You are on page 1of 20

Literatura .

Aula 03

A racionalidade rcade

O QUE SIGNIFICAM ESTES TERMOS?


1. ILUMINISMO: movimento intelectual do sculo XVIII centrado na racionalidade crtica e na cincia, que promoveriam o progresso da humanidade. RACIONALISMO: modo de pensar que atribui valor razo, ao pensamento lgico. INUTILIA TRUNCAT: termo que significa corte das inutilidades, afastamento daquilo que intil. No Arcadismo, foi uma reao ao rebuscamento barroco. LOCUS AMOENUS: lugar ameno, rural, pastoril, propcio para se alcanar a paz no amor. FUGERE URBEM: termo latino que significa fugir da cidade. BUCOLISMO: termo utilizado para nomear tipo de poesia pastoral ou pastoril.

2. 3.

4. 5. 6.

Literatura . Aula 03

A racionalidade rcade

CASA NO CAMPO (Z Rodrix e Tavito) Eu quero uma casa no campo Onde eu possa compor muitos rocks rurais E tenha somente a certeza Dos amigos do peito e nada mais Eu quero uma casa no campo Onde eu possa ficar no tamanho da paz E tenha somente a certeza Dos limites do corpo e nada mais Eu quero carneiros e cabras Pastando solenes em meu jardim Eu quero o silencio das lnguas cansadas Eu quero a esperana de culos E um filho de cuca legal Eu quero plantar e colher com a mo A pimenta e o sal Eu quero uma casa no campo Do tamanho ideal, pau-a-pique e sap Onde eu possa plantar meus amigos Meus discos e livros A busca de simplicidade dos artistas rcades so E nada mais evidentes nos versos. A definio de bucolismo pode ser exemplificada tambm pela imagem.

Literatura . Aula 03

A racionalidade rcade

CASA NO CAMPO (Z Rodrix e Tavito) Eu quero uma casa no campo Onde eu possa compor muitos rocks rurais E tenha somente a certeza Dos amigos do peito e nada mais Eu quero uma casa no campo Onde eu possa ficar no tamanho da paz E tenha somente a certeza Dos limites do corpo e nada mais Eu quero carneiros e cabras Pastando solenes em meu jardim Eu quero o silncio das lnguas cansadas Eu quero a esperana de culos E um filho de cuca legal Eu quero plantar e colher com a mo A pimenta e o sal Eu quero uma casa no campo Do tamanho ideal, pau-a-pique e sap pauOnde eu possa plantar meus amigos Meus discos e livros E nada mais Todos os itens grifados demonstram os ideais rcades de inutilia truncat, fugere urbem, bucolismo, simplicidade.

Literatura . Aula 03

A racionalidade rcade
LIRA LXII

Torno a ver-nos, montes; o destino Aqui me torna a pr nestes outeiros, Onde um tempo os gabes deixei grosseiros Pelo traje da Corte rico e fino. Aqui estou entre Almendro, entre Corino, Os meus fiis, meus doces companheiros, Vendo correr os mseros vaqueiros Atrs de seu cansado desatino. Se o bem desta choupana pode tanto. Que chega a ter mais preo, e mais valia, Que da Cidade o lisonjeiro encanto; Aqui descanse a louca fantasia; E o que at agora se tornava em pranto. Se converta em afetos de alegria. (Cludio Manuel da Costa) O eu-lrico assume o papel de um pastor que confronta os valores da natureza com os da cidade grande. Para ele, a verdade est na natureza. Almendro e Corino so exemplo da adoo de nomes de pastores no Arcadismo.

Literatura . Aula 03

A racionalidade rcade

O quadro de Fragonard sugere que o amor, a paz e, conseqentemente , a felicidade esto no ambiente calmo e harmonioso do campo.Observe as expresses das crianas, o meio-sorriso dos amantes, as roupas campesinas dos adultos.

Literatura . Aula 03
A arquitetura neoclssica reflete a tendncia da sociedade de imitao das construes greco-latinas, com suas formas sbrias. Veja como o templo de Jpiter, na Grcia, foi imitado no Panthon, em Paris.

A racionalidade rcade

O Teatro Arthur Azevedo, no Maranho, lembra os dois monumentos ao lado.

Na arquitetura brasileira, tambm se podem perceber vestgios da arquitetura neoclssica: o Teatro da Paz, em Belm, uma tpica construo desse estilo.

