casa de vegetao.

Uso de plsticos que absorvem os raios infravermelho: Evita a perda de radiao infravermelha emitida pelas plantas e pelo o solo; Contribui para manuteno da temperatura durante a noite; Reduz a umidade e controla os patgenos foliares.

Pinta-preta: causada pelo fungo Alternaria solani.

Consiste no uso de energia ionizante, sendo o Cobalto60 e o Csio137, as fontes liberadas para uso em alimentos, para danificar o DNA dos fungos. Recomendado para: produtos em ps-colheita. Princpio: energia ionizante Cobalto 60 e Csio 137 emitem o raio gama; no produzem radioatividade residual nos alimentos. Elimina ou reduz a populao de microrganismos e insetos; danificao do DNA; Inibe a germinao de bulbos e tubrculos; Retarda a manuteno de senescncia de frutas.

Eficincia depende: do estgio de desenvolvimento do microrganismo; da especificidade do microrganismo; do nmero de clulas viveis no hospedeiro a ser tratado; da resistncia do produto a ser tratado com radiao. Aplicaes prticas: Radiao gama; Radiao x tratamento trmico (53 por 3 minutos): para controle da Antracnose em manga.

GHINI, R.; BETTIOL W. Controle fsico. In: BERGAMIN FILHO, A.; KIMATI, H.; AMORIM, L. (Eds.). Manual de fitopatologia: princpios e conceitos. 3. ed. So Paulo: Agronmica Ceres, 1995. v.1, p.786-803. GHINI, R.; BETTIOL W. Controle fsico de patgenos radiculares. In: MICHEREFF, S.J.; MENEZES, M. Patgenos radiculares em solos tropicais. Recife: Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2000. UDOP: Unio dos produtores de bioenergia. Termoterapia para produo de mudas sadias. Disponvel em: <http://www.diretodausina.com.br>. Acesso em: 12 jan. 2013.

You might also like