You are on page 1of 27

Por Leonardo Vieira Barbalho

Disciplina: Computao Aplicada Cartografia I Professor Srgio

O que o ArcGIS Desktop?


O ArcGIS um pacote de programas da ESRI de elaborao e manipulao de dados vetoriais e matriciais para a confeco de documentos cartogrficos quaisquer, tais como mapas temticos, cartas topogrficas, dente muitos outros. O ArcGIS disponibiliza em um ambiente SIG (Sistema de Informao Geogrfica) uma gama de ferramentas em uma interface bastante amigvel ao usurio.

O que o ArcGIS Desktop?


Sob o nome ArcGIS Desktop so comercializados os sistemas ArcInfo, ArcEditor e ArcView, que compartilham um mesmo ncleo e um nmero de funes que varia da verso mais completa(ArcInfo) at a mais simples (ArcView). Cada um deles composto por trs aplicativos integrados: o ArcMap, o ArcCatalog e o ArcToolbox

ArcMap
Comumente chamado de ArcGIS, este o desktop GIS do pacote, um software de interface grfica , que permite a sobreposio de planos de informao vetoriais e matriciais, alm de objetos grficos, fontes (letras) e figuras, com a finalidade de mapeamento. Tambm permite pesquisas e anlises espaciais, criao e edio de dados, padronizao e impresso de mapas.

Interface do ArcMap

ArcCatalog
O ArcCatalog uma ferramenta do ArcGIS, que permite a visualizao, gerenciamento e organizao dos dados espaciais. O modo de trabalho do ArcCatalog bastante semelhante ao do Windows Explorer, onde esquerda localiza-se a rvore de diretrios, e direita o contedo destas conexes. O contedo pode ser visualizado de diversas formas, e ainda possvel pr-visualizar a geografia ou os atributos dos layers, e pode-se editar os metadados. Ainda no ArcCatalog possvel fazer pesquisas para localizar os dados, baseadas no nome, no local ou nos metadados. O ArcCatalog o nico local no qual novos shapefiles podem ser criados a partir do zero.

Interface do ArcCatalog

ArcToolbox
O ArcToolbox o conjunto de ferramentas de converso de dados. Nele pode-se definir o tipo de projeo a ser utilizada em shapes, grids, etc, reprojetar um sistema de coordenadas para outro e proceder a ajustes espaciais necessrios. O ArcToolbox agiliza a busca das ferramentas de geoprocessamento (geoprocessing) e rotinas (scripts), fornecendo num nico ambiente a busca e a execuo de comandos. As ferramentas de geoprocessamento esto organizadas em toolboxes (caixas de ferramentas) e toolsets (srie de ferramentas) dentro de ArcToolbox e podem ser usadas individualmente ou em combinao de ferramentas e scripts. O ArcToolbox utilizado em conjunto com o ArcMap, possuindo um boto na Barra de Comandos deste.

ArcToolbox (em conjunto com o ArcMap)

Alm do ArcMap, ArcCatalog e ArcToolBox, existem outros adwares e softwares (ArcInfo,ArcExplorer, ArcSDE, ArcIMS, Image, Spacial e Survey Analyst...) que so imprescindveis aos usurios avanados e corporativos. Resumidamente, o ArcSDE permite a conexo entre o ArcMap e os dados geogrficos em um servidor remoto. Facilita o controle dos dados espaciais em um sistema de gerenciamento de base de dados, alm de permitir o controle de informaes em 4 tipos de base de dados comerciais: IBM DB2, Informix, Microsoft SQL Server e Oracle. O ArcIMS a soluo que oferece uma plataforma comum para distribuio de informao geogrfica via Internet. Permite compartilhar, integrar e analisar, dados de novas maneiras. Os usurios podem combinar dados e informaes disponveis via Internet com dados locais para visualizao consultas e anlises.

Interface do ArcMAP em Modo Data View

Interface do ArcMAP em Modo Data View


Pode-se dividir a interface do ArcGIS em dois modos distintos: DataView e Layout View. Excluda a rea que apresenta o mapa, todos os itens se repetem nestes dois modos. Os itens so divididos em Barra de ttulo, Menus suspenso, Barras de comandos, Table of contents, Data View, Layout View e Barra de informaes: .

