You are on page 1of 9

LEI PENAL

4
Direito Penal Prof. Ricardo Guilherme

Caractersticas
A lei a nica fonte formal direta do Direito Penal. No Brasil, alm do Cdigo Penal, a lei penal constituda pela Lei das Contravenes Penais, pelo Cdigo Penal Militar, pela Lei de Segurana Nacional e pelos dispositivos referentes matria nas leis de imprensa, economia popular, txicos, falncia, etc. A lei penal deve ser precisa e clara, compondo-se a mesma de duas partes: 1. Comando principal (ou preceito primrio). Ex: matar algum. 2. Comando secundrio (ou preceito secundrio). Ex: Pena: recluso de 6 a 20 anos. Da conjugao destas duas partes surgem dois preceitos: a proibio: proibido matar e a sano

Caractersticas

As principais caractersticas da lei penal so: 1. geral: destinada a todos, mesmo aos inimputveis, sujeitos medidas de segurana. 2. impessoal: No se refere a pessoas determinadas. 3. exclusiva: Somente a lei penal pode definir crimes e sanes. 4. Fatos futuros: No alcana fatos pretritos, a no ser quando aplicado em benefcio do criminoso.

Classificaes
1. Geral: Vigem em todo o territrio nacional. 2. Especiais: Vigem em determinados seguimentos do territrio nacional. Ex: Lei penal que comina pena quele que desperdia gua no nordeste do pas. No h leis especiais de Direito Penal no Brasil, embora no esteja constitucionalmente proibida. 3. Leis penais ordinrias: Vigem em qualquer circunstncia. 4. Leis penais excepcionais: So as destinadas a viger em situaes de emergncia, como nas hipteses de estado de stio, de guerra, de calamidade pblica, etc.

Classificaes
5. Leis penais incriminadoras: a que define os tipos penais e comina as respectivas sanes. No Cdigo Penal vigente figuram a partir do artigo 121. 6. Leis penais no incriminadoras:

6.1. Leis Explicativas: esclarecem o contedo de outras normas ou fornecem princpios gerais para a aplicao das penas. So preceitos explicativos ou de reincidncia (art. 63), de casa (art. 150, 4), de funcionrio pblico para os efeitos penais (art. 327), etc. 6.2. Leis permissivas: So as que consideram como ilcitos ou isentam de pena o autor dos fatos que, em tese, so tpicos. So as hipteses do art. 23, 24 e 25 (estado de necessidade, legtima defesa, estrito cumprimento do dever legal e exerccio regular de um direito), artigo 142 (imunidades nos crimes contra a honra), art. 26 (inimputabilidade).

Norma penal em branco


Enquanto a maioria das normas penais incriminadoras composta de normas completas que possuem preceito e sanes integrais de modo que sejam aplicadas sem a complementao de outras, existem algumas com preceitos indeterminados ou genricos, que devem ser preenchidos ou completados. So as normas penais em branco aquelas que possuem contedo incompleto, vago, exigindo complementao por outra norma jurdica (lei, decreto, regulamento, portaria, etc) para que possam ser aplicadas ao fato concreto. Esse complemento pode j existir quando da vigncia da lei penal em branco ou ser posterior a ela.

Norma penal em branco


Esta complementao pode vir pela mesma espcie legislativa ou no. So espcies de norma penal em branco: 1. Norma penal em branco em sentido amplo ou homognea: O complemento advm de um ato normativo da mesma esfera hierrquica. A lei complementada pela mesma espcie normativa (lei federal complementada por lei federal). Se esta lei est no mesmo estatuto ela chamada de homloga ou homovitelina (ex: artigo 312 do CP trata de crime praticado por funcionrio pblico e o art. 327 do CP define o que funcionrio pblico). Se esta lei est em outro estatuto, ela chamada de heterloga ou heterovitelina (ex: artigo 237 do CP estabelece o crime de casamento com conhecimento prvio dos impedimentos, os quais esto previstos no Cdigo Civil).

Norma penal em branco


2. Norma penal em branco em sentido estrito ou heterognea: O complemento advm, de ato normativo de esfera hierarquicamente diferente. A lei complementada por outra espcie normativa (lei federal complementada por portaria). Ex: art. 33 da Lei de Drogas complementada pela Portaria 344/98 do Ministrio da Sade. 3. Norma penal em branco invertida: O contedo certo, porm a pena incerta. Ex: Lei de Genocdio (Lei 2.889/56. art. 1).

Norma penal em branco


Norma penal em branco

Norma penal em branco em sentido amplo ou heterognea

Norma penal em branco em sentido estrito ou heterognea

Norma penal em branco invertida

Homloga ou homovitelina

Heterloga ou heterovitelina

You might also like