You are on page 1of 19

Grandes Problemas Ambientais

Os Oceanos e Mares: Um patrimnio em risco


O Homem e os Ambientes de gua doce

Poluio dos mares e oceanos


resulta da introduo de substncias

nocivas vida marinha, assim como, a modificao de determinados elementos fsicos (exemplo: temperatura).

A poluio

martima resulta sobretudo da actividade humana

Esta situao tem se agravado desde a Revoluo Industrial (segunda metade do sculo XVIII)

As principais fontes poluidoras dos oceanos e mares provm de:


-descargas industriais nos rios; -das guas dos rios carregadas de pesticidas,

de detergentes e matrias orgnicas; -resduos nucleares; -esgotos urbanos; -transportes martimos; -mars negras; -dragagens (so efectuadas de forma a manter rios e portos navegveis).

Consequncias da poluio dos mares e oceanos:


Esgotos no tratados
Contaminao dos oceanos Destruio dos ecossistemas marinhos; Muitas doenas (ex.: Hepatite A e B,
Meningite, Tuberculose e Ttano); Fica imprprio para banhos ou consumo.

Os derrames de petrleo
Impacto mais visvel
permanece superfcie como uma pelcula.

Normalmente estes derramamentos so acidentais e acontecem quando os grandes petroleiros tm problemas ou se afundam. Mas tambm podem propositados quando os navios decidem fazer a limpeza dos seus pores de petrleo em alto mar (este acto ilegal mais fica mais barato).

Consequncias:
Dificulta a entrada de luz, o que compromete

a fotossntese; As brnquias dos animais marinhos ficam encobertas pelo leo, o que impede a ocorrncia de trocas gasosas; Aves aquticas ficam com as penas encharcadas de leo quando mergulham para caar peixes depois j no conseguem levantar voo com o peso do crude morrendo afogadas; gua imprpria para banhos e consumo.

Poluio dos rios e dos lagos

A gua doce um recurso vital para o

homem e necessrio para o fabrico de quase todos os bens que consumimos.

As principais causas da poluio das guas dos rios e dos lagos so: Os desperdcios industriais; Os esgotos domsticos; Os detritos agrcolas; Os poluentes atmosfricos; guas residuais de centrais nucleares; Exploraes pecurias; Pesticidas e fertilizantes qumicos.

Um dos graves problemas da poluio da gua doce a eutrofizao, causada pelo lanamento, nos rios e lagos, de resduos com elevados valores de fosfatos, azoto e nitratos. Estes elementos provocam o crescimento exagerado de plantas aquticas (fitoplncton) superfcie.

Definio de Eutrofizao:
o processo pelo qual um lago ou um
curso de gua fica excessivamente rico em nutrientes vegetais, provocando a desoxigenao da gua, que comea a cheirar mal e, na prtica, fica privada de vida.

Consequncias:
Impede as tocas gasosas entre a gua e

atmosfera; O desenvolvimento de uma enorme quantidade de bactrias e de outros microrganismos (estes consomem muito oxignio, gerando uma escassez deste gs, vindo a comprometer a vida de animais aquticos); formao de uma manta verde superfcie que impede que a luz solar chegue aos seres vivos, assim no se realiza a fotossntese e no h produo de oxignio.

Bibliografia
Mendes, A. I; Batista, J.A; Batista, J. C;

Ambiente e sociedade; Didctica editora, Lisboa, 2005 Gomes, A; Bota, A. S; Fazer geografia; Porto editora, Porto, 2008 Amada; E; Batista, J.A; Batista, J.C; Geo diversidade; didctica Editora; Lisboa, 2008 Rodrigo, A; Coelho, J, Viagens; Texto editores; Lisboa, 2008

You might also like