You are on page 1of 30

Hippolyte Lon Denisard Rivail

P R O LEG MEN OS

Bagagem espiritual e intelectual somatizadas atravs de vrias reencarnaes conhecidas de Allan Kardec.

Como Herculano Pires demonstrou a rvore genealgica espiritual de Kardec?


Jean Huss(sec.XV)
Commenius(sec.XVII)

Foi Pai Espiritual de


Foi Pai Espiritual de

Jean-Jacques-Rousseau (sec.XVIII)
Pestalozzi(sec.XVIII a XIX) Rivail-Kardec(sec.XIX)

Foi Pai Espiritual de


Foi Pai Espiritual de
500 anos depois Jean Huss retorna como Allan Kardec para se tornar o missionrio-chefe do Espiritismo

O Pai de Rivail percebendo a nobreza de esprito de seu filho, aos 11 anos, o enviou de Paris Sua para estudar no Instituto Pestalozzi localizado no Castelo de Yverdon. Como era a rotina do jovem Rivail nesta poca?

De 6h `as 20h, estudava diversas matrias, como o Alemo, Latim, Grego, Holands, Ingls, Francs, Gales, Matemtica, Fsica, Qumica, Anatomia aplicada;
Mas o que os prprios alunos consideravam mais importante, que eles exercitavam ao mesmo tempo a ateno, a observao e o julgamento, nutriam o esprito, mas alimentavam o amor e todos os hbitos, vivificavam a alma, penetravam na intimidade do sentimento, elevavam o pensamento, mantinham o equilbrio e a harmonia de todas as faculdades.

O que Pestalozzi disse sobre ser um Cristo?


Fui Cristo a minha vida toda, mas o meu *Cristianismo* livre de qualquer dogma. Para mim religio no seno a moralidade ensinada e exemplificada pelo Cristo.

Rivail foi para Paris em 1822 e formou uma escola. Em 1832 casou-se com Amelie que tambm tinha sua escola. Logo uniram-se formando um grande instituto que recebia de quem podia pagar e, quem no podia, no pagava.

Rivail administrou durante vrios anos cursos gratuitos de qumica, fsica, astronomia, fisiologia, anatomia comparada, etc...lanou livros que eram indicados pelo Ministrio da Educao na Frana . Foi considerado mestre da pedagogia moderna, fato este importante para que seu esprito ganhasse fora no princpio da elaborao da Doutrina Esprita.

Aps o golpe de Luis Napoleo Bonaparte, a Lei Falloux foi instaurada e regeu o ensino primrio e secundrio de 1851 a 1860 permitindo a invaso policial das escolas conforme a opresso poltica clerical. Este sombrio acontecimento faz Rivail deixar a educao das crianas e jovens para iniciar uma nova fase de sua vida...a educao do esprito para o aqui e para o alm, para o agora e para o infinito, como projeto permanente de evoluo da Humanidade.

Enquanto Rivail-Kardec ainda desconhece a misso que o Esprito Verdade vai anunciar a ele; H uma exploso de fenmenos espritas coordenados pelos Espritos Superiores para chamar a ateno de toda a Humanidade para o incio de uma Nova Era materializada pela Doutrina Esprita, isto , o Consolador Prometido por

Em 1843 no estado de Nova York (Hydesville) iniciou-se uma nova fase na histria da humanidade, com a descoberta da imortalidade da alma atravs da mediunidade das irms Fox.

Os diversos fenmenos iniciaram-se nos EUA Inglaterra Frana e espalhou-se nos quatro cantos do mundo. Esse perodo foi devidamente planejado pelos Espritos Codificadores, pois as idias materialistas e niilistas passavam por grave crise, sem contar que os transportes e as comunicaes tinham acabado de passar por avanos tecnolgicos.

Quando o prof.Rivail ouve falar, pela primeira vez, sobre o fenmeno das mesas girantes? Em 1854, mas s em 1855 constatou a autenticidade dos fenmenos e resolveu estud-los. Em 1856 o E.Verdade veio preven-lo da rude misso que o esperava e disse que para que tais misses tenham xito, no basta s a inteligncia; faz-se mister, primeiramente, para agradar a Deus, humildade, modstia, desinteresse, coragem, perseverana, inabalvel firmeza, prudncia e tato. Exigem-se, por fim, devotamento, abnegao e disposio a todos os sacrifcios.

