You are on page 1of 12

OFICINA DE FOTOGRAFIA DIGITAL

por LetciaAlves

A PARTE TCNICA DA COISA...


Abertura, Velocidade e ISO O nmero F refere-se abertura da lente da cmera. Quanto menor a abertura (nmeros altos), maior profundidade de campo (mais longe se v o foco) para memorizar, imagine a abertura da lente como uma mangueira. Quando a mangueira est com a ponta solta, a gua cai mais prxima de voc. Quando se aperta a ponta da mangueira, a gua faz um esguicho, alcanando pontos mais distantes. F 1.4 / 2.8 so aberturas maiores, lentes mais claras, mais abertas, entram mais luz F 11 / 22 so aberturas menores, lentes mais escuras, mais fechadas, entram pouca luz A velocidade representada por nmeros que representam segundos e fraes de segundos. Quando mais fracionado o nmero, mais rpida a velocidade. Fraes a partir de 1/60 so consideradas baixas, pois o movimento pode comear a borrar, a no ser congelado.

ISO a indicao do quo sensvel o sensor para a luz, sendo representado por nmeros (100, 200, 400, 800...). Quanto menor o nmero, menor a sensibilidade do filme para a luz, e menos granulada sua imagem ser. Altos valores de ISO so geralmente usados em situaes de pouqussima luz, para se usar tempos de exposio menores, e assim, no obter fotos borradas ou tremidas. Mas o custo ser a obteno de fotos com mais rudo.

HISTOGRAMA Grfico onde se v a distribuio de luz quando a luz est muito fraca e a foto escura, o grfico fica com picos no lado esquerdo. No caso de imagens muito claras, com muita luz, os picos do grfico ficam no lado direito.

SMBOLOS E SIGNIFICADOS Ajuste automtico: a cmera faz alguns ajustes automaticamente de acordo com a luminosidade do ambiente. Como eu j disse, no aconselhvel utilizar esse modo pois a sua cmera talvez no consiga fazer o melhor ajuste sempre. Flash: se voc pretende utilizar flash, utilize esse modo. O WB ser calculado levando-se em conta a luz emitida pelo disparo do flash. mais aconselhado para fotos noturnas. Luz do dia: ideal para fotografar sob a luz do sol. Tambm pode ser utilizado em paisagens noite. Dia nublado: como o prprio nome j diz, selecione esse modo para dias nublados. Esse ajuste tambm pode ser utilizado para fotografias feitas em um dia de sol mas na sombra (algumas cmeras possuem um smbolo especfico chamado "sombra"; se sua cmera no o possui, utilize a opo "dia nublado" quando fotografar sombra). Tungstnio: utilizado quando a iluminao feita por lmpadas incandescentes (amareladas). Tome cuidado se voc fotografar com esse ajuste sob a iluminao das lmpadas da rua: se forem muitos focos de luz, a foto poder sair borrada. Fluorescente: algumas cmeras possuem mais de uma opo de ajuste para fluorescentes. Teste qual deles mais adequado para voc, pois sua foto poder ficar com uma aparncia lavada (branca demais).

WHITE BALANCE (BALANO DE BRANCO) Fotografia luz: o sensor registra a luminosidade refletida pelos objetos que esto sendo fotografados. E para capturar as cores dos objetos, nossa cmera depende de certos ajustes especcicos para cada tipo de iluminao (luz natural, fluorescente, etc). PRA ISSO QUE SERVE O WHITE BALANCE! Se mal ajustado, as fotos podem ficar muito verdes, amarelas, azuis ou brancas mesmo, o que no seria o ideal a no ser que sua inteno seja deixar a foto com aspecto mais quente ou frio.

E O FLASH???
O flash um dispositivo pequeno que emite grande intensidade de luz e, como toda fonte de luz de tamanho pequeno, apresenta luz dura (sombras delineadas). Necessita de acessrios ou truques para ter luz suave (sombras difusas). Quando ou no a hora de usar o flash? Considere vlida a separao de trs situaes: 1) Usar toda vez que a luz local no for suficiente para a realizao da foto. O lugar to escuro que precisa ser iluminado com o flash e este ser, portanto, sua luz principal (flash direto) - produzir sombras duras e dar destaque ao objeto principal em detrimento do fundo. Mas se voc pretende registrar um encontro com seus amigos e o fundo no tem a menor importncia, utilize esse modo; 2) Usar sempre que a luz existente for suficiente mas gerar defeitos contornveis pelo flash, como a luz do sol ao meio dia, que embora abundante, gera sombras da sobrancelha das pessoas sobre seus olhos. O flash poder ser utilizado com baixa intensidade, aliado luz natural, para preenchimento de sombras. Aqui ele serve para corrigir defeitos da luz principal (Flash de preenchimento); 3) Usar sempre que a esttica da luz do flash for um efeito desejado, momentos em que sombras delineadas e luz de frente para as pessoas ou objetos seja desejvel ou que as possibilidades criativas do uso do flash sejam mais interessantes do que as oferecidas pela luz existente.

