You are on page 1of 20

ISLAMISMO

O ISLAMISMO

ISLAMISMO (Islo)
O Islo ou Isl (vem do rabe que significa submisso a Deus) uma religio monotesta que surgiu na Pennsula Arbica no sculo VII, baseada nos ensinamentos religiosos do profeta Maom (Muhammad significa altamente louvado) e numa escritura sagrada, o Alcoro.

Na viso muulmana, o Islo surgiu desde a criao do homem, ou seja, desde Ado, sendo este o primeiro profeta dentre inmeros outros, para diversos povos, sendo o ltimo deles Maom.

CRENAS: O Islamismo ensina seis crenas principais: 1. A crena em Al (Allah), nico Deus existente; 2. A crena nos anjos, seres criados por Al; 3. A crena nos livros sagrados, entre os quais se encontram a Tor, os Salmos e o Evangelho. O Alcoro o principal e mais completo livro sagrado, constituindo a coletnea dos ensinamentos revelados por Al ao profeta Maom; 4. A crena em vrios profetas enviados humanidade, dos quais Maom o ltimo; 5. A crena no dia do Julgamento Final, no qual as aes de cada pessoa sero avaliadas; 6. A crena na predestinao: Al tudo sabe e possui o poder de decidir sobre o que acontece a cada pessoa.

DEUS
A pedra basilar da f islmica a crena estrita no monotesmo. Deus considerado nico e sem igual. Cada captulo do Alcoro (com a exceo de um) comea com a frase "Em nome de Deus, o beneficente, o misericordioso".

OS LIVROS SAGRADOS
Os muulmanos acreditam que Deus usou profetas para revelar escrituras aos homens. A revelao dada a Moiss foi a Taura (Tor), a Davi foram dados os Salmos e a Jesus o Evangelho. Deus foi revelando a sua mensagem em escrituras cada vez mais abrangentes que culminaram com o Alcoro, o derradeiro livro revelado a Muhammad (Maom).

O Alcoro Os ensinamentos de Al (Allah, a palavra rabe para Deus) esto contidos no Alcoro (Al Quran, "recitao"). O Alcoro um conjunto de dogmas e preceitos morais e, segundo os muulmanos, a nica fonte do direito, da moral, da administrao etc. O Alcoro est estruturado em 114 captulos chamados suras ou surates. Cada sura est por sua vez subdividida em versculos chamados ayat.

OS PROFETAS
O islamismo ensina que Deus revelou a sua vontade humanidade atravs de profetas. Existem dois tipos de profeta: os que receberam de Deus a misso de dar a conhecer aos homens a vontade divina (anbiya; singular nabi) e os que para alm dessa funo lhes foi entregue uma escritura revelada (rusul; singular rasul, "mensageiro")

OS CINCO PILARES DO ISLO Os cinco pilares do Islo so cinco deveres bsicos de cada muulmano: 1. a recitao e aceitao da crena (Chahada ou Shahada); 2. orar cinco vezes ao longo do dia (Sal, Salat ou Salah); 3. pagar esmola (Zakat ou Zakah); 4. observar o jejum no Ramado (Saum ou Siyam); 5. fazer a peregrinao a Meca (Haj) se tiver condies fsicas e financeiras.

A EXPANSO DO ISLAMISMO
O profeta Maom atravs da religio, controlou toda a Arbia e medida que dominava os povos, pela guerra, impunha-lhes tambm a religio muulmana. Surge ento o Imprio rabe, politicamente falando. A conquista das terras para o Estado do Islo tornou-se ento o primeiro fator, enquanto a pregao da religio seria a consequncia das conquistas.

FACES DO ISLAMISMO
As mais importantes ocorreram com os SUNITAS, os XIITAS e os KHARIDJITAS que divergiam em relao s cerimnias e leis.

FUNDAMENTALISMO ISLMICO

MATAR EM NOME DE AL

MOVIMENTOS FUNDAMENTALISTAS ISLMICOS Internacional - Al-Qaeda, liderado por Osama bin Laden Afeganisto - Talib Arglia - GIA , Frente de Salvao Islmica , GSPC Egito - Gama'at Islamiya Lbano - Hezbollah Somlia - Al-Shabaab Sul da sia - Jamaat-e-Islami (existente na ndia, Paquisto, Bangladesh, Sri Lanka, Caxemira Sudeste Asitico - Jemaah Islamiyah Filipinas - Moro Islamic Liberation Front Margem Ocidental do Rio Jordo e Faixa de Gaza Hamas, Jihad Islmica da Palestina Arbia Saudita - Wahhabismo

Islamismo no Brasil
O Isl no Brasil conta com 27.239 seguidores, segundo dados do censo demogrfico de 2000 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE). Porm, algumas instituies islmicas brasileiras consideram que o nmero de seguidores muito superior a isso. A Federao Islmica Brasileira defende que h cerca de 1,5 milho de fiis do Isl no pas e estima que 50 mesquitas e mais de 80 centros islmicos esto espalhados pelo Brasil. No censo anterior, de 1991, o IBGE no tratou o islamismo de maneira isolada, estando os muulmanos includos na categoria de "outras religies", um grupo que englobou quase 51.000 brasileiros. Mais recentemente, o nmero de brasileiros convertidos ao isl cresceu 25% entre 2001 e 2011.

Islamismo no Brasil
A maior parte dos muulmanos brasileiros vivem nos estados de So Paulo e Paran, mas tambm existem comunidades significativas em Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul. Grande parte desses muulmanos so descendentes de imigrantes srios e libaneses que fixaram residncia no pas durante a Primeira Guerra Mundial na iminncia da dissoluo do Imprio Otomano. O Brasil tambm recebeu uma quantidade significativa de refugiados dos conflitos entre israelenses e palestinos, da Guerra do Lbano de 1982 e dos recentes conflitos no Iraque.

Mesquita Foz do
Iguau Paran Brasil

Centro Islmico de Campinas

A sP rin cip aisR elig i es d oM u n d o


O utro J ude u S ik h M u ulm a no 2 2 % C a tlic o, O rtodox o e outro 2 2% E v ang lic o 1 1 % H indu 1 4% S e mR el 1 2% C ris t o 3 3 %

N ov a sR elig 2 % C hin s A nim is ta 2 % 6 % B udista 6 %

Fo n te: D .B arrett & T. Joh n so n ,W o rld C h ristian Tren ds, 2001 V ersoB rasileira: Ted L im pic, S E P A L 2005 (w w w .sepal.org .b r)

M U -510

Bibliografia:

Para Compreender o Isl, Frithjof Schuon, Editora Record/Nova Era, 2006. Homens de um Livro S: Fundamentalismo no Isl, no Cristianismo e no pensamento moderno, Mateus Soares de Azevedo , Editora Best Seller, 2008. Iniciao ao Isl e Sufismo, Mateus Soares de Azevedo, Editora Record, 2001. Religies, seitas e heresias, Cabral J., Editora Universal Produes. Rio de Janeiro. Islamismo: O maior desafio em todo mundo, Rachid Khalil Abdalla, A. D. Santos Editora LTDA, Curitiba, 1998.
SITES:www.espiritualismo.hostmach.com.br/orientalismo_i slamismo.htm / www.jmm.org.br Link de Misses, pesquisas missionrias.

You might also like