You are on page 1of 15

ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPRITA

Programa Complementar Mdulo I Vida no mundo espiritual Roteiro 5: SORTE DAS CRIANAS DEPOIS DA MORTE

OBJETIVOS
Identificar as causas espirituais da desencarnao na infncia; Dar informaes sobre a situao das crianas depois da morte do corpo.

POSSVEIS CAUSAS ESPIRITUAIS DA MORTE NA INFNCIA


Complemento de existncia, interrompida antes do momento em que deveria terminar;
(Histria da me consolada por Chico Xavier)

Provao ou expiao para os pais.


O esclarecimento e o consolo oferecidos pelo Espiritismo tornam mais leve a tristeza que representa, em especial, a morte na infncia.

Evangelho segundo o Espiritismo Cap. 5 Bem aventurados os aflitos Item 6. Causas anteriores das aflies

Se h males nesta vida cuja causa primria o homem, h outros, pelo menos na aparncia, que lhe so completamente estranhos, e que parecem atingi-lo como por fatalidade. Tal o exemplo, a perda dos entes queridos e a dos que so o amparo da famlia. Que dizer dessas crianas que morrem em tenra idade e no conheceram da vida seno o sofrimento? Problemas que nenhuma filosofia pde ainda resolver, anomalias que nenhuma religio pde justificar, e que seriam a negao da bondade, da justia e da providncia de Deus. Que fizeram essas almas que acabam de sair das mos do Criador, para suportar tantas misrias neste mundo? Em virtude do axioma de que todo efeito tem uma causa, essas misrias so efeitos que devem ter uma causa, e desde que se admita um Deus justo, essa causa deve ser justa.

Evangelho segundo o Espiritismo Cap. 5 Bem aventurados os aflitos tem 21. Perda de pessoas amadas, mortes prematuras.

Humanos, nesse ponto que precisais elevar-vos acima do terra-a-terra da vida, para compreender que o bem, muitas vezes, est onde julgais ver o mal, a sbia previdncia onde pensais divisar a cega fatalidade do destino. Crede-me, a morte prefervel numa encarnao de vinte anos, a esses vergonhosos desregramentos que pungem famlias respeitveis, dilaceram coraes de mes e fazem que antes do tempo embranqueam os cabelos dos pais. Frequentemente, a morte prematura um grande benefcio que Deus concede quele que se vai e que assim preserva das misrias da vida, ou das sedues que talvez acarretassem a perda. Vs que compreendeis a vida espiritual, escutais as pulsaes do vosso corao a chamar esses entes bem-amados e, se pedirdes a Deus que os abenoe, em vs sentireis fortes consolaes, dessas que secam as lgrimas; sentireis aspiraes grandiosas que vos mostraro o porvir que o soberano Senhor prometeu.

Livro dos Espritos. Cap. IV Pluralidade das Existncias. Questo 199-a.

Em que se transforma o Esprito de uma criana que morreu em tenra idade?


Recomea uma nova existncia.
Se o homem s tivesse uma existncia, e se aps essa existncia sua sorte futura ficasse decidida para sempre, qual seria o mrito de metade da espcie humana, que morre em tenra idade, para gozar, sem esforos, da felicidade eterna e com que direito se acharia isenta das condies, frequentemente to duras, impostas outra metade? Semelhante ordem de coisas no se harmonizaria com a justia de Deus. Com a reencarnao, a igualdade para todos; o futuro pertence a todos sem exceo e sem favor para quem quer que seja, e os que chegarem por ltimo s podero queixar-se de si mesmos. O homem deve ter o mrito de seus atos, como tem deles a responsabilidade.

Livro dos Espritos. Cap. IV Pluralidade das Existncias. Questo 198.

Por no ter podido praticar o mal, o Esprito de uma criana que morreu em tenra idade pertence s categorias superiores?
Se no fez o mal, tambm no fez o bem e Deus no isenta das provas que tenha de padecer. Se for puro, no pelo fato de ter sido criana, mas porque era mais evoludo.

SORTE DAS CRIANAS DEPOIS DA MORTE


O Esprito que animava o corpo de uma criana nem sempre retorna de imediato fase adulta. bem verdade que volta ao seu precedente vigor, uma vez que no sofre mais as limitaes da vida no plano material.

Livro dos Espritos. Cap. VII Retorno vida corporal. Questo 381.

Com a morte da criana, o Esprito retoma imediatamente seu vigor primitivo?


Assim deve ser, j que est desembaraado do seu envoltrio carnal. Entretanto, s recobra a lucidez primitiva quando a separao estiver completa, isto , quando no existir mais nenhum lao entre o Esprito e o corpo.

Entre a Terra e o Cu. Francisco Cndido Xavier, pelo esprito de Andr Luiz. Cap. 9 Lar de Beno

Hilrio:

Antigamente, na Terra, conforme a teologia clssica, supnhamos que os inocentes, depois da morte, permaneciam recolhidos ao descanso do limbo, sem a glria do Cu e sem o tormento do inferno, e, nos ltimos tempos, com as novas concepes do Espiritualismo, acreditvamos que o menino desencarnado retomasse, de imediato a personalidade de adulto.

Blandina:

Em muitas situaes, o que acontece; quando o esprito j alcanou elevada classe evolutiva, assumindo o comando mental de si mesmo, adquire o poder de facilmente desprender-se das imposies da forma, superando as dificuldades da desencarnao prematura. Conhecemos grandes almas que renasceram na Terra por brevssimo prazo, simplesmente com o objetivo de acordar coraes queridos para a aquisio de valores morais, recobrando, logo aps o servio levado a efeito, a respectiva apresentao que lhes era costumeira.

Contudo, para a grande maioria das crianas, o caminho no o mesmo. Almas ainda encarceradas no automatismo inconsciente, acham-se relativamente longe do autogoverno.

Blandina:

Jazem conduzidas pela Natureza, maneira E a variao desse tempo depender da das criancinhas no colo maternal. No aplicao pessoal do sabem desatar os laos que as aprisionam aprendiz aquisio aos rgidos princpios que orientam o de luz interior, mundo das formas e, por isso, exigem atravs do prprio aperfeioamento tempo para renovarem no justo moral. desenvolvimento. por esse motivo que no podemos prescindir dos perodos de recuperao para quem se afasta do veculo fsico, na fase infantil, de vez que, depois do conflito biolgico da reencarnao ou da desencarnao, para quantos se acham nos primeiros degraus da conquista de poder mental, o tempo deve funcionar como elemento indispensvel de restaurao.

Entre a Terra e o Cu. Francisco Cndido Xavier, pelo esprito de Andr Luiz (2007). Cap. 10 Preciosa Conversao

Lar da Beno:
O que : Importante colnia educativa, misto de escola de mes e domiclio dos pequeninos que regressam da esfera carnal. Espao espiritual: corresponde s terras brasileiras; Objetivo: Preparar mes para a maternidade responsvel; e, atender s crianas que desencarnam e encarnam Tais crianas encontram apoio para o reajustamento espiritual. Finalidade: Nos primeiros momentos como libertos do corpo fsico, ou enquanto lhes dure o equilbrio, so abenoadas pela assistncia superior e amiga dos benfeitores espirituais deste lar e pelo afeto inesquecvel daquelas que foram suas genitoras, as quais, ainda presas aos liames da carne, so levadas Colnia para auxiliar e acompanhar o reerguimento dos filhos.

A vida alm do vu Cidade e os domnios de Castrel. G. Vale Owen, traduo: Carlos Imbassahy (1920). Cap. IV Cidade e os domnios de Castrel.

Cidade de Castrel:
O que : Colnia espiritual que tem como tarefa bsica o atendimento infncia. Espao espiritual: Situada entre as montanhas, possui uma cpula dourada no centro, cercada por um terrao cheio de colunas. Uma longa rua corta a cidade de um extremo a outro, formando uma alameda, onde esto localizadas as residncias dos seus dirigentes. H muitos terrenos, espaosos edifcios e construes para o atendimento criana. Uma localidade muito bela e iluminada, h muitas fontes de gua e predominncia de ambiente harmnico. O desejo do bem a nota reinante. Finalidade: Recebe Espritos desencarnados na infncia, prepara-os para a nova realidade da vida, reintegra-os aos planos que lhes so destinados aps terem retornado forma adulta, ou prepara-os para reencarnao, acompanhando-os na fase infantil.

Disse Jesus: Deixai vir os pequeninos a mim e no os impeais, porque dos tais o Reino de Deus.

E isso a pessoal...

You might also like