You are on page 1of 32

Matemtica e suas Tecnologias Matemtica

2 ano do Ensino Mdio

rea da superfcie e rea toral dos prismas

Matemtica, 2 ano do Ensino Mdio Geometria

EIXO: GEOMETRIA
Contedos: Slidos Geomtricos (poliedros) e (corpos redondos); Relaes mtricas na formas espaciais; Planificao de Slidos; rea da superfcie e Volume dos Slidos.

Matemtica, 2 ano do Ensino Mdio Geometria

Compreender os slidos geomtricos e sua diviso em poliedros e corpos redondos, observando e determinando suas caractersticas, classificao e planificao; Calcular a rea da superfcie dos slidos e seu volume; Produzir os slidos com a utilizao de materiais (papel, papelo) para produo de embalagens; Apresentar as embalagens e argumentao em relao ao custo/benefcio de acordo com o clculo da sua superfcie e volume.

OBJETIVOS

Matemtica, 2 ano do Ensino Mdio Geometria

DESCRITORES
Lngua Portuguesa D6 - Localizar informao explcita em um texto. D7 - Inferir informao em um texto. D9 - Identificar o tema central de um texto.

Matemtica, 2 ano do Ensino Mdio Geometria

DESCRITORES
Matemtica: D1 Identificar figuras semelhantes mediante o reconhecimento de relaes de proporcionalidade. D2 Reconhecer aplicaes das relaes mtricas do tringulo retngulo em um problema que envolva figuras planas ou espaciais. D3 Relacionar diferentes poliedros ou corpos redondos com suas planificaes ou vistas. D4 Identificar o nmeros de faces, vrtices e/ou arestas de poliedros expressa em um problema. D12 Resolver problemas envolvendo rea de figuras planas. D13 Resolver problema envolvendo rea total e/ou volume de um slido (prisma, pirmide, cilindro, cone, esfera).

Matemtica, 2 ano do Ensino Mdio Geometria

DESCRITORES
ENEM H7 - Identificar caractersticas de figuras planas ou espaciais. H8 - Resolver situao-problema que envolva conhecimentos geomtricos de espao e forma. H9 - Utilizar conhecimentos geomtricos de espao e forma na seleo de argumentos propostos como soluo de problemas do cotidiano (1).

Matemtica, 2 ano do Ensino Mdio Geometria

METODOLOGIA 1 Etapa:
Geometria no Cotidiano Levantamento do conhecimento prvio atravs de perguntas; Exibio e discusso de slides; O professor inicia a aula com a exibio dos slides j preparados por ele, apresentando os conceitos de slidos, poliedros, corpos redondos e as principais caracterstica de cada um; Avaliao: os estudantes sero avaliados a partir dos questionamentos levantados por eles, durante a apresentao e discusso dos slides.

Matemtica, 2 ano do Ensino Mdio Geometria

SLIDOS GEOMTRICOS Aos objetos que nos rodeiam e que apresentam as mais diversas formas, ocupando, no espao, um certo lugar e tendo uma forma imutvel, desde que no seja exercida nenhuma ao particular sobre eles, chamamos slidos (2).

Matemtica, 2 ano do Ensino Mdio Geometria

Poliedros: so os slidos geomtricos


limitados por superfcies planas.

No Poliedros: so limitados por


superfcies curvas e outros ainda so limitados por superfcies planas e curvas .

Matemtica, 2 ano do Ensino Mdio Geometria

POLIEDROS
Poliedros so slidos limitados por polgonos. Os polgonos so as faces do poliedro (so as figuras planas que os limitam), os lados dos polgonos so as arestas do poliedro (so os segmentos de reta que limitam as faces), e os vrtices dos polgonos so os vrtices do poliedro (so os pontos de encontro das arestas). Os vrtices, as arestas e as faces de um poliedro dizem-se os elementos do poliedro (3).

Matemtica, 2 ano do Ensino Mdio Geometria

POLIEDRO DE BASE TRIANGULAR


Face (F)
Vrtice (V)

Aresta (A)

Matemtica, 2 ano do Ensino Mdio Geometria

RELAO DE EULER
Uma relao vlida para todos os poliedros que iremos referir neste trabalho a Relao de Euler, descoberta pelo matemtico suo Euler (4).

n. faces + n. vrtices = n. arestas + 2

Matemtica, 2 ano do Ensino Mdio Geometria

POLIEDROS
Os prismas e as pirmides so os poliedros mais fceis de visualizar e de planificar. No entanto, existem muitos mais poliedros, sendo enorme a variedade das suas formas e muitos deles so de grande beleza (5).