Interface do ArcMAP em Modo Data View


Barra de ttulo: Apresenta o ttulo do projeto aberto (na figura 2.3 AP_BR.mxd), qual o software em operao e seu status (se respondendo ou no). Sinaliza tambm se o ArcGIS est em primeiro plano de trabalho pela cor da barra (se esmaecido, no); Menus suspensos: Semelhante maioria dos programas Windows, o ArcGIS possui menus suspensos que nos remetem a grupo de comandos. Exemplo: menu File e suas opes New, Open, Save, Save as...; Barras de comando: Por default esto localizadas no topo da janela do programa. Estas barras so seguimentos de botes de comando, agrupados conforme sua funo, podem ser default (padro do ArcGIS) ou gerada (customizadas) pelo usurio;

Interface do ArcMAP em Modo Data View


Table of contents: A Table of contents ou TOC listas os planos de informao (shapefiles, arquivos CAD, imagens, tabelas...) juntamente com as simbologias utilizadas. Estes dados so apresentados na TOC conforme sua ordem de amostragem e disposio de Data Frames. Todos dados so representados com uma caixa de seleo que permite ativar ou no para visualizao na Data View / Layout View. Para ativar ou desativar a TOC, acione o menu suspenso Window e clique em Table of Contents . Na parte inferior da TOC, trs abas (Display, Source e Selection) permitem, respectivamente, mostrar os dados e as legendas, indicar onde o dado est armazenado e habilitar ou desabilitar a seleo de cada item na TOC; Data View: til para se trabalhar interativamente com os dados, pois apresenta visualmente o resultado da ordem e edio de legendas dos dados da TOC. Em modo Data View, as legendas, labels (rtulos) e grficos so reescalonados sempre que se altera a escala de visualizao. Na parte inferior da Data View, temos trs cones , respectivamente, (1 e 2) define o modo Data View e Layout View (no caso, selecionado Data View) e (3) regenera (reflesh) a tela do programa (necessrio quando se trabalha com informaes complexas);

Interface do ArcMAP em Modo Data View


Layout View: O modo Layout View apresenta um espao escalonado que permite arranjar os vrios objetos de composio de um mapa. Os cones obedecem a lgica anteriormente elucidada; Barra de informaes: Apresenta informaes referentes aos cones (descritivo dos comandos de ao), status da execuo de tarefas (%), coordenadas de localizao do ponteiro do mouse e distncias entre dois pontos

Organizao dos dados no ArcGIS


Arquivos reconhecidos pelo ArcGIS
Imagens Raster: As imagens raster so os arquivos de imagem prpriamente ditos. So arquivos do tipo bmp, jpeg, tiff, dentre outros. No ArcGIS tais imagens podem ser ortofotos, cartas topogrficas digitalizadas, imagens adquiridas por sensoriamento remoto, dentre outras

Exemplo 1 : Fotografia Area

Exemplo 2 : Carta Topogrfica

Organizao dos dados no ArcGIS


Arquivos reconhecidos pelo ArcGIS
Imagens Vetoriais: So objetos definidos por seus atributos, ou seja, para guardar as imagens precisamos apenas de seus atributos, onde estaro armazenados sua forma, tamanho, tipo, dentre outras informaes. No ArCGIS os arquivos vetoriais mais utilizados so o shapefile e o geodatabase.

Organizao dos dados no ArcGIS


Dados Vetoriais
Shapefile(shp): Os shapefiles podem ser de trs tipos, de acordo com o objeto a ser representado: shapefile depontos, linhas ou polgonos. acompanhado sempre de dos arquivos do formato dbf( que possui o banco de dados/atributos) e shx(que cria o vinculo entre o shp e dbf)

Organizao dos dados no ArcGIS


Dados Vetoriais
Geodatabase(mdb): o formato nativo do ArcGIS, que consiste um banco de dados relacional que armazena dados geogrficos. O geodatabase um container para armazenar dados espaciais e de atributo e relacionamentos que existem entre eles. Como principais vantagens do geodatabase em relao aos shapefiles esto o gerenciamento centralizado de dados GIS, edio de dados mais precisa, subtipos de feies e topologia flexvel(baseada em regras).

Exemplo de Imagem Vetorial

Organizao dos dados no ArcGIS


Arquivos reconhecidos pelo ArcGIS
Layers: So arquivos que armazenam as especificaes de determinada feio vetorial, como sombreamento, cor, rtulos e fonte. Possuem extenso .lyr

Organizao dos dados no ArcGIS


Arquivos reconhecidos pelo ArcGIS
MXD: So os arquivos que armazenam o mapa em si, ou seja, permitem visualizar os dados e layers trabalhados em uma sesso especfica. Esses arquivos no possuem os dados em si, e sim a visualizao deles. Portanto se um shapefile, geodatabase ou imagem raster for trocado de pasta, o arquivo de mapa no abrir corretamente.

Layers e MXD

Dados reconhecidos pelo ArcGIS

Fontes:
PRADO, UFMS. UFES. SILVA,

Renato. Introduo ao ArcGis: Conceitos e Comandos.

Sistemas de Informao Geogrfica Apostila de ArcGIS VanessaCeclia Benavides. Iniciando no ArcGIS

http://www.cursoonline.pro.br/imagem-vetorial/

You might also like