Literatura . Aula 03

A racionalidade rcade

O QUE SIGNIFICAM ESTES TERMOS? 1. ARCDIA: designao comum a sociedades literrias dos sculos XVII-XVIII que cultivavam o classicismo e cujos membros adotavam nomes de pastores na simbologia potica. ENCICLOPEDISMO: o conjunto de conhecimentos de carter enciclopdico; sistema ou orientao intelectual bsica dos enciclopedistas do sculo XVIII; tendncia que conduz ao acmulo sistemtico dos conhecimentos nos diversos ramos do saber. CICLO-DO-OURO: explorao intensa dos recursos minerais (ouro e diamantes) da Colnia brasileira, pelos portugueses. INCONFIDNCIA MINEIRA: Revolta em Minas Gerais, motivada pela execuo da derrama, cobrana de impostos. Foi reprimida pelo governo portugus, em 1.789.

2.

3.

4.

Literatura . Aula 03

A racionalidade rcade

A Europa, no sculo XVIII, progredia tecnolgica e cientificamente: lei da gravidade, classificao dos seres vivos, estudo das sensaes pela psicologia fazem com que o ser humano se preocupe em registrar tais avanos, para que eles no se perdessem no tempo. A Enciclopdia foi pensada e produzida para ser uma sntese dos conhecimentos existentes e, ao mesmo tempo, um veculo de sua divulgao. (Francisco Falcon) Como o homem explorava sua capacidade de raciocnio e sua inteligncia, nada mais bvio do que a Antigidade greco-romana e tambm o Renascimento voltassem s artes da poca, incluindo-se a, a literatura. As sociedades literrias do sculo XVIII adotam o termo arcdia porque esse o arcdia, nome de uma regio da Grcia onde pastores viveriam em harmonia com a natureza, dedicando-se poesia e ao pastoreio. Da vem a explicao para os pseudnimos dos escritores rcades e de suas musas inspiradoras. Cludio Manuel da Costa adotou para si o nome de Glauceste Satrnio e para sua amada o de Nise. Toms Antnio Gonzaga se intitulava Dirceu e sua jovem paixo era chamada, poeticamente, de Marlia, em suas composies lricas.

Literatura . Aula 03
Lira III De amar, minha Marlia, a formosura No se podem livrar humanos peitos. Adoram os Heris; e os mesmos brutos Aos grilhes de Cupido esto sujeitos. Quem, Marlia, despreza uma beleza, A luz da razo precisa; E se tem discurso, pisa A lei, que lhe ditou a Natureza. Lira II Pintam, Marlia, os Poetas A um menino vendado, Com uma aljava de setas, Arco empunhado na mo; Ligeiras asas nos ombros, O tenro corpo despido, E de Amor, ou de Cupido So os nomes, que lhe do.

A racionalidade rcade
Nas liras transcritas ao lado, observamos que o artista Toms Antnio Gonzaga um autntico poeta rcade porque no poema percebe-se uso de pseudnimo para a musa inspiradora; valorizao da natureza; descrio de ser mitolgico (Cupido); simplicidade; versos brancos (sem rimas); referncia ao sentimento amoroso sem sentimentalismos; objetividade nos elogios pessoa amada.

1. 2. 3. 4. 5. 6.

7.

Literatura . Aula 03

A racionalidade rcade

Recreios campestres na companhia de Marlia


Olha, Marlia, as flautas dos pastores Que bem que soam, como esto cadentes! Olha o Tejo a sorrir-se! Olha, no sentes Os Zfiros brincar por entre flores? V como ali beijando-se os Amores Incitam nossos sculos ardentes! Ei-las de planta em planta as inocentes, As vagas borboletas de mil cores. Naquele arbusto o rouxinol suspira, Ora nas folgas a abelhinha pra, Ora nos ares sussurando gira: Que alegre campo! Que amanh to clara! Mas ah! Tudo o que vs, se eu te no vira, Mais tristeza que a morte me causara. ( Bocage poeta portugus) Curiosamente, no poema lusitano, o eu-lrico tambm se dirige amada tratando-a por Marlia. Outras caractersticas rcades podem ser observadas: Bucolismo: Que alegre campo!

Literatura . Aula 03

A racionalidade rcade

Recreios campestres na companhia de Marlia


Olha, Marlia, as flautas dos pastores Que bem que soam, como esto cadentes! Olha o Tejo a sorrir-se! Olha, no sentes Os Zfiros brincar por entre flores? V como ali beijando-se os Amores Incitam nossos sculos ardentes! Ei-las de planta em planta as inocentes, As vagas borboletas de mil cores. Naquele arbusto o rouxinol suspira, Ora nas folgas a abelhinha pra, Ora nos ares sussurando gira: Que alegre campo! Que amanh to clara! Mas ah! Tudo o que vs, se eu te no vira, ( Bocage poeta portugus) Mais tristeza que a morte me causara. Referncia a pastores: Olha, Marlia, as flautas dos pastores Locus Amoenus: As vagas borboletas de mil cores./Olha o Tejo a sorrir-se! Presena de ser mitolgico para nomear elemento da natureza: Zfiros (vento) O eu-lrico condiciona a beleza de tudo viso que ele tem de Marlia. Sem ela, a voz potica no usufruiria de todas as delcias descritas.

