You are on page 1of 16

Representaes tnico-Raciais no Brasil

DISCUSSO DO TEXTO DE LLIA SCHWARCZ SOB O SIGNO DA DIFERENA: A CONSTRUO DE MODELOS RACIAIS NO CONTEXTO BRASILEIRO

A Histria dos africanos no Brasil e a formao da identidade brasileira: ocultamentos e resistncias no Mundo Atlntico.

1. O sculo XIX e a hierarquia das raas 2. Segunda metade do sculo XX: independncia e construo das identidades (Pan-africanisno e Negritude) 3. Mundo Atlntico: aproximaes entre o Brasil e a frica: - resistncia dos afro-descendentes aos processo de ocultamento e de branqueamento

Multiculturalismo: Africanidades e Identidade Cultural

A Globalizao e suas Contradies: Racismo Conceito de Multiculturalismo: Explicaes para a diversidade cultural Um conceito e diversas interpretaes (MulticulturalismoX Interculturalismo) Africanidades: diversidade X unidade

Nina Rodrigues, Os africanos no Brasil cap. VII SOBREVIVNCIAS RELIGIOSAS


Na Bahia, como na frica, ao termo do noviciado, a filha de santo submetida a uma prova decisiva que entre ns se chama da feitura de santo. O processo descrito pelo Coronel Ellis, para os minas, jejes e nags, com pequenas variantes tambm ainda observado entre ns, o mesmo que minuciosamente descrevi noAnimisme Fetichiste. Posto seja considerada cerimnia esta muito misteriosa e secreta j a tive ocasio de assistir e, como demonstrei, consiste em ltima anlise em provocar um estado de transe ou possesso, que em rigor se pode considerar um equivalente do xtase religioso. entre ns conhecida pela designao de estado de santo, cair ou estar de santo. Ellis, que no medico, d menor importncia ao estado de santo; mas na realidade se trata de um estado de sonambulismo provocado dos mais curiosos. Nele reside a essncia de todas as prticas religiosas dos negros; a ele se reduziro elas em ltima anlise ao termo da desorganizao que no Brasil lhes vai impondo o novo meio social. Como vo mostrar os fatos, o estado de possesso, ou estado de santo, o ncleo irredutvel das prticas de feitiaria e de curas populares, das falsas prticas crists, em que tero de sobreviver na populao brasileira os cultos fetichistas importados da frica e dos tomados aos indgenas americanos.

DIRIO DA BAHIA, 12 de dezembro de 1896:


"Os Batucajs" do Engenho Velho. Somos informados de que h muitos dias reinam os batucajs num dos terreiros do Engenho Velho, incomodando a vizinhana com os estrondosos rudos dos tabaques e chocalhos, a vozeria dos devotos que em nmero extraordinrio a eles concorrem, e as desordens que no raro surgem por questes de cime aguardentado dos ogs e outras dignidades que ali vo assistir aos votos feitos pela ventura, que uma multido de mulheres de toda a casta vai ali tomar da mo dos respectivos papais. O que mais existe ali a negociata dos papais e das mames de terreiro, que exploram a toleima dos que lhes creem nos sortilgios, filando grossas quantias, tirando os melhores proventos para instituio da larga clientela que os alimenta, e com isso a prtica de atos lbricos, que desembaraadamente ali de contnuo se exercem; nos quais sacrificado o pudor de pobres moas, a quem o desleixo dos pais ou as trapaas do feiticeiro arrastam e atiram na promiscuidade dos mais variados costumes libertinos para satisfao da cupidez insacivel dos ogans lassos, mas nunca fartos... Fonte: http://www.brasiliana.com.br/obras/os-africanos-nobrasil/pagina/317/texto (acesso em 03/04/13)

Pesquisa sobre o nascimento da ideias raciais no Brasil do sculo XIX


Trajetria histrica da descoberta sobre as diferenas : 1. Romanos X Brbaros 2. Cristandade X Pagos, hereges, infis 3. Europa X frica 4. Ocidente X Oriente 5. Europa X Novo Mundo (Amrica)

Adorao dos Magos (Escola de Viseu/sec. XVI)

Discursos sobre a Diferena


Montaigne (sec. XVI): dificuldade para reconhecimento das diferenas dos costumes. Rousseau (sec. XVIII): idealizao do Bom Selvagem como contraponto civilizao. Buffon (sec. XIX): compreenso da Amrcia como um continente imaturo. Cornlius de Pauw (sec. XIX): compreenso da Amrcia como um continente decado.

Retrato ao natural Botucudo (Prncipe Karl de Wied-Newied/ sec. XIX)

Sculo XIX: Burguesia, Progresso e Civilizao

Gare Saint Lazare (Monet/sec. XIX)

Cincia, teorias raciais e racismo no Brasil


A influncia das ideias de Darwin, Spencer e Comte. Determinismo e negao da agncia dos sujeitos: Antropologia Criminal (sec. XIX) A ideia que, na verdade quem pensa raa no pensa indivduo, pensa sempre o grupo e aborta a discusso da cidadania (SCHWARCZ, 1998, p. 83)

No processo de fundao da NAO brasileira o conceito de RAA passa a ser negociado (jogos de poder). A Cincia e seus interlocutores: retraduo das ideias raciais europeias: - Faculdade Direito - Faculdade de Medicina - Institutos Histricos - Museus Etnogrficos

Redeno de C (Modesto Broccos/sec. XIX)

Das teorias s prticas de racismo no cotidiano


Gilberto Freyre e a Democracia Racial (harmonia entre as raas) A pesquisa da autora revela que as prticas de racismo no Brasil so naturalizadas, internalizadas, silenciosas Como reverter tal quadro ?

Referncias
ALENCASTRO. Luiz Felipe de. Eplogo. In NOVAIS, Fernando (coord.). Histria da Vida Privada no Brasil: Imprio, So Paulo: Companhia das Letras, 1997, v.2. Hernandez, A frica na sala de aula: visita Histria Contempornea. So Paulo: Selo negro, 2005. OLIVA, Anderson Ribeiro. A Histria da frica nos bancos escolares: representaes e imprecises na literatura didtica. Estudos Afro-asiticos, Ano 25, n 3, 2003, pp. 421-461. SANTOS, Lucola Licnio de C. P e LOPES, Jos de Souza Miguel. Globalizao, Multicultuarlismo e Currculo. In MOREIRA (org.), Antnio Flvio Barbosa. Currculo: Questes atuais. Campinas, SP: Papirus, 1997. SERRANO, Carlos. Memria d`frica: a temtica africana em sala de aula. So Paulo: Cortez, 2007. SCHWARCZ, Llia Moritz. Sob o signo da diferena: a construo de modelos raciais no contexto brasileiro. In: HASENBALG, Carlos A. Racismo: perspectivas para um estudo contextualizado da sociedade brasileira. Niteri, RJ: EDUFF, 1998.

You might also like