You are on page 1of 33

JUNTURAS

CONCEITO
Os ossos unem-se uns aos outros para constituir o esqueleto, esta unio no possui somente a finalidade de manter os ossos em contato, mas tambm a de permitir a mobilidade dos segmentos o meio de unio entre as partes rgidas do esqueleto, quer sejam ossos ou cartilagens.

Fatores que determina o movimento

1 forma dos ossos que se articulam;

2- flexibilidade ( tenso ou retesamento) dos ligamentos que mantm os ossos unidos;


3 tenso dos msculos e tendes associados.

Fatores que determina o movimento

Outro fator que pode afetar a flexibilidade das articulaes a influncia dos hormnios. (ex: RELAXINA).

CLASSIFICAO
estruturalmente, com base em suas caractersticas anatmicas.

funcionalmente, com base no tipo de movimentos que elas permitem.

CRITRIOS CLASSIFICAO ESTRUTURAL

1 presena ou ausncia da cavidade articular.

2 - tipo de tecido conjuntivo que mantm junto os ossos.

CLASSIFICAO ESTRUTURAL
Articulao fibrosa; Articulao cartilaginosa; Articulao sinovial.

Articulao Fibrosa
mantidos juntos por tecido conjuntivo fibroso, rico em fibras colgenas e no apresentam uma cavidade articular. tipos de articulaes fibrosas: SUTURA, SINDESMOSES e as GONFOSES.

SUTURAS
so encontradas entre os ossos do crnio. composta de uma fina camada de tecido conjuntivo fibroso denso. as margens irregulares de encaixe das suturas conferem-lhes fora adicional e diminuem a sua possibilidade de fratura.

SUTURAS
O modo como a forma das bordas dos ossos se articulam temos: Sutura plana: unio linear retilnea (ente os ossos nasais) Sutura escamosa: unio em bisel (entre os ossos parietaisl e o temporal) Sutura serreadas: unio em linha denteada (entre os parietais)

ARTICULAO FIBROSAS (Sinartroses)

SINDESMOSES
Articulao fibrosa, em que a distancia entre os ossos articulantes e a quantidade de tecido conjuntivo fibroso denso maior. Ex: articulao distal entre a tbia e da fbula.

GONFOSE
uma articulao fibrosa, na qual um Pino de forma cnica ajusta-se a um encaixe. As nicas gonfoses do corpo humano so as articulaes das razes dos dentes com o encaixe dos processos alveolares das maxilas e da mandbula.

JUNTAS: SUTURAS E ARTICULAES MVEIS


Junta ou juntura o local de juno entre dois ou mais ossos. Juntas fixas: ossos firmemente unidos entre si suturas ossos do crnio sinartroses (junturas fibrosas ou imveis). Juntas mveis: ossos mveis permitem ao esqueleto realizar movimentos articulaes mveis.

ARTICULAO CARTILAGINOSA
ossos articulantes esto fortemente conectados por fibrocartilagem ou cartilagem hialina. E apresentam mobilidade reduzida. Os tipos de articulaes so: SINCONDROSES e a SNFISES.

SINCONDROSES
Articulao onde o material de coneco a cartilagem hialina Ex. Lmina epifisial que conecta a epfise e a difise de um osso em crescimento no sentido do comprimento, SINCONDROSE ESFENOOCCIPITAL.

SNFISES
Articulao em que as extremidades dos ossos articulantes so recobertas por cartilagem halina, mas os ossos so conectados por um disco largo e plano de fibrocartilagem.

EX: encontrada entre as pores pbicas dos ossos do quadril e nos discos de fibrocartilagem entre os corpos das vrtebras( disco intervertebral).

ARTICULAO SINOVIAL
Presena da cavidade articular entre os ossos articulantes, que permite um grande grau de mobilidade para este tipo de articulao. Cpsula articular em forma de manga de camisa envolve a cavidade articular e une ossos que se articulam.

CAPSULA ARTICULAR
membrana fibrosa mais externa, resistente suas fibras so dispostas em feixes paralelos( denominados ligamentos). Constituem um dos principais fatores mecnicos para manter os ossos unidos. membrana sinovial - mais interna, e composta de tecido areolar com fibras elsticas.muito vascularizada e inervada, sendo encarregada da produo do liquido sinovial ou sinvia.

LIQUIDO SINOVIAL OU SINVIA


Fluido viscoso, transparente ou amarelo claro. produzido pela ao do movimento, contem acido hialuronico que fornece a viscosidade para a sua funo de lubrificao, permitindo o deslizamento com pouco atrito.

ELEMENTOS DA ARTICULAO SINOVIAL


Elementos constantes: superfcies sseas articulares, cartilagens articulares, cpsula articular, lquido sinovial e cavidade articular Elementos inconstantes: Disco, Meniscos e Ligamentos.

ARTICULAO SINOVIAL

ELEMENTOS INCONSTANTES
Ligamentos so faixas de tecido fibrosos que une dois ossos adjacentes, reforam a cpsula articular e limitam a amplitude do movimento. Situam-se fora ou dentro da cpsula artcular. Ligamentos extracapsulares ligamentos colaterais fibular e tibial da articulao do joelho.

Ligamento intracapsular ligamentos cruzados anterior e posterior da articulao do joelho.

LIGAMENTOS

ELEMENTOS INCONSTANTES
Discos ou menisco articulares: so formaes de fibrocartilagem. podem permitir que dois ossos de formas diferentes se encaixem ou tambm ajudam a manter a estabilidade da articulao. Bolsas sinovias: reduz o atrito gerado pelo movimento, so estruturas seculares, situadas estrategicamente em algumas articulaes sinoviais, como a do ombro, joelho, quadril.

Anfiartroses (articulao cartilaginosa): articulaes com movimentos limitados. Ex.: articulaes das vrtebras e dos punhos.

Diartroses: articulaes com movimentos amplos. Ex.: articulaes dos ombros, cotovelos, quadris, joelhos.

Articulaes

LIGAMENTOS
Os ossos de uma articulao mantm-se no lugar por meio dos ligamentos ou tendes cordes resistentes constitudos por tecido conjuntivo fibroso fibras colgenas dispostas em feixes paralelos e compactos resistncia tenso. Os ligamentos esto firmemente unidos s membranas que revestem os ossos.

Figura: http://curlygirl.no.sapo.pt/tecidosa.htm

You might also like