Literatura . Aula 03
Toms Antnio Gonzaga o autor das Cartas Chilenas, obra satrica que circulou em Vila Rica, hoje Ouro Preto. Sob o pseudnimo de Critilo, o poeta critica o governador de Minas Gerais na poca. As Cartas so endereadas a Doroteu,talvez o outro rcade Cludio Manuel da Costa. Na obra, Gonzaga satiriza as pessoas, no o governo. No cuides, Doroteu, que vou contarte Por verdadeira histria uma novela... Tem pesado semblante, a cor baa, o corpo de estatura um tanto esbelta, feies compridas e olhadura feia; tem grossas sobrancelhas, testa curta, nariz direito e grande, fala pouco em rouco, baixo som de mau falsete;

A racionalidade rcade
sem ser velho, j tem cabelo ruo, e cobre este defeito e fria calva fora de polvilho que lhe deita... Ainda me parece que o estou vendo no gordo rocinante escarranchado, as longas calas pelo embigo atadas, amarelo colete, e sobre tudo vestida uma vermelha e justa farda. O governador Cunha de Meneses descrito como um ser bizarro. Talvez, at por isso, chamado pelo eu-lrico de Fanfarro Minsio. Na atividade 6, captulo Neoclassicismo ou Arcadismo, h outras passagens da obra de Gonzaga.

Literatura . Aula 03

A racionalidade rcade

A situao poltico-social do Brasil justifica a produo de poemas picos e satricos. Os autores rcades de renome so, predominantemente, de Minas Gerais, j que nesse estado que esto as riquezas minerais desejadas por Portugal. Ceclia Meireles, em 1.953, publica Romanceiro da Inconfidncia, obra em que, liricamente, recontada a trajetria dos revoltosos em Minas Gerais. Entre os poemas h o Romance XLIX ou DE CLUDIO MANUEL DA COSTA, cuja estrofe final Entre esta porta e esta ponte Fica o mistrio parado. Aqui, Glauceste Satrnio,(1) Morto, ou vivo disfarado, Deixou de existir no mundo, Em fbula arrebatado, Como rcade ultramarino (2) Em mil amores enleado. Os versos possuem marcas de intertextualidade: nome de pastor adotado pelo inconfidente(1) e a sociedade potica a que Cludio Manuel pertencia(2). A estrofe conjectura como teria ocorrido a morte do poeta.

Literatura . Aula 03
D. BRBARA HELIODORA Brbara bela, do Norte estrela, Que o meu destino sabes guiar, De ti ausente triste somente As horas passo a suspirar. Por entre as penhas de incultas brenhas Cansa-me a vista de te buscar; Porm no vejo mais que o desejo, Sem esperana de te encontrar. Eu bem queria a noite e o dia Sempre contigo poder passar; Mas orgulhosa sorte invejosa, Desta fortuna me quer privar. Tu, entre os braos, ternos abraos Da filha amada podes gozar; Priva-me a estrela de ti e dela, Busca dous modos de me matar! Alvarenga Peixoto

A racionalidade rcade
Romance LXXVIII ou DE UM TAL ALVARENGA ...e sua mulher to bela, e sua mulher to nobre, Brbara que ele dizia a sua Estrela do Norte, nem lhe dirigia a vida nem o salvava da morte... Era ele o tal Alvarenga, que, apagada a glria antiga, rolava em cho de masmorra sua sorte perseguida. Fechou de saudade os olhos. Deu tudo o que tinha: a vida. As sextilhas transcritas de uma longo poema de C.Meireles tambm dialogam intertextualmente com os versos do rcade inconfidente. Ao final, o eu-lrico descreve como foi o fim da vida de Alvarenga Peixoto.