O flash das cmeras automticas geralmente muito forte e direto, e isso implica muitas vezes em um objeto em destaque excessivo contra um fundo subexposto (ou seja: escuro e sem detalhes), por isso no to legal usar o flash. No deixe o flash em modo automtico! Quando esse modo est acionado, o flash ir disparar quando a cmera detectar pouca luz no ambiente - o que acontece em 90% dos casos. O problema que na maioria das vezes em que a cmera acha que precisa de iluminao extra, voc ver que no h necessidade de utilizar o flash. Certas cmeras oferecem algumas possibilidades de ajustes manuais no flash, como maior ou menor intensidade e luz de preenchimento. Teste essas opes e conhea as diferenas entre elas - j um ponto a seu favor.

Se voc no quiser de forma alguma utilizar o flash existem algumas opes simples que podem resolver seu problema:
utilize uma lanterna: isso mesmo, utilize uma lanterna! Voc conseguir iluminar seu objeto de forma suave e capturar os detalhes; mas isso s vale se o tamanho do objeto no for muito grande. fotografe contra o sol: no muito confortvel para a pessoa que estar sendo fotografada, mas os detalhes ficaro bem visveis. escolha um cenrio bem iluminado: se a foto ser feita em ambiente interno ou noite, procure um local que seja bastante iluminado. Pode ser embaixo de uma lmpada - mas cuidado aqui tambm com o efeito das silhuetas e sombras!

QUAL EQUIPAMENTO COMPRAR???


Quanto voc quer gastar com uma cmera? Prefere uma cmera pequena (compacta), mdia (superzoom) ou mais robusta (DSLR)? Quer uma cmera para te acompanhar em baladas, festas, uma cmera que caiba em qualquer bolsa ou no se importa em carregar uma bolsa grande somente para cmera? Quer uma cmera para te acompanhar em baladas, festas, uma cmera que caiba em qualquer bolsa ou no se importa em carregar uma bolsa grande somente para cmera? Existem controles manuais? Eles so de rpido acesso? A cmera fcil de usar? Voc consegue ativar e desativar recursos importantes em poucos segundos? Tem tela retrtil? Isso importante para voc? Ela funciona a pilhas ou baterias recarregveis? Quanto dura? fcil de achar bateria sobressalente para comprar? Fotografia um hobby ou tem pretenso de torn-la algo mais srio? Em quanto tempo o equipamento se pagar? Qual o impacto desse upgrade na qualidade das minhas fotos? Qual o impacto na melhoria de performance do meu trabalho? Encontro assistncia tcnica e peas no Brasil ou com facilidade? O equipamento consistente no resultado que ele entrega? O equipamento que vou comprar de fcil revenda? Essa compra me tornar mais competitivo? Essa compra serve como uma estratgia de marketing?

Alguns pontos que voc deve se preocupar (ou no) na hora da compra:
Megapixels o fator menos importante O mercado te oferece cmeras com um monte de megapixels, mas te garanto que dificilmente voc vai usar tudo aquilo. Esses grandes nmeros s iro te servir pra duas coisas: 1 Impresses em grande formato. 2 Mais espao no seu HD. Explorar novos ngulos Algumas cmeras oferecem a opo de fotografar visualizando pelo LCD, o que uma facilidade bastante j que super flexvel e justamente auxilia na hora de explorar novos ngulos. Recursos Toda cmera tm recursos, o que vai depender a qualidade deles em cada uma. Os fabricantes lotam as cmeras desses recursos para atrarem compradores ludibriados pela tecnologia, o fato que muitos desses recursos so em vo e voc nunca vai usar. Tudo vai depender do uso da cmera, pra qual finalidade. E para isso, alm de ler o manual voc precisa explorar sua companheira de cliques. Qualidade e Praticidade Qualidades das cmeras vm se superando a cada novo lanamento, e para um melhor aproveitamento desta qualidade basta saber usar os recursos e tentar tirar o melhor de cada um deles. Tudo vai parecer muito complicado de comeo, mas s prestar ateno nos detalhes que, com o tempo voc se acostumada e fica muito mais prtico e natural. Em caso de dvidas consulte o manual, pea ajuda a algum que tenha a mesma cmera que voc ou insista at conseguir sozinho. No a cmera que faz o fotgrafo, e sim o fotgrafo que faz a cmera. Voc deve escolher a cmera que encaixe em todos os itens discutidos acima e tambm que se encaixe no que voc pode pagar. Indiferente da marca, da cmera, faa o que voc tem que fazer de melhor, fotografar. E claro que, antes de qualquer compra, importante fazer uma bela pesquisa e analisar os preos. E no deixe de fazer comparativos de vrias, para isso aqui vo alguns sites especficos para fazer uma pesquisa para escolher sua cmera