Continuou o dilogo com o E.Verdade


No esqueas que podes triunfar, como podes falir. Neste ltimo caso, outro te substituiria, porquanto os desgnios de Deus no se apiam na cabea frgil de um s homem; se um instrumento se quebra, imediatamente substitudo.

Hippolyte Lon Denisard Rivail

Onde Kardec comeou a codificar grande parte do Livro dos Espritos? Em 1856, na casa do Sr. Baudin. A filha deste era mdium inteiramente passiva, nunca tinha a menor conscincia do que escrevia, podendo rir e conversar livremente, enquanto sua mo psicografava.

O L.E. foi qual um farol que rompesse as trevas que pesavam sobre a Humanidade, atraindo multides de sedentos de luz e da verdade. A.Kardec

Vrios intelectuais franceses j haviam reunidos cinqenta cadernos de comunicaes diversas, por intermdio da sonmbula Sra. Japhet. Por que eles confiaram a Kardec esses registros? porque confiaram na competncia e honestidade de Rivail, e lhes delegaram a ingente tarefa de: compilar separar as comunicaes que os espritos lhes ditaram. comparar condensar coordenar OBS:At 1863, recebera 3600 artigos, sendo que somente 100 eram mensagens de ordem moral elevada.

Alguns espritas americanos disseram no ter sido Kardec o fundador do espiritismo, pois, antes dele, j haviam aparecido Andrew J. Davis. e Louis A. Cahagnet? Volp respondeu: os fundadores do espiritismo so os espritos que sempre e em todos os tempos se tem manifestado. A eles coube a glria de terem sido os pioneiros a recolher os materiais para formar a base do espiritismo moderno, e a Allan Kardec, a glria de hav-la solidamente estabelecido. OBS: Kardec jamais se considerou seu fundador, criador e inventor, e sim, seu propagador. O nico ttulo que K. fazia questo era: o de irmo em crena.

Kardec era mdium? Ele no tinha nenhum sinal exterior de mediunidade(no era mdium ostensivo), mas na elaborao do Evangelho Segundo o Espiritismo, o seu crebro percebia as inspiraes do mais alto com uma facilidade to grande que nem ele mesmo suspeitava.

Como era a personalidade de Kardec?


Era muito polido, de fina educao, srio mas no sisudo; Reunia, aos domingos, seus amigos para jantar e discutir os pontos mais difceis da doutrina esprita e, nos momentos de descontrao, contava piadas de alto nvel; Flammarion o denominou: O Bom senso encarnado; Disse o Prprio Kardec: `` sou um homem positivo, sem entusiasmo, que tudo julga friamente; raciocnio com os fatos, no sou um idealista; A tolerncia absoluta era sua regra; Espalhava bom humor em

Perguntaram a Kardec: De que maneira o Espiritismo tem feito bem as pessoas?


Impediu inmeros suicdios; Restabeleceu a Paz e a Concrdia em vrias famlias; Tornou mansos e pacientes os homens violentos e colricos; Deu resignao a aqueles em quem faltava; Reconduziu a Deus os que o desconheciam, destruindo-lhes as idias materialistas, verdadeira chaga social que aniquila a responsabilidade moral do homem; Conduz os homens a se amarem como irmos.

Qual o melhor jeito de aprendermos a D.Esprita, segundo Kardec nos ensinou?


Ela no pode ser aprendida de lapso, pois requer muito tempo e reflexo; Devemos nos aprofundar nos estudos para conhec-la e am-la, porque ningum consegue amar o que no conhece. Complementou Kardec: O Espiritismo um gigantesco oceano no qual, ns os espritas, ainda estamos na praia. H muito para mergulhar e muito conhecimento para auferir; e dessa forma que conseguiremos conduzir nossas almas a Deus.

Vrios oradores se sucederam durante o sepultamento do corpo fsico de A.K., mas nenhum deles se desesperou porque, para os Espritas, a morte a libertao, continuidade, vida nova.

Para finalizar o estudo desta noite, oremos junto com Kardec:


Senhor! Pois que te dignaste lanar os olhos sobre mim para cumprimento dos teus desgnios, faa-se a tua vontade! Est nas tuas mos a minha vida, dispe do teu servo; Reconheo a minha fraqueza diante de to grande tarefa; A minha boa vontade no desfalecer; As foras, porm, talvez me traiam; Supre a minha deficincia; D-me as foras fsicas e morais que me forem necessrias;

Ampara-me nos momentos difceis e, com teu auxlio e dos teus celestes mensageiros, tudo envidarei para corresponder aos teus desgnios.

Bibliografia consultada

You might also like