Literatura . Aula 03

A racionalidade rcade

O NDIO NO CENRIO DA LITERATURA RCADE H dois autores tipicamente rcades que prenunciam o que se consolidaria no Romantismo brasileiro: a figura do indgena como heri da terra do Brasil. Baslio da Gama escreveu O Uraguai, poema pico-narrativo das lutas dos povos das Misses, no Uruguai, contra o exrcito espanhol. Nos versos, percebe-se a adaptao do mito do bom selvagem, de Rousseau, ao cenrio do pas. Segue-se Caitutu, de rgio sangue E de Lindia irmo. No muito fortes So os que ele conduz; mas so to destros No exerccio da frecha que arrebatam Ao verde papagaio o curvo bico, Voando pelo ar. Nem dos seus tiros O peixe prateado est seguro No fundo do ribeiro. Vinham logo Alegres guaranis de amvel gesto. (Canto IV) O vocabulrio, a fauna e a flora, a caracterizao do indgena apontam para uma literatura que comeava a despertar para a necessidade de tratar o Brasil como nao.

Literatura . Aula 03
O CARAMURU DE FREI JOS DE SANTA RITA DURO

A racionalidade rcade
Quando o branco retorna Europa, leva consigo Paraguau e v que a apaixonada Moema tenta alcan-lo nadando atrs de sua embarcao. CANTO I De um varo em mil casos agitados, Que as praias discorrendo do Ocidente, Descobriu recncavo afamado Da capital braslica potente; Do Filho do Trovo denominado, Que o peito domar soube fera gente, O valor cantarei na adversa sorte, Pois s conheo heri quem nela forte.

A epopia a respeito do descobrimento da Bahia foi composta nos moldes tradicionais desse tipo de obra: proposio, invocao, oferecimento, narrao, eplogo. Os versos so distribudos em dez cantos, que tm como heri, Diogo lvares Correia, o CARAMURU. O ttulo dado a esse portugus, O FILHO DO TROVO, vem da esperta estratgia dele para se safar dos tupinambs por quem era perseguido: ele usa um tiro para dominar o inimigo que, por no conhecer a plvora, imagina-o com poderes sobrenaturais. Caramuru recebe dos chefes indgenas a ndia Paraguau e provoca a paixo de Moema.

Literatura . Aula 03
CANTO II Entre o sussurro ali das fontezinhas, Harmnica se escuta a voz sonora, Com que mil inocentes avezinhas Entoam a alvorada fresca aurora; Muitas com vos vo ao cu vizinhas, Outra segue o consorte, a quem namora, E mil doces requebros gorjeando, De raminho em raminho vai saltando.

A racionalidade rcade
Em 1.932, Murilo Mendes recontou assim os feitos de Diogo lvares: O ALVO DE CARAMURU ...Eu atirei no que vi Eu acertei no que vi E tambm no que no vi: Apontei pra uma pomba E acertei em duas pombas: A linda Paraguau Vem arrulhando pra mim... As ndias me acompanharam At o meio do oceano, Agitam lenos de espuma. Foi nesse dia que Moema, O meu flirt mais puxado, bateu recorde de amor... Vejam que o modernista, de maneira irreverente e bem-humorada, menciona vrios personagens da histria do pas.

Percebem-se, no texto de Santa Rita Duro, vrios ingredientes rcades, principalmente, a culto vida natural, ao bucolismo. importante ressaltar que alguns traos romnticos podem ser percebidos: valorizao da fauna e flora brasileiras, sentimentalismo amoroso e a caracterizao do ndio, grande personagem literrio na escola artstica advinda do Arcadismo.

Literatura . Aula 03

A racionalidade rcade

RECAPITULANDO Contexto scio-cultural do Arcadismo Ideais iluministas de mundo Enciclopedismo Sculo das Luzes Progresso cientfico Classificao dos seres vivos, lei da gravidade Equilbrio entre razo e f Resgate da cultura greco-romana Extrao de riquezas minerais no Brasil Inconfidncia Mineira Aparecimento do ndio no cenrio literrio

Literatura . Aula 03

A racionalidade rcade

RECAPITULANDO Algumas caractersticas formais e temticas do Arcadismo 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Referncia a seres mitolgicos Poemas de forma fixa: soneto Vocabulrio fcil em comparao com o do Barroco Uso das smiles e comparaes Verso branco Presena do ndio como elemento de composio do cenrio brasileiro Crtica a governantes e autoridades que estavam a servio de Portugal 8. Objetividade 9. Expresso de sentimentos universais 10. Simplicidade 11. Preocupao com a realidade do Brasil

Literatura . Aula 03

A racionalidade rcade

RECAPITULANDO

Principais autores do Arcadismo brasileiro

Cludio Manuel da Costa Toms Antnio Gonzaga Alvarenga Peixoto Baslio da Gama Frei Jos de Santa Rita Duro

You might also like