REGRA DOS TEROS


A Regra dos Teros divide virtualmente o enquadramento em partes iguais utilizando um smbolo que lembra um jogo-da-velha (algumas cmeras inserem o smbolo no visor para auxili-lo nessa funo). A ideia que os quatro pontos formados no enquadramento (onde as linhas do jogo-da-velha se cruzam) so reas de interesse comum.

Alocando o objeto em um desses pontos geralmente cria-se uma imagem harmoniosa. E sem dvida, voc perceber que a maioria das fotos profissionais segue essa regra. Porm, no se sinta preso a Regra dos Teros: ela serve mais como um guia para registrar as imagens de forma menos amadora.

Essa foto do Museu Oscar Niemeyer (o queridinho dos fotgrafos de Curitiba) pode at parecer que no tem nada de mais, mas se olharmos mais de perto, veremos a regra dos teros em vrias instncias.

FOTOGRAFIA NA INTERNET
Assinaturas, marca dguas e metadados so boas maneiras de evitar que suas fotos circulem pela rede. Jamais devemos postar imagens em alta resoluo - pode-se ter diversos trabalhos roubados e publicados com se fossem de outro fotgrafo. Muitos aprendem com esse erro e nunca mais voltam a comet-lo. A dica usar imagens em baixa resoluo. Postar uma foto com 640 pixels de resoluo no lado maior da foto o suficiente para a imagem ser bem visualizada no monitor.

SER FOTGRAFO
Ser fotgrafo mais que ter uma cmera TOP de linha, um rostinho bonito e uma agendinha cheia de contatos legais. So fundamentos, teorias, perder dias e dias estudando, desde o simples princpio de como ligar uma cmera at qual lente usar para tal situao a ser fotografada, ou qual abertura e ISO a serem usados. Assim como qualquer outro profissional, o fotgrafo no apenas aquele que aperta o boto e dispara o flash. Ser fotgrafo envolve muito mais. Um bom fotgrafo tambm deve ser artista e necessita de espontaneidade, vontade e criatividade. Fala-se muito sobre ter referncia... Referncia aplicvel quando se quer fazer algo parecido com o que j existe. Vou fazer um trabalho fotogrfico e estou pesquisando referncias. Em outras palavras, estudando formas de aplicar aquilo que j existe sua realidade. Muitas pessoas recorrem a esta palavra e tem como resultado mais do mesmo e pouco (ou nada) de inovao. Pessoas inovadoras s se destacaram por que as referncias serviam justamente para saberem o caminho que no deveriam trilhar. Isso no receita nem segredo para novos gnios, mas um estmulo para trabalhos mais criativos e inovadores. Deixe sua marca, faa do seu jeito. Afinal, qual a virtude em receber os mritos por aquilo que o outro j fez?! Faa o interlocutor viajar e acreditar que aquilo poderia ser uma situao feliz, cultural, histrica, e que e que na verdade teria sido o contrrio... Quantas fotos vemos por a e ficamos imaginando coisas e coisas que na verdade so outras? Outras realidades que um fotgrafo verdadeiramente sabe e as pessoas que vem essa informao visual, sonham para decifrar aquela imagem e as interpretam de acordo com a bagagem que acreditam que tenha.

Quer saber mais?


http://fotografeumaideia.com.br http://www.fotografia-dg.com/direito-autoral-registro-defotografia/ http://www.fotografodigital.com.br/ http://dofotografo.wordpress.com/ http://ajusteofoco.blogspot.com/2010/05/fotografandoambientes-internos.html http://www.fotografiaonline.xpg.com.br/biso.html http://pcworld.uol.com.br/dicas/2009/03/10/fotografiaregras-basicas-para-a-composicao-de-boas-imagens/ http://www.dicasdefotografia.com.br/a-regra-dos-tercosna-fotografia

You might also like