You are on page 1of 14

Faculdade Santo Agostinho FSA

XI SEMANA CIENTFICA FSA | 2013 30 de setembro a 05 de outubro


tica na pesquisa na era das inovaes tecnolgicas

IMPORTNCIA DA CONTABILIDADE NA PERCEPO EMPRESARIAL DO SETOR COMERCIAL DE TERESINA


Irene de Oliveira Aguiar Ingrid Rodrigues de Aguiar Laura Melo Barros Miranda ngela Estrela de Sampaio

Resumo
A pesquisa tem como objetivo analisar a importncia da no percebem como esta ferramenta pode ser til para a tomada de deciso, pois o trabalho do contador ainda utilizado apenas para cumprimento dos tributos e as obrigaes com o fisco. contabilidade no ambiente empresarial do setor comercial de Teresina em diversos ramos de atividades, pois sabido que a contabilidade tem como finalidade o fornecimento de informaes teis capazes de suprir seus gestores para sua tomada de deciso. Foi utilizado o mtodo de pesquisa qualitativa por meio de entrevista. Para que a anlise seja melhor compreendida, a pesquisa apresenta a Contabilidade desde seus primeiros indcios at os dias atuais e como podese utilizar deste instrumento de gesto em seus empreendimentos. Com os resultados, concluiu-se que, apesar das diversas mudanas que a contabilidade tem passado, os empresrios Palavras Chave: Contabilidade. Tomada de deciso. Assessoria gerencial.

Introduo
Contabilidade: cincia que estuda, registra, organiza e controla o Patrimnio; Visa fornecer informaes adequadas, claras e relevantes para tomada de deciso; Informaes contbeis eficazes so representao fidedigna dos fatos. Subutilizao do potencial da informao contbil para gerenciamento do negcio. Pesquisa exploratria e qualitativa, atravs de entrevistas aplicadas com empresrios de diversos setores econmicos de Teresina.

Problema da Pesquisa
Qual a importncia da contabilidade sobre a percepo empresarial do setor comercial de Teresina?

Objetivo
A pesquisa teve como objetivo analisar a percepo empresarial sobre a contabilidade, bem como a importncia da contabilidade no ambiente empresarial do setor comercial de Teresina em diversos ramos de atividades.

Referencial Terico
Para Hoss (2006), a Contabilidade traz em seu objetivo principal o fornecimento de informaes contbeis geradas a respeito do patrimnio da entidade de forma eficaz para tomada de decises de seus administradores e usurios.

O contador diante dos novos paradigmas contbeis ( Lei 11.638/07 e

Referencial Terico
Ramificaes da Contabilidade segundo Marion (2005): Contabilidade Contabilidade Financeira Contabilidade de Custos Contabilidade Gerencial

Uso da Contabilidade Gerencial como uma ferramenta eficaz de gesto em que seus usurios internos fornecendo-se informaes que no podem estar inseridas na Contabilidade Financeira para melhor avaliar as tomadas de decises para reduzir os riscos a um nvel controlvel.

Metodologia
O estudo exploratrio e de contedo acompanhado por uma anlise qualitativa atravs de entrevista. Aplicou-se um roteiro estruturado encaminhado via correio eletrnico para os empresrios selecionados aleatoriamente e aps a coleta dos dados realizou-se a tabulao e anlise dos mesmos.

Anlise dos Resultados

Os empresrios reconhecem a importncia de contadores com maior nvel de conhecimento e capacitao, porm no esto dispostos a pagarem o valor justo por um servio contbil de qualidade; Gerenciamento do negcio sem a utilizao prtica de informao contbil; Os empresrios no compreendem e/ou no possuem pessoas qualificadas para essa interpretao; A preocupao do usurio apenas em prestar contas ao Fisco.

Consideraes Finais
preciso conscientizar os microempresrios e empresrios de pequeno porte a cerca da importncia da contabilidade em seus empreendimentos;

Valorizao profissional Contbil diante da sociedade; Cobrana de honorrios justos pela contraprestao dos servios.

Referncias
BRASIL. Lei n 6.404, de 15 de dezembro de 1976. Dispe sobre as Sociedades por Aes. _______. Lei n 11.638, de 28 de dezembro de 2007. Altera e revoga dispositivos da Lei no 6.404, de 15 de dezembro de 1976, e da Lei no 6.385, de 7 de dezembro de 1976, e estende s sociedades de grande porte disposies relativas elaborao e divulgao de demonstraes financeiras. _______. Lei n 11.941 , de 27 de maio de 2009. Altera a legislao tributria federal relativa ao parcelamento ordinrio de dbitos tributrios e d outras providncias. Comisso de Pronunciamentos Contbeis (CPC). Pronunciamento conceitual bsico (R1): estrutura conceitual para elaborao e divulgao de relatrio contbil-financeiro CPC 00 (2011). Disponvel em: < http://www.cpc.org.br/>. Acesso em: 29.05.2013. CREPALDI, Silvio Aparecido. Contabilidade Gerencial: teoria e pratica. - 3 ed. So Paulo: atlas, 2004. HOSS, Osni. CASA GRANDE, Luis Fernande. METZNER, Conhecimento e Aplicao Contbil. Cascavel: DRHS, 2006. Claudio.

MARION, Jos Carlos. Contabilidade Empresarial. 14 ed. So Paulo: Atlas, 2009. S, Antonio Lopes de. Histria geral e das doutrinas da contabilidade. So Paulo: Atlas, 2007.

Autoras
Irene de Oliveira Aguiar Graduada em Cincias Contbeis pela Faculdade Santo Agostinho (FSA). E-mail: irenbezerra@hotmail.com Ingrid Rodrigues de Aguiar Ps-graduanda em Gesto Empresarial e Pblica pelo Instituto Federal do Piau (IFPI); Ps-graduanda em Percia e Auditoria Contbil pela Faculdade de Cincias Humanas, Sade, Exatas e Jurdicas de Teresina (CEUT); Graduada em Tecnologia em Gesto de Recursos Humanos pelo Instituto Federal do Piau (IFPI); Graduada em Cincias Contbeis pela Universidade Federal do Piau (UFPI); Email: ingridxaguiar@gmail.com

Autoras
Laura Melo Barros Miranda Professora da Faculdade Santo Agostinho (FSA); Mestre em Economia pela Universidade Federal do Cear (UFC); Especializao em Contabilidade pela Universidade Federal do Piau (UFPI); Especializao em Auditoria pela Pontifcia Universidade Catlica de Minas Gerais (PUC/MG); Graduada em Cincias Contbeis pelo Centro de Ensino Superior do Vale do Parnaba (CESVALE). E-mail: angel.la@ig.com.br ngela Estrela de Sampaio Professora da Faculdade Santo Agostinho (FSA); Doutoranda em Administrao de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; Mestre em Administrao de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR); Especializao em Administrao Hoteleira pelo Centro Universitrio Senac (SENAC/SP); Especializao em Marketing pela Universidade Federal do Piau (UFPI); Graduao em Comunicao Social- Publicidade e Propaganda pela Faculdade de Cincias Humanas, Sade, Exatas e Jurdicas de Teresina (CEUT); Aluna do curso de

Obrigada pela Ateno!

You might also like