Matemtica, 2 ano do Ensino Mdio Geometria

NO POLIEDROS
Os slidos limitados, no todo ou em parte, por superfcies curvas so denominadas no Poliedros. Dentre estes, os mais importantes so os Slidos de Revoluo. So slidos de revoluo o cilindro, o cone e a esfera.

Matemtica, 2 ano do Ensino Mdio Geometria

SLIDOS DE PLATNICOS
Plato concebia o mundo como sendo constitudo por quatro elementos bsicos: a Terra, o Fogo, o Ar e a gua, e estabelecia uma associao mstica entre estes e os slidos. Na matria havia pores limitadas por tringulos ou quadrados, formando-se elementos que diferem entre si pela natureza da forma das suas superfcies perifricas. Se forem quadradas temos o cubo, ao qual Plato fazia corresponder Terra. No caso de serem tringulos, formando um tetraedro, associa-se ao Fogo, cuja natureza penetrante est simbolizada na agudeza dos seus vrtices. O octaedro foi associado ao Ar e o icosaedro gua. O quinto slido, o dodecaedro, foi considerado por Plato como o smbolo do Universo (6).

TETRAEDRO
Imagem: Pearson Scott Foresman / public domain

Este poliedro formado por quatro tringulos equilteros. E em cada um dos vrtices encontra-se o mesmo nmero de lados (arestas). O prefixo tetra deriva do grego e significa quatro (quatro faces) (7).

Matemtica, 2 ano do Ensino Mdio Geometria

HEXAEDRO
Imagem: Autor desconhecido / GNU Free Documentation License

O cubo o nico poliedro regular com faces quadrangulares. Cada vrtice une trs quadrados. O cubo tem 6 faces, por isso que tambm se pode chamar de hexaedro (hexa significa seis em grego) (8).

Matemtica, 2 ano do Ensino Mdio Geometria

OCTAEDRO
Imagem: Original uploader was Romero Schmidtke at es.wikipedia / GNU Free Documentation License

As faces deste poliedro so tambm tringulos equilteros, mas em cada vrtice renem-se quatro tringulos. Assim, o total das faces oito, pelo que o poliedro se chama octaedro (octa significa oito em grego) (9).

Matemtica, 2 ano do Ensino Mdio Geometria

DODECAEDRO
Imagem: Autor Desconhecido / GNU Free Documentation License

O dodecaedro o nico poliedro regular cujas faces so pentgonos regulares. Em cada vrtice encontram-se trs pentgonos. Assim, este poliedro formado por doze faces e da ter o nome de dodecaedro (dodeca significa doze em grego) (10).

Matemtica, 2 ano do Ensino Mdio Geometria

ICOSAEDRO
Imagem: Cyp / GNU Free Documentation License

Neste poliedro so cinco os tringulos equilteros que se encontram em cada vrtice, perfazendo vinte faces. Por isso, o poliedro se chama icosaedro (icosa significa 20 em grego) (11).

Matemtica, 2 ano do Ensino Mdio Geometria

ALGUMAS PLANIFICAES

(a)

(c)

(b) Imagens: (a): Jlio Reis / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported; (b): Mateus S. Figueiredo / public domain; (c): Jlio Reis / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

Matemtica, 2 ano do Ensino Mdio Geometria

2 ETAPA
Pesquisa na internet - Aula no Laboratrio de Informtica. Leve os educandos ao Laboratrio de informtica escolar, e pea para que eles pesquisem os poliedros e corpos redondos com suas caractersticas e propriedades e tambm que eles pesquisem objetos do cotidiano que apresentem a mesma forma e/ou caractersticas dos poliedros, para levar o aluno a despertar sua percepo quanto presena de tais figuras no seu cotidiano, alm de lev-los a identificar as caractersticas de cada um. Como tambm tentar aproximar o aluno das ferramentas tecnolgicas e do hbito de pesquisa. Sempre que necessrio auxilie o aluno quanto s dificuldades encontradas e complemente com esclarecimentos das duvidas dos educandos.

Matemtica, 2 ano do Ensino Mdio GeometriA

3 ETAPA PRODUO DOS SLIDOS


- Trabalho em grupo:
Divida a turma em grupo de 5 (cinco) alunos e pea para que eles produzam os slidos pesquisados no laboratrio de informtica, em papel, com palitos de churrasco, bolas de isopor, canudos e cordo etc; Para que os estudantes, mediante a construo de tais slidos, identifiquem as propriedades de cada um .

Matemtica, 2 ano do Ensino Mdio Geometria

4 ETAPA FUNDAMENTAO TERICA


- Competio entre os grupos
O professor deve explorar as propriedades dos slidos geomtricos, associando a sua classificao, as suas propriedades, com base nos slidos j produzidos por eles. Deve tambm propor aos alunos uma disputa entre os grupos. Esta disputa dever ser: os grupos devem produzir embalagens para serem comercializados, com o formato dos slidos, para serem vendidos a uma empresa fantasia, Para que a empresa compre a embalagem os alunos devem expor as vantagens de tais embalagens para o comrcio de acordo com o custo/beneficio das embalagens. Assim, deve ser feito um sorteio entre os grupos dos formatos que cada grupo dever produzir.

Matemtica, 2 ano do Ensino Mdio Geometria

APLICAO DE EXERCCIOS
Para que os grupos tenham a apropriao de tais dados, devem realizar os clculos das reas das superfcies e dos volumes do seu slido para calcular a quantidade de material utilizado na fabricao de tal embalagem para a comercializao, alm do volume, do peso etc.

Matemtica, 2 ano do Ensino Mdio Geometria

4 ETAPA SOCIALIZAO
Socializao das pesquisas realizadas no Laboratrio de Informtica e dos slidos produzidos; Aps a produo dos slidos, os alunos devem socializar com toda a turma a pesquisa feita no laboratrio de informtica, com o objetivo de integrar as pesquisas e verificar a capacidade de cada aluno de pesquisar, associar e explicar os resultados obtidos; Avaliao; Os estudantes sero avaliados de acordo com a pesquisa feita por eles e pela argumentao de cada um.

Matemtica, 2 ano do Ensino Mdio Geometria

5 ETAPA PRODUO DAS EMBALAGENS


Produo das embalagens, por parte dos educandos, de acordo com os slidos e clculo das superfcies e volumes. Cada equipe escolhe o material que utilizar para produzir sua embalagem, produz a embalagem que necessita conter todas as informaes de custo, peso, volume, enfim, os dados que o fabricante ir necessitar para saber qual das embalagens mais vivel para a empresa; Aps a produo, os alunos vo apresentar a sua embalagem, com todos os clculos, e valores de custo/benefcio, para a turma e para o professor. A apresentao deve ser feita pelos grupos com a explicao detalhada e demonstrao dos clculos utilizados pelos educandos, relacionando o custo ao benefcio.

Matemtica, 2 ano do Ensino Mdio Geometria

ESCOLHA DAS EMBALAGENS


Escolha das embalagens mais viveis; Socializao dos estudos realizados; Avaliao; Os estudantes sero avaliados atravs da apresentao das embalagens, da demonstrao dos clculos e da argumentao.

Matemtica, 2 ano do Ensino Mdio Geometria

Rgua; Palitos; Papel; Isopor; Tesoura; Borrachas; Cordo; Massa de modelar; Canudos; Slides; Cola; Livro didtico.

RECURSOS DIDTICOS

Matemtica, 2 ano do Ensino Mdio Geometria

REFERNCIAS
PERNAMBUCO. Secretaria Estadual de Educao. Base Curricular Comum Matemtica. Recife, 2008. ____________. Secretaria Estadual de Educao. Orientao TericoMetodolgica Ensino Mdio Matemtica. Recife, 2010. ____________. Secretaria Estadual de Educao. Matrizes de Referncia do SAEPE Lngua Portuguesa e Matemtica. Recife, 2009. BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Inep. Matrizes de Referncia do ENEM. Braslia, 2009. Disponvel em < www.slideshare.net/.../solidos-geometricos-410103 Estados Unidos>. <www.educ.fc.ul.pt/icm/icm99/icm221> <pt.wikipedia.org/wiki/Slido_geomtrico> <www.somatematica.com.br >

Matemtica, 2 ano do Ensino Mdio Geometria

REFERNCIAS
http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/ geometria/poliedro/poliedro.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%B3lido_ge om%C3%A9trico http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm2002/icm20 4/solidos_geometricos.htm http://www.sitiodosmiudos.pt/matematica/d efault.asp?url_area=

Tabela de Imagens
Slide Autoria / Licena Link da Fonte Data do Acesso 11/04/2012 11/04/2012 11/04/2012 11/04/2012 11/04/2012 11/04/2012 11/04/2012 11/04/2012 16 Pearson Scott Foresman / public domain 17 Autor desconhecido / GNU Free Documentation License 18 Original uploader was Romero Schmidtke at es.wikipedia / GNU Free Documentation License 19 Autor Desconhecido / GNU Free Documentation License 20 Cyp / GNU Free Documentation License http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Tetrahe dron_(PSF).svg http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Hexahe dron.jpg http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Octaed ro_regular.png http://en.wikipedia.org/wiki/File:Dodecahedron. jpg http://en.wikipedia.org/wiki/File:Icosahedron.jp g http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Dodeca hedron_flat.svg http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Planific acao_cubo.gif http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Icosahe dron_flat.svg

21a Jlio Reis / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported 21b Mateus S. Figueiredo / public domain 21c Jlio Reis / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

You might also like