You are on page 1of 28

A fotografia e seu paradoxo

A MENSAGEM FOTOGRFICA

A mensagem fotogrfica
Existe uma mensagem fotogrfica?
Toda leitura parte do Referente / Anlogo (Analogon)
(Barthes: Quem faz Operator / Fotgrafo; Quem v Spectator / Consumidores; Quem Referente Spectrum / Objeto fotografado.)

Toda MENSAGEM REFERENTE, anloga, produz tambm uma MENSAGEM SUPLEMENTAR. - Remete a certa cultura da sociedade. Toda mensagem fotogrfica oferece ento duas leituras: uma DENOTADA (anloga) e uma CONOTADA (maneira como a sociedade oferece leitura) +

(continuao)
... de todas as estruturas de informao, a fotografia seria a nica a ser exclusivamente constituda por uma mensagem denotada que esgotaria totalmente seu ser; diante de uma fotografia, o sentimento de denotao, ou de plenitude analgica, to forte, que a descrio de uma fotografia , ao p da letra, impossvel; pois que descrever consiste precisamente em acrescentar mensagem denotada um relais ou uma segunda mensagem, extrada de um cdigo que a lngua, e que constitui, fatalmente, qualquer que seja o cuidado que se tenha para ser exato, uma conotao em relao ao anlogo fotogrfico: descrever, portanto, no somente ser inexato ou incompleto, mudar de estrutura, significar uma coisa diferente daquilo que mostrado (p. 14)

(continuao)
O sentido denotante da fotografia mtico; Toda fotografia ento opera um cdigo ANLOGO

(denotado, uma mensagem sem cdigo*) e outro RETRICO (conotado, seu tratamento, escritura). +
A imagem comporta ento um plano de EXPRESSO

(denotado) e um de CONTEDO (conotado).


POSSVEL PREVER QUE DIFERENTES PLANOS DE EXPRESSO TRAGAM DIFERENTES PLANO DE CONTEDO?

A conotao da mensagem fotogrfica


Se conotao IMPOSIO DE SENTIDO mensagem fotogrfica, uma tentativa de codificao do ANLOGO (analogon) pode ser elaborada nos diferentes nveis de produo da imagem. A rigor h seis procedimentos que podem interferia na leitura retrica (conotada) de uma imagem.

Modificao do real, da mensagem denotada - Trucagem - Pose - Objetos

Procedimentos especficos

(relacionados imagem) - Fotogenia - Sintaxe

TRUCAGEM
Millard Tyddings (democrata) aparece (acima, direita) no que parecia ser uma conversa com Earl Browder, que fora at ao final da Segunda Guerra Mundial (entre 1934 e 1945) o Secretrio-Geral do Partido Comunista dos Estados Unidos da Amrica. (S em nota de rodap que se esclarecia que se tratava de uma fotomontagem)

Se caracteriza por intervir , sem prevenir, no prprio plano de denotao; utiliza a credibilidade inerente fotografia que consiste em seu extraordinrio poder de denotao (...) para apresentar como simplesmente denotada uma mensagem que, na realidade, fortemente conotada

Estao de Hendaya. Fotografia difundida com as figuras de Franco e Hitler juntos.

POSE
Por ocasio das eleies norte-americanas J.F. Kennedy aparece em foto posada. a prpria pose do modelo que sugere a leitura dos significados de conotao: juventude, pureza, determinao, segurana. Uma gramtica histrica de significados, de metforas usuais permite que faamos, dentro da cultura, essa leitura.

A pose no um procedimento especificamente fotogrfico mas seu efeito resulta do princpio anlogo que a base da fotografia: a mensagem no a pose, mas os elementos que dela se evidenciam como poder, virilidade, conduo.

OBJETOS
Induzem idias ou, de maneira menos evidente, so verdadeiros smbolos que remetem a conceitos anteriores e que se apiam na cultura existente daquela sociedade.

A mensagem fotogrfica

... os objetos constituem excelentes elementos de significao: por um lado, so descontguos e completos em si mesmos (...), por outro lado, remetem a significantes claros, conhecidos; so pois elementos de um verdadeiro lxico, estveis a ponto de se poder facilmente estabelecer sua sintaxe (p. 17)

FOTOGENIA
Em estritamente fotogrfico considerada a qualidade fotognico de alguns assuntos que lhes permite ter uma boa aparncia (no necessariamente BELO) imortalizados em uma imagem.

Dois grandes tericos


Louis Dellouc
(14 outubro de 1890 22 maro 1924)

A Fotogenia no s deve ser capaz de capturar a beleza fotognica do que for fotografado, mas tambm a necessidade de identificar os objetos... O fotognico assim uma espcie de " beleza "deste sujeito ou dos objetos fotografados.

Jean Epstein
(25 maro de 1897 3 abril de 1953)

Chama de aspectos fotognicos o que melhora a qualidade moral atravs da sua reproduo. Segundo o autor a fotogenia est para o cinema assim como a cor para a pintura.

Para Delluc, uma paisagem pode ser fotognica em si se conseguir expressar seu referente, enquanto para Epstein a fotogenia algo que expressa um estado de esprito, uma qualidade moral.

SINTAXE
A sintaxe o ramo da lingstica que estuda os processos generativos ou combinatrios das frases das lnguas naturais. Em FOTOGRAFIA, a sintaxe est ligada ao processo de escritura dos fragmentos encadeados da mensagem e no nos fragmentos capturados de cada imagem particular, ou no seu sentido denotado.

You might also like