You are on page 1of 21

Universidade Federal de Uberlndia Instituto de Biologia Graduao em Cincias Biolgicas Disciplina Pipe - 6

Tema:Hormnios Vegetais
Prtica: Induo do amadurecimento do fruto (Etileno)
Alunos:Aline Boaventura, Lucas Soares, Patrcia do Nascimento, Roberta Botta Frana.

Hormnios Vegetais:
So tambm chamados de fitormnios. Regulam o funcionamento fisiolgico das plantas. Os principais hormnios vegetais so: Auxina, Citocinina, Etileno, Giberelina e cido Abscsico

Etileno:
HISTRICO SOBRE O ETILENO:
Na China milenar j se sabia que os frutos colhidos de vez amadureciam mais rapidamente quando armazenados em uma sala onde se queimava incenso. No sculo XIX (1864), quando o gs produzido pelo carvo era utilizado para a iluminao das ruas, foi observado que as rvores que se encontravam prxima aos postes de iluminao perdiam mais folhas que as demais.

Funes realizadas pelo Etileno (gs Etileno C2H4) sobre a planta


I. Promove a germinao em plantas jovens
.

II. Promove o amadurecimento dos frutos:

III-Promove o envelhecimento celular (senscencia);

(Ocorre o controle da florao, j que sua presena na maioria dos vegetais retarda esse processo)

IV-Estimula a florao;

V. Promove a absciso foliar (queda das folhas)

Frutos climatricos e noclimatricos:


Cada espcie cultivada possui uma taxa caracterstica, diferente da de outras espcies. respiratria

Em geral, a intensidade de respirao de produtos imaturos alta, diminuindo com o tempo, com o crescimento e a frutificao das plantas. Ao incio da fase de amadurecimento, a taxa respiratria volta a aumentar em algumas espcies.

A perecibilidade e o envelhecimento das hortalias e frutas so proporcionais ao tipo e intensidade de respirao de cada
espcie.

Da surge a classificao de produtos climatricos e no-climatricos:

Climatricos:
So aqueles que apresentam um perodo com elevada taxa respiratria ( produo de etileno). A produo do etileno, RNA e protenas juntamente com o aumento da taxa respiratria e com a decomposio de estruturas celulares marcam a transio entre a maturao e senescncia. Exemplos: banana, goiaba, manga, mamo, caqui, kiwi e tomate.

As frutas climatricas podem ser colhidas mesmo que no estejam maduras, pois a maturao atingida aps a colheita.

No-climatricos:
So aqueles que apresentam um declnio lento e constante de sua taxa respiratria aps a colheita, pois produzem baixas quantidades de etileno.
Frutos desse grupo no podem ser colhidos antes de sua maturao porque aps sua colheita eles geralmente entram em processo de senescncia. Exemplos: coco, uva, limo, amora, framboesa, figo, carambola, cereja, rom, melancia, morango, abacaxi, laranja, pimentadoce, feijo de corda.

A produo de etileno, o hormnio do amadurecimento e envelhecimento de vegetais, ocorre naturalmente durante a fase de amadurecimento dos frutos, principalmente dos climatricos. O gs etileno tambm utilizado pelo homem quando se deseja estimular o amadurecimento de frutos como a banana, o mamo, entre outros

Nossa prtica ...


Objetivos :
Demonstrar a influncia da temperatura, forma de armazenamento e do etileno no amadurecimento de alguns tipos de frutos; Conhecer tcnicas utilizadas pelo comrcio para estimular o amadurecimento dos frutos; Comparar o amadurecimento de frutos climatrios com frutos no climatrios.

Material Utilizado:

6 bananas no mesmo estgio inicial de amadurecimento;


6 laranjas no mesmo estgio inicial de amadurecimento; 4 mas maduras; 4 embalagens de plstico; 4 embalagens de papel; fita crepe para vedar as embalagens; Geladeira.

Procedimentos:
1. Deixe uma banana e uma laranja em temperatura ambiente que sero utilizadas como controle; 2. Coloque uma banana e uma ma numa embalagem plstica e uma banana e uma ma numa embalagem de papel, 3. Coloque em seguida uma laranja e uma ma em outra embalagem plstica e uma laranja e uma maa em outra embalagem de papel. Vede com fita crepe as quatro embalagens e coloque-as na geladeira.

4. Repita o procedimento acima mantendo as embalagens em temperatura ambiente (caso seja possvel a temperatura ambiente poder ser simulada em uma cmara de germinao com o objetivo de evitar grandes mudanas de temperatura). importante utilizar embalagens padronizadas e verificar se as mesmas no possuem orifcios.

5. Observe aps 4 dias.

1. Em qual dos ambientes (geladeira ou temperatura ambiente) foi observado um maior amadurecimento das bananas? Por qu? Espera-se que ocorra um amadurecimento mais rpido das bananas que foram deixadas em temperatura ambiente em relao as que foram colocadas na geladeira, devido a influncia da temperatura no amadurecimento dos frutos climatricos; 2. Em qual das embalagens ocorreu um amadurecimento da banana mais rpido? Por qu? A ma madura libera grandes quantidades de etileno (fitormnio que estimula o amadurecimento da banana). Nas embalagens de papel esse fitormnio, que gasoso, ser disperso mais facilmente para a atmosfera o que no ocorrer nas embalagens plsticas. Conclui-se portanto, que as bananas com as mas deixadas em temperatura ambiente em sacos plsticos amadurecero mais rpido em relao ao controle e as colocadas em embalagens de papel.

Resultados

Resultados
3. Nas suas observaes qual dos frutos liberou uma maior quantidade de etileno e proporcionou o amadurecimento da banana? A ma madura libera grandes quantidades de etileno (fitormnio que estimula o amadurecimento da banana). 4. A liberao e a ao do etileno foi maior nos frutos climatricos ou no-climatricos? Em relao s laranjas o amadurecimento no dever ter grandes variaes, j que se trata de um fruto no-climatrico, portanto, no sofrer o efeito do etileno liberado pela ma.

Referncias
http://www.mudi.uem.br/arqmudi/volume_1 0/numero_02/5-SERT.pdf http://www.fisiologiavegetal.ufc.br/Aulas%20 em%20PDF%20PG/Unidade%20XVIII.pdf http://www.fisiologiavegetal.ufc.br/Aulas%20 em%20PDF/Grad%20Unidade%20IX%20%20Etileno%20%20O%20Horm%F4nio%20Gasoso.pdf